terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Ônibus pitoco com 4 portas??? Esse você nunca viu!!!


https://omensageiro77.wordpress.com/2015/08/13/buso-trem-buso-barco-brasuca-bonde-2-andares-mais-transgenia-mundo-afora/

ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"


Imagens pertencentes ao sítio A Todo Bus Chile. Créditos mantidos. Visite as fontes.

Local:
Chile.
Data:
???
Viação:
???
Carroceria:
Caio Gabriela (padrão alongado)
Motor:
Scania
Observações:
'Missão Cumprida': o bichão já encerrou as atividades e está num desmanche sendo desmontado.

Chile, provavelmente em tomada já no século 21. Caio Gabriela Scania (padrão alongado, o 'Padron') com 4 portas. Gostou dessa?

Muitas cidades até hoje não adotaram a 3ª porta, os busos ainda têm somente 2 (em algumas, como em Fortaleza-CE, são 3 mas só 2 abrem fora dos terminais).

Quando o Gabriela era fabricado (fim dos anos 70/começo dos 80) era dificílimo 3ª porta, 99% dos Gabrielas (não-articulados) têm somente 2.


E o que dizer de Gabriela pitoco (não-articulado) de 4 portas???? Sim, eu disse 4 portas!!!
Pois no Chile existiu…É um Scania, claro.

…………
O outro extremo é a África do Sul. Ali, quase todos os ônibus urbanos são de somente1 porta, com exceção dos articulados. 
 
É herança da colonização inglesa. Por muito tempo os busos de Londres só tiveram 1 porta - incluindo os lendários 2-andares vermelhões. Alias esses bichões são longevos: 
 
Diversos veículos 2-andares britânicos fabricados nos anos 50 circularam em Londres até depois da virada do milênio. 
 
 
Fugi um pouquinho do tema da postagem de hoje. Mas fizemos esse adendo pra marcar os extremos: 
 
Os busos ingleses por décadas só tiveram uma porta (os mais modernos têm 2, sejam de 1 ou 2 andares). 

Por conta disso, muitos busos na África do Sul, mesmo os mais novos, ainda têm somente 1 porta, todo mundo entra e sai pelo mesmo local, tornando a circulação caótica na hora do pico, o que comprovei pessoalmente.

Seguindo na mesma balada de 'portas a menos', no Rio Grande do Sul era comum até pouco tempo atrás os articulados terem somente 2 portas, sendo que quase todos os sanfonados mundo afora têm ao menos 3 e os de Curitiba (e várias outras cidades também) 4 portas.
 
A maioria dos ônibus pitocos (não-articulados) em todo planeta têm 2 portas, uma pra embarque e outra pra desembarque, e é muito comum a configuração com 3 portas. 
 
Mas 4….essa você nunca tinha visto! Note que as portas são coladas umas nas outras, você dá 5 passos dentro do salão do veículo e já está em outra porta.
………..
As encarroçadoras brasileiras são muito fortes nesse país trans-andino. Quando estive no Chile em 2015, 100% dos ônibus de Santiago eram brasileiros. Isso me refiro a veículos de tamanho normal. 
 
Quanto aos micros, o avanço brasileiro era forte mas ali as fábricas locais ainda marcam boa presença. 
 
E como vemos por essa foto, há tempos as montadoras de ônibus de nossa Pátria Amada fincaram presença em solo chileno. 
 
Também da Caio, o modelo Carolina de micro-ônibus foi muito popular lá.
https://omensageiro77.wordpress.com/2015/08/13/buso-trem-buso-barco-brasuca-bonde-2-andares-mais-transgenia-mundo-afora/


Série sobre o Chile:

1valparaiso e assim

- “A VIDA NO MORRO”, PARTE 2: VALPARAÍSO É AMÉRICA DE CORPO E ALMA

Uma imagem vale por milhares de palavras. A periferia de 'Valpo' é assim.

 
Matérias sobre o transporte no Chile
 – BUSSCAR, AQUI JAZ; UMA HOMENAGEM PÓSTUMA

A história da montadora, que no auge foi uma potência no Brasil. E mesmo no mundo – na Colômbia por exemplo ela é um íconeSua queda, e a luta pra se re-erguer, agora ficada somente no modal rodoviário.

Esse branco com faixas azuis e verdes é de Teresina-PI: pintura meio livre/meio padronizada; faixa vertical já indica padronização (imagem do portal Ônibus Brasil).

Deus proverá

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