ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"
Autoria própria. Imagem de livre circulação, desde que os créditos sejam mantidos. |
Local:
Grande Assunção, Paraguai.
|
|
Data:
05/2013.
|
|
Viação:
Maria Ana.
|
|
Carroceria:
???
|
|
Motor:
Mercedes-Benz, saltado a frente (a popular “Jardineira”).
|
|
Observações:
“Interno” no para-brisas é o equivalente ao nosso
“Municipal”.
|
Zona
Leste da Grande Assunção, maio de 2013.
Foto
tirada na Rodovia Nacional nº 2, na saída da capital, próximo a
divisa dos municípios de São Lourenço (‘San Lorenzo’ no
original) e Fernando de la Mora.
Como
todos sabem, as populares ‘jardineiras’
são ônibus encarroçados sobre chassis de caminhões. Até mesmo o
motor fica saltado a frente como nos veículos de carga.
Por
isso, o busão é desconfortável, dificultando o embarque e
desembarque por ser muito alto o piso, mas o teto por outro lado é
baixo, e o salão pequeno. Em compensação, o veículo é todo decorado, personalizado, como é padrão em toda América Latina e também na África.
Um
dia, as
jardineiras dominaram todo o transporte urbano da América Hispânica, do México,
Peru e Colômbia e a Argentina
e Chile.
Todos os países, praticamente sem exceção, tiveram nesse modal sua
espinha dorsal que movia o povão nas suas metrópoles.
Mas
aí começou uma onda de modernização, e depois
da virada do milênio Argentina, Chile,
e
Uruguai não mais contavam com jardineiras nas suas maiores cidades
(pra
achar alguma você precisava ir no fundão do interior).
Pois
bem. Na
primeira metade dessa década de 10, Paraguai, Colômbia, México e
América Central em geral, entre outros, ainda não haviam dado esse
passo.
Neles, a jardineira ainda dominava o transporte urbano (e no caso do
México e Colômbia incluso com veículos 0km, ou seja, eles gostavam
mesmo de jardineira e não pretendiam abandonar tão cedo).
Estive
no Paraguai em 2013. Não haviam metrô, trem, bonde moderno (VLT),
corredores exclusivos, qualquer tipo de integração, ônibus
articulados ou sequer padronização de pintura.
Mas
haviam jardineiras. Muitas e muitas delas.
Confere
a matéria:
Devo
adicionar que na segunda metade da década de 10 o Paraguai e demais
países como Colômbia e Panamá na Am. Central também aderiram a
onda de modernização. Os veículos novos que estão chegando não
são mais jardineiras, e sim busos como conhecemos no Brasil.
Assim,
em algum momento da década de 20 esses desconfortáveis mas
simpáticos ônibus com motor de caminhão a frente só serão vistos
em museus (tridimensionais ou virtuais como as páginas de
busologia).
Então está feito o registro. Em 2013, eram a cena mais comum das ruas paraguaias. Veja a Abertura de minha série da viagem a Assunção:
Então está feito o registro. Em 2013, eram a cena mais comum das ruas paraguaias. Veja a Abertura de minha série da viagem a Assunção:
“Deus proverá”
Nenhum comentário:
Postar um comentário