ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"
Autoria
própria. Imagem de livre circulação, desde que os créditos
sejam mantidos.
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Local:
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Mendonça-Argentina.
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Data:
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03/2017.
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Viação:
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STM
– Sociedad de Transporte Mendoza (estatal estadual).
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Carroceria:
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???
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Motor
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Elétrico.
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Observações:
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Veículo
canadense, que operava antes em Vancuver (na Costa Oeste, única
cidade do Canadá que ainda tem tróleibus).
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Mendonça, Argentina, março de 2017. Tróleibus canadense faz a linha metropolitana nº 4 pra
Dorrego.
Comprado
de segunda mão do Canadá, anteriormente serviu a cidade de
Vancuver, na Costa Oeste daquele país – a única cidade canadense que ainda conta com tróleibus.
Falando novamente da Argentina, agora ele é operado pela viação estatal
estadual STM – Sociedade de Transporte Mendonça (no
original 'Sociedad de Transporte Mendoza', eu traduzo tudo pro português sempre que possível), anteriormente chamada
EPTM – Empresa Provincial de Transporte de Mendonça.
Em
Mendonça o ônibus elétrico é popularmente conhecido como 'El
Trole'. A viação STM também opera ônibus a dísel, e
igualmente o VLT – há uma linha de Veículo Leve
sobre Trilhos, o Bonde Moderno, chamada 'Linha Verde',
inaugurada em 2012, que também fica sob jurisdição da mesma
viação.
Já
o
troleibus em Mendonça foi inaugurado em 1958, e conta com 6 linhas.
O
sistema passa por expansão e modernização.
Recentemente,
no ano de
2013
foi inaugurada uma longa linha, de 13 km.
E no ano seguinte outra, essa mais curta, até a universidade.
O Brasil infelizmente desmantela suas redes de tróleibus – atualmente só restam tróleis em duas cidades, a Grande São Paulo e Santos, no Litoral do mesmo estado.
Em Santos é somente uma linha, a 20, que liga a Praça Independência na orla a Praça Mauá no Centro via Av. Ana Costa.
Na
Grande São Paulo a rede é mais extensa, são duas na verdade que se somam:
uma municipal que pega boa parte da Zona Leste e mais o vizinho
bairro do Ipiranga na Zona Sul, e outra metropolitana, que vai de São
Mateus (Z/L) a Jabaquara (Z/S) na capital via Corredor ABD, ou seja,
passando por Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.
Entretanto, a rede em São Paulo já foi muito, mas muito maior que atualmente. Até a virada do
milênio São Paulo tinha a maior rede de troleibus do mundo fora da
China e dos países da antiga URSS.
Na
época a rede elétrica abrangia também as Zonas Oeste, Norte e boa
parte da Zona Sul. Porém tudo foi desmantelado, restou só a rede na Zona Leste e vizinho Ipiranga, como dito.
Retornado ao tópico de hoje, a Argentina inversamente está investindo na ampliação da
fiação elétrica pra troleibus. Ao menos em Mendonça. Por isso já
são 6 linhas, sendo uma bem grande inaugurada na década de 10.
Até
recentemente havia também tróleis russos e alemães,
esse últimos eram mais curtos e trucados (tribus,ou seja 3 eixos).
Os
tróleis alemães não circulam mais em Mendonça. Já
estão fora de serviço, flagrei vários deles sendo desmontados.
Eram
vendidos como sucata num desmanche de beira de estrada na entrada da
cidade, mas não deu tempo fotografar. Quanto
aos russos, não
posso dar certeza, mas creio que também já foram aposentados,
quando estive lá (2017) não vi nenhum.
Em
compensação, chegou
uma nova leva de tróleis, e esses de fabricação argentina mesmo,
ademais gerou empregos e tecnologia nacionais.
Em
Córdoba todos os tróleibus são guiados exclusivamente por Mulheres
(na verdade todos os busos da viação estatal municipal, sejam
elétricos ou a dísel).
Já
em Mendonça não é dessa forma. Todos os ônibus, sejam elétricos
ou dísel, da viação estatal ou de empresas particulares, são
pilotados por Homens.
Digo,
não posso dizer 'todos'. Pode ser que haja um ou outro que tenha
motorista Mulher. Mas se esse for o caso, eu não cheguei a
presenciar.
Há
planos de privatizarem a estatal STM, como foi feito com quase todas
as viações estatais do Brasil
(sobraram entre as capitais a Carris de Porto Alegre-RS e a T.C.B. de Brasília-DF). Cartazes
espalhados pela cidade protestavam contra a ideia, como podem ver na
imagem abaixo.
……….
Mais
alguns detalhes: No
interior do tróleibus canadenses em Mendonça há avisos bi-língues
em inglês e francês. Em Vancuver não falam francês
pois é Costa Oeste canadense, a região francófona é Quebéc/Montreal,
mais próxima da Costa Leste. Talvez apenas por ser canadense seja
obrigatória a comunicação bi-língue, e de fato assim se
manifesta.
Outra
coisa, como
foi em várias cidades do Brasil por décadas, na
Argentina os tróleis não têm placa.
Matérias sobre o tema (Abaixo delas há mais uma foto, do tróleibus de costas e detalhes internos) :
Matérias sobre o tema (Abaixo delas há mais uma foto, do tróleibus de costas e detalhes internos) :
LINHA PINTADA NO 'MICRO' COLORIDO; 3 CIDADES COM TRÓLEIBUS; BOM METRÔ E TREM; POUCOS ARTICULADOS E CORREDORES: O TRANSPORTE NA ARGENTINA
OS TRÓLEIBUS AMERICANOS, DE VALPARAÍSO A VANCUVER
"DESSE LADO DO MORRO": A CIDADE DO VINHO, MENDONÇA (Relato de minha viagem a essa cidade, abordando o transporte coletivo e diversos outros tópicos)
CÓRDOBA - COM MULHERES AO VOLANTE !
- ROSÁRIO (parte da frota veio de Belo Horizonte-Brasil, onde nunca foi usada)
- MENDONÇA (essa atual matéria que estão lendo)
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