Imagem pertencente ao sítio Revista Portal do Ônibus. Créditos mantidos. Visite as fontes. |
Local: São Paulo-SP.
|
|
Data: Década de 1980.
|
|
Viação: Gato Preto.
|
|
Carroceria: Mercedes-Benz
0-364 (“Monobloco 2”).
|
|
Motor: Mercedes-Benz,
traseiro.
|
|
Observações: Autoria
da foto de Douglas de Cézare.
|
PADRONIZAÇÃO 'SAIA-&-BLUSA' (1978-1992): FAIXA 8, ZONA OESTE
São Paulo, anos 80. Padronização 'Saia-&-Blusa', a primeira da cidade, implantada em 1978, e que vigorou até 1992.
- A Gato Preto (e a Santa Madalena, do mesmo grupo) tinha o costume de dar um nome a cada um de seus 'carros'. E eram sempre nomes estranhos, muitas vezes em inglês. O 20.345 visto aqui era o 'SnowMass', que traduzido é 'Massa de Neve.' Daí o 'Gato Preto em Neve Branca', bem fria (e não em 'teto de zinco quente').
- A linha vinha escrita em 'caixa baixa', ou seja, em letras minúsculas exceto a inicial. Foi um traço típico de Sampa nos anos 70 e 80, também usado em outras cidades.
1- ZONA NORTE, SAIA MARROM - POSTAGEM JÁ PUBLICADA;
2- ZONA LESTE, SAIA AMARELA - POSTAGEM JÁ PUBLICADA;
3- ZONA LESTE, SAIA ROSA - Digo, deveria ser rosa, e no princípio foi. Mas logo os empresários se recusaram a pintar os ônibus dessa cor, e mudaram por conta a padronização pra um vermelho-alaranjado, a mesma cor do 'Jacaré Scania'. Que coisa, né? Confira como tudo se deu, a POSTAGEM JÁ FOI PUBLICADA;
4- ZONA SUL, SAIA AZUL-ESCURA - POSTAGEM JÁ PUBLICADA;
5- ZONA SUL, SAIA AZUL-CLARA - POSTAGEM JÁ PUBLICADA;
6- ZONA SUL, SAIA VERMELHA - POSTAGEM JÁ PUBLICADA, UM ARTICULADO;
7- ZONA OESTE, SAIA LARANJA - POSTAGEM JÁ PUBLICADA;
8- ZONA OESTE, SAIA VERDE-ESCURA (ESSA POSTAGEM QUE ESTÃO LENDO);
9- ZONA NORTE, SAIA VERDE-CLARA - POSTAGEM JÁ PUBLICADA;
- A FÊNIX TROVÃO AZUL: DE NORTE A SUL, ENERGIAJAMAIS SE PERDE, SE TRANSFORMA (abordando exatamente a CMTC e sua pintura mais famosa, a 'Trovão Azul'. Não fui só eu que gostei dela. Veja como ela foi copiada no Brasil inteiro, de Porto Alegre a Manaus/AM).
- "CAMALEÃO" 8000 DA CMTC: O 1º TRÓLEIBUS-ARTICULADO DO BRASIL TEVE 2 CARROCERIAS, 6 PROPRIETÁRIOS, 7 (OU 9?) PINTURAS E & NUMERAÇÕES - Fabricado em 1985, saiu de circulação em 2012. Começou Caio e foi re-encarroçado Marcopolo. Comprado estatal, foi privatizado. Iniciou a operação na Zona Leste, foi pra Zona Sul, voltou pra Z/L, de novo pra Z/S, e como o bom filho a casa torna, retornou mais um vez pra Z/L. Ficou sem placa por 15 anos aproximadamente (até a virada do milênio tróleibus em SP e várias outras cidades não eram emplacados), começou na lona, ganhou letreiro eletrônico mas nos fim retornou a lona, ganhou ar-condicionado e portas elevadas a esquerda. Enfim, o bichão é um museu-vivo do transporte paulistano - alias hoje é exatamente isso que ele é, um ônibus-museu - alias hoje é exatamente isso que ele é, um ônibus-museu.
- CAPELINHA: RIO, SP, B.H., BELÉM E POA; PLACA NO ALTO: ESTAMOS NO SUDESTE:
Mostra o Sudeste e mais Belém-PA, Porto Alegre-RS e até Brasília-DF (onde houve capelinha).
- CENAS PAULISTANAS: O CENTRO E A ZONA SUL DE SÃO PAULO EM IMAGENS - Matéria-portal sobre SP, onde estão ancoradas as outras reportagens que já fiz sobre a cidade; falo um pouco da modernização do transporte igualmente.
O melhor e o pior do Brasil, a poucas quadras de distância um do outro. O Centrão, que está com muitos moradores de rua e diversos outros problemas típicos de uma metrópole desse porte;
E ali do ladinho a “Cidade Verde”, os Jardins, a Paulista, Higienópolis, e o começo das Zonas Oeste e Sul, região que ao lado da Orla do Rio é onde mais concentra elite e alta burguesia no Brasil.
A modernização da rede de transportes é mais uma vez abordada no relato.
Reportagens sobre o interior e litoral de SP:
- BAIXADA MULTI-MODAL: BONDE MODERNÍSSIMO (VLT), BONDE ANTIGO, ÔNIBUSELÉTRICOS E A DÍSEL, MICROS BRANCOS E VANS QUE SOBEM OS MORROS (O transporte em Santos e região)
- PRAIA, MORRO, CANAL & CASA DE MADEIRA: ISSO É SANTOS (Relato da viagem a Baixada Santista, abordando diversos aspectos da cidade, entre eles o transporte)
- - NAS MARGENS DA DUTRA: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/VALE DO PARAÍBA-SP (matéria sobre a cidade em geral, mas tem uma grande seção sobre os ônibus, contando a história desde a pintura livre nos anos 80 e as duas padronizações nessa última década)
.........
De volta a capital:
Nenhum comentário:
Postar um comentário