terça-feira, 6 de novembro de 2018

Bah, Tri-Legal!!!

https://omensageiro77.wordpress.com/2016/02/20/terras-do-tribus-onibus-trucado-urbano-paraiba-rio-grande-do-norte-e-sao-paulo/
Origem da foto acima: internet. Imagem abaixo pertencente ao sítio Ônibus Brasil. Créditos 
mantidos. Visite as fontes.
Local: Grande Porto Alegre-RS.

Data: Final da década de 1970 (acima) e década de 1980 (abaixo).

Viação: Vicasa – Viação Canoense S.A. .

Carroceria: Nimbus Haragano.

Motor: ???.

Observações: Algumas fontes dizem ser esse o 1º Tribus (ônibus trucado, com 3 eixos) urbano brasileiro.


Grande Porto Alegre, final dos anos 70. A Nimbus entrega a Viação Canoense (que mais tarde adotaria a sigla Vicasa) o primeiro Tribus urbano brasileiro. Portanto, o 'pai' de todos os trucados.

A Nimbus também era gaúcha, de Caxias do Sul.  A mesma cidade da Marcopolo, que acabaria comprando-a em sua expansão pra se tornar a maior fabricante de carrocerias do mundo.

Esse era o modelo Haragano (um vento que sopra no Pampa Gaúcho), muito usado nos Expressos de Curitiba (que estavam sendo implantados na mesma época, apenas esses não eram Tribus). A marca registrada do Haragano era o letreiro inclinado a frente. 

De volta ao Rio Grande do Sul, a Vicasa - como o nome indica - atende o município de Canoas, bem como o vizinho município de Cachoeirinha, ambos na região metropolitana da capital

Confira matéria sobre os Tribus no Brasil (citei esses 3 estados porque é onde esse modelo é mais comum, mas há fotos deles pelo país inteiro, inclusive em terras gaúchas): 
Por ser uma leve transgenia, publiquei esse veículo também nessa postagem: 
Encerramos com uma tomada do mesmo bichão agora em ação, indo pro bairro Maracanã. Note que a viação mudou seu nome-fantasia e pintura.

O pai de todos os Tribus brasileiros. Como eles dizem por lá: "Tri-Legal!!!"

"Deus proverá"
https://omensageiro77.wordpress.com/2016/02/20/terras-do-tribus-onibus-trucado-urbano-paraiba-rio-grande-do-norte-e-sao-paulo/


Nenhum comentário:

Postar um comentário