ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"
Origem
da imagem: internet.
|
Local:
|
Curitiba-PR.
|
Data:
|
Virada
dos anos 70 pros 80.
|
Viação:
|
Viação
do Sul.
|
Carroceria:
|
Caio
Gabriela 1.
|
Motor:
|
Mercedes-Benz.
|
Observações:
|
Gabriela
1, o que ainda tinha a traseira e janelas inclinadas. A porta está
atrás do eixo.
|
Curitiba,
fim dos anos 70 ou começo dos 80. A Viação do Sul acaba de receber
mais um veículo, que é Caio Gabriela 1 Mercedes-Benz.
Trata-se
de uma imagem rara, é difícil acharmos tomadas mostrando os busos
dessa empresa antes da padronização.
Vemos
na cena várias características da época que não existem mais:
-
Foi padronizada no princípio dos anos 90, a ideia inicial era que os busos tivessem a cor da região da cidade que servissem.
Não pegou, hoje as linhas metropolitanas são uni-color em bege, com exceção da Viação São José dos Pinhais. -
Entrada por trás – note a cadeira do cobrador ao lado da porta dos fundos. Enquanto era pintura livre, cada viação podia escolher se o embarque era pela dianteira ou traseira.
E existiam as que adotavam cada uma das opções. Na padronização de pintura acabou esse livre-arbítrio, aproveitaram e adotaram o embarque frontal compulsório. -
Eixo a frente da porta, portanto sob o motorista. Configuração comum até em articulados a época. Hoje praticamente extinta.
-
Ônibus urbanos inclinados, como os de viagem.
-
Nome da viação sobre a janela (ou sobre a porta, quando o eixo vem atrás dela).
Isso foi muito popular em São Paulo naqueles tempos, e em menor escala aconteceu também em Porto Alegre-RS. Aqui em Curitiba não conheço outro caso além desse. -
Registro do DER-PR: necessário pra linha inter-municipais.Depois, nos anos 80, quem passou a emitir essa licença era o DSTC, e vinha escrito 'Metropolitano' na lataria. Com a padronização de pintura essas exigências se tornaram desnecessárias, e foram descontinuadas.Mas nas linhas metropolitanas do interior (Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, etc) e Litoral do Paraná ainda vigora pintura livre.E portanto ali isso ainda existe, continua (ou pelo menos continuava até muito recentemente) pintado na lataria 'Metropolitano' e o registro no DSTC.
………
No
mais, trata-se de um clássico Gabriela, até com a janelinha sobre
as portas, nesse caso sobre as duas (o
mais comum era somente sobre a traseira).
Esse
mesmo desenho na pintura, com outras cores, existiu em viações de
outras cidades a época.
A
Viação do Sul faz linhas metropolitanas mas sua sede é em
Curitiba, no bairro do Abranches, Zona Norte.
Quase
divisa com Tamandaré mas ainda na capital do estado. Por isso seus
'carros' eram e ainda são emplacados em Curitiba.
A
área de atuação da Viação do Sul é a Rodovia dos Minérios.
Assim,
ela faz linhas pros municípios de Rio Branco do Sul, Itaperuçu (que
na época pertencia a Rio Branco, separou nos anos 90)
e algumas pra Almirante Tamandaré que vão pela referida estrada.
SÉRIE
'PINTURA LIVRE' NOS METROPOLITANOS DE CURITIBA (até os anos 90):
-
VIAÇÃO
DO SUL (Zona Norte - essa matéria que estão lendo);
- ARAUCÁRIA (Zona Sul);
- CAMPO LARGO (Zona Oeste)
-
Demais
viações em breve.
Matérias completas sobre o tema:
“BAIXADA PARANAENSE”: RIO BRANCO DO SUL, ZONA NORTE
Sobre o transporte metropolitano em Curitiba:ABRIU O BAÚ: OS ÔNIBUS METROPOLITANOS DE CURITIBA ANTES DA PADRONIZAÇÃO
DO ARCO-ÍRIS RESTOU O RUBRO, O RESTO VIROU BEGE: ÔNIBUS METROPOLITANOS DE CURITIBA, 1992-PRESENTE
Reportagens sobre os Monoblocos Mercedes-Benz:
- PRA MATAR (DE) SAUDADES: O MONOBLOCO EM AÇÃO – NO PERU NÃO HÁ SAUDADES, AINDA ESTÁ EM AÇÃO
- NEOBUS:O "ESPÍRITO MONOBLOCO" ESTÁ VIVO (Nesse caso ressaltando a semelhança de um modelo posterior e de outra fábrica com o Mono)
- "TEMPO BOM": DE FORTALEZA A PORTO ALEGRE, EIS O MONOBLOCO EM AÇÃO
Anexo também as sobre o transporte municipal:
- CHEGOU O LIGEIRÃO NORTE - DEPOIS DE 5 ANOS...UFA!!! (Conto a história do sistema Expresso)- 'LESTE', 'NORTE', 'OESTE', 'SUL' E 'BOQUEIRÃO': ÔNIBUS DE CURITIBA, ANOS 80.
"Deus proverá".
Nenhum comentário:
Postar um comentário