quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Cisne Amarelo

https://omensageiro77.wordpress.com/2015/04/29/do-arco-iris-restou-o-rubro-o-resto-virou-bege-onibus-metropolitanos-de-curitiba-1991-presente/

ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"


Imagem pertencente ao sítio Ônibus Brasil. Créditos mantidos. Visite as fontes.
Local:
Curitiba-PR.
Data:
Virada dos anos 70 pros 80.
Viação:
Marechal.
Carroceria:
Incasel Cisne.
Motor:
Mercedes-Benz.
Observações:
A pintura dos ônibus acabara de ser padronizada em Curitiba.

Curitiba, virada dos anos 70 pra 80. Um Cisne da Incasel da Viação Marechal faz a linha 103-Comendador Roseira/Bom Retiro. A pintura acabara de ser padronizada, os Convencionais (não-integrados) em amarelo. A entrada ainda era por trás.

Incasel era a 'Indústria de Carrocerias Serrana Ltda.', de Erechim-RS. Em 1985 a companhia faliu, e foi imediatamente comprada pela Comil, com sede em Cascavel-PR.

Até então a Comil não produzia ônibus, mas sim silos agrícolas. Mas ao adquirir a Incasel manteve a produção dos mesmos modelos – os urbanos eram além do Cisne visto aqui o Minuano.
………

Depois essa linha manteve o trajeto, mas mudou de nome e número. Se tornou a 175-Bom Retiro/PUC.

Note que ainda não havia escrito 'Entrada' e 'Saída' sobre as portas, em compensação havia um apoio de ferro de cada um dos lados, pra ajudar as pessoas a se apoiarem ao subirem ou descerem do coletivo.

Ainda se entrava por trás, mas logo a seguir a entrada foi mudada pra frente. Nos Expressos, que surgiram em 1974, sempre o embarque foi pela dianteira. A seguir os Convencionais, Interbairros e Alimentadores acompanharam.

Também não haviam as tradicionais flechas nas portas, na cor do veículo, que caracterizaram Curitiba nos anos 80 e 90. Hoje elas foram extintas, igualmente.

Tampouco existe a plaquinha com o itinerário, característica que foi introduzida logo a seguir, e que permanece até hoje.

A linha vem escrita em duas camadas, o que logo deixou de existir em Curitiba. E o número do buso vem bem no alto, ao lado do letreiro, e não sob o para-brisas como atualmente.

Quando ainda existiam as chapas de duas letras, os ônibus eram sempre 'CP', como nota aqui.

Confira essas outras reportagens sobre o transporte coletivo curitibano:

E agora sobre as linhas metropolitanas:
 "Deus proverá"

2 comentários:

  1. Olá! Estou amando suas publicações! Sempre quis achar um site com várias histórias antigas, de Curitiba, transportes antigos histórias de bairros. Fico muito agradecida pelos seus compartilhamentos tão ricos nos detalhes. Muito obrigada mesmo de coração.

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    1. Que bom que gostou do trabalho.

      Desculpe demorar publicar seu comentário e responder. Só agora, em março de 22, é que vi que haviam comentários aguardando moderação. Não tinha completo manejo sobre o painel de controle do 'blogspot', pois dedico mais tempo a minha outra página, onde além de publicar sobre ônibus escrevo sobre diversos assuntos.

      https://omensageiro77.wordpress.com/

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