domingo, 13 de março de 2022

a “Cidade Cinza”: fotografando a Zona Leste de São Paulo

 ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"

(Zona Leste, faixa 5, Verde-Escura, do Inter-Ligado - dividida com a Zona Sul)

Autoria própria. Imagem de livre circulação, desde que os créditos sejam mantidos.

Local:

São Paulo-SP.

Viação:

Cooperativa.

Data:

01/18.

Carroceria:

Caio Apache "4" (micrão).

Motor:

VolksWagen.

Observação:

Com ar-condicionado.

 
Vila Carrão, Zona Leste de São Paulo, janeiro de 2018. Caio Apache "4" de Cooperativa se dirige a Estação do Metrô Carrão. 

No fim do século 20 havia transporte clandestino na cidade, com Kombis, vans e ônibus muito velhos operando sem qualquer fiscalização, e muitas vezes sem a manutenção adequada

Ainda há muito pra evoluir, óbvio. Mas no século 21 a situação é outra: o transporte alternativo foi legalizado, formando cooperativas. Ao contrário da maioria das cidades, na capital paulista não há vans e muito menos Kombis. As cooperativas operam com micro-ônibus, micrões (como esse) e ônibus de tamanho normal. Em alguns casos até com ar-condicionado, como aqui

Por que “a Cidade Cinza”? Por um alinhamento de fatores. Primeiro, e mais importante: oras, a Cidade de São Paulo é mesmo famosa por ser a própria “Selva de Pedra”.

Posto que é uma metrópole intensamente urbanizada, com poucas áreas verdes. E a Zona Leste, sendo subúrbio, tem ainda menos verde em suas ruas.

Olhe uma imagem de satélite da Grande SP (via ‘Google Mapas’, por exemplo). Aí verá que o ponto em que as ruas são fartamente arborizadas é justamente a parte mais aburguesada da cidade: a Zona Oeste e o começo da Zona Sul que lhe faz divisa.

A Zona Leste, a periferia da Zona Sul, a Zona Central (exceto os Jardins) e a Zona Norte (fora da parte que está avançando sobre a Serra da Cantareira) são ao contrário. Todas elas têm poucos parques, e poucas árvores nas ruas.

Mapa do Inter-Ligado.

A questão, amigos, é que o ensaio chama “Cidade Cinza” não apenas pelas coisas que foram criadas pelas mãos do homem.

Deus Pai, o Criador Oni-Poderoso (e também um pouco Gozador) novamente fez mais uma das suas:

Apesar de ser verão, o dia estava fechado, o firmamento todo nublado.

Se tudo fosse pouco, no final da década de 10 do novo século - a imagem é de 2018, repito - os busos paulistanos trocaram o branco pelo cinza como pano de fundo da padronização 'Inter-Ligado'. 

Ou seja, Céu e Terra Vibrando na mesma sintonia, ambos oscilando entre ’50 Tons de Cinza’. "A Cidade Cinza" - confira o ensaio fotográfico completo.

Como dito acima, o busão está na cor verde-escura, portanto faixa 8 (Zona Oeste) da padronização 'Inter-ligado', vigente desde 2003 a atualidade (atualizo em 2022). As outras faixas são:

Mais matérias sobre  São Paulo/Capital:

Ônibus-Zepelim em Belém do Pará.
 
Reformei a postagem, mostrando diversos exemplos de manifestações que se encerraram apenas pra retornarem décadas depois: o restaurante dentro do avião, o táxi-Fusca, pinturas-protóptipo e as janelinhas ovais sobre a porta da Caio, até o famoso Zepelim entrou na história.

Pois ideias são atemporais, já que são Energia. Energia nunca morre.

NO NINHO DAS COBRAS (janeiro/16) – É o Butantã, Zona Oeste, óbvio. Nomeia o famoso ‘Instituto Butantan’, aquele que produz soros anti-ofídicos e vacinas. Dessa vez não visitei o Instituto. O foco da matéria é retratar um pouco do bairro, a Vila Gomes e Jd. Bonfiglioli,

 
Segura essa: no Chile também teve capelinha!

- CAPELINHA: RIO, SP, B.H., BELÉM E POA; PLACA NO ALTO: ESTAMOS NO SUDESTE

Quem perto de 40 (escrevo em 2021) vai lembrar quem em muitas cidades antigamente os busos tinham ‘capelinhas’ – letreiro menor no teto pro nº da linha.

Mostra o Sudeste e mais Belém-PA, Porto Alegre-RS e até Brasília-DF (onde houve esse apetrecho em maior escala), além de dar um panorama global.

Falo também de um costume, nos anos 70 e 80 típico do Sudeste Brasileiro e também presente no Chile e Argentina: pôr a chapa na grade de respiração do motor, e não no espaço próprio pra isso no para-choques.

SP:A REVOLUÇÃO NO TRANSPORTE - Evidente que as coisas estão longe de serem perfeitas. Mas comparando ao que era até os anos 90 o transporte público em SP melhorou muito. Somando as redes de metrô e trem suburbano - e precisa somar, pois você acessa ambas pagando uma só passagem - a rede sobre trilhos na Grande SP já iguala o metrô de Nova Iorque/EUA. Os ônibus paulistanos igualmente mudaram da água pro vinho, mesmo que ainda haja espaço pra melhorar bem mais. 

- 'SAIA-&-BLUSA': OS ÔNIBUS PAULISTANOS (1978-1991): Essa focando mais especificamente nos ônibus como o nome indica, abordando a pintura livre (até 1978) e as padronizações 'Saia-&-Blusa' (78-92, como dito), 'Municipalizado' (1992-2003) e 'Inter-Ligado' (2003-presente)

Ao lado um antigo Caio Bela Vista da  Bola Branca de 'saia' vermelha e 'blusa' bege (algumas imagens pertencem ao sítio Revista Portal do Ônibus).


 
1º tróleibus-articulado do Brasil nos anos 80.
Fabricado em 1985, saiu de circulação em 2012. Começou Caio e foi re-encarroçado Marcopolo. Comprado estatal, foi privatizado. Iniciou a operação na Zona Leste, foi pra Zona Sul, voltou pra Z/L, de novo pra Z/S, e como o bom filho a casa torna, retornou mais um vez pra Z/L. Ficou sem placa por 15 anos aproximadamente (até a virada do milênio tróleibus em SP e várias outras cidades não eram emplacados), começou na lona, ganhou letreiro eletrônico mas nos fim retornou a lona, ganhou ar-condicionado e portas elevadas a esquerda. 
 
Enfim, o bichão é um museu-vivo do transporte paulistano - alias hoje é exatamente isso que ele é, um ônibus-museu - se houvesse espaço, ele estaria no 'Museu da CMTC' aqui retratado.

 
ponte - pichacao
SP: a "Selva de Pedra".
Matéria-portal sobre SP, onde estão ancoradas as outras reportagens que já fiz sobre a cidade. Retratei partes das Zonas Central (o Centrão mesmo e o vizinho Bom Retiro) e Sul (Brooklin e Planalto Paulista). Na Zona Sul dois bairros de classe média-alta – dessa vez, não fui a periferia.
 
Falo um pouco da modernização do transporte igualmente.


- "PIXAI POR NÓIS" - A MARGINAL TIETÊ E A DUTRA - Breve ensaio fotográfico na Marginal Tietê (ao lado) e comecinho da Dutra. Portanto pegando as Zonas Central e Norte – inclui algumas tomadas no subúrbio metropolitano de Guarulhos.

Outras reportagens sobre o tema:

- TABELA TROCADA

Dezenas de exemplos de busões operando em linhas ou mesmo cidades distintas do que sua pintura indica. 
 
Ao lado Busscar com pintura do metropolitano de B. Horizonte/MG operando em Barreiras/BA.
 
(A fonte dessa imagem é o blogue WelderBus.) 

Seja emprestados em testes ou quando foram vendidos e o novo dono simplesmente não repintou.

Também aparecerão ônibus com ‘tabela trocada’ dentro da mesma cidade.

Por exemplo esse Expresso “Frota Pública” de Curitiba operando como Inter-Bairros.

 Se estivesse na tabela correta, o buso seria verde, como aquele que o ultrapassa ao fundo.

Repare que a placa de itinerário atrás da porta é verde (essa e outras fotos são do acervo do portal Ônibus Brasil).

Peraí: micro-ônibus com 3 eixos??? Só pode ser na Paraíba!

Na capital João Pessoa, onde amam tanto ônibus trucado que até micrinho é Tribus.

- TERRAS DO TRIBUS (ÔNIBUS TRUCADO) URBANO: PARAÍBA, RIO GRANDE DO NORTE E SÃO PAULO

Esses 3 estados – SP, PB e RN – concentram essa manifestação no Brasil.

Por consequência são comuns também nos vizinhos estados do Nordeste.

Especialmente em Pernambuco e Sergipe e já mais raros na Bahia.

Em verde e branco em São Paulo, na faixa 1 da padronização ‘Inter-Ligado’.

 A esquerda no Terminal Central (não-integrado) de Durbã, 2017. A África do Sul também curte Tribus.

Voltando a nossa nação, evidente que eles existem pelo Brasil todo. Achei fotos dos trucados no:

Norte do Paraná, Mato Grosso, Rio (esse só no tempo jurássico), em Minas, Pará (nesse caso já desativado) e no Rio Grande do Sul.

O 1º Tribus do Brasil veio do interior de Santa Catarina, vejam vocês.

Era uma Rural, que o dono adaptou o 3º eixo – como a tomada histórica registrou.

(A fonte da imagem é o sítio da viação autora da façanha, a Turiscoll.)

Na mesma região, o Oeste de SC, encontramos nos tempos atuais também um micro-tribus, como ocorre na Paraíba.

 "Deus proverá"

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