quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Trólei em BH nos anos 80?? Só que não, uai!!!

https://omensageiro77.wordpress.com/2015/07/09/os-troleibus-americanos/

Imagem abaixo pertencente ao sítio Tramz (especializado em transporte elétrico na América Latina). Créditos mantidos. Visite as fontes.
Local:
Acima: algum depósito no Brasil (não chegaram a entrar em operação em nossa pátria); abaixo: Rosário, Argentina.
Data:
Acima: década de 1980; abaixo: virada dos anos 80 pros 90.
Viação:
Acima: ???; abaixo: Eco Bus.
Carroceria:
Marcopolo Torino Padrão (alongado).
Motor:
Elétrico (Tróleibus).
Observações:
Esses veículos foram vendidos pra Argentina, onde ainda operam (2018) na cidade de Rosário.

Belo Horizonte, MG, anos 80. O tróleibus ia voltar. A Av. Cristiano Machado (que liga o Centro a Zona Norte, como sabem - hoje ali é um corredor exclusivo do 'Move') chegou a receber a rede aérea eletrificada, de onde esses veículos não-poluentes puxam sua alimentação.

Os ônibus elétricos estavam comprados e pintados, inclusive  com a linha escrita na lataria (como era o padrão na capital mineira, aí o 'carro' tinha que ficar fixo na linha): Terminal Venda Nova/Terminal Lagoinha.

Ou seja, estava tudo engatilhado, faca e queijo na mão, era só pôr os bichões pra rodar. Apenas nunca aconteceu, né? A implantação do sistema foi suspensa, e os veículos ficaram anos encostados num depósito, 0km, sem uso, cheirando novos, mas ficando velhos.

Os tróleibus acabaram sendo vendidos pra Argentina, onde operam até hoje (2018) na cidade de Rosário, no interior.

Na época a Argentina tinha uma lei que impedia a importação de ônibus. Como esses eram elétricos e foram por uma pechincha (pois aqui apodreciam sem terem sido usados) abriu-se uma exceção. 

Assim, por um bom tempo essa leva de tróleis conseguiu duas façanhas: 1) Eram os únicos ônibus brasileiros em operação em solo argentino, contando dísel e elétricos; e 2)  Foram os únicos tróleis brasileiros a serem exportados, contando todas as nações do globo.

Abaixo um deles rodando em Rosário, ainda na pintura de B.H. Depois disso eles foram repintados várias vezes, e até re-encarroçados (exceto um, que preservou a carroceria brasileira Marcopolo original pra servir de ônbus-museu).

B. Horizonte teve tróleibus de 1953 até 1969. Tentaram fazer com que voltasse nos anos 80, mas não rolou. Hoje (2018) no Brasil só há tróleis na Grande São Paulo e em Santos, no Litoral do mesmo estado.

A Argentina ganha da gente nesse quesito, são 3 redes de tróleibus ativas: Córdoba, Rosário e Mendonça, as 3 maiores cidades do interior.

SÉRIE 'TRÓLEIBUS NA ARGENTINA' (abaixo das ligações há outra imagem, do busão elétrico ex-BH circulando firme e forte no país vizinho):

- CÓRDOBA;
- ROSÁRIO (essa atual postagem que estão lendo);
- MENDONÇA;

Confira matérias que já fiz sobre o tema:
Agora reportagens sobre Belô, todas elas publicadas em dezembro de 2012:

"A VIDA NO MORRO": BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS - Abertura e mensagem-portal da série. Não uso o termo 'morro' com conotação negativa, ao contrário. Eu Amo BH, do fundo de minha Alma e Coração. 

– SERRA E PAPAGAIO, DEBAIXO DE MUITA CHUVA. No mesmo dia eu fui nos 2 morros mais famosos da cidade. E a tarde no Estádio Independência, seguindo o ‘bonde’ da torcida organizada. Tudo a pé e sob um toró épico.

– METRÔ CIDADE INDUSTRIAL, ZONA OESTE, OPERANDO: SÓ MESMO EM BH . Falo mais um pouco sobre o transporte; e também outros aspectos da cidade, por exemplo o ‘Mineirim’, o modo peculiar dos mineiros falarem, que já é quase um dialeto da língua portuguesa.

A referência é que o bairro mais populoso de Curitiba também se chama Cidade Industrial, e igualmente fica (quase todo) na Zona Oeste. Ali seria o ponto final e a garagem do metrô curitibano - só que não né! Toda a 'saga' do metrô curitibano foi imenso fiasco, que envolveu toda sociedade (mídia, campanhas políticas) no começo do século 21. Nunca saiu do papel. 

"Deus proverá''
https://omensageiro77.wordpress.com/2015/07/09/os-troleibus-americanos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário