ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"
Imagens
pertencentes
ao sítio
Ônibus Brasil.
Créditos mantidos. Visite as fontes.
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Local:
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Grande
Goiânia-GO.
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Data:
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Virada
dos anos 70 pros 80.
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Viação:
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Transurb,
estatal (acima); e HP, particular (abaixo).
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Carroceria:
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Mercedes
“Monbobloco 1” (0-362).
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Motor:
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Mercedes
0-362 (traseiro).
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Observações:
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Linha
que na época passava em área rural, ou ao menos nos arrebaldes
da cidade, como notam.
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Grande Goiânia, virada da
década de 70 pra de 80. Monobloco 1 da viação estatal estadual
Transurb liga a capital ao subúrbio metropolitano de Senador Canedo.
(Nota:
no pé da página há outro
Mono1 da mesma época, mas de outra viação. E esse colorido, pra
podermos conferir o esquema de cores. E tem mais: eu desenhei a mim mesmo em frente ao buso acima. Confira essa versão).
Como já observado antes, a linha passava até
pela zona rural, no mínimo a fronteira entre cidade e campo.
Pintado
na padronização “da
Flecha”,
que valia tanto pro sistema municipal quanto metropolitano.
3
capitais brasileiras foram pioneiras em padronizar a pintura dos
ônibus metropolitanos: Florianópolis-SC, Belo Horizonte-MG
e
Goiânia. Elas, na virada dos anos 70 pros 80
(ou
logo no comecinho dos 80) quando
padronizaram as linhas municipais, incluíram as linhas
metropolitanas no mesmo pacote.
Curitiba e São Paulo, entre outras, padronizaram os ônibus municipais na mesma época, entre o fim dos anos 70 e começo dos 80.
Ainda
assim, a capital paranaense só foi uniformizar a pintura dos ônibus metropolitanos uma década e meia mais tarde,
no começo dos anos 90. Durante todo os anos 80 vigorou pintura livre - era um espetáculo ir a "Rodoviária Velha" (como o Terminal Guadalupe ainda era chamado) e ver aquele desfile muti-colorido na frota.
A capital paulista demorou mais ainda, as viações metropolitanas só tiveram que uniformizar suas pinturas (no padrão azul da EMTU) perto da virada do milênio.
Algumas
capitais (o Rio de Janeiro,
entre muitas outras) até hoje não padronizaram a pintura nas linhas
metropolitanas.
………..
Voltando a Goiânia, que
é nosso tópico de hoje. Assim foi a primeira padronização
da cidade, ainda no finzinho dos anos 70: buso branco, com uma flecha
em laranja seguida
de detalhes em azul.
Valia pra todas as linhas, todas as
regiões da cidade. Abrangendo Região Metropolitana, que inclui os
municípios de Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Trindade,
entre outros.
Tem mais: Goiânia, B.H. e
Floripa foram as pioneiras da padronização metropolitana,
como dito acima.
Dessas, apenas a capital de
Goiás mantém ininterruptamente pinturas idênticas tanto pros busos
municipais quanto inter-municipais metropolitanos até hoje.
Não a mesma pintura desde
aquela época, claro. Depois dessa do buso inteiro branco com
um flecha Goiânia teve nos anos 80 a que eu acho a mais bonita de
todas, o veículo bege com uma faixa branca no meio, com as bordas da faixa em azul e laranja.
Na sequência houveram diversas outras
padronizações. Mas o que nunca mudou é que desde essa padronização
que vemos aqui os busos metropolitanos e municipais têm pintura
padronizada, e idêntica.
Em Belô e na “Ilha da Magia”(Fpólis) não se manteve assim.
A capital de Minas implantou apintura 'Metrobel', que valia pra municipais e inter-municipais. No
entanto depois houve o 'divórcio':
As linhas metropolitanas,
gerenciadas pelo DER-MG, adotaram padronização distinta das
municipais da capital, gerenciadas pela BHTrans.
Enfatizando pra não deixar dúvidas:
os metropolitanos de B. Horizonte têm pintura padronizada, os
municipais também. Mas são decorações distintas, como ocorre em
Curitiba, São Paulo, Porto Alegre-RS, São Luís do Maranhão e
outras cidades.
Já em Florianópolis nos anos
90 houve a despadronização geral. Tanto viações metropolitanas
quanto municipais voltaram a pintura livre.
Hoje, Belém do Pará tem, como
Goiânia, ônibus municipais e metropolitanos padronizados exatamente
na mesma pintura (a
padronização belenense se deu nos anos 90).
Em Curitiba, Recife-PE e Vitória
do Espírito Santo a correspondência é parcial: em todas elas há
uma padronização que abarca também a região metropolitana.
Mas ela não atinge a totalidade
do sistema; em algumas linhas, municipais ou inter-municipais conforme o
caso, há outros padrões de pintura ou mesmo pintura livre.
100% da frota municipal e
metropolitana pintada igual hoje só Goiânia e Belém, até onde
sei. E de forma ininterrupta desde os anos 70, é privilégio de
Goiânia.
........
Veja reportagem completa sobre o tema:
Veja reportagem completa sobre o tema:
Matérias que mostram ônibus Monoblocos (abaixo das ligações há mais uma foto, essa colorida, lembre-se):
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(Nesse caso ressaltando a semelhança de um modelo posterior e de outra fábrica com o Mono).
"Deus proverá"
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