ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"
Imagem
abaixo pertencente ao sítio Tudo de Ônibus. Créditos mantidos. Visite as fontes.
Origem
da foto acima: internet.
|
Local:
|
Campinas-SP.
|
Data:
|
Década
de 2010.
|
Viação:
|
Itajaí.
|
Carroceria:
|
Busscar
Pluss (acima) e Caio Mondego (abaixo).
|
Motor
|
???
(acima) e Volvo (abaixo).
|
Observações:
|
Na
imagem acima no fundo vemos um Caio articulado, só com 1 sanfona.
|
Campinas,
década de 10.
Vemos
em ação dois
bi-articulados da
Viação Itajaí, acima um Busscar e abaixo um Caio Volvo.
Já na padronização InterCamp, adotada em 2005 e ainda vigente,
onde os busões são decorados com esse arco.
Como
em SP Capital, os coletivos da maior cidade do interior paulista têm
portas dos dois lados. São Paulo e Campinas são muito ligadas por serem muito próximas e o que ocorre no transporte paulistano reverbera em Campinas, eventualmente essa cidade também influencia a capital.
Os
primeiros bi-articulados campineiros chegaram em 2010. No início
dessa década só
mais 4 cidades do Brasil tinham esse privilégio: Curitiba, São Paulo,
Manaus-AM
e Goiânia-GO.
Entre 2014 e 2018 o Rio de Janeiro entrou pra lista, porém já deixou de deixou de contar com esse modal. Em Manaus tampouco há bi-articulados atualmente.
Mas
voltemos a falar de 2010. É óbvio, né, bi-articulado é que tem 2
sanfonas, e esse só essas 5 cidades do primeiro parágrafo tinham.
Mas vai além disso. No
começo dessa milênio várias capitais importantíssimas do Brasil
não tinham sequer articulados, com uma sanfona somente.
Na
época, o Rio de Janeiro,
Belo Horizonte-MG,
Salvador-BA
e Fortaleza-CE
(entre outras) não contavam com articulados.
Digo, estive em BH em 2012.
Haviam
sim articulados, mas numa única linha, que inclusive tinha pintura
própria: a que ligava as estações de metrô e ônibus do Vilarinho
a Cidade Administrativa,
a sede do governo do estado, que é bem distante, ainda no município
de Belô mas no extremo norte dele, na divisa com Santa Luzia e
Vespasiano.
Essa
linha (Vilarinho/Cid. Adm.), pelo seu caráter especial, tinha
pintura específica, e era de graça pros funcionários públicos que
lá trabalham, bastava apresentar a carteira funcional.
Mas
pras linhas normais, que eram tarifadas, a capital mineira não tinha
nem ônibus articulado, muito menos bi-articulado.
……...
Faço
a ressalva que várias
das capitais citadas acima também modernizaram sua rede de
transportes.
Quando visitei B.H. em 2012 o Move estava na fase final de obras. Agora já está operando,
com articulados, corredores exclusivos, e estações modernas com
embarque em nível pré-pago. A linha Vilarinho/Cid. Adm. (a única
que tinha sanfonados quando fui lá) foi incorporada ao Move, e virou
alimentadora do mesmo.
Em
Fortaleza idem.
Além de corredores exclusivos, articulados e estações com embarque elevado, uma linha de trem de subúrbio virou metrô, e a segunda linha de metrô – com VLT – entrou em funcionamento.
A
capital baiana implantou o sistema Integra Salvador,
que padronizou a pintura e mudou a entrada pela frente. Creio que a
cidade até hoje não tenha articulados (eles existiram nos anos 80 e
90, mas nesse milênio só rodaram alguns poucos em testes, inclusive
alguns que iam pra Manaus). Em compensação, Salvador já conta com
2 linhas de metrô.
Como
nas demais capitais, no
decorrer dessa década
houve grande modernização no transporte de
Manaus:
chegaram dezenas de ônibus novos, sendo dezenas de articulados.
Uma melhoria
significativa
também se deu no Rio (leia
atualização abaixo).
Foram inaugurados os modernos corredores do sistema Trans-Carioca,
então agora a Cidade Maravilhosa têm, como a capital mineira,
articulados, corredores exclusivos, e estações modernas com
embarque em nível pré-pago. Os articulados fazem as linhas-tronco,
mais longas, e ônibus curtos ou micros os alimentadores locais, com
integração tarifária. O metrô também passou por ampliação.
Atualização: no final da década, após a Olimpíada de 2016 que lá foi sediada, o Rio de Janeiro passou a enfrentar sérias dificuldades, e isso repercutiu também no transporte coletivo, tanto que a cidade deixou de contar com bi-articulados. Falaremos disso melhor em outra oportunidade.
..........
Série "Bi-Articulados no Brasil" – em Manaus e no Rio eles existiram mas já foram extintos; nas demais cidades ainda operando (escrevo em 2019):
- MANAUS
- CURITIBA
- GOIÂNIA
- CAMPINAS (essa matéria que acabam de ler)
Matérias sobre o tema: (abaixo das ligações há mais uma imagem, do bi-articulado Caio):
- SP: A REVOLUÇÃO NO TRANSPORTE - Abordo também um pouco de Campinas, mas o foco principal é a capital. Evidente que as coisas estão longe de serem perfeitas. Mas comparando ao que era até os anos 90 o transporte público em SP melhorou muito. Somando as redes de metrô e trem suburbano - e precisa somar, pois você acessa ambas pagando uma só passagem - a rede sobre trilhos na Grande SP já iguala o metrô de Nova Iorque/EUA. Os ônibus paulistanos igualmente mudaram da água pro vinho, mesmo que ainda haja espaço pra melhorar bem mais.
Reportagens
sobre o transporte e sobre a cidade em São Paulo/Capital:
- 'SAIA-&-BLUSA':
OS ÔNIBUS PAULISTANOS (1978-1991):
Essa focando mais especificamente nos ônibus como o nome
indica, abordando
a pintura livre (até 1978) e as padronizações 'Saia-&-Blusa'
(78-92, como dito), 'Municipalizado' (1992-2003) e 'Inter-Ligado'
(2003-presente).
- A
FÊNIX TROVÃO AZUL: DE NORTE A SUL, ENERGIA JAMAIS SE PERDE, SE
TRANSFORMA -
(abordando exatamente a CMTC e sua pintura mais famosa, a 'Trovão
Azul'. Não fui só eu que gostei dela. Veja como ela foi copiada no
Brasil inteiro, de Porto
Alegre-RS a Manaus.
- "CAMALEÃO"
8000 DA CMTC: O 1º TRÓLEIBUS-ARTICULADO DO BRASIL TEVE 2
CARROCERIAS, 6 PROPRIETÁRIOS, 7 (OU 9?) PINTURAS E &
NUMERAÇÕES - Fabricado
em 1985, saiu de circulação em 2012. Começou Caio e foi
re-encarroçado Marcopolo. Comprado
estatal, foi privatizado. Iniciou
a operação na Zona Leste, foi pra Zona Sul, voltou pra Z/L, de novo
pra Z/S, e como o bom filho a casa torna, retornou mais um vez pra
Z/L. Ficou sem placa por 15 anos aproximadamente
(até
a virada do milênio tróleibus em SP e várias outras cidades não
eram emplacados), começou
na lona, ganhou letreiro eletrônico mas nos fim retornou a lona,
ganhou ar-condicionado e portas elevadas a esquerda. Enfim, o bichão
é um museu-vivo do
transporte paulistano - alias hoje é exatamente isso que ele é, um
ônibus-museu - se houvesse espaço, ele estaria no 'Museu da CMTC'
aqui retratado.
- CENAS
PAULISTANAS: O CENTRO E A ZONA SUL DE SÃO PAULO EM IMAGENS -
Matéria-portal sobre SP, onde estão ancoradas as outras reportagens
que já fiz sobre a cidade; falo um pouco da modernização do
transporte igualmente.
-"PIXAI POR NÓIS" - A MARGINAL TIETÊ E A DUTRA (Grande SP, municípios da Capital e o vizinho Guarulhos)
O melhor
e o pior do Brasil, a poucas quadras de distância um do outro. O
Centrão, que
está com muitos moradores de rua e diversos outros problemas típicos
de uma metrópole desse porte;
E
ali do ladinho a “Cidade Verde”, os Jardins, a Paulista,
Higienópolis, e o começo das Zonas Oeste e Sul,
região que ao lado da Orla do Rio é onde mais concentra elite e
alta burguesia no Brasil.
Na
verdade o foco se restringe a Vila Carrão (ao
lado) e
Imediações. Mas não deixa de ser a primeira matéria na Z/L.
Nenhum comentário:
Postar um comentário