quarta-feira, 29 de abril de 2020

Bi-articulados no Brasil: Goiânia



ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"


Origem da imagem: internet.


Local:
Goiânia/GO.
Viação:
MetroBus, estatal estadual – antigamente chamada 'Transurb'.
Data:
1ª ou 2ª década do século 21.
Carroceria:
Neobus Mega/Expresso (“BRT”).
Motor:
Volvo, central.
Observação:
Oficialmente o modelo da carroceria é Mega 'BRT', usando a sigla em inglês. Nos anos 70 e 80 é que se usava a denominação 'Expresso', que eu mantive por nostalgia e também pra valorizar o idioma pátrio.


Terminal Praça da Bíblia, Goiânia. Vemos deixando o Terminal da Praça da Bíblia um bi-articulado Volvo/Neobus da viação estatal estadual Metrobus.

No Brasil, apenas 4 cidades contam com esse modal, de 2 sanfonas: além da capital goiana, Curitiba, São Paulo e Campinas Manaus e o Rio já os tiveram, mas não mais.


Esse modelo foi criado, em escala mundial, por Curitiba: aqui começou em 1974. Já na segunda metade dos anos 70, Goiânia começou os estudos do exemplo curitibano e logo a seguir implantou seus 'eixos': Eixo Anhangüera, Eixo Leste-Oeste, etc.


Na época a viação estatal do governo do estado se chamava 'Transurb'.

Uma década mais tarde, na virada pros anos 90 Goiânia teve os únicos 2-andares do Centro-Oeste – ainda pela mesma 'Transurb' (na década de 90 a viação foi renomeada 'MetroBus'). 

Agora tem bi-articulados.

Alias essa é pintura exclusiva pros articulados e bi-articulados das linhas troncais dos 'Eixos'. Ao fundo vemos um ônibus 'pitoco' (não-articulado) na pintura padrão da cidade pros busos de tamanho normal. 
……….


Até 2012 Goiânia já tinha bi-articulados, mas eram apenas 5; da marca Caio, também Volvo.

Nesse ano a MetroBus adquiriu uma leva de 90 ônibus pesados Neobus/Volvo: foram 60 articulados (com 1 só sanfona) e 30 bi-articulados (com 2).

No início dessa década só mais 4 cidades do Brasil tinham esse privilégio: CuritibaSão PauloManaus-AM Goiânia-GO.


Entre 2014 e 2018 o Rio de Janeiro entrou pra lista, porém já deixou de deixou de contar com esse modal. Em Manaus tampouco há bi-articulados atualmente.

Mas voltemos a falar de 2010. É óbvio, né, bi-articulado é que tem 2 sanfonas, e esse só essas 5 cidades do primeiro parágrafo tinham. Mas vai além disso. No começo dessa milênio várias capitais importantíssimas do Brasil não tinham sequer articulados, com uma sanfona somente.


Na época, o Rio de JaneiroBelo Horizonte-MGSalvador-BA Fortaleza-CE (entre outras) não contavam com articulados.

Digo, estive em BH em 2012Haviam sim articulados, mas numa única linha, que inclusive tinha pintura própria: a que ligava as estações de metrô e ônibus do Vilarinho a Cidade Administrativa, a sede do governo do estado, que é bem distante, ainda no município de Belô mas no extremo norte dele, na divisa com Santa Luzia e Vespasiano.

Essa linha (Vilarinho/Cid. Adm.), pelo seu caráter especial, tinha pintura específica, e era de graça pros funcionários públicos que lá trabalham, bastava apresentar a carteira funcional.

Mas pras linhas normais, que eram tarifadas, a capital mineira não tinha nem ônibus articulado, muito menos bi-articulado.

……...

Faço a ressalva que várias das capitais citadas acima também modernizaram sua rede de transportes. Quando visitei B.H. em 2012 o Move estava na fase final de obras. Agora já está operando, com articulados, corredores exclusivos, e estações modernas com embarque em nível pré-pago. A linha Vilarinho/Cid. Adm. (a única que tinha sanfonados quando fui lá) foi incorporada ao Move, e virou alimentadora do mesmo.


A capital baiana implantou o sistema Integra Salvador, que padronizou a pintura e mudou a entrada pela frente. Creio que a cidade até hoje não tenha articulados (eles existiram nos anos 80 e 90, mas nesse milênio só rodaram alguns poucos em testes, inclusive alguns que iam pra Manaus). Em compensação, Salvador já conta com 2 linhas de metrô.

Como nas demais capitais, no decorrer dessa década houve grande modernização no transporte de Manaus: chegaram dezenas de ônibus novos, sendo dezenas de articulados.

Uma melhoria significativa também se deu no Rio (leia atualização abaixo). Foram inaugurados os modernos corredores do sistema Trans-Carioca, então agora a Cidade Maravilhosa têm, como a capital mineira, articulados, corredores exclusivos, e estações modernas com embarque em nível pré-pago. Os articulados fazem as linhas-tronco, mais longas, e ônibus curtos ou micros os alimentadores locais, com integração tarifária. O metrô também passou por ampliação.

Atualização: 
no final da década, após a Olimpíada de 2016 que lá foi sediada, o Rio de Janeiro passou a enfrentar sérias dificuldades, e isso repercutiu também no transporte coletivo, tanto que a cidade deixou de contar com bi-articulados. Falaremos disso melhor em outra oportunidade.

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Série "Bi-Articulados no Brasil" – em Manaus e no Rio eles existiram mas já foram extintos; nas demais cidades ainda operando (escrevo em 2020):
MANAUS
- GOIÂNIA (essa matéria que acabam de ler)


Reportagem especial acerca do tema:

Agora sobre Curitiba, abordando os bi-articulados que alias foram inventados aqui (na postagem abaixo há a foto do 1º bi-articulado do mundo, que começou a rodar na linha pro Boqueirão [Zona Sul] em 1992):

Aqui retrato a história do modal ‘Expresso’, desde sua criação em 1974Você sabe quantas cores o Expresso já teve em CuritibaForam 4, começou vermelho, já tentaram fazer Expressos laranjascinzas e azuismas sempre voltam a ser vermelhos.

(Radiografia completa, desde a implantação dos 'Expressos' nos anos 70, o começo dos articulados em 1981, massificação dos articulados em 1987/88, e chegada dos bi-articulados nos anos 90)

ANTES & DEPOIS: FROTA PÚBLICA DE CURITIBA: Antes dos bi-articulados. Mas retrata o momento que Curitiba passou de alguns poucos articulados, perto de ou mesmo menos de 10 (com uma só sanfona) pra várias dezenas deles. Entre 1987 e 88, a prefeitura encomendou 88 articulados, que vieram pintados de laranja. O busólogo curitibano Osvaldo Teodoro Born fez um excelente trabalho de mostrar cada um deles, em sua página ‘A Folha do Omnibus‘. Usei seu trabalho como base pra fazer uma matéria em minha página, acrescentando mais fotos e informações. 

Sobre São Paulo:

-  SP: A REVOLUÇÃO NO TRANSPORTE  - Nessa aqui falamos também de Campinas, e seus bi-articuladosEvidente que as coisas estão longe de serem perfeitas. Mas comparando ao que era até os anos 90 o transporte público em SP melhorou muitoSomando as redes de metrô e trem suburbano - e precisa somar, pois você acessa ambas pagando uma só passagem - a rede sobre trilhos na Grande SP já iguala o metrô de Nova Iorque/EUA. Os ônibus paulistanos igualmente mudaram da água pro vinho, mesmo que ainda haja espaço pra melhorar bem mais  

'SAIA-&-BLUSA': OS ÔNIBUS PAULISTANOS (1978-1991): Essa focando mais especificamente nos ônibus como o nome indica, abordando a pintura livre (até 1978) e as padronizações 'Saia-&-Blusa' (78-92, como dito), 'Municipalizado' (1992-2003) e 'Inter-Ligado' (2003-presente)




O melhor e o pior do Brasil, a poucas quadras de distância um do outro. O Centrãoque está com muitos moradores de rua e diversos outros problemas típicos de uma metrópole desse porte;



E ali do ladinho a “Cidade Verde”, os Jardins, a Paulista, Higienópolis, e o começo das Zonas Oeste e Sul, região que ao lado da Orla do Rio é onde mais concentra elite e alta burguesia no Brasil. Além disso, um dos pontos positivos é exatamente a melhora do transporte, fotografei vários bi-articulados paulistanos em ação.
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Mais reportagens sobre transporte:


DO 'FAIXA AZUL' AO FAIXA PRETA': OS VOLVOS DO SÉCULO 20 (Centrado mais nos caminhões, mas falamos também dos ônibus, um pouco do Brasil - ali está postada a foto que do bia-articulado no Rio de Janeiro - e especialmente do Peru)

(Registro de minha viagem a cidade, em 2010. Com foco especial nos ônibus manauaras, como não poderia deixar de ser.)

"Deus proverá"

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