terça-feira, 6 de novembro de 2018

Gato Preto em Neve Branca

https://omensageiro77.wordpress.com/2016/06/21/seculo-20-azulao-em-curitiba-so-no-metropolitano-e-volvo-era-volvo/

Imagem pertencente ao sítio Revista Portal do Ônibus. Créditos mantidos. Visite as fontes.
Local: São Paulo-SP.

Data: Década de 1980.

Viação: Gato Preto.

Carroceria: Mercedes-Benz 0-364 (“Monobloco 2”).

Motor: Mercedes-Benz, traseiro.

Observações: Autoria da foto de Douglas de Cézare.


PADRONIZAÇÃO 'SAIA-&-BLUSA' (1978-1992):  FAIXA 8, ZONA OESTE

 

São Paulo, anos 80. Padronização 'Saia-&-Blusa', a primeira da cidade, implantada em 1978, e que vigorou até 1992.

A cor da parte de baixo do veículo (a 'saia') era compulsória, e indicava qual região da cidade a linha percorria. A parte de cima (a 'blusa') a viação podia escolher livremente. A Zona Oeste tinha duas 'saias', a laranja e a verde-escura, respectivamente as faixas 7 e 8 do sistema.

A padronzação 'Saia-&-Blusa' só valia pras empresas particulares. A viação estatal C.M.T.C. estava dispensada, podia decorar seus busões como quisesse.

Monobloco "2" da Gato Preto vai pro bairro do Pacaembú, Z/O (onde fica o estádio de mesmo nome). Alguns detalhes:
  •  A Gato Preto (e a Santa Madalena, do mesmo grupo) tinha o costume de dar um nome a cada um de seus 'carros'. E eram sempre nomes estranhos, muitas vezes em inglês. O 20.345 visto aqui era o 'SnowMass', que traduzido é 'Massa de Neve.' Daí o 'Gato Preto em Neve Branca', bem fria (e não em 'teto de zinco quente'). 
  • A linha vinha escrita em 'caixa baixa', ou seja, em letras minúsculas exceto a inicial. Foi um traço típico de Sampa nos anos 70 e 80, também usado em outras cidades. 
EIS AS FAIXAS DA PADRONIZAÇÃO 'SAIA & BLUSA' (A série está completa, do 1 ao 9):

1-  ZONA NORTE, SAIA MARROM - POSTAGEM JÁ PUBLICADA;
2-  ZONA LESTE, SAIA AMARELA - POSTAGEM JÁ PUBLICADA;
3- ZONA LESTE, SAIA ROSA - Digo, deveria ser rosa, e no princípio foi. Mas logo os empresários se recusaram a pintar os ônibus dessa cor, e mudaram por conta a padronização pra um vermelho-alaranjado, a mesma cor do 'Jacaré Scania'. Que coisa, né? Confira como tudo se deu, a POSTAGEM JÁ FOI PUBLICADA;
4- ZONA SUL, SAIA AZUL-ESCURA - POSTAGEM JÁ PUBLICADA;
5- ZONA SUL, SAIA AZUL-CLARA - POSTAGEM JÁ PUBLICADA;
6- ZONA SUL, SAIA VERMELHA - POSTAGEM JÁ PUBLICADA, UM ARTICULADO;
7- ZONA OESTE, SAIA LARANJA POSTAGEM JÁ PUBLICADA;
8- ZONA OESTE, SAIA VERDE-ESCURA (ESSA POSTAGEM QUE ESTÃO LENDO);
9- ZONA NORTE, SAIA VERDE-CLARA - POSTAGEM JÁ PUBLICADA;

É isso aí, galera. É o segundo buso paulistano que posto, e o segundo 'Monobloco 2'. Pra próxima imagem da capital paulista escolhi outro modelo (um Caio moderno da Gato Preto, e com um extra: está todo decorado especialmente pro Natal).

Confira essa agora:
Claro que esse ônibus não é azul nem Volvo, mas está ancorado nessa postagem porque apesar do título nós usamos o espaço pra relembrar outras raridades 'daquele tempo'.

Demais matérias sobre o transporte em São Paulo:

SP: A REVOLUÇÃO NO TRANSPORTE - Evidente que as coisas estão longe de serem perfeitas. Mas comparando ao que era até os anos 90 o transporte público em SP melhorou muito. Somando as redes de metrô e trem suburbano - e precisa somar, pois você acessa ambas pagando uma só passagem - a rede sobre trilhos na Grande SP já iguala o metrô de Nova Iorque/EUA. Os ônibus paulistanos igualmente mudaram da água pro vinho, mesmo que ainda haja espaço pra melhorar bem mais.

- 'SAIA-&-BLUSA': OS ÔNIBUS PAULISTANOS (1978-1991): Essa focando mais especificamente nos ônibus como o nome indica, abordando a pintura livre (até 1978) e as padronizações 'Saia-&-Blusa' (78-92, como dito), 'Municipalizado' (1992-2003) e 'Inter-Ligado' (2003-presente)

A FÊNIX TROVÃO AZUL: DE NORTE A SUL, ENERGIAJAMAIS SE PERDE, SE TRANSFORMA (abordando exatamente a CMTC e sua pintura mais famosa, a 'Trovão Azul'. Não fui só eu que gostei dela. Veja como ela foi copiada no Brasil inteiro, de Porto Alegre a Manaus/AM).


- "CAMALEÃO" 8000 DA CMTC: O 1º TRÓLEIBUS-ARTICULADO DO BRASIL TEVE 2 CARROCERIAS, 6 PROPRIETÁRIOS, 7 (OU 9?) PINTURAS E & NUMERAÇÕES - Fabricado em 1985, saiu de circulação em 2012. Começou Caio e foi re-encarroçado MarcopoloComprado estatal, foi privatizadoIniciou a operação na Zona Leste, foi pra Zona Sul, voltou pra Z/L, de novo pra Z/S, e como o bom filho a casa torna, retornou mais um vez pra Z/L. Ficou sem placa por 15 anos aproximadamente (até a virada do milênio tróleibus em SP e várias outras cidades não eram emplacados), começou na lona, ganhou letreiro eletrônico mas nos fim retornou a lona, ganhou ar-condicionado e portas elevadas a esquerda. Enfim, o bichão é um museu-vivo do transporte paulistano - alias hoje é exatamente isso que ele é, um ônibus-museu - alias hoje é exatamente isso que ele é, um ônibus-museu.

CAPELINHA: RIO, SP, B.H., BELÉM E POA; PLACA NO ALTO: ESTAMOS NO SUDESTE:

Mostra o Sudeste e mais Belém-PAPorto Alegre-RS e até Brasília-DF (onde houve capelinha).


CENAS PAULISTANAS: O CENTRO E A ZONA SUL DE SÃO PAULO EM IMAGENS - Matéria-portal sobre SP, onde estão ancoradas as outras reportagens que já fiz sobre a cidade; falo um pouco da modernização do transporte igualmente.

O melhor e o pior do Brasil, a poucas quadras de distância um do outro. O Centrãoque está com muitos moradores de rua e diversos outros problemas típicos de uma metrópole desse porte;

E ali do ladinho a “Cidade Verde”, os Jardins, a Paulista, Higienópolis, e o começo das Zonas Oeste e Sul, região que ao lado da Orla do Rio é onde mais concentra elite e alta burguesia no Brasil.

A modernização da rede de transportes é mais uma vez abordada no relato.

Reportagens sobre o interior e litoral de SP:

- BAIXADA MULTI-MODAL: BONDE MODERNÍSSIMO (VLT), BONDE ANTIGO, ÔNIBUSELÉTRICOS E A DÍSEL, MICROS BRANCOS E VANS QUE SOBEM OS MORROS  (O transporte em Santos e região)


- PRAIA, MORRO, CANAL & CASA DE MADEIRA: ISSO É SANTOS (Relato da viagem a Baixada Santista, abordando diversos aspectos da cidade, entre eles o transporte)

NAS MARGENS DA DUTRA: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/VALE DO PARAÍBA-SP (matéria sobre a cidade em geral, mas tem uma grande seção sobre os ônibus, contando a história desde a pintura livre nos anos 80 e as duas padronizações nessa última década

.........


De volta a capital:

– A CIDADE CINZA– fotografando a Zona Leste (fevereiro/18). 
Na verdade o foco se restringe a Vila Carrão (ao lado) e Imediações. Mas não deixa de ser a primeira matéria na Z/L.

-"PIXAI POR NÓIS" - A MARGINAL TIETÊ E A DUTRA (Grande SP, municípios da Capital e o vizinho Guarulhos) 


"Deus proverá"

Nenhum comentário:

Postar um comentário