quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Monobloco Trovão Azul?? Aí é covardia!!

https://omensageiro77.wordpress.com/2015/03/07/pra-matar-de-saudades-o-monobloco-em-acao-no-peru-nao-ha-saudades-ainda-esta-em-acao/

ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"


Imagem pertencente ao sítio Ônibus Brasil. Créditos mantidos. Visite as fontes.
Local:
São Paulo-SP.
Data:
Data: Virada dos anos 80 pros 90.
Viação:
CMTC (Cia. Municipal de Transportes Coletivos).
Carroceria:
Mercedes-Benz “Monobloco 2”
Motor:
Mercedes-Benz, traseiro.
Observações:
Autoria da foto de Douglas de Cézare.

São Paulo, virada dos anos 80 pros 90. Época de transição: a garagem da CMTC mostra vários Monoblocos “2” em duas pinturas diferentes, a “Trovão Azul” e a “Municipalizado”.

Todo busólogo tem seu modelo e pintura favoritos. O modelo que mais gosto é o Monobloco Mercedes-Benz, daí abrirmos os trabalhos com ele (nota: essa foi a primeira postagem do blog, em 04/11/2018. Mas tive que apagar e refazer no dia 29/11/18 pra corrigir um erro de formatação).

E minha pintura favorita certamente é essa, a que ficou conhecida como “Trovão Azul”. 
 
O nome vem de um enlatado estadunidense que a TV passava a época. O ‘Trovão Azul” original era um helicóptero. Outros detalhes:
  • O embarque estava sendo invertido de trás pra frente.
  • Estamos em outra transição, a direita outro Monobloco já na pintura “Municipalizado”, branco com faixa vermelha.
Trata-se aqui óbvio da saudosa C.M.T.C., que foi privatizada nos anos 90. A pintura “Trovão Azul” era exclusiva dela, as viações privadas ostentavam a época a padronização “Saia-&-Blusa”. Já a pintura posterior, a “Municipalizado”, valeu pra estatais e particulares igualmente.


Não fui só eu que gostei dessa pintura. Veja em postagem de minha outra página como ela foi copiada no Brasil inteiro:

Confira matérias sobre o transporte em São Paulo:

- SP: A REVOLUÇÃO NO TRANSPORTE - Evidente que as coisas estão longe de serem perfeitas. Mas comparando ao que era até os anos 90 o transporte público em SP melhorou muito. Somando as redes de metrô e trem suburbano - e precisa somar, pois você acessa ambas pagando uma só passagem - a rede sobre trilhos na Grande SP já iguala o metrô de Nova Iorque/EUA. Os ônibus paulistanos igualmente mudaram da água pro vinho, mesmo que ainda haja espaço pra melhorar bem mais.

Reportagem que retrata a história do transporte em São Paulo (da pintura livre as padronizações ‘Saia-&-Blusa’, ‘Municipalizado’ e ‘Interligado’), com dezenas de fotos:
Matérias mostrando Monoblocos, dessa vez por diversas partes do Brasil e dando um pega até no Peru:
- 'CAMALEÃO' 8000 DA CMTC: O 1º TRÓLEIBUS-ARTICULADO DO BRASIL TEVE 2 CARROCERIAS, 6 PROPRIETÁRIOS, 7 (OU 9?) PINTURAS E & NUMERAÇÕES - Fabricado em 1985, saiu de circulação em 2012. Começou Caio e foi re-encarroçado Marcopolo. Comprado estatal, foi privatizado. Iniciou a operação na Zona Leste, foi pra Zona Sul, voltou pra Z/L, de novo pra Z/S, e como o bom filho a casa torna, retornou mais um vez pra Z/L. Ficou sem placa por 15 anos aproximadamente (até a virada do milênio tróleibus em SP e várias outras cidades não eram emplacados), começou na lona, ganhou letreiro eletrônico mas nos fim retornou a lona, ganhou ar-condicionado e portas elevadas a esquerda. Enfim, o bichão é um museu-vivo do transporte paulistano - alias hoje é exatamente isso que ele é, um ônibus-museu.

Deus Proverá”

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