Imagens pertencentes ao sítio Ônibus Brasil. Créditos mantidos. Visite as fontes. |
Local: Curitiba-PR.
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Data: 1987 (acima) e 1988 (abaixo).
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Viação: URBS – Urbanização de Curitiba.
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Carroceria: Marcopolo Torino Articulado.
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Motor: Volvo (central).
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Observações: A Frota Pública era de propriedade da
prefeitura ("do povo" - por isso os 'carros'
tinham chapa branca) mas era operada pelas viações particulares. |
Em 1987, a prefeitura de Curitiba resolve adquirir grande leva de articulados pra circularem nas canaletas do Expresso.
No fim desse mesmo ano chegam os primeiros 3 veículos: um Caio Amélia Scania (numerado 8001), um Amélia Volvo (8002) e um Marcopolo Torino Volvo (8003, visto acima ainda sem chapas na linha pro Boqueirão, Zona Sul).
No começo de 1988 aportam mais 10 Caio Amélias Scania. Esses 10, e mais o 8001 totalizando 11 Caios Scania no total, todos eles têm o eixo dianteiro a frente da porta, sob o motorista portanto.
A partir do meio de 1988 são adquiridos mais 75 'carros', todos eles Volvo, em duas levas: primeiro 25 Marcopolos Torino (abaixo vemos o 8026 0km sendo entregue), depois 50 Ciferal Alvorada.
Foram 88 ônibus articulados. Confira esse excelente levantamento do busólogo curitibano Osvaldo Teodoro Born, em sua página 'A Folha do Omnibus':
http://www.omnibus.com.br/frctba.htm
Usei seu trabalho como base pra fazer uma matéria em minha página, acrescentando mais fotos e informações.
Tudo somado, os 88 busos eram nessas configurações:
- 12 Caios Amélia (11 Scania e 1 Volvo)
- 26 Marcopolos Torino (todos Volvo)
- 50 Ciferal Alvorada (idem, 100% Volvo).
Vendo pelo fabricante de motor, repetindo, foram 11 Scanias (todos eles Caio Amélia e com o eixo a frente da porta) e 77 Volvos (sendo 1 Caio Amélia, 26 Marcopolos Torino e 50 Ciferal Alvorada, todos com o eixo na posição 'normal', atrás da porta).
Confira também essas outras reportagens sobre o transporte coletivo curitibano:
E agora sobre as linhas metropolitanas:
Nos despedimos com o 8026 0km, como prometido.
"Deus proverá"
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