terça-feira, 20 de novembro de 2018

Fortaleza: Cidade do Sol, do Mar e dos Ônibus Azuis

ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"


Autoria própria. Imagem de livre circulação, desde que os créditos sejam mantidos.
Local:
Fortaleza-CE.
Data:
08/2011.
Viação:
São José de Ribamar.
Carroceria:
Marcopolo “Torino”.
Motor:
Mercedes-Benz.
Observações:
Coloquei “Torino” entre aspas porque hoje tanto nos ônibus quanto carros os modelos mudam mas os nomes se mantém. Esse e muito mais os atuais Torinos nada têm em comum com os 1ºs. Torinos.

Fortaleza, agosto de 2011. A capital do Ceará então era a "Cidade dos Ônibus Azuis" – e dos prefixos em outro tom.

Bem, os prefixos ainda são em outro tom, por isso Fortaleza é o “Epicentro da Costa Norte Brasileira”. O que quero dizer com isso? É simples, em Fortaleza a numeração dos busos é em duas cores, o prefixo em uma e o sufixo em outra.

Essa característica surgiu ali e depois se espalhou por Teresina-PI, São Luiz do Maranhão, Belém do Pará e Manaus-AM (bem, por haver uma viação que opera tanto em Brasília-DF quanto São Luiz e Teresina, há resquícios dessa peculiaridade até na Capital Federal).

Todas essas capitais citadas acima têm - ou ao menos tiveram até recentemente - isso em comum, o número do 'carro' de forma bi-color. E quanto a lataria do veículo inteira celeste: os ônibus e o céu, tudo azul em Fortaleza, em tomada feita no Aeroporto.

A pintura dos coletivos é padronizada e única pra cidade inteira. Em 2011 era assim, agora a frente, traseira e o teto são em azul-claro, mas o corpo lateral do veículo é branco.

Vou falar aqui do que presenciei a época, quando era tudo uni-color em azul: nos horários de pico ainda circulavam alguns veículos mais velhos, com a pintura no padrão antigo, usado na 1ª e 2ª padronizações, e, o mais curioso, uma viação era rebelde e mantinha parte de sua frota na pintura livre, resistindo – de forma parcial – a 3 padronizações. No total, 99% dos ônibus estavam assim como veem na imagem.

Era a famosa padronização 'Das Flechas', a 3ª da cidade. Curiosamente, Belo Horizonte na mesma época tinha uma pintura similar em seus ônibus, com essas mesmas flechas grandes, subindo e descendo.

Apenas na capital de Minas os busões eram vermelhos, azuis-escuros, amarelos e verdes.
…….

Voltando a Fortaleza. Disse acima que houve ali uma viação 'rebelde', que se recusou a padronizar parte da frota. Trata-se da São José de Ribamar. Era curioso de ver, sabe? Toda a frota de Fortaleza era padronizada nesse azul claro, todas as viações – exceto alguns carros da S.J. Ribamar, que permaneciam na sua pintura livre clássica, verde-&-amarela.

Entretanto, parte dos veículos da S.J. Ribamar eram padronizados, esses dois aqui são dela, e estão pintados conforme a prefeitura determinava.

De qualquer forma, isso acabou. Veio a 4ª padronização de Fortaleza, onde o teto, a frente e o fundo do veículo ainda são em azul-claro, mas a lateral é branca (e as flechas se foram). E a essa a São José de Ribamar teve que aderir de forma plena, deixando como todas as outras viações 100% de seus ônibus pintados como o poder público determina. 

Na época não haviam articulados ou corredores exclusivos com estações com embarque pré-pago em nível. Hoje tudo isso é a realidade, fora que uma linha de trem de subúrbio foi modernizada pra metrô, e a segunda linha de metrô já está operando com VLT's. Mostro tudo isso com fotos nessa reportagem: 

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