quarta-feira, 8 de abril de 2020

Nova Era no Guarujá: a Baixada agora tem articulados



Origem da imagem: internet
Local:
Guarujá, Baixada Santista, SP.
Viação:
'City'.
Data:
2019.
Carroceria:
Caio Apache '4'.
Motor:
Mercedes-Benz, traseiro.
Observação:
Veículo 0km; com portas elevadas a esquerda que não são utilizadas, pois pra isso precisam de estações com embarque elevado, que por enquanto a cidade não dispõe. 

Guarujá, Baixada Santista (a 'Grande Santos'), 2019. Articulado Caio Apache 4 Mercedes-Benz, 0km, ainda sem chapas. Primeira vez que o Litoral tem articulados em larga escala, de forma permanente – antes houveram alguns em testes, e outros que vieram usados e operaram de maneira esporádica.

A viação 'City' é do Grupo Ruas da capital paulista (já falo mais disso). Assim que assumiu, de forma emergencial, os busos vieram usados da matriz. Esses inteiro cinzas, entretanto, já chegaram 0km pro Litoral.

Os bichões têm portas elevadas a esquerda porque há planos que o Guarujá construa um sistema de ônibus 'Expressos' – esse é o nome dado ao modal aqui em Curitiba, que o criou em 1974. Hoje usa-se a sigla em inglês 'BRT'.

Tenha o nome que for, o 'Expresso'/'BRT' consiste em ônibus articulados fazendo as linhas troncais, indo por corredores exclusivos, segregados do tráfego dos carros e portanto isentos do congestionamento que os automóveis particulares causam. De preferência com estações elevadas, de embarque pré-pago.

Na periferia, terminais – pela integração física ou digital – garantem a baldeação gratuita pras linhas alimentadoras, que servem as vilas, morros e favelas mais distantesOs alimentadores são de tamanho normal nas linhas mais movimentadas, e micro-ônibus nas de menor demanda.

Bem, o Guarujá ainda não conta com as pistas exclusivas, nem com estações elevadas. Logo, por hora as portas na esquerda ficarão sem uso. A viação já os encomendou assim caso o modal 'Expresso' seja implantado nos próximos anos.

O busão conta com ar-condicionado, alias se alguém não sabe esse é o padrão na Baixada Santista: as linhas municipais de Santos, São Vicente, Cubatão e Guarujá todas contam com messe conforto pro usuário.

Em Santos a renovação foi gradual. Estive na cidade em 2015 e constatei, os ônibus mais novos vinham com esse melhoramento, a frota mais antiga ainda não. No comecinho de 2020 fiz mais uma visita ao Litoral de SP, e 100% da frota municipal de Santos já dispunha de ar-condicionado.

Já Guarujá, Cubatão e São Vicente, em todas elas novas empresas iniciaram a operação em 2019, e por exigência na licitação precisam oferecer ambiente climatizado a bordo de seus veículos.
……….


Falando agora especialmente do o Guarujá, que é nosso foco de hoje. Esse município por décadas teve seu transporte urbano (municipal e metropolitano) atendido pela Viação Guarujá.

A maioria das linhas não tinha nome, somente número, como era o padrão da Baixada Santista, da Itália e em países vizinhos como Argentina, Paraguai, etc.

Nos anos 70 e 80, a pintura da Viação Guarujá era a clássica 'Saia-&-Blusa' azul e branca: a saia é a parte inferior da lataria, que era azul-escura. A blusa a porção de cima, alva. 

Na década de 90 veio uma nova pintura, manteve-se as cores azul e branca, mas os busos ganharam uma grande gaivota estilizada voando na lateral – isso nas linhas municipais.  

Nas linhas metropolitanas o desenho era o mesmo mas havia também a cor amarela.

Perto ou pouco depois da virada do milênio saiu a Viação Guarujá e entrou a Trans-Litoral. Na prática pouco mudou, ambas são do mesmo dono.

Tanto que a primeira decoração de frota manteve a gaivota e as cores azul, branco e amarelo – agora até os veículos que cumprem linhas municipais ficaram tricolores. Na década de 10 veio a derradeira pintura da Trans-Litoral, fundo branco com desenho abstrato – uma faixa ondulada - nas mesmas cores, azul e amarelo, e mais o cinza pra dar um charme.

Em 2019 o Guarujá também cambiou a viação que presta ali seus serviços, como todos sabem.

Pois em 2017 o contrato da Trans-Litoral venceu. Em 2018 a prefeitura abriu licitação, vencida pela viação ‘City’, do Grupo Ruas.

Esse conglomerado é dono de 6,8 mil ônibus na Capital paulista. Possui portanto mais da metade da frota da paulistana em sua propriedade. Além de comandar 2 montadoras, a paulista Caio (desde 2001) e a catarinense Busscar (desde 2018).

A ‘City’ começou a circular no Guarujá no começo de 2019. A princípio com uma pintura clone da vigente na Cidade de São Paulo.

Os busos paulistanos, desde 2003, têm a pintura padronizada no modelo ‘Inter-Ligado‘. São 8 faixas, cada uma com uma cor. Então. Agora descendo a serra, que é nosso assunto de hoje.

Os busões da ‘City’ no Guarujá adotaram quando chegaram a mesma pinturaSó que na cor cinza na frente e atras e uma faixinha lateral, sobre fundo branco. Cinza sobre branco não existe na capital. 

Entretanto, logo a seguir os ônibus do Guarujá passaram a ser inteiro cinzasEsse padrão unicolor prateado também é oriundo da Capital, e aí sim foi copiado na íntegra.


Pois bem. Agora os do Guarujá igualmente são decorados assim, da mesma forma.

Pintura a parte, o que quero destacar é que agora o Guarujá conta com ônibus articulados. É a primeira vez na Baixada que isso ocorrevejam vocês. 

Sim, é isso. Santos e região nunca contaram com ônibus ‘sanfonados’ em larga escala.

Houveram alguns articulados sim: em 1989 um Thamco Volvo que depois foi em definitivo pra frota de Goiânia rodou antes em SantosEm testes pela CSTC, fazendo linhas municipais portanto. 

Ele já estava até pintado nas cores da capital goiana (na busologia isso se chama ‘Tabela Trocada). Onde ficou em definitivo logo após, pela estatal estadual Transurb – atual MetroBus.

Depois disso, a extinta viação Marazul fez linha inter-municipais entre Santos e Praia Grande com um articulado ex-Campinas.

Portanto, repito, a Baixada teve sim uns poucos articulados em sua história. Só que foram episódios esporádicos isolados, e nos dois exemplos que consegui achar fotos eles circularam ali ostentando inclusive a pintura de distinta cidade, num caso, ou então veio usado de outra parte.

Um grande número de ‘sanfonados’, de forma permanente e pintados especialmente pra Baixada, essa frota que chegou agora ao Guarujá é a primeira vez

Corrigindo. A viação que opera no Guarujá é oriunda da Capital, e usa a mesma pintura utilizada na Capital. Então a ‘pintura específica’ pra Baixada ainda não veio, reconheçamos

Afinal, sendo igual a pintura paulistana, facilita pra que o conglomerado possa deslocar ônibus usados entre a matriz e filial. Assim operar ali dispensando a repintura, sem com isso causar qualquer impressão negativa.

Seja como for, é a estreia dos articulados no litoral paulista. Sejam bem-vindos.

Matérias sobre o tema (Baixada):  


- PRAIA, MORRO, CANAL & CASA DE MADEIRA: ISSO É SANTOS (Relato da viagem a Baixada Santista, abordando diversos aspectos da cidade, entre eles o transporte)

Agora o interior paulista:

NAS MARGENS DA DUTRA: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/VALE DO PARAÍBA-SP (matéria sobre a cidade em geral, mas tem uma grande seção sobre os ônibus, contando a história desde a pintura livre nos anos 80 e as duas padronizações nessa última década

Reportagens sobre São Paulo/Capital:

SP:A REVOLUÇÃO NO TRANSPORTE - Evidente que as coisas estão longe de serem perfeitas. Mas comparando ao que era até os anos 90 o transporte público em SP melhorou muito. Somando as redes de metrô e trem suburbano - e precisa somar, pois você acessa ambas pagando uma só passagem - a rede sobre trilhos na Grande SP já iguala o metrô de Nova Iorque/EUA. Os ônibus paulistanos igualmente mudaram da água pro vinho, mesmo que ainda haja espaço pra melhorar bem mais. 

'SAIA-&-BLUSA': OS ÔNIBUS PAULISTANOS (1978-1991): Essa focando mais especificamente nos ônibus como o nome indica, abordando a pintura livre (até 1978) e as padronizações 'Saia-&-Blusa' (78-92, como dito), 'Municipalizado' (1992-2003) e 'Inter-Ligado' (2003-presente)


A FÊNIX TROVÃO AZUL: DE NORTE A SUL, ENERGIAJAMAIS SE PERDE, SE TRANSFORMA (abordando exatamente a CMTC e sua pintura mais famosa, a 'Trovão Azul'. Não fui só eu que gostei dela. Veja como ela foi copiada no Brasil inteiro, de Porto Alegre a Manaus/AM).

- "CAMALEÃO" 8000 DA CMTC: O 1º TRÓLEIBUS-ARTICULADO DO BRASIL TEVE 2 CARROCERIAS, 6 PROPRIETÁRIOS, 7 (OU 9?) PINTURAS E & NUMERAÇÕES - Fabricado em 1985, saiu de circulação em 2012. Começou Caio e foi re-encarroçado MarcopoloComprado estatal, foi privatizadoIniciou a operação na Zona Leste, foi pra Zona Sul, voltou pra Z/L, de novo pra Z/S, e como o bom filho a casa torna, retornou mais um vez pra Z/L. Ficou sem placa por 15 anos aproximadamente (até a virada do milênio tróleibus em SP e várias outras cidades não eram emplacados), começou na lona, ganhou letreiro eletrônico mas nos fim retornou a lona, ganhou ar-condicionado e portas elevadas a esquerda. Enfim, o bichão é um museu-vivo do transporte paulistano - alias hoje é exatamente isso que ele é, um ônibus-museu - se houvesse espaço, ele estaria no 'Museu da CMTC' aqui retratado.

CENAS PAULISTANAS: O CENTRO E A ZONA SUL DE SÃO PAULO EM IMAGENS - Matéria-portal sobre SP, onde estão ancoradas as outras reportagens que já fiz sobre a cidade; falo um pouco da modernização do transporte igualmente.

Deus proverá

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