sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Bi-articulados no Brasil: Manaus

https://omensageiro77.wordpress.com/2015/09/25/a-mae-de-deus-manaus-amazonas/

ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"


Origem da imagem: internet.
Local:
Manaus-AM.
Data:
Começo da década de 2010.
Viação:
???
Carroceria:
Marcopolo Viale (bi-articulado).
Motor:
???
Observações:
O ônibus veio usado de São Paulo, e não foi re-emplacado.

Manaus, começo da década de 10. A capital do Amazonas tinha bi-articulados. Só mais 4 cidades do Brasil tinham esse privilégio: Curitiba, São Paulo, Campinas-SP e Goiânia-GO

Entre 2014 e 2018 o Rio de Janeiro entrou pra lista, porém já deixou de deixou de contar com esse modal. Na própria Manaus que estamos mostrando tampouco há bi-articulados atualmente.

Mas voltemos a falar de 2010. É óbvio, né, bi-articulado é que tem 2 sanfonas, e esse só essas 5 cidades do primeiro parágrafo tinham. Mas vai além disso. No começo dessa milênio várias capitais importantíssimas do Brasil não tinham sequer articulados, com uma sanfona somente.
 

Na época, o Rio de Janeiro, Belo Horizonte-MG, Salvador-BA e Fortaleza-CE (entre outras) não contavam com articulados.


Essa linha (Vilarinho/Cid. Adm.), pelo seu caráter especial, tinha pintura específica, e era de graça pros funcionários públicos que lá trabalham, bastava apresentar a carteira funcional.

Mas pras linhas normais, que eram tarifadas, a capital mineira não tinha nem ônibus articulado, muito menos bi-articulado.

Já Manaus tinha tanto articulados quanto bi-articulados. Os bi-articulados de Manaus da época vieram todos usados, veja que esse nem foi re-emplacado, a chapa ainda diz “SP-São Paulo”.

Visitei Manaus em 2010, andei nos bi-articulados da cidade. Constatei que a prática de importar ônibus usados era o padrão, vi veículos (não necessariamente bi-articulados)  também com placas de Curitiba, Rio de Janeiro e Porto Alegre-RS.

Outro detalhe: era característica de Manaus (antes do letreiro eletrônico) o letreiro menor, onde viria o nº da linha, ficar vazio. O nº então era espremido no letreiro principal, ao lado do nome da linhaem menor medida, isso existiu também em Santa Catarina, em Joinville e Florianópolis, pelo menos.

Notam que o prefixo está em cor diferente: o '01' em preto, e os demais números em branco. Trata-se de um traço da 'Costa Norte Brasileira', essa moda surgiu em Fortaleza e se espalhou por Teresina-PI, São Luís-MA, Belém-PA e Manaus.

Faço a ressalva que várias das capitais citadas acima também modernizaram sua rede de transportes. Quando estive em B.H. em 2012 o Move estava na fase final de obras. Agora já está operando, com articulados, corredores exclusivos, e estações modernas com embarque em nível pré-pago. A linha Vilarinho/Cid. Adm. (a única que tinha sanfonados quando fui lá) foi incorporada ao Move, e virou alimentadora do mesmo. 


A capital baiana implantou o sistema Integra Salvador, que padronizou a pintura e mudou a entrada pela frente. Creio que a cidade até hoje não tenha articulados (eles existiram nos anos 80 e 90, mas nesse milênio só rodaram alguns poucos em testes, inclusive alguns que iam pra Manaus). Em compensação, Salvador já conta com 2 linhas de metrô.
 

Uma modernização também se deu no Rio. Foram inaugurados os modernos corredores do sistema Trans-Carioca, então agora a Cidade Maravilhosa têm, como a capital mineira, articulados, corredores exclusivos, e estações modernas com embarque em nível pré-pago. Os articulados fazem as linhas-tronco, mais longas, e ônibus curtos ou micros os alimentadores locais, com integração tarifária. O metrô também passou por ampliação.

Atualização: no final da década, após a Olimpíada de 2016 que lá foi sediada, o Rio de Janeiro passou a enfrentar sérias dificuldades, e isso repercutiu também no transporte coletivo, tanto que a cidade deixou de contar com bi-articulados. Falaremos disso melhor em outra oportunidade.

……

Em tempo: em 2010 Manaus tinha sim articulados e bi-articulados, mas quase todos tinham vindo usados de outras cidades. Como nas demais capitais, de lá pra cá houve grande modernização no transporte manauara: chegaram dezenas de ônibus novos, sendo dezenas de articulados.

Então hoje os sanfonados que rodam nesse pedaço da Amazônia chegaram 0km. Em compensação, acredito que atualmente (2019) Manaus não tenha mais bi-articulados, nas fotos não vi nenhum. Bem, Manaus não está sozinha. No Rio os bi-articulados operaram de 2014 a 2018, mas atualmente também não rodam mais.
..........


Série "Bi-Articulados no Brasil"
- MANAUS (essa matéria que acabam de ler)

Matérias sobre o tema 

DE CURITIBA PRO MUNDO (busos que começaram sua vida útil aqui a capital do PR e depois foram vendidos a outras cidades por toda a América – alguns foram pra Manaus)


Série sobre Belém, que também é na Amazônia. 

- A "FILHA DAS ÁGUAS": BELÉM DO PARÁ (Abertura da série sobre minha viagem ao Pará)

"VAMOS A PRAIA": É DIA DE DOMINGO EM BELÉM DO PARÁNo fim-de-semana, a galera se espreme nos busos pra ir se banhar nas praias de rio do Outeiro e Mosqueiro. Eu fiz o mesmo.

Feliz Lusitânia”: a Amazônia é brasileira graças a Belém Abordamos a história da cidade, como Belém foi fundamental duas vezes pra que a Pátria Amada tivesse seu quinhão da Grande Floresta:

1º na fundação e depois na vitória brasileira na Insurreição da Cabanagem, apoiada pela França que pretendia abocanhar nosso território. Nessa mensagem faço também um apanhado do futebol no Pará, e mostramos que esse é, até hoje, o estado mais português do Brasil.

Falo da periferia da cidade, da sua rede de transportes e da pichação de muros em Belém, entre outros temas.


"Deus proverá".

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