(Zona Leste, faixa 5, Verde-Escura, do Inter-Ligado - dividida com a Zona Sul)
Local: |
São Paulo-SP. |
Viação: |
Cooperativa. |
Data: |
01/18. |
Carroceria: |
Caio Apache "4" (micrão). |
Motor: |
VolksWagen. |
Observação: |
Com ar-condicionado. |
No fim do século 20 havia transporte clandestino na cidade, com Kombis, vans e ônibus muito velhos operando sem qualquer fiscalização, e muitas vezes sem a manutenção adequada.
Ainda há muito pra evoluir, óbvio. Mas no século 21 a situação é outra: o transporte alternativo foi legalizado, formando cooperativas. Ao contrário da maioria das cidades, na capital paulista não há vans e muito menos Kombis. As cooperativas operam com micro-ônibus, micrões (como esse) e ônibus de tamanho normal. Em alguns casos até com ar-condicionado, como aqui.
Por que “a Cidade Cinza”? Por um alinhamento de fatores. Primeiro, e mais importante: oras, a Cidade de São Paulo é mesmo famosa por ser a própria “Selva de Pedra”.
Posto que é uma metrópole intensamente urbanizada, com poucas áreas verdes. E a Zona Leste, sendo subúrbio, tem ainda menos verde em suas ruas.
Olhe uma imagem de satélite da Grande SP (via ‘Google Mapas’, por exemplo). Aí verá que o ponto em que as ruas são fartamente arborizadas é justamente a parte mais aburguesada da cidade: a Zona Oeste e o começo da Zona Sul que lhe faz divisa.
A Zona Leste, a periferia da Zona Sul, a Zona Central (exceto os Jardins) e a Zona Norte (fora da parte que está avançando sobre a Serra da Cantareira) são ao contrário. Todas elas têm poucos parques, e poucas árvores nas ruas.
Mapa do Inter-Ligado. |
A questão, amigos, é que o ensaio chama “Cidade Cinza” não apenas pelas coisas que foram criadas pelas mãos do homem.
Deus Pai, o Criador Oni-Poderoso (e também um pouco Gozador) novamente fez mais uma das suas:
Apesar de ser verão, o dia estava fechado, o firmamento todo nublado.
Se tudo fosse pouco, no final da década de 10 do novo século - a imagem é de 2018, repito - os busos paulistanos trocaram o branco pelo cinza como pano de fundo da padronização 'Inter-Ligado'.
Ou seja, Céu e Terra Vibrando na mesma sintonia, ambos oscilando entre ’50 Tons de Cinza’. "A Cidade Cinza" - confira o ensaio fotográfico completo.
Como dito acima, o busão está na cor verde-escura, portanto faixa 8 (Zona Oeste) da padronização 'Inter-ligado', vigente desde 2003 a atualidade (atualizo em 2022). As outras faixas são:
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- Faixa 2, Azul-escuro, Zona Norte (breve);
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- Faixa 5, Verde-escuro, compartilhada entre as Zonas Leste e Sul (essa matéria que acabam de ler);
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- Faixa 6, Azul-claro, Zona Sul (breve);
Mais matérias sobre São Paulo/Capital:
Pois ideias são atemporais, já que são Energia. Energia nunca morre.
– NO NINHO DAS COBRAS (janeiro/16) – É o Butantã, Zona Oeste, óbvio. Nomeia o famoso ‘Instituto Butantan’, aquele que produz soros anti-ofídicos e vacinas. Dessa vez não visitei o Instituto. O foco da matéria é retratar um pouco do bairro, a Vila Gomes e Jd. Bonfiglioli,
Segura essa: no Chile também teve capelinha! |
- CAPELINHA: RIO, SP, B.H., BELÉM E POA; PLACA NO ALTO: ESTAMOS NO SUDESTE
Quem perto de 40 (escrevo em 2021) vai lembrar quem em muitas cidades antigamente os busos tinham ‘capelinhas’ – letreiro menor no teto pro nº da linha.
Mostra o Sudeste e mais Belém-PA, Porto Alegre-RS e até Brasília-DF (onde houve esse apetrecho em maior escala), além de dar um panorama global.
Falo também de um costume, nos anos 70 e 80 típico do Sudeste Brasileiro e também presente no Chile e Argentina: pôr a chapa na grade de respiração do motor, e não no espaço próprio pra isso no para-choques.
- 'SAIA-&-BLUSA': OS ÔNIBUS PAULISTANOS (1978-1991): Essa focando mais especificamente nos ônibus como o nome indica, abordando a pintura livre (até 1978) e as padronizações 'Saia-&-Blusa' (78-92, como dito), 'Municipalizado' (1992-2003) e 'Inter-Ligado' (2003-presente).
Ao lado um antigo Caio Bela Vista da Bola Branca de 'saia' vermelha e 'blusa' bege (algumas imagens pertencem ao sítio Revista Portal do Ônibus).
1º tróleibus-articulado do Brasil nos anos 80. |
SP: a "Selva de Pedra". |
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"PIXAI
POR NÓIS" - A MARGINAL TIETÊ E A DUTRA - Breve ensaio fotográfico na Marginal Tietê (ao lado) e comecinho da Dutra. Portanto pegando as Zonas Central e Norte – inclui algumas tomadas no subúrbio metropolitano de Guarulhos.
Outras reportagens sobre o tema:
Dezenas de exemplos de busões operando em linhas ou mesmo cidades distintas do que sua pintura indica.Seja emprestados em testes ou quando foram vendidos e o novo dono simplesmente não repintou.
Também aparecerão ônibus com ‘tabela trocada’ dentro da mesma cidade.
Por exemplo esse Expresso “Frota Pública” de Curitiba operando como Inter-Bairros.
Se estivesse na tabela correta, o buso seria verde,
como aquele que o ultrapassa ao fundo.
Repare que a placa de itinerário atrás da porta é verde (essa e outras fotos são do acervo do portal Ônibus Brasil).
Peraí: micro-ônibus com 3 eixos??? Só pode ser na Paraíba!
Na capital João Pessoa, onde amam tanto ônibus trucado que até micrinho é Tribus.
- TERRAS DO TRIBUS (ÔNIBUS TRUCADO) URBANO: PARAÍBA, RIO GRANDE DO NORTE E SÃO PAULO
Esses 3 estados – SP, PB e RN – concentram essa manifestação no Brasil.
Por consequência são comuns também nos vizinhos estados do Nordeste.
Especialmente em Pernambuco e Sergipe e já mais raros na Bahia.
A esquerda no Terminal Central (não-integrado) de Durbã, 2017. A África do Sul também curte Tribus.
Voltando a nossa nação, evidente que eles existem pelo Brasil todo. Achei fotos dos trucados no:
Norte do Paraná, Mato Grosso, Rio (esse só no tempo jurássico), em Minas, Pará (nesse caso já desativado) e no Rio Grande do Sul.
O 1º Tribus do Brasil veio do interior de Santa Catarina, vejam vocês.
Era uma Rural, que o dono adaptou o 3º eixo – como a tomada histórica registrou.
(A fonte da imagem é o sítio da viação autora da façanha, a Turiscoll.)
Na mesma região, o Oeste de SC, encontramos nos tempos atuais também um micro-tribus, como ocorre na Paraíba.
"Deus proverá"
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