quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Araucária, pintura livre

https://omensageiro77.wordpress.com/2015/02/26/abriu-o-bau-os-onibus-metropolitanos-de-curitiba-antes-da-padronizacao/

ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"



Imagem pertencente ao  portal Memória Gaúcha. Créditos mantidos. Visite as fontes.
Local:
Grande Curitiba-PR.
Data:
Anos 80.
Viação:
Araucária.
Carroceria:
Marcopolo Torino '1'.
Motor:
???
Observações:
Até as rodas são pintadas, um capricho da viação.


Região Metropolitana de Curitiba, década de 80. Marcopolo Torino da 1ª geração – tecnicamente chamado 'Torino 1983' – aguarda o momento de partir pra mais uma viagem na linha que liga os municípios de Curitiba e Araucária (pela foto não sabemos em que ponta da linha o veículo está quando foi clicado).




Desde o fim dos anos 90, e muito mais a partir da virada do milênio, todas as viações padronizaram suas frotas em bege, todas as linhas, pois assim fica mais fácil remanejar os busos tanto entre diferentes linhas da mesma viação como entre as viações.

Digo, todas menos a Viação São José dos Pinhais. Essa manteve o vermelho que recebeu na padronização Requião.
..

De volta ao Torino em pintura livre que é nosso tema de hoje. Antigamente haviam pelo menos 2 linhas que ligavam o Centro dos municípios da capital e de Araucária: um pela Avenida das Araucárias, que é o que está mostrado aqui, e outra pela Rodovia do Xisto, a BR-476 (note no letreiro a linha em 2 camadas, detalhe logo extinto aqui em Curitiba).



Mas o sistema metropolitano não era integrado. As linhas eram convencionais, ou seja iam dos municípios vizinhos ao Centro da capital sem integração, terminais ou corredores exclusivos.

Assim, no caso específico de Araucária, a linha principal ia pelo Portão, e dali pela João Bettega via Fazendinha e CIC pro subúrbio metropolitano. Essa ainda existe. E havia um ramal, que ia bem mas ao sul dentro do município de Ctba., seguia pra região metropolitana via Rodovia do Xisto como já dito.

Com o tempo, boa parte das linhas metropolitanas foi integrada ao sistema municipal da capital. Assim ainda exste, dizendo novamente, a linha que vai do Centro de Araucária ao Centro de Ctba. via Av das Araucárias. E existe também o alimentador Araucária/Portão, que faz o mesmo trajeto até o Terminal do Portão.

Mas a linha pela Rodovia do Xisto foi seccionada no Terminal do Pinheirinho, agora é a alimentadora Araucária/Pinheirinho. Ficou mais inteligente, dali quem quiser vir pro Centro usa Expresso, Ligeirão ou Ligeirinho, e ainda tem acesso a integração total com Curitiba

SÉRIE 'PINTURA LIVRE' NOS METROPOLITANOS DE CURITIBA (até os anos 90):
- VIAÇÃO DO SUL (atende Rio Branco do Sul, Itaperuçu e Alm. Tamandaré, Zona Norte);
- ARAUCÁRIA (Zona Sul, essa matéria que estão lendo);

- CAMPO LARGO (Zona Oeste)

- Demais viações em breve.

Matérias completas sobre o tema:


- DO ARCO-ÍRIS RESTOU O RUBRO, O RESTO VIROU BEGE: ÔNIBUS METROPOLITANOS DE CURITIBA, 1992-PRESENTE

 

Reportagens sobre os Monoblocos Mercedes-Benz:

 

- NEOBUS: O "ESPÍRITO MONOBLOCO" ESTÁ VIVO (Nesse caso ressaltando a semelhança de um modelo posterior e de outra fábrica com o Mono)

 

- PRA MATAR (DE) SAUDADES: O MONOBLOCO EM AÇÃO - NO PERU NÃO HÁ SAUDADES, AINDA ESTÁ EM AÇÃO

- "TEMPO BOM": DE FORTALEZA A PORTO ALEGRE, EIS O MONOBLOCO EM AÇÃO

Anexo também as sobre o transporte municipal:

CHEGOU O LIGEIRÃO NORTE - DEPOIS DE 5 ANOS...UFA!!! (Conto a história do sistema Expresso) 

- 'LESTE', 'NORTE', 'OESTE', 'SUL' E 'BOQUEIRÃO': ÔNIBUS DE CURITIBA, ANOS 80.

- OS "CURITIBOCAS" - Desenhos de Curitiba, inclusive de alguns ônibus.

    "Deus proverá"

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário