quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Pioneiros da Padronização Metropolitana: Goiânia




https://omensageiro77.wordpress.com/2015/02/13/neobus-o-espirito-monobloco-esta-vivo/

ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"


Imagens pertencentes ao sítio Ônibus Brasil. Créditos mantidos. Visite as fontes.

Local:
Grande Goiânia-GO.
Data:
Virada dos anos 70 pros 80.
Viação:
Transurb, estatal (acima); e HP, particular (abaixo).
Carroceria:
Mercedes “Monbobloco 1” (0-362).
Motor:
Mercedes 0-362 (traseiro).
Observações:
Linha que na época passava em área rural, ou ao menos nos arrebaldes da cidade, como notam.

Grande Goiânia, virada da década de 70 pra de 80. Monobloco 1 da viação estatal estadual Transurb liga a capital ao subúrbio metropolitano de Senador Canedo.

(Nota: no pé da página há outro Mono1 da mesma época, mas de outra viação. E esse colorido, pra podermos conferir o esquema de cores. E tem mais: eu desenhei a mim mesmo em frente ao buso acima. Confira essa versão).

Como já observado antes, a linha passava até pela zona rural, no mínimo a fronteira entre cidade e campo.

Pintado na padronização “da Flecha”, que valia tanto pro sistema municipal quanto metropolitano.

3 capitais brasileiras foram pioneiras em padronizar a pintura dos ônibus metropolitanos: Florianópolis-SC, Belo Horizonte-MG e Goiânia. Elas, na virada dos anos 70 pros 80 (ou logo no comecinho dos 80) quando padronizaram as linhas municipais, incluíram as linhas metropolitanas no mesmo pacote.



A capital paulista demorou mais ainda, as viações metropolitanas só tiveram que uniformizar suas pinturas (no padrão azul da EMTU) perto da virada do milênio.

Algumas capitais (o Rio de Janeiro, entre muitas outras) até hoje não padronizaram a pintura nas linhas metropolitanas.
………..

Voltando a Goiânia, que é nosso tópico de hoje. Assim foi a primeira padronização da cidade, ainda no finzinho dos anos 70: buso branco, com uma flecha em laranja seguida de detalhes em azul.

Valia pra todas as linhas, todas as regiões da cidade. Abrangendo Região Metropolitana, que inclui os municípios de Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Trindade, entre outros.

Tem mais: Goiânia, B.H. e Floripa foram as pioneiras da padronização metropolitana, como dito acima.

Dessas, apenas a capital de Goiás mantém ininterruptamente pinturas idênticas tanto pros busos municipais quanto inter-municipais metropolitanos até hoje.

Não a mesma pintura desde aquela época, claro. Depois dessa do buso inteiro branco com um flecha Goiânia teve nos anos 80 a que eu acho a mais bonita de todas, o veículo bege com uma faixa branca no meio, com as bordas da faixa em azul e laranja.

Na sequência houveram diversas outras padronizações. Mas o que nunca mudou é que desde essa padronização que vemos aqui os busos metropolitanos e municipais têm pintura padronizada, e idêntica.

Em Belô e na “Ilha da Magia”(Fpólis) não se manteve assim.


As linhas metropolitanas, gerenciadas pelo DER-MG, adotaram padronização distinta das municipais da capital, gerenciadas pela BHTrans.

Enfatizando pra não deixar dúvidas: os metropolitanos de B. Horizonte têm pintura padronizada, os municipais também. Mas são decorações distintas, como ocorre em Curitiba, São Paulo, Porto Alegre-RS, São Luís do Maranhão e outras cidades.

Já em Florianópolis nos anos 90 houve a despadronização geral. Tanto viações metropolitanas quanto municipais voltaram a pintura livre.


Hoje, Belém do Pará tem, como Goiânia, ônibus municipais e metropolitanos padronizados exatamente na mesma pintura (a padronização belenense se deu nos anos 90).

Em Curitiba, Recife-PE e Vitória do Espírito Santo a correspondência é parcial: em todas elas há uma padronização que abarca também a região metropolitana.

Mas ela não atinge a totalidade do sistema; em algumas linhas, municipais ou inter-municipais conforme o caso, há outros padrões de pintura ou mesmo pintura livre.

100% da frota municipal e metropolitana pintada igual hoje só Goiânia e Belém, até onde sei. E de forma ininterrupta desde os anos 70, é privilégio de Goiânia.
Matérias que mostram ônibus Monoblocos (abaixo das ligações há mais uma foto, essa colorida, lembre-se):
 "Deus proverá"

https://omensageiro77.wordpress.com/2015/03/06/tempo-bom-de-fortaleza-a-porto-alegre-eis-o-monobloco-em-acao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário