Local:
|
Joinville-SC.
|
Data:
|
Metade
da década de 80.
|
Viação:
|
Gidion.
|
Carroceria:
|
Marcopolo
Torino '1' (oficialmente Torino '1983').
|
Motor:
|
???
|
Observações:
|
Época
que os busos em Joinville tinham propaganda na lataria, o que não
ocorre mais – aqui em Curitiba nunca ocorreu.
|
Blumenau contou com ônibus amarelos até 2016. |
Confira matéria completa com dezenas de fotos, contando a evolução dos ônibus na Grande Florianópolis, Joinville, Blumenau, Itajaí/Balneário Camboriú, Criciúma, Chapecó, Lages e as "cidades-gêmeas da divisa" (Rio-Mafra e 'Porto União da Vitória').
O título se deve a que das 24 maiores cidades catarinenses, nada menos que 16 têm (ou tiveram recentemente) ônibus inteiros nesse cor. 2/3. Fora mais algumas cidades menores.
Mais: a Busscar, o “ônibus-trem” (que também é Busscar), a influência curitibana, o ‘bondinho’ (‘papa-filas’), os aviões-restaurantes, a conquista campo-larguense (que também é curitibana e também é amarela).
Em azul e branco de costas Thamco da Transtusa na pintura livre em Joinville anos 80 (fonte da foto:
Até que em 1987 a Busscar - ainda chamada Nielson' - começa a produzir veículos urbanos.
Por duas décadas, a frota joinvillense foi 100% Busscar, valorizando a marca ‘da casa’.
Inteiro amarelo, o articulado Busscar na pintura padronizada sai do Terminal (prov. o Central) em Jvlle.
Como todos sabem, a Busscar foi um símbolo da indústria de Joinville, de Stª Catarina e do Brasil.
Só que com a falência, as viações da cidade precisaram encontrar outras alternativas.
- JOINVILLE, TERRA AMADA & QUERIDA -
Não é “a maior cidade de SC”, como muitos dizem. A Grande Florianópolis é quem ocupa esse posto, pois uma 'cidade' inclui a região metropolitana, e não apenas o município.
Ainda assim, Joinville é a maior cidade do interior, município mais populoso de todo estado, seu pulmão industrial.
Por isso o maior PIB catarinense – o dobro da capital Fpolis.!
Seu cartão-postal mais famoso está logo na entrada da cidade, é obviamente o portal visto acima.
-
(Radiografia completa do transporte 'manezinho', com dezenas de fotos: da pintura livre a padronizada, a volta a pintura livre, ao novo retorno a padronização)
- PIONEIROS DA PADRONIZAÇÃO METROPOLITANA: BELO HORIZONTE, GOIÂNIA E FLORIANÓPOLIS
3 cidades foram as primeiras a padronizar a pintura dos ônibus metropolitanos:
Trata-se das capitais de Minas Gerais (inteiro azul), Goiás (branco com flecha laranja) e Santa Catarina (ao lado).
Na virada dos anos 70 pros 80 (ou logo no comecinho dos 80) elas padronizaram as linhas municipais. E incluíram as linhas metropolitanas no mesmo pacote.
As padronizações adotadas foram: MetroBel em B.H. (buso unicolor conforme a categoria de linha, as duas faixinhas menores coloridas indicando a região da cidade);
Goiânia, essa que do Monobloco 2075 da H.P., a mesma pintura pra toda a frota, sem variações;
E Florianópolis, padronização EBTU – Empr. Brasileira de Transp. Urbanos -, buso branco, faixa colorida indicando a região da cidade (também adotada em Brasília, Porto Alegre-RS, Maceió-AL e Campinas-SP).
(As fotos de B.H. e Goiânia pertencem a página Ônibus Brasil, enquanto que a de Fpolis. é pertencente ao portal EgonBus - detalhe que esse último além de tudo é um Fiat.)
Agora os textos sobre as cidades de forma geral, abordando além dos ônibus:
- BLUMENAU, A "ALEMANHA BRASILEIRA:
A cidade mais alemã do Brasil (certamente entre as grandes e médias, que têm mais de 300 mil habitantes).
Veja acima as casas em ‘enxaimel‘ (modelo de construção típico alemão) na Beira-Rio: isso é Blumenau.
Agora, toda moeda tem duas faces. O lado menos conhecido de Blumenau é que de seus 300 e poucos mil moradores cerca de 60 mil vivem em ocupações irregulares nos morros.
Na foto a seguir o morro da Rua Araranguá, no bairro Garcia próximo ao Centro: isso também é Blumenau.
.............ILHA DA MAGIA - E CONTINENTE TAMBÉM: GRANDE FLORIANÓPOLIS, SC
Relato geral sobre a cidade, abordando não apenas o transporte. Mas falamos também sobre isso, da volta do livre pro padronizado, cliquei várias cenas mostrando a transição.
- “¡ BAMOS A LA PLAYA !” - CANASVIEIRAS E BEIRA-MAR NORTE, FLORIANÓPOLIS
A matéria logo acima, chamada 'Ilha da Magia', havia sido feita no inverno, em junho de 2015. Estava frio e não teve então jeito de ir ao mar, como era de se esperar pela época do ano. Um ano e meio depois, voltei a Floripa em pleno verão. Estava quente, bem quente. Vi uma Praia de Canasvieiras lotada, tanto de brasileiros quanto de argentinos, uruguaios e paraguaios.
Na foto que mostra justamente a praia note o camelô com a bandeira da Pátria Amada e do Uruguai no mesmo mastro.
Havia atambém a da Argentina, que não apareceu.
Publicado em setembro de 2016, com o material sobre Bombinhas. Atualizado em novembro de 2017, mostrando Barra Velha.
Ainda na estrada já vemos as famosas baleias, num hotel na BR-101 em Barra Velha.
..........
Paraná e Santa Catarina dividem duas “cidades-gêmeas“:
Em ambos os casos um município em cada estado, mas formando uma única cidade.
Se preferir uma região metropolitana bi-estadual. Daí o título das matérias:
- ''RIO-MAFRA'': 1 CIDADE, 2 ESTADOS (Paraná/S. Catarina) -
Rio Negro/PR + Mafra/SC
Publicado originalmente apenas com um desenho em dezembro de 2014.
Em julho de 2018 reformulado pra se tornar uma reportagem sobre a cidade.
Ao contrário de Rio-Mafra, em “Porto União da Vitória” não é o rio quem divide os municípios (e os estados).
Assim você pode pisar em SC e PR – simultaneamente (esq.).
Nenhum comentário:
Postar um comentário