ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"
Autoria
própria. Imagem de livre circulação, desde que os créditos
sejam mantidos.
|
Local:
|
Mafra-SC.
|
Data:
|
03/2015.
|
Viação:
|
Escolar.
|
Carroceria:
|
Caio
Carolina (micro).
|
Motor:
|
Mercedes-Benz.
|
Observações:
|
Pela
placa começando com 'A', deve ser oriundo do Paraná. Bem, Mafra
é divisa com o PR, de qualquer forma.
|
E não é o único caso. A divisa PR/SC tem duas 'cidades-gêmeas', cada uma delas com um município em cada estado. Uma delas é Rio/Mafra, formada por Rio Negro-PR e Mafra-SC.
A outra é 'Porto União da Vitória', composta por Porto União-SC e União da Vitória-PR. É o mesmo caso, antes era um único município que foi seccionado como espólio de guerra. E igualmente apesar da divisão política os dois municípios em estados distintos formam uma única e mesma cidade.
(Sobre os micro-ônibus, mostrando vários deles - e não apenas da Caio - em ação pelo Brasil e Chile)
Paraná e Santa Catarina dividem duas “cidades-gêmeas“:
Em ambos os casos um município em cada estado, mas formando uma única cidade.
Se preferir uma região metropolitana bi-estadual. Daí o título das matérias:
- ''RIO-MAFRA'': 1 CIDADE, 2 ESTADOS (Paraná/S. Catarina) -
Rio Negro/PR + Mafra/SC
Publicado originalmente apenas com um desenho em dezembro de 2014.
Em julho de 2018 reformulado pra se tornar uma reportagem sobre a cidade.
Ao contrário de Rio-Mafra, em “Porto União da Vitória” não é o rio quem divide os municípios (e os estados).
Assim você pode pisar em SC e PR – simultaneamente (esq.).
- PIONEIROS DA PADRONIZAÇÃO METROPOLITANA: BELO HORIZONTE, GOIÂNIA E FLORIANÓPOLIS
3 cidades foram as primeiras a padronizar a pintura dos ônibus metropolitanos:
Trata-se das capitais de Minas Gerais (inteiro azul), Goiás (esq.) e Santa Catarina (abaixo).
Na virada dos anos 70 pros 80 (ou logo no comecinho dos 80) elas padronizaram as linhas municipais.
E incluíram as linhas metropolitanas no mesmo pacote.
As padronizações adotadas foram: MetroBel em B.H. (buso unicolor conforme a categoria de linha, as duas faixinhas menores coloridas indicando a região da cidade);
Goiânia, essa que vemos acima, a mesma pintura pra toda a frota, sem variações;
E Florianópolis, padronização EBTU – Empr. Brasileira de Transp. Urbanos -, buso branco, faixa colorida indicando a região da cidade (também adotada em Brasília, Porto Alegre-RS, Maceió-AL e Campinas-SP).
(As fotos de B.H. e Goiânia pertencem a página Ônibus Brasil, enquanto que a de Fpolis. é pertencente ao portal EgonBus - detalhe que esse último além de tudo é um Fiat).
-
(Radiografia completa do transporte 'manezinho', com dezenas de fotos: da pintura livre a padronizada, a volta a pintura livre, ao novo retorno a padronização)
Sobre Joinville, maior cidade do interior:
- O TRANSPORTE JOINVILLENSE - DOS MONOBLOCOS E AMÉLIAS A ERA 100% BUSSCAR, A ERA PÓS-BUSSCAR
Em azul e branco de costas Thamco da Transtusa na pintura livre em Joinville anos 80 (fonte da foto: portal SFS Ônibus).
Até que em 1987 a Busscar - ainda chamada Nielson' - começa a produzir veículos urbanos.
Por duas décadas, a frota joinvillense foi 100% Busscar, valorizando a marca ‘da casa’.
Todo amarelo, o articulado Busscar na pintura padronizada sai do Terminal (prov. o Central) em Jvlle. .
Como todos sabem, a Busscar foi um símbolo da indústria de Joinville, de Stª Catarina e do Brasil.
Só que com a falência, as viações da cidade precisaram encontrar outras alternativas.
.............Agora os textos sobre as cidades de forma geral, abordando além dos ônibus:
- BLUMENAU, A "ALEMANHA BRASILEIRA:
A cidade mais alemã do Brasil (certamente entre as grandes e médias, que têm mais de 300 mil habitantes).
Acima: casas em ‘enxaimel‘ (modelo de construção típico alemão) na Beira-Rio: isso é Blumenau.
Agora, toda moeda tem duas faces. O lado menos conhecido de Blumenau é que de seus 300 e poucos mil moradores cerca de 60 mil vivem em ocupações irregulares nos morros.
Ao lado o morro da Rua Araranguá, no bairro Garcia próximo ao Centro: isso também é Blumenau.
ILHA DA MAGIA - E CONTINENTE TAMBÉM: GRANDE FLORIANÓPOLIS, SC
Relato geral sobre a cidade, abordando não apenas o transporte, mas falamos também sobre isso, da volta do livre pro padronizado, cliquei várias cenas mostrando a transição.
- “¡ BAMOS A LA PLAYA !” - CANASVIEIRAS E BEIRA-MAR NORTE, FLORIANÓPOLIS
Voltamos a capital. A matéria principal sobre Fpolis., chamada 'Ilha da Magia', havia sido feita no inverno, em junho de 2015.
Estava frio e não teve então jeito de ir ao marComo era de se esperar pela época do ano.
Um ano e meio depois, voltei a Floripa em pleno verão. Estava quente, bem quente.
Vi uma Praia de Canasvieiras lotada, tanto de brasileiros quanto de argentinos, uruguaios e paraguaios.
Na foto acima note o camelô com a bandeira da Pátria Amada e do Uruguai no mesmo mastro - havia atambém a da Argentina, que não apareceu.
- JOINVILLE, TERRA AMADA & QUERIDA - Não é “a maior cidade de SC”, como muitos dizem.
A Grande Florianópolis é quem ocupa esse posto, dizendo mais uma vez.
Ainda assim, Joinville é a maior cidade do interior, município mais populoso de todo estado, seu pulmão industrial. Por isso o maior PIB catarinense – o dobro da capital Fpolis.!
Seu cartão-postal mais famoso está logo na entrada da cidade, é obviamente o portal visto acima.- ''MAR A VISTA'': O LITORAL NORTE DE SC: Bombinhas e Barra Velha
Publicado em setembro de 2016, com o material sobre Bombinhas. Atualizado em novembro de 2017, mostrando Barra Velha.
Ainda na estrada já vemos as famosas baleias, num hotel na BR-101 em Barra Velha.
Voltando as matérias sobre ônibus:
– 1988: SC ENTRA NA ERA DO ARTICULADO, GRAÇAS A CHAPECÓ
Inteiro de amarelo, o primeiro ônibus ‘sanfonado’ da história de Santa Catarina.
Um Torino Volvo, que rodou em Chapecó. Foi adquirido usado de Porto Alegre-RS.
Abaixo nos anos 80: Porto Alegre na padronização EBTU - como dito, também adotada em Florianópolis, Brasília, Campinas e Maceió (fonte da imagem: portal Memória Gaúcha).
Se não for o mesmo veículo é do mesmo lote.
(Nota: sim, eu sei, a Marcopolo diz que esse modelo é São Remo.
Só que ele é muito parecido com o Torino, que lhe sucedeu.
Não tem nada em comum nas linhas com o São Remo que o antecedeu. Então fica como ‘Torino’ mesmo.)
Abordo um pouco da história do transporte em Chapecó, no Oeste catarinense.
Ainda assim sobrou uma palhinha até pro vizinho Paraná.
Ao lado um ônibus antigo em Foz do Iguaçu, na ‘Tríplice Fronteira‘, Oeste do PR.
Da extinta viação Irmãos Rafagnin (imagem pertencente ao portal DBPBuss).
Nenhum comentário:
Postar um comentário