ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"
(Zona Sul, faixa 7, Roxo, do Inter-Ligado)
Local:
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São
Paulo-SP.
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Viação:
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Consórcio
7, não sei a viação.
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Data:
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01/2014.
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Carroceria:
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Caio
Milênio 'Expresso'.
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Motor:
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Volvo.
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Observação:
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Sim,
eu sei, hoje usa-se a sigla em inglês 'BRT'. Mas nos anos 80
esses modelos eram chamados 'Expressos', tipo o Gabriela-Expresso
da Caio e Veneza-Expresso da Marcopolo.
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Entre 2014 e 2018 o Rio de Janeiro entrou pra lista, porém já deixou de deixou de contar com esse modal. Manaus-AM também os teve, mas igualmente não mais.
Anos 80: assim era o busão pro bairro. |
A capital baiana implantou o sistema Integra Salvador, que padronizou a pintura e mudou a entrada pela frente. Creio que a cidade até hoje não tenha articulados (eles existiram nos anos 80 e 90, mas nesse milênio só rodaram alguns poucos em testes, inclusive alguns que iam pra Manaus). Em compensação, Salvador já conta com 2 linhas de metrô - breve escreverei bastante sobre o sistema de transporte em Salvador, com muitas fotos.
Atualização: no final da década, após a Olimpíada de 2016 que lá foi sediada, o Rio de Janeiro passou a enfrentar sérias dificuldades, e isso repercutiu também no transporte coletivo, tanto que a cidade deixou de contar com bi-articulados. Falamos disso melhor em outra oportunidade.
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Faixa 2, Azul-escuro, Zona Norte (breve);
- - Faixa 3, Amarelo, Zona Leste (matéria já publicada);
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Faixa 6, Azul-claro, Zona Sul (breve);
- Faixa 7, Roxo, Zona Sul (essa matéria que acabam de ler);
Mais matérias sobre São Paulo/Capital:
Pois ideias são atemporais, já que são Energia. Energia nunca morre.
– NO NINHO DAS COBRAS (janeiro/16) – É o Butantã, Zona Oeste, óbvio. Nomeia o famoso ‘Instituto Butantan’, aquele que produz soros anti-ofídicos e vacinas. Dessa vez não visitei o Instituto. O foco da matéria é retratar um pouco do bairro, a Vila Gomes e Jd. Bonfiglioli,
Segura essa: no Chile também teve capelinha! |
- CAPELINHA: RIO, SP, B.H., BELÉM E POA; PLACA NO ALTO: ESTAMOS NO SUDESTE
Quem perto de 40 (escrevo em 2021) vai lembrar quem em muitas cidades antigamente os busos tinham ‘capelinhas’ – letreiro menor no teto pro nº da linha.
Mostra o Sudeste e mais Belém-PA, Porto Alegre-RS e até Brasília-DF (onde houve esse apetrecho em maior escala), além de dar um panorama global.
Falo também de um costume, nos anos 70 e 80 típico do Sudeste Brasileiro e também presente no Chile e Argentina: pôr a chapa na grade de respiração do motor, e não no espaço próprio pra isso no para-choques.
- 'SAIA-&-BLUSA': OS ÔNIBUS PAULISTANOS (1978-1991): Essa focando mais especificamente nos ônibus como o nome indica, abordando a pintura livre (até 1978) e as padronizações 'Saia-&-Blusa' (78-92, como dito), 'Municipalizado' (1992-2003) e 'Inter-Ligado' (2003-presente).
Ao lado um antigo Caio Bela Vista da Bola Branca de 'saia' vermelha e 'blusa' bege (algumas imagens pertencem ao sítio Revista Portal do Ônibus).
– “A CIDADE CINZA” – fotografando a Zona Leste (fevereiro/18). Na verdade o foco se restringe a Vila Carrão e imediações. Mas não deixa de ser a primeira matéria na Z/L.
SP: a "Selva de Pedra". |
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"PIXAI
POR NÓIS" - A MARGINAL TIETÊ E A DUTRA - Breve ensaio fotográfico na Marginal Tietê (ao lado) e comecinho da Dutra. Portanto pegando as Zonas Central e Norte – inclui algumas tomadas no subúrbio metropolitano de Guarulhos.
Outras reportagens sobre o tema:
Dezenas de exemplos de busões operando em linhas ou mesmo cidades distintas do que sua pintura indica.Seja emprestados em testes ou quando foram vendidos e o novo dono simplesmente não repintou.
Também aparecerão ônibus com ‘tabela trocada’ dentro da mesma cidade.
Por exemplo esse Expresso “Frota Pública” de Curitiba operando como Inter-Bairros.
Se estivesse na tabela correta, o buso seria verde,
como aquele que o ultrapassa ao fundo.
Repare que a placa de itinerário atrás da porta é verde (essa e outras fotos são do acervo do portal Ônibus Brasil).
Peraí: micro-ônibus com 3 eixos??? Só pode ser na Paraíba!
Na capital João Pessoa, onde amam tanto ônibus trucado que até micrinho é Tribus.
- TERRAS DO TRIBUS (ÔNIBUS TRUCADO) URBANO: PARAÍBA, RIO GRANDE DO NORTE E SÃO PAULO
Esses 3 estados – SP, PB e RN – concentram essa manifestação no Brasil.
Por consequência são comuns também nos vizinhos estados do Nordeste.
Especialmente em Pernambuco e Sergipe e já mais raros na Bahia.
A esquerda no Terminal Central (não-integrado) de Durbã, 2017. A África do Sul também curte Tribus.
Voltando a nossa nação, evidente que eles existem pelo Brasil todo. Achei fotos dos trucados no:
Norte do Paraná, Mato Grosso, Rio (esse só no tempo jurássico), em Minas, Pará (nesse caso já desativado) e no Rio Grande do Sul.
O 1º Tribus do Brasil veio do interior de Santa Catarina, vejam vocês.
Era uma Rural, que o dono adaptou o 3º eixo – como a tomada histórica registrou.
(A fonte da imagem é o sítio da viação autora da façanha, a Turiscoll.)
Na mesma região, o Oeste de SC, encontramos nos tempos atuais também um micro-tribus, como ocorre na Paraíba.
"Deus proverá"
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