segunda-feira, 22 de abril de 2019

Bi-articulados no Brasil: Campinas

https://omensageiro77.wordpress.com/2018/07/23/busscar-aqui-jaz-uma-homenagem-postuma/

Imagem abaixo pertencente ao sítio Tudo de Ônibus. Créditos mantidos. Visite as fontes. 
 
Origem da foto acima: internet.
Local:
Campinas-SP.

Data:
Década de 2010.

Viação:
Itajaí.
Carroceria:
Busscar Pluss (acima) e Caio Mondego (abaixo).

Motor
??? (acima) e Volvo (abaixo).
Observações:
Na imagem acima no fundo vemos um Caio articulado, só com 1 sanfona.

Campinas, década de 10. Vemos em ação dois bi-articulados da Viação Itajaí, acima um Busscar e abaixo um Caio Volvo. Já na padronização InterCamp, adotada em 2005 e ainda vigente, onde os busões são decorados com esse arco.



Os primeiros bi-articulados campineiros chegaram em 2010. No início dessa década só mais 4 cidades do Brasil tinham esse privilégio: Curitiba, São Paulo, Manaus-AM e Goiânia-GO.

Entre 2014 e 2018 o Rio de Janeiro entrou pra lista, porém já deixou de deixou de contar com esse modal. Em Manaus tampouco há bi-articulados atualmente.

Mas voltemos a falar de 2010. É óbvio, né, bi-articulado é que tem 2 sanfonas, e esse só essas 5 cidades do primeiro parágrafo tinham. Mas vai além disso. No começo dessa milênio várias capitais importantíssimas do Brasil não tinham sequer articulados, com uma sanfona somente.


Na época, o  Rio de Janeiro, Belo Horizonte-MG, Salvador-BA e Fortaleza-CE (entre outras) não contavam com articulados.

Digo,  estive em BH em 2012. Haviam sim articulados, mas numa única linha, que inclusive tinha pintura própria: a que ligava as estações de metrô e ônibus do Vilarinho a Cidade Administrativa, a sede do governo do estado, que é bem distante, ainda no município de Belô mas no extremo norte dele, na divisa com Santa Luzia e Vespasiano.

Essa linha (Vilarinho/Cid. Adm.), pelo seu caráter especial, tinha pintura específica, e era de graça pros funcionários públicos que lá trabalham, bastava apresentar a carteira funcional.

Mas pras linhas normais, que eram tarifadas, a capital mineira não tinha nem ônibus articulado, muito menos bi-articulado.

……...

Faço a ressalva que  várias das capitais citadas acima também modernizaram sua rede de transportes. Quando visitei B.H. em 2012 o Move estava na fase final de obras. Agora já está operando, com articulados, corredores exclusivos, e estações modernas com embarque em nível pré-pago. A linha Vilarinho/Cid. Adm. (a única que tinha sanfonados quando fui lá) foi incorporada ao Move, e virou alimentadora do mesmo.


A capital baiana implantou o sistema Integra Salvador, que padronizou a pintura e mudou a entrada pela frente. Creio que a cidade até hoje não tenha articulados (eles existiram nos anos 80 e 90, mas nesse milênio só rodaram alguns poucos em testes, inclusive alguns que iam pra Manaus). Em compensação, Salvador já conta com 2 linhas de metrô.

Como nas demais capitais, no decorrer dessa década houve grande modernização no transporte de Manaus: chegaram dezenas de ônibus novos, sendo dezenas de articulados.

Uma melhoria significativa também se deu no Rio (leia atualização abaixo). Foram inaugurados os modernos corredores do sistema Trans-Carioca, então agora a Cidade Maravilhosa têm, como a capital mineira, articulados, corredores exclusivos, e estações modernas com embarque em nível pré-pago. Os articulados fazem as linhas-tronco, mais longas, e ônibus curtos ou micros os alimentadores locais, com integração tarifária. O metrô também passou por ampliação.

Atualização: no final da década, após a Olimpíada de 2016 que lá foi sediada, o Rio de Janeiro passou a enfrentar sérias dificuldades, e isso repercutiu também no transporte coletivo, tanto que a cidade deixou de contar com bi-articulados. Falaremos disso melhor em outra oportunidade.

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Série "Bi-Articulados no Brasil" – em Manaus e no Rio eles existiram mas já foram extintos; nas demais cidades ainda operando (escrevo em 2019):

MANAUS

- CAMPINAS (essa matéria que acabam de ler)
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Matérias sobre o tema: (abaixo das ligações há mais uma imagem, do bi-articulado Caio):


- SP: A REVOLUÇÃO NO TRANSPORTE - Abordo também um pouco de Campinas, mas o foco principal é a capital. Evidente que as coisas estão longe de serem perfeitas. Mas comparando ao que era até os anos 90 o transporte público em SP melhorou muito. Somando as redes de metrô e trem suburbano - e precisa somar, pois você acessa ambas pagando uma só passagem - a rede sobre trilhos na Grande SP já iguala o metrô de Nova Iorque/EUA. Os ônibus paulistanos igualmente mudaram da água pro vinho, mesmo que ainda haja espaço pra melhorar bem mais.

 

Reportagens sobre o transporte e sobre a cidade em São Paulo/Capital:

'SAIA-&-BLUSA': OS ÔNIBUS PAULISTANOS (1978-1991): Essa focando mais especificamente nos ônibus como o nome indica, abordando a pintura livre (até 1978) e as padronizações 'Saia-&-Blusa' (78-92, como dito), 'Municipalizado' (1992-2003) e 'Inter-Ligado' (2003-presente)

A FÊNIX TROVÃO AZUL: DE NORTE A SUL, ENERGIA JAMAIS SE PERDE, SE TRANSFORMA - (abordando exatamente a CMTC e sua pintura mais famosa, a 'Trovão Azul'. Não fui só eu que gostei dela. Veja como ela foi copiada no Brasil inteiro, de Porto Alegre-RS Manaus.

- "CAMALEÃO" 8000 DA CMTC: O 1º TRÓLEIBUS-ARTICULADO DO BRASIL TEVE 2 CARROCERIAS, 6 PROPRIETÁRIOS, 7 (OU 9?) PINTURAS E & NUMERAÇÕES Fabricado em 1985, saiu de circulação em 2012. Começou Caio e foi re-encarroçado MarcopoloComprado estatal, foi privatizadoIniciou a operação na Zona Leste, foi pra Zona Sul, voltou pra Z/L, de novo pra Z/S, e como o bom filho a casa torna, retornou mais um vez pra Z/L. Ficou sem placa por 15 anos aproximadamente (até a virada do milênio tróleibus em SP e várias outras cidades não eram emplacados), começou na lona, ganhou letreiro eletrônico mas nos fim retornou a lona, ganhou ar-condicionado e portas elevadas a esquerda. Enfim, o bichão é um museu-vivo do transporte paulistano - alias hoje é exatamente isso que ele é, um ônibus-museu - se houvesse espaço, ele estaria no 'Museu da CMTC' aqui retratado.

CENAS PAULISTANAS: O CENTRO E A ZONA SUL DE SÃO PAULO EM IMAGENS - Matéria-portal sobre SP, onde estão ancoradas as outras reportagens que já fiz sobre a cidade; falo um pouco da modernização do transporte igualmente.

-"PIXAI POR NÓIS" - A MARGINAL TIETÊ E A DUTRA (Grande SP, municípios da Capital e o vizinho Guarulhos) 

O melhor e o pior do Brasil, a poucas quadras de distância um do outro. O Centrãoque está com muitos moradores de rua e diversos outros problemas típicos de uma metrópole desse porte;

E ali do ladinho a “Cidade Verde”, os Jardins, a Paulista, Higienópolis, e o começo das Zonas Oeste e Sul, região que ao lado da Orla do Rio é onde mais concentra elite e alta burguesia no Brasil.

– A CIDADE CINZA”fotografando a Zona Leste (fevereiro/18). 
Na verdade o foco se restringe a Vila Carrão (ao lado) e Imediações. Mas não deixa de ser a primeira matéria na Z/L.


 "Deus proverá"
https://omensageiro77.wordpress.com/2017/01/19/tabela-trocada/

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