quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Troleibus Argentino: Córdoba - com mulheres ao volante!

ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"


Autoria própria. Imagem de livre circulação, desde que os créditos sejam mantidos.
Local:
Córdoba-Argentina.
Data:
03/2017.
Viação:
TAM-SE (Transporte Automotor Municipal – Sociedad del Estado).
Carroceria:
???.
Motor:
Elétrico (troleibus).
Observações:
Viação estatal municipal, todas as motoristas da empresa são do sexo feminino.

Córdoba, março de 2017. Antigo tróleibus percorre a linha 'C', uma das 3 de tróleis da maior cidade do interior argentino.

Os ônibus elétricos são de propriedade da viação estatal municipal – a TAM-SE – e exclusivamente dirigidos por mulheres.

Na Argentina – como foi no Rio de Janeiro, Santos-SP e na Itália, entre outros lugares – as linhas de ônibus são conhecidas pelos números, e não pelos nomes.

Na capital Buenos Aires não há mais tróleibus a décadas, todas as linhas são conhecidas por nºs, de viações privadas, e guiadas por homens.

Em Córdoba nos ônibus a dísel das companhias particulares idem, se usa somente o número ao invés do nome, e os busões são dirigidos por motoristas do sexo masculino.

Mas nos tróleis é diferente, primeiro é a política da viação estatal TAM-SE (Transporte Automotor Municipal – Sociedad del Estado) 'empoderar' as mulheres dessa forma, é delas o privilégio de guiar os ônibus elétricos.

Alias não somente os elétricos. A TAM-SE também possui veículos a dísel, que são a frota reserva – entram em circulação somente nos horários de pico ou quando um veículo elétrico titular quebra. E os a dísel da empresa também só contam com as damas ao volante. 

Como notam, o trólei não tem chapa. No Brasil no século 20 em muitas cidades (São Paulo com certeza) era assim também, os busos elétricos eram dispensados do emplacamento. Não mais, em nossa Pátria Amada hoje os tróleis têm chapa.

De volta a Córdoba. Além disso, as 3 linhas de tróleis também não têm nome, mas são conhecidas por letras ao invés de números: são a 'A', 'B' e 'C'.

Na Argentina são 3 cidades com tróleis, além de Córdoba são Rosário e Mendonça (as 3 maiores do interior, portanto). O que torna a Argentina o país latino-americano com mais cidades com redes de troleis.

No Brasil, como dito abaixo, são duas cidades, embora sejam também 3 redes, pois a Grande São Paulo tem 2 redes, uma metropolitana e uma municipal (que já foi bem maior, mas pouco depois da virada do milênio ela foi extirpada nas Zonas Oeste, Norte e maior parte da Sul, hoje se resume a Zona Leste e ao Ipiranga, que é Z/S mas divisa com a Z/L).

Em toda a América, a Argentina só está atrás dos EUA, que conta com 4 cidades com tróleibus.

O veículo da imagem parece ter sido fabricado nos anos 70, no máximo começo dos 80. É característica dos tróleis serem longevos: as duas cidades que ainda têm tróleis no Brasil – a Grande São Paulo e Santos – contam com veículos de 30 anos ainda na ativa, respectivamente um Marcopolo na capital e no litoral Mafersas.

E São Paulo, Santos e Recife-PE (quando a capital de Pernambuco tinha tróleis, o que não é mais o caso) contaram com ônibus elétricos dos anos 40 e 50 operando até os anos 90, e mesmo de até logo após a virada do milênio. Foram portanto 40 e mesmo 50 anos serviços ininterruptos.

 

Série "Troleibus na Argentina":

 
Matéria sobre Córdoba:
Nos trens da Argentina você passa o cartão na entrada, e passa de novo na catraca na saída. Assim o custo da viagem é proporcional a distância percorrida. 

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