quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Chegou o Ligeirão Norte – depois de 5 anos….Ufa!


Autoria própria. Imagem de livre circulação, desde que os créditos sejam mantidos 
 
Local:
Curitiba-PR.
Data:
03/2018.
Viação:
Glória.
Carroceria:
Marcopolo.
Motor:
Volvo.
Observações:
Primeiro dia de operações do Ligeirão Norte, fui conferir 'in loco'.

Curitiba, março de 2018.  Na véspera do o aniversário de 325 anos da cidade enfim foi inaugurada a linha do Ligeirão Norte.

Que liga Santa Cândida, na Zona Norte, a divisa da Água Verde e Batel, na Zona Central

 
(Nota: sim, esse número de '325 anos' em 2018 – 326 em 19, quando escrevo – é evidente pela contagem oficial europeia, que só conta desde a chegada dosbrancos.)


Seja como for, eis diferencial do Ligeirão Norte em relação as lnhas paradoras do Expresso: o Ligeirão Passa e para pelos Terminais Boa Vista e Cabral, e pelos tubos Passeio Público, Central, Eufrásio Correia (onde há o centro comercial chamado Estação) e Osvaldo Cruz.

Nos demais tubos o Ligeirão passa direto, sem encostar.


Assim o trajeto que leva 40 minutos na linha paradora é feito em pouco mais da metade do tempo, 20 a 25 minutos.


Com uma economia de 15 a 20 minutos na ida e o mesmo tempo na volta.

Permitindo ao trabalhador ganhar mais de meia-hora pra ficar em casa com a família.


Sem pagar um centavo a mais por isso. Muito bom mesmo!


E já não era sem tempo essa economia de tempo chegar:


Depois de 5 anos de atraso a linha foi enfim entregue, as obras começaram em 2012!


A previsão de inauguração era 2013. Já com um ano de atraso, ficou pronto em 2014, e de lá pra cá 4 anos parado.

Sim, é isso. Gastaram R$ 16 milhões, que até aqui não tinham servido pra nada. 
 
Finalmente foi posto pra funcionar. Antes tarde que nunca, né?
..........



Série "Bi-Articulados no Brasil"  em Manaus e no Rio eles existiram mas já foram extintos; nas demais cidades ainda operando (escrevo em 2019):
 
- CURITIBA (essa matéria que acabam de ler)

Matérias sobre o tema: 



Agora sobre as linhas metropolitanas:

- DO ARCO-ÍRIS RESTOU O RUBRO, O RESTO VIROU BEGE: ÔNIBUS METROPOLITANOS DE CURITIBA, 1992-PRESENTE


- ABRIU O BAÚ: OS ÔNIBUS METROPOLITANOS DE CURITIBA ANTES DA PADRONIZAÇÃO


Mais reportagens sobre o transporte Curitibano.


- ANTES & DEPOIS: FROTA PÚBLICA DE CURITIBA: Entre 1987 e 88, a prefeitura encomendou 88 articulados, que vieram pintados de laranja.

Usei seu trabalho como base pra fazer uma matéria em minha página, acrescentando mais fotos e informações. 

Tudo somado, os 88 busos eram nessas configurações:
12 Caios Amélia (11 Scania e 1 Volvo)
26 Marcopolos Torino (todos Volvo)
50 Ciferal Alvorada (idem, 100% Volvo).

Vendo pelo fabricante de motor, repetindo, foram 11 Scanias (todos eles Caio Amélia e com o eixo a frente da porta) e 77 Volvos (sendo 1 Caio Amélia, 26 Marcopolos Torino e 50 Ciferal Alvorada, todos com o eixo na posição ‘normal’, atrás da porta).

Esse é focado nos ônibus. Falo bastante da cidade de Curitiba, principalmente de um fato curioso:Azul é a cor mais comum de ônibus pelo mundo afora.
No entanto, só em 2011 a capital do Paraná foi ter busos nessa cor. A vai durar pouco. Os ‘ligeirões’ comprados a partir de 2018 voltaram a ser vermelhos.

Assim, em algum momento na década de 20, a frota azul adquirida em 2011 será substituída.

Curitiba deixará então de ter busos celestes, e então nãos os terá nem no municipal tampouco no metropolitano. Alias esse tema já nos leva a próxima matéria.

Aqui retrato a história do modal ‘Expresso’, desde sua criação em 1974Você sabe quantas cores o Expresso já teve em Curitiba?

Foram 4, começou vermelho, já tentaram fazer Expressos laranjas (dir.), cinzas (esq.) e azuis, mas sempre voltam a ser vermelhos.

As próximas 3 matérias retratam Colombo, na Zona Norte da Grande Curitiba.

– VIAGEM PRO PASSADO: A GARAGEM DA VIAÇÃO COLOMBO, ANOS 80 - Quando ainda era pintura livre, e a viação era grande cliente da Caio (depois ela ficou 20 anos sem adquirir Caios 0km).

Ficou pronto em 2006, mas ficou 3 anos fechado, só sendo inaugurado (de forma errada) em 2009.
Somente em 2016 o Roça Grande se transformou num terminal de verdade.
Com linha troncal sendo feita por articulado e linhas alimentadoras com integração de fato.
Fotografei um articulado Caio ex-BH chegando no Terminal Roça Grande vindo do Centrão de Ctba. .  Isso nos leva as duas próximas matérias.

Até 2015, a prefeitura de Curitiba controlava também boa parte do transporte metropolitano.
Então era proibido trazer ônibus usados, tinha que ser sempre 0km.
Nesse ano houve o rompimento. As linhas inter-municipais voltaram pra alçada do governo do estado.
Com isso, Curitiba passou a ser grande importadora de busões de outros estados.

Um busão do Recife foi vendido primeiro pra Aracaju-SE.
Onde operou sem repintar por conta de uma homenagem que uma viacão sergipana faz a Pernambuco.
Depois veio pra Grande Curitiba, sendo enfim repintado no padrão metropolitano.
E assim, no bege da Comec, foi deslocado pra Itajaí/SC.
Mostro vários outros exemplos que nas viações metropolitanas a importação de ônibus usados virou rotina em Curitiba.
Especialmente entre os articulados, mas chegou ma leva de ‘carros’ curtos também.

LINHA TURISMO: A CURITIBA QUE SAI NA T.V. - Na postagem conto a história completa desse modal.
Desde o tempo da ‘jardineira’ “Pro-Parque” e da linha “Volta ao Mundo“, que foram suas predecessoras. Passando pelo momento que a Linha Turismo ainda era feita com velhos ônibus de 1-andar. A Linha Turismo não era vista com tanta importância.
Por isso os ‘carros’ que nelas serviam eram aposentados das linhas convencionais, reformados pra mudarem as janelas e os bancos. Só depois chegaram os busões 0km especialmente pra Linha Turismo; Primeiro ainda com 1 andar mesmo, e mais recentemente os famosos 2-andares.

"Deus proverá"

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