ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"
Origem
da imagem: internet
Local:
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Guarujá,
Baixada Santista, SP.
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Viação:
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'City'.
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Data:
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2019.
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Carroceria:
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Caio Apache '4'.
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Motor:
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Mercedes-Benz,
traseiro.
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Observação:
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Veículo 0km;
com portas elevadas a esquerda que não são utilizadas, pois pra
isso precisam de estações com embarque elevado, que por enquanto
a cidade não dispõe.
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Guarujá,
Baixada Santista (a
'Grande Santos'),
2019. Articulado Caio Apache 4 Mercedes-Benz, 0km, ainda sem chapas.
Primeira vez que o Litoral tem articulados em larga escala, de forma
permanente –
antes houveram alguns em testes, e outros que vieram usados e
operaram de maneira esporádica.
A
viação 'City' é do Grupo Ruas da capital paulista (já
falo mais disso). Assim que assumiu, de forma emergencial, os
busos vieram usados da matriz. Esses inteiro cinzas, entretanto, já
chegaram 0km pro Litoral.
Os
bichões têm portas elevadas a esquerda porque há planos que o
Guarujá construa um sistema de ônibus 'Expressos' – esse
é o nome dado ao modal aqui em Curitiba, que o criou em 1974. Hoje
usa-se a sigla em inglês 'BRT'.
Tenha
o nome que for, o 'Expresso'/'BRT' consiste em ônibus
articulados fazendo as linhas troncais, indo por corredores
exclusivos, segregados do tráfego dos carros e
portanto isentos do congestionamento que os automóveis particulares
causam. De preferência com estações elevadas, de
embarque pré-pago.
Na
periferia, terminais –
pela integração física ou digital – garantem
a baldeação gratuita pras linhas alimentadoras, que servem as
vilas, morros e favelas mais distantes. Os
alimentadores são de tamanho normal nas linhas mais movimentadas, e
micro-ônibus nas de menor demanda.
Bem,
o Guarujá ainda não conta com as pistas exclusivas, nem com
estações elevadas. Logo, por hora as portas na esquerda ficarão
sem uso. A
viação já os encomendou assim caso o modal 'Expresso' seja
implantado nos próximos anos.
O
busão conta com ar-condicionado, alias se alguém não sabe esse é
o padrão na Baixada Santista: as linhas municipais de Santos, São
Vicente, Cubatão e Guarujá todas contam com messe conforto pro
usuário.
Em
Santos a renovação foi gradual. Estive na cidade em 2015 e
constatei, os ônibus mais novos vinham com esse melhoramento, a
frota mais antiga ainda não. No comecinho de 2020 fiz mais uma
visita ao Litoral de SP, e 100% da frota municipal de Santos já
dispunha de ar-condicionado.
Já
Guarujá, Cubatão e São Vicente, em todas elas novas empresas
iniciaram a operação em 2019, e por exigência na licitação
precisam oferecer ambiente climatizado a bordo de seus veículos.
……….
Falando
agora especialmente do o
Guarujá, que é nosso foco de hoje. Esse município por
décadas teve seu transporte urbano (municipal
e metropolitano) atendido
pela Viação Guarujá.
A
maioria das linhas não tinha nome, somente número,
como era o padrão da Baixada Santista, da Itália e em países
vizinhos como Argentina, Paraguai, etc.
Nos
anos 70 e 80, a pintura da Viação Guarujá era a clássica
'Saia-&-Blusa' azul e branca:
a saia é a parte inferior da lataria, que era azul-escura. A blusa a
porção de cima, alva.
Na
década de 90 veio
uma nova pintura, manteve-se as cores azul e branca, mas os
busos ganharam uma grande gaivota estilizada voando
na lateral – isso nas linhas municipais.
Nas
linhas metropolitanas o desenho era o mesmo mas havia também a cor
amarela.
Perto
ou pouco depois da virada do milênio saiu a Viação Guarujá e
entrou a Trans-Litoral. Na prática pouco mudou, ambas são do mesmo
dono.
Tanto
que a
primeira decoração de frota manteve
a gaivota e as cores azul, branco e amarelo –
agora até os veículos que cumprem linhas municipais ficaram
tricolores. Na
década de 10 veio a derradeira pintura da Trans-Litoral, fundo
branco com desenho abstrato – uma faixa ondulada - nas mesmas
cores, azul e amarelo, e mais o cinza pra dar um charme.
Em
2019 o Guarujá também cambiou a viação que
presta ali seus serviços, como todos sabem.
Pois
em 2017 o contrato da Trans-Litoral venceu. Em 2018 a prefeitura
abriu licitação, vencida pela viação ‘City’, do Grupo
Ruas.
Esse
conglomerado é dono
de 6,8 mil ônibus na Capital paulista. Possui
portanto mais da metade da frota da paulistana em sua propriedade. Além
de comandar 2 montadoras, a paulista Caio (desde
2001) e
a catarinense
Busscar (desde
2018).
A
‘City’ começou a circular no Guarujá no começo de 2019. A
princípio com uma pintura clone da vigente na Cidade de São Paulo.
Os
busos paulistanos, desde 2003, têm a pintura padronizada no modelo
‘Inter-Ligado‘. São
8 faixas, cada uma com uma cor.
Então. Agora
descendo a serra,
que é nosso assunto de hoje.
Os
busões da ‘City’ no Guarujá adotaram quando chegaram a mesma
pintura. Só
que na cor cinza na
frente e atras e uma faixinha lateral, sobre fundo branco. Cinza
sobre branco não existe na capital.
Entretanto, logo
a seguir os ônibus do Guarujá passaram a ser inteiro cinzas. Esse
padrão unicolor prateado também é oriundo da Capital,
e aí sim foi copiado na íntegra.
Pois
bem. Agora os do Guarujá igualmente são decorados assim, da mesma
forma.
Pintura
a parte, o
que quero destacar é que agora o Guarujá conta com ônibus
articulados. É
a primeira
vez na Baixada que isso ocorre, vejam
vocês.
Sim,
é isso. Santos
e região nunca contaram com ônibus ‘sanfonados’ em larga
escala.
Houveram
alguns articulados sim: em
1989 um Thamco Volvo que
depois foi em definitivo pra frota
de Goiânia rodou
antes em Santos. Em
testes pela CSTC,
fazendo linhas municipais portanto.
Ele
já estava até pintado
nas cores da capital goiana (na
busologia isso se chama ‘Tabela Trocada‘). Onde
ficou em definitivo logo após, pela estatal
estadual Transurb –
atual MetroBus.
Depois
disso, a
extinta viação Marazul fez linha inter-municipais entre Santos e
Praia Grande com um articulado ex-Campinas.
Portanto,
repito, a
Baixada teve sim uns poucos articulados em sua história. Só
que foram episódios esporádicos isolados,
e nos dois exemplos que consegui achar fotos eles circularam
ali ostentando
inclusive a pintura de distinta cidade, num caso, ou então veio usado de outra parte.
Um
grande número de ‘sanfonados’, de forma permanente e pintados
especialmente pra Baixada, essa frota que chegou agora ao Guarujá é
a primeira vez.
Corrigindo.
A viação que opera no Guarujá é oriunda da Capital, e usa a mesma pintura utilizada na Capital. Então a
‘pintura específica’ pra Baixada ainda não veio, reconheçamos.
Afinal,
sendo igual a pintura paulistana, facilita pra que o conglomerado
possa deslocar ônibus usados entre a matriz e filial. Assim
operar ali dispensando a repintura, sem com isso causar qualquer
impressão negativa.
Seja
como for, é
a estreia dos articulados no litoral paulista. Sejam bem-vindos.
Matérias
sobre o tema (Baixada):
- BAIXADA
MULTI-MODAL: BONDE MODERNÍSSIMO (VLT), BONDE ANTIGO, ÔNIBUSELÉTRICOS
E A DÍSEL, MICROS BRANCOS E VANS QUE SOBEM OS MORROS (O
transporte em Santos e região)
-
PRAIA, MORRO, CANAL & CASA DE MADEIRA: ISSO É SANTOS (Relato
da viagem a Baixada Santista, abordando diversos aspectos da cidade,
entre eles o transporte)
Agora
o interior paulista:
- - NAS
MARGENS DA DUTRA: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/VALE DO PARAÍBA-SP (matéria
sobre a cidade em geral, mas tem uma grande seção sobre os ônibus,
contando a história desde a pintura livre nos anos 80 e as duas
padronizações nessa última década)
Reportagens
sobre São Paulo/Capital:
- SP:A REVOLUÇÃO NO TRANSPORTE - Evidente que as coisas estão longe de serem perfeitas. Mas comparando ao que era até os anos 90 o transporte público em SP melhorou muito. Somando as redes de metrô e trem suburbano - e precisa somar, pois você acessa ambas pagando uma só passagem - a rede sobre trilhos na Grande SP já iguala o metrô de Nova Iorque/EUA. Os ônibus paulistanos igualmente mudaram da água pro vinho, mesmo que ainda haja espaço pra melhorar bem mais.
- SP:A REVOLUÇÃO NO TRANSPORTE - Evidente que as coisas estão longe de serem perfeitas. Mas comparando ao que era até os anos 90 o transporte público em SP melhorou muito. Somando as redes de metrô e trem suburbano - e precisa somar, pois você acessa ambas pagando uma só passagem - a rede sobre trilhos na Grande SP já iguala o metrô de Nova Iorque/EUA. Os ônibus paulistanos igualmente mudaram da água pro vinho, mesmo que ainda haja espaço pra melhorar bem mais.
- 'SAIA-&-BLUSA':
OS ÔNIBUS PAULISTANOS (1978-1991):
Essa focando mais especificamente nos ônibus como o nome
indica, abordando
a pintura livre (até 1978) e as padronizações 'Saia-&-Blusa'
(78-92, como dito), 'Municipalizado' (1992-2003) e 'Inter-Ligado'
(2003-presente).
- A
FÊNIX TROVÃO AZUL: DE NORTE A SUL, ENERGIAJAMAIS SE PERDE, SE
TRANSFORMA (abordando
exatamente a CMTC e sua pintura mais famosa, a 'Trovão Azul'. Não
fui só eu que gostei dela. Veja como ela foi copiada no Brasil
inteiro, de Porto Alegre a Manaus/AM).
- "CAMALEÃO"
8000 DA CMTC: O 1º TRÓLEIBUS-ARTICULADO DO BRASIL TEVE 2
CARROCERIAS, 6 PROPRIETÁRIOS, 7 (OU 9?) PINTURAS E &
NUMERAÇÕES - Fabricado
em 1985, saiu de circulação em 2012. Começou Caio e foi
re-encarroçado Marcopolo. Comprado
estatal, foi privatizado. Iniciou
a operação na Zona Leste, foi pra Zona Sul, voltou pra Z/L, de novo
pra Z/S, e como o bom filho a casa torna, retornou mais um vez pra
Z/L. Ficou sem placa por 15 anos aproximadamente
(até
a virada do milênio tróleibus em SP e várias outras cidades não
eram emplacados), começou
na lona, ganhou letreiro eletrônico mas nos fim retornou a lona,
ganhou ar-condicionado e portas elevadas a esquerda. Enfim, o bichão
é um museu-vivo do
transporte paulistano - alias hoje é exatamente isso que ele é, um
ônibus-museu - se houvesse espaço, ele estaria no 'Museu da CMTC'
aqui retratado.
- CENAS
PAULISTANAS: O CENTRO E A ZONA SUL DE SÃO PAULO EM IMAGENS -
Matéria-portal sobre SP, onde estão ancoradas as outras reportagens
que já fiz sobre a cidade; falo um pouco da modernização do
transporte igualmente.
Deus
proverá
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