ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"
Autoria
própria. Imagem de livre circulação, desde que os créditos
sejam mantidos.
|
Local:
|
Fortaleza-CE.
|
Data:
|
08/2011.
|
Viação:
|
São
José de Ribamar.
|
Carroceria:
|
Marcopolo
“Torino”.
|
Motor:
|
Mercedes-Benz.
|
Observações:
|
Coloquei
“Torino” entre aspas porque hoje tanto nos ônibus quanto
carros os modelos mudam mas os nomes se mantém. Esse e muito mais
os atuais Torinos nada têm em comum com os 1ºs. Torinos.
|
Fortaleza,
agosto de 2011. A capital do Ceará então era a "Cidade dos Ônibus Azuis"
– e dos prefixos em outro tom.
Bem,
os prefixos ainda são em outro tom,
por isso Fortaleza é o “Epicentro da Costa Norte Brasileira”. O
que quero dizer com isso? É simples, em Fortaleza a numeração dos
busos é em duas cores, o prefixo em uma e o sufixo em outra.
Essa
característica surgiu ali e depois se espalhou por Teresina-PI, São
Luiz do Maranhão, Belém do Pará e Manaus-AM
(bem, por haver uma viação que opera tanto em Brasília-DF quanto
São Luiz e Teresina, há resquícios dessa peculiaridade até na
Capital Federal).
Todas
essas capitais citadas acima têm - ou ao menos tiveram até
recentemente - isso em comum, o número do 'carro' de forma bi-color.
E quanto a lataria do veículo inteira celeste: os
ônibus e o céu, tudo azul em Fortaleza, em tomada feita no
Aeroporto.
A
pintura dos coletivos é padronizada e única pra cidade inteira. Em
2011 era assim, agora a frente, traseira e o teto são em azul-claro, mas o corpo lateral do veículo é branco.
Vou
falar aqui do que presenciei a época, quando
era tudo uni-color em azul:
nos horários de pico ainda circulavam alguns veículos mais velhos,
com a pintura no padrão antigo, usado na 1ª e 2ª padronizações, e, o mais
curioso, uma viação era rebelde e mantinha parte de sua frota na
pintura livre, resistindo – de forma parcial – a 3
padronizações. No total, 99% dos ônibus estavam assim como veem na
imagem.
Era
a famosa padronização 'Das Flechas', a 3ª da cidade. Curiosamente,
Belo Horizonte na mesma época tinha uma pintura similar em seus
ônibus, com essas mesmas flechas grandes, subindo e descendo.
Apenas
na capital de Minas os busões eram vermelhos, azuis-escuros,
amarelos e verdes.
…….
Voltando
a Fortaleza. Disse acima que houve
ali uma viação 'rebelde', que se recusou a padronizar parte da
frota. Trata-se da São José de Ribamar. Era curioso de ver, sabe?
Toda a frota de Fortaleza era padronizada nesse azul claro, todas as
viações – exceto alguns carros da S.J. Ribamar, que permaneciam
na sua pintura livre clássica, verde-&-amarela.
Entretanto,
parte dos
veículos da S.J. Ribamar eram padronizados, esses dois aqui são
dela,
e estão pintados conforme a prefeitura determinava.
De
qualquer forma, isso acabou. Veio
a 4ª padronização de Fortaleza,
onde o teto, a frente e o fundo do veículo ainda são em azul-claro,
mas a lateral é branca (e as flechas se foram). E
a essa a São José de Ribamar teve que aderir de forma plena,
deixando como todas as outras viações 100% de seus ônibus pintados
como o poder público determina.
Na época não haviam articulados ou corredores exclusivos com estações com embarque pré-pago em nível. Hoje tudo isso é a realidade, fora que uma linha de trem de subúrbio foi modernizada pra metrô, e a segunda linha de metrô já está operando com VLT's. Mostro tudo isso com fotos nessa reportagem:
Mais matérias sobre o tema:
PREFIXO EM COR DIFERENTE: É A 'COSTA NORTE' BRASILEIRA
(Nessa mostro que várias capitais do Brasil, de Fortaleza a Manaus, compartilham essa característica do prefixo em cor distinta).
FORTALEZA, EPICENTRO DA COSTA NORTE DO BRASIL
- FORTALEZA: A CIDADE DO SOL, DO MAR, DAS LAGOAS, DO 'FUNK' E DOS ÔNIBUS AZUIS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário