ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"
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Local:
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Grande
Curitiba-PR.
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Data:
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Anos
80.
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Viação:
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Araucária.
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Carroceria:
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Marcopolo
Torino '1'.
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Motor:
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???
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Observações:
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Até
as rodas são pintadas, um capricho da viação.
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Região
Metropolitana de Curitiba, década de 80. Marcopolo Torino da 1ª
geração – tecnicamente chamado 'Torino 1983' – aguarda o
momento de partir pra mais uma viagem na linha que liga os municípios
de Curitiba e Araucária (pela foto não sabemos em que ponta da
linha o veículo está quando foi clicado).
Ainda vigorava pintura livre, como notam. No começo dos anos 90 o governador Roberto Requião padronizou a pintura dos ônibus metropolitanos de Curitiba. Dividiu-se a cidade em diversas faixas,os veículos teriam a cor da faixa variando apenas o tom conforme acategoria da linha (radial, alimentadora, etc.). Algumas poucas
linhas seriam beges, pra todas as viações.
Desde
o fim dos anos 90, e muito mais a partir da virada do milênio, todas
as viações padronizaram suas frotas em bege, todas as linhas, pois
assim fica mais fácil remanejar os busos tanto entre diferentes
linhas da mesma viação como entre as viações.
Digo,
todas menos a Viação São José dos Pinhais. Essa manteve o
vermelho que recebeu na padronização Requião.
…..
De
volta ao Torino em pintura livre que é nosso tema de hoje.
Antigamente haviam pelo menos 2 linhas que ligavam o Centro dos
municípios da capital e de Araucária: um pela Avenida das
Araucárias, que é o que está mostrado aqui, e outra pela Rodovia
do Xisto, a BR-476 (note no letreiro a linha em 2 camadas, detalhe
logo extinto aqui em Curitiba).
Vale
lembrar que na década de 80 o transporte municipal de Curitiba já era integrado – afinal, o sistema de Expressos com suas canaletas
exclusivas e terminais começou em 1974.
Mas
o sistema metropolitano não era integrado. As linhas eram
convencionais, ou seja iam dos municípios vizinhos ao Centro da
capital sem integração, terminais ou corredores exclusivos.
Assim,
no caso específico de Araucária, a linha principal ia pelo Portão,
e dali pela João Bettega via Fazendinha e CIC pro subúrbio
metropolitano. Essa ainda existe. E havia um ramal, que ia bem mas ao
sul dentro do município de Ctba., seguia pra região metropolitana
via Rodovia do Xisto como já dito.
Com
o tempo, boa parte das linhas metropolitanas foi integrada ao sistema
municipal da capital. Assim ainda exste, dizendo novamente, a linha
que vai do Centro de Araucária ao Centro de Ctba. via Av das
Araucárias. E existe também o alimentador Araucária/Portão, que
faz o mesmo trajeto até o Terminal do Portão.
Mas
a linha pela Rodovia do Xisto foi seccionada no Terminal do
Pinheirinho, agora é a alimentadora Araucária/Pinheirinho. Ficou
mais inteligente, dali quem quiser vir pro Centro usa Expresso,
Ligeirão ou Ligeirinho, e ainda tem acesso a integração total com
Curitiba
SÉRIE 'PINTURA LIVRE' NOS METROPOLITANOS DE CURITIBA (até os anos 90):
- ARAUCÁRIA (Zona Sul, essa matéria que estão lendo);
- CAMPO LARGO (Zona Oeste)
- Demais viações em breve.
Matérias
completas sobre o tema:
- DO
ARCO-ÍRIS RESTOU O RUBRO, O RESTO VIROU BEGE: ÔNIBUS METROPOLITANOS
DE CURITIBA, 1992-PRESENTE
Reportagens sobre os Monoblocos Mercedes-Benz:
- NEOBUS: O "ESPÍRITO MONOBLOCO" ESTÁ VIVO (Nesse caso ressaltando a semelhança de um modelo posterior e de outra fábrica com o Mono)
- PRA MATAR (DE) SAUDADES: O MONOBLOCO EM AÇÃO - NO PERU NÃO HÁ SAUDADES, AINDA ESTÁ EM AÇÃO
- "TEMPO BOM": DE FORTALEZA A PORTO ALEGRE, EIS O MONOBLOCO EM AÇÃO
Anexo também as sobre o transporte municipal:
- 'LESTE', 'NORTE', 'OESTE', 'SUL' E 'BOQUEIRÃO': ÔNIBUS DE CURITIBA, ANOS 80.
"Deus proverá"
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