ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"
Origem
da imagem: internet.
|
Local:
|
???.
|
Data:
|
1985.
|
Viação:
|
Itapemirim.
|
Carroceria:
|
Tecnobus.
|
Motor:
|
???.
|
Observações:
|
Propaganda
de lançamento do revolucionário Tribus.
|
Brasil,
1985.
A Itapemirim lança o moderno e revolucionário “Tribus 2”,
a
segunda geração do ônibus
trucado (com
3 eixos, como o nome indica)
que marcou época nas nossas estradas.
A
Itapemirim já operava ônibus 3 eixos desde 1971,
primeiramente
encomendando carrocerias das fábricas já estabelecidas, como a
Ciferal ('Cia. Industrial de Ferro e Alumínio', pra quem não
conhecia a sigla).
No
entanto, o 'Tribus 2' marca o início de uma nova era. Pois foram
produzidos pela Tecnobus, encarroçadora pertencente a própria
Itapemirim, criada especialmente pra esse fim.
O
Tribus 2 era mais alto, com um visual futurista – alias um dos
comerciais da viação a época equiparava o Novo Tribus exatamente a
uma nave espacial.
Nos
anos 80 e 90 a Itapemirim foi um mito no transporte brasileiro. Sua
frota era moderna, e ela não apenas a operava, mas produzia suas
próprias maravilhas tecnológicas. Daí o lema do anúncio, “o
Amanhã é Nosso!”.
Era
um marco das estradas brasileiras, os busões amarelos
rasgando
a maior parte dessa nação-continente.
E
não apenas nas rodovias. A empresa tem sede na cidade de Cachoeiro
do Itapemirim-ES, a quem homenageia. Mas se a cidade nomeou a viação,
a viação retribuiu e nomeou um bairro da cidade.
Sim,
é isso. O bairro de Cachoeiro onde fica a garagem da Itapemirim
chama-se “Amarelo”, referência exatamente ao tom dominante na
frota da empresa.
Segundo
dizem alguns (não posso confirmar se é um fato), a Itapemirim no
auge chegou a ser a maior cliente da Mercedes-Benz a nível global.
Mesmo
que não fosse a maior de todas, certamente era uma das maiores. Isso
também basta pra mostrar o poderio dessa gigante – que
infelizmente veio a pique.
O
país mudou, as
passagens de avião ficaram mais baratas, e a classe mais
baixa da população passou a ter acesso a cartão de crédito –
que até os anos 80 era privilégio da elite e classe média-alta.
Assim,
a demanda por viagens de ônibus entre o Sudeste e o Nordeste caiu
significativamente.
E
compreensivelmente, né? Ainda bem que foi assim. Afinal, não é
nada fácil ficar dois ou três dias dentro de um busão. Se hoje os
filhos e netos de nordestinos que construíram as metrópoles do
Sudeste podem ir de avião ao Nordeste visitar as famílias, que bom
que nossa nação deu esse passo.
Seja
como for, a alegria de um muitas vezes é a desgraça de outro. Com a
significativa redução desse nicho, aliado a outros problemas
internos de má-administração, a Itapemirim acabou decaindo
superlativamente.
Vendeu
boa parte das suas linhas mais rentáveis que ainda restam ao grupo
Júlio Simões da Grande São Paulo, e tem tido sérios problemas na
justiça. Inclusive com frequentes apreensões de ônibus na estrada,
em plena viagem.
E
aí os passageiros têm que ficar horas no posto da polícia
rodoviária até que o veículo-reserva chegue (quando escrevo essa
matéria, em 2018, infelizmente essa é a triste realidade).
Um
destino melancólico pra uma empresa que não apenas foi referência
no setor, como era inclusive um mito.
Esperamos
que se for a Vontade do Oni-Poderoso a Itapemirim recupere seus dias
de glória. Mas por hora é assim que tá, a Vida é Cíclica –
como a carta da 'Roda da Fortuna' do Tarô mostra – e após o auge
vem o ocaso.
Assim
só nos resta relembrar os tempos bons. Quem viveu nunca esquecerá.
1985.
Surge o Novo Tribus, comparado até a naves espaciais.
Se
você teve o privilégio de andar num desses perto da época que eles
foram lançados, eu não preciso explicar mais nada . . .
Matérias sobre o tema:
TERRAS DO TRIBUS (ÔNIBUS TRUCADO) URBANO: PARAÍBA, RIO GRANDE DO NORTE E SÃO PAULO
(O foco é mais nos urbanos, porém mostro também o Tribus rodoviário. E citei esses 3 estados porque é onde esse modelo é mais comum, mas há fotos deles pelo país inteiro)
RECORDAR É VIVER: A RODOVIÁRIA DE CURITIBA "NAQUELE TEMPO" . . .
(Mostro um pouco também da antiga Rodoviária de SP, a Júlio Prestes na Luz)
BR-116, BR-381, ETC: COMO AS RODOVIAS SÃO NUMERADAS
"Deus proverá"
Nenhum comentário:
Postar um comentário