sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Joinville é Busscar; Busscar é Joinville (ou pelo menos assim foi)


Autoria própria. Imagem de livre circulação, desde que os créditos sejam mantidos.
Local:
Joinville-SC.
Data:
03/2017.
Viação:
Transtusa.
Carroceria:
Busscar Urbanuss Ecoss.
Motor:
???
Observações:
O ônibus estava no Centro da cidade, esperando a hora de puxar mais uma viagem.


Joinville, março de 2017. Boa parte da frota da cidade ainda era Busscar – montadora que tem sede na cidade, e que fechou as portas em 2012 (sim, ela voltou em 2018, mas pro segmento urbano não, só rodoviário).

Mas justamente pelo que já eram 5 anos de ausência, já eram comuns ônibus de outras montadoras, especialmente Marcopolo, Neobus e Comil.

Durante mais de uma década e meia, Joinville foi 100% Busscar. Do meio dos anos 90 até 2012, as duas viações da cidade – Transtusa e Gidion – padronizaram sua frota com o produto 'da casa'.

Ou pelo menos foi 99% Busscar. Um época enquanto a Busscar ainda estava ativa fui a Joinville e presenciei creio que perto de 5 Comil (que se concentravam nas linhas pra Nova Brasília, Zona Oeste).

Portanto, no mínimo 99%, e muitas vezes 100% Busscar mesmo. Assim era Joinville, enquanto a Busscar esteve ativa.

Como sabem, anteriormente a Busscar se chamava 'Nielson', e só fazia busos rodoviários – seu carro-chefe era o modelo 'Diplomata'.

Em 1987 a Nielson enfim lança o modelo Urbanus. Na virada da década de 80 pra 90 muda o nome pra Busscar.

Os anos 90 e começo dos 2000 foram seu auge. A Busscar se torna uma potência nacional e internacional. Chegou a possuir 30% do mercado brasileiro, e ter fábricas na Colômbia, México, Venezuela e Cuba na América, e Noruega na Europa.
Mas justamente por ter crescido além do que podia administrar, perto da virada pra década de 10 a Busscar passa a enfrentar sérios problemas. No ano de 2011 a produção começa a fraquejar, e em 2012 os portões são lacrados.

Após 3 tentativas frustradas de leilão da massa falida, em 2017 os sócios da Caio conseguem arrematar o espólio da marca e instalações.

Em 2018, como dito e é notório, a Busscar volta a ativa, mas somente pra carrocerias de viagem. Urbanos por enquanto ainda não. Uma volta as origens, não? Afinal dos anos 50 quando surgiu até o fim dos anos 80 a Nielson só fabricava veículos rodoviários.

Assim, os Busscar serão cada vez mais raros nas cidades de todo o Brasil em geral, e de Joinville em particular.

Breve Joinville voltará a ser como era até 1987: com a frota 100% não-Busscar. Após mais de uma década e meia com 100% (ao menos 99%) Busscar, será uma dura transição. Mas são coisas da Vida…

A Caio investiu em Joinville, Joinville investiu na Caio. Em 2018, após décadas de ausência, busos da montadora paulista voltaram as ruas joinvillenses, e isso tanto no modal municipal quanto no metropolitano.
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Série sobre Joinville:

- GIDION, PINTURA LIVRE
- LINHA DIRETA, AZUL NA 3ª PADRONIZAÇÃO - quando as demais linhas, em amarelo, tinham diferenciação por categoria com 3 faixinhas diagonais;   
- 4ª PADRONIZAÇÃO, A ATUAL (essa matéria que acabam de ler);
- DEMAIS PINTURAS EM BREVE.
 
Radiografia do estado inteiro:
  
Blumenau contou com ônibus amarelos até 2016.

Confira matéria completa com dezenas de fotos, contando a evolução dos ônibus na Grande Florianópolis, Joinville, Blumenau, Itajaí/Balneário Camboriú, Criciúma, Chapecó, Lages e as "cidades-gêmeas da divisa" (Rio-Mafra e 'Porto União da Vitória'). 

O título se deve a que das 24 maiores cidades catarinenses, nada menos que 16 têm (ou tiveram recentemente) ônibus inteiros nesse cor. 2/3. Fora mais algumas cidades menores.

Mais: a Busscar, o “ônibus-trem” (que também é Busscar), a influência curitibana, o ‘bondinho’ (‘papa-filas’), os aviões-restaurantes, a conquista campo-larguense (que também é curitibana e também é amarela).

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Matérias relacionadas:
 
  
A história da montadora, que no auge foi uma potência no Brasil. 
 
E mesmo no mundo - na Colômbia por exemplo ela é um ícone.
 
Veja todo vermelho o “Trans-Milênio”, o ‘expresso’ ('BRT') em ação em Bogotá – o articulado é um Busscar
 
Sua queda, e a luta pra se re-erguer, agora focada somente no modal rodoviário.
 
  • Em azul e branco de costas Thamco da Transtusa na pintura livre em Joinville anos 80 (fonte da foto: portal SFS Ônibus).

    Até que em 1987 a Busscar - ainda chamada Nielson' - começa a produzir veículos urbanos. 

    Por duas décadas, a frota joinvillense foi 100% Busscar, valorizando a marca ‘da casa’. 

    Inteiro amarelo, o articulado Busscar na pintura padronizada sai do Terminal (prov. o Central) em Jvlle. 

    Como todos sabem, a Busscar foi um símbolo da indústria de Joinville, de Stª Catarina e do Brasil. 

    Só que com a falência, as viações da cidade precisaram encontrar outras alternativas.

    - JOINVILLE, TERRA AMADA & QUERIDA -  

    Não é “a maior cidade de SC”, como muitos dizem. A Grande Florianópolis é quem ocupa esse posto, pois uma 'cidade' inclui a região metropolitana, e não apenas o município.

    Ainda assim, Joinville é a maior cidade do interior, município mais populoso de todo estado, seu pulmão industrial.  

    Por isso o maior PIB catarinense – o dobro da capital Fpolis.! 

    Seu cartão-postal mais famoso está logo na entrada da cidade, é obviamente o portal visto acima.

  • Mais reportagens sobre o tema, começamos pela capital Floripa:
  • - A CIDADE DE FLORIANO NÃO ESTÁ MAIS DESTERRADA

    • (Radiografia completa do transporte 'manezinho', com dezenas de fotos: da pintura livre a padronizada, a volta a pintura livre, ao novo retorno a padronização)

     
    • .............

      Agora os textos sobre as cidades de forma geral, abordando além dos ônibus: 

      - BLUMENAU, A "ALEMANHA BRASILEIRA:

      A cidade mais alemã do Brasil (certamente entre as grandes e médias, que têm mais de 300 mil habitantes).

      Veja acima as casas em ‘enxaimel (modelo de construção típico alemão) na Beira-Rio: isso é Blumenau.

      Agora, toda moeda tem duas faces. O lado menos conhecido de Blumenau é que de seus 300 e poucos mil moradores cerca de 60 mil vivem em ocupações irregulares nos morros.

      Na foto a seguir o morro da Rua Araranguá, no bairro Garcia próximo ao Centro: isso também é Blumenau.

    • ILHA DA MAGIA - E CONTINENTE TAMBÉM: GRANDE FLORIANÓPOLIS, SC 

      Relato geral sobre a cidade, abordando não apenas o transporte. Mas falamos também sobre isso, da volta do livre pro padronizado, cliquei várias cenas mostrando a transição.

       

      - “¡ BAMOS A LA PLAYA !” - CANASVIEIRAS E BEIRA-MAR NORTE, FLORIANÓPOLIS

      A matéria logo acima, chamada 'Ilha da Magia', havia sido feita no inverno, em junho de 2015. Estava frio e não teve então jeito de ir ao mar, como era de se esperar pela época do ano. Um ano e meio depois, voltei a Floripa em pleno verão. Estava quente, bem quente. Vi uma Praia de Canasvieiras lotada, tanto de brasileiros quanto de argentinos, uruguaios e paraguaios

      Na foto que mostra justamente a praia note o camelô com a bandeira da Pátria Amada e do Uruguai no mesmo mastro.

       Havia atambém a da Argentina, que não apareceu.

     ''MAR A VISTA'': O LITORAL NORTE DE SC: Bombinhas e Barra Velha

    Publicado em setembro de 2016, com o material sobre Bombinhas. Atualizado em novembro de 2017, mostrando Barra Velha.

    Ainda na estrada já vemos as famosas baleias, num hotel na BR-101 em Barra Velha.

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    Paraná e Santa Catarina dividem duas “cidades-gêmeas“:  

    Em ambos os casos um município em cada estado, mas formando uma única cidade. 

    Se preferir uma região metropolitana bi-estadual. Daí o título das matérias:

    - ''RIO-MAFRA'': 1 CIDADE, 2 ESTADOS (Paraná/S. Catarina) -  

    Rio Negro/PR + Mafra/SC

    Na foto acima vemos a placa da auto-escola 'Rio-Mafra':
     
    Esse anúncio no Centro de Mafra mostra como a cidade é conhecida.
    E ao lado a ponte velha que liga Mafra e Rio Negro.
     
     
    Porto União/SC + União da Vitória/PR

    Publicado originalmente apenas com um desenho em dezembro de 2014.

    Em julho de 2018 reformulado pra se tornar uma reportagem sobre a cidade.

    Ao contrário de Rio-Mafra, em “Porto União da Vitória” não é o rio quem divide os municípios (e os estados).

    Assim você pode pisar em SC e PR – simultaneamente (esq.).

    Voltando as matérias sobre ônibus:

    1988: SC ENTRA NA ERA DO ARTICULADO, GRAÇAS A CHAPECÓ

    Inteiro de amarelo, o primeiro ônibus ‘sanfonado’ da história de Santa Catarina.

    Um Torino Volvo, que rodou em Chapecó. Foi adquirido usado de Porto Alegre-RS.

    Abaixo nos anos 80: Porto Alegre na padronização EBTU - como dito, também adotada em Florianópolis, Brasília, Campinas e Maceió (fonte da imagem: portal Memória Gaúcha).

    Se não for o mesmo veículo é do mesmo lote.

    (Nota: sim, eu sei, a Marcopolo diz que esse modelo é São Remo.

    Só que ele é muito parecido com o Torino, que lhe sucedeu.

    Não tem nada em comum nas linhas com o São Remo que o antecedeu. Então fica como ‘Torino’ mesmo.)

    Abordo um pouco da história do transporte em Chapecó, no Oeste catarinense.

    Ainda assim sobrou uma palhinha até pro vizinho Paraná.

    Ao lado um ônibus antigo em Foz do Iguaçu, na ‘Tríplice Fronteira, Oeste do PR.

    Da extinta viação Irmãos Rafagnin (imagem pertencente ao portal DBPBuss).

     "Deus proverá"

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