sábado, 10 de novembro de 2018

Tróleibus do Chile: 70 anos na pista


Autoria própria. Imagem de livre circulação, desde que os créditos sejam mantidos.
Local:
Valparaíso-Chile.
Data:
04/2015.
Viação:
Trolebuses de Chile S.A.
Carroceria:
???
Motor:
Elétrico (Tróleibus).
Observações:
O motorista nos informou que o ano de fabricação de alguns veículos é 1945. Portanto em 2015 já eram 70 anos de serviço ininterrupto.


Valparaíso, abril de 2015. A única cidade chilena com tróleibus contava com alguns veículos que já operavam sem descanso a 7 décadas.

"Mova-se sem contaminar (o ambiente)", é o lema da companhia que opera esse modal. 

Alias no letreiro está pintado o nome da viação, "Trolebuses de Chile". A linha vem numa placa no para-brisas.


De qualquer forma não há como confundir, os tróleis só operam uma linha, a 802, que é uma espécie de 'Circular Centro', roda a parte plana do Centro (pois os subúrbios da cidade foram construídos sobre 41 morros, vários deles favelizados).

Como dito acima, o motorista nos informou que alguns tróleis foram fabricados no já distante ano de 1945.

Valparaíso tem 3 levas de tróleis operando: uma primeira dos anos 40 e 50 (vieram importados dos EUA e Oeste da Europa) e essa inclui também alguns articulados, uma dos anos 70 (que também veio da Europa, talvez da Suíça), e outra, a mais “nova”, dos anos 80 ou 90 (oriunda do Leste Europeu).

Abaixo vemos um mais velho logo a frente de um da safra mais recente.

É característica dos tróleis serem longevos. São Paulo, Santos-SP e Recife-PE também contaram com esses tróleis fabricados nos anos 40 e 50 até o fim dos anos 90/virada do milênio. Assim no Brasil esse bichões operaram 4 e até 5 décadas.

Bem, hoje (2018) há um Torino dos anos 80 circulando na Grande São Paulo, no corredor metropolitano da Metra. E em Santos a Linha 20 (a única que ainda tem tróleis) conta com Mafersas também dos anos 80 (no máximo começo dos 90).

Portanto, repito, os ônibus elétricos têm mesmo vida útil muito mais longa que seus companheiros a dísel. É universal, na Argentina, EUA, Suíça, Itália, e onde há mais houver tróleibus, também é assim.

Mas o Chile exagerou. 7 décadas é demais!!! Alma Imortal!!

Série sobre o Chile:

1valparaiso e assim

- “A VIDA NO MORRO”, PARTE 2: VALPARAÍSO É AMÉRICA DE CORPO E ALMA

Uma imagem vale por milhares de palavras. A periferia de 'Valpo' é assim.

 
 – BUSSCAR, AQUI JAZ; UMA HOMENAGEM PÓSTUMA

A história da montadora, que no auge foi uma potência no Brasil. E mesmo no mundo – na Colômbia por exemplo ela é um íconeSua queda, e a luta pra se re-erguer, agora ficada somente no modal rodoviário.

Esse branco com faixas azuis e verdes é de Teresina-PI: pintura meio livre/meio padronizada; faixa vertical já indica padronização (imagem do portal Ônibus Brasil). 

"Deus proverá"

Nenhum comentário:

Postar um comentário