ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"
Imagem
pertencente ao sítio Ônibus Brasil.
Créditos mantidos. Visite as fontes.
|
Local:
|
São
Paulo-SP.
|
Data:
|
Data:
Virada dos anos 80 pros 90.
|
Viação:
|
CMTC
(Cia. Municipal de Transportes Coletivos).
|
Carroceria:
|
Mercedes-Benz “Monobloco 2”
|
Motor:
|
Mercedes-Benz, traseiro.
|
Observações:
|
Autoria da foto de Douglas de Cézare.
|
São
Paulo, virada dos anos 80 pros 90. Época de transição: a garagem
da CMTC mostra vários Monoblocos “2” em duas pinturas
diferentes, a “Trovão Azul” e a “Municipalizado”.
Todo
busólogo tem seu modelo e pintura favoritos. O
modelo que mais gosto é o Monobloco Mercedes-Benz,
daí abrirmos os trabalhos com ele (nota: essa foi a primeira postagem do blog, em 04/11/2018. Mas tive que apagar e refazer no dia 29/11/18 pra corrigir um erro de formatação).
E
minha pintura favorita certamente é essa, a que ficou conhecida como
“Trovão Azul”.
O
nome vem de um enlatado estadunidense que a TV passava a época. O
‘Trovão Azul” original era um helicóptero. Outros detalhes:
-
O embarque estava sendo invertido de trás pra frente.
-
Estamos
em outra transição, a direita outro Monobloco já na pintura
“Municipalizado”, branco com faixa vermelha.
Trata-se
aqui óbvio da saudosa C.M.T.C., que foi privatizada nos anos 90. A
pintura “Trovão Azul” era exclusiva dela, as viações privadas
ostentavam a época a padronização “Saia-&-Blusa”. Já a
pintura posterior, a “Municipalizado”, valeu pra estatais e
particulares igualmente.
Não
fui só eu que gostei dessa pintura. Veja em postagem de minha outra
página como ela foi copiada no Brasil inteiro:
Confira
matérias sobre o transporte em São Paulo:
-
SP:
A REVOLUÇÃO NO TRANSPORTE - Evidente que as coisas
estão longe de serem perfeitas. Mas comparando ao que era até os
anos 90 o transporte público em SP melhorou muito. Somando as
redes de metrô e trem suburbano - e precisa somar, pois você acessa
ambas pagando uma só passagem - a rede sobre trilhos na Grande SP já
iguala o metrô de Nova
Iorque/EUA. Os ônibus paulistanos igualmente
mudaram da água pro vinho, mesmo que ainda haja espaço pra melhorar
bem mais.
Reportagem que retrata a história do transporte em São Paulo (da pintura livre as padronizações ‘Saia-&-Blusa’, ‘Municipalizado’ e ‘Interligado’), com dezenas de fotos:
Matérias
mostrando Monoblocos, dessa vez por diversas partes do Brasil e dando
um pega até no Peru:
-
NEOBUS: O “ESPÍRITO MONOBLOCO” ESTÁ VIVO
(Nesse caso ressaltando a semelhança de um modelo posterior e de outra fábrica com o Mono).
- 'CAMALEÃO' 8000 DA CMTC: O 1º TRÓLEIBUS-ARTICULADO DO BRASIL TEVE 2 CARROCERIAS, 6 PROPRIETÁRIOS, 7 (OU 9?) PINTURAS E & NUMERAÇÕES - Fabricado
em 1985, saiu de circulação em 2012. Começou Caio e foi
re-encarroçado Marcopolo.
Comprado estatal, foi privatizado. Iniciou
a operação na Zona Leste, foi pra Zona Sul, voltou pra Z/L, de novo
pra Z/S, e como o bom filho a casa torna, retornou mais um vez pra
Z/L. Ficou sem placa por 15 anos
aproximadamente (até
a virada do milênio tróleibus em SP e várias outras cidades não
eram emplacados),
começou
na lona, ganhou letreiro eletrônico mas nos fim retornou a lona,
ganhou ar-condicionado e portas elevadas a esquerda. Enfim, o bichão
é um museu-vivo
do transporte paulistano - alias hoje é exatamente isso que ele é,
um ônibus-museu.
“Deus Proverá”
Nenhum comentário:
Postar um comentário