domingo, 20 de março de 2022

Rio Branco do Acre: os bi-articulados voltaram a Amazônia

 

ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"


Origem das imagens: sítios SportBus Maranhão e Ônibus Brasil. Créditos mantidos. Visite as fontes.
A ficha se refere a foto acima:
Local:
Rio Branco-AC.
Data:
2020.
Viação:
???
Carroceria:
Neobus (bi-articulado).
Motor:
Volvo
Observações:
Com ar-condicionado.

Rio Branco, 2020. A capital do Acre por alguns meses contou com bi-articulados. Só 4 cidades do Brasil têm esse tipo de veículo em larga escala: Curitiba, São Paulo, Campinas-SP e Goiânia-GO

Entre 2014 e 2018 o Rio de Janeiro entrou pra lista, porém já deixou de deixou de contar com o modal. De fato, esse busão operou anteriormente no Rio. 

Manaus-AM teve bi-articulados até 2011, aí ficou 10 anos sem esse serviço, retornou em 2021.


Nas prox. 3 fotos o mesmo buso. Aqui no Rio.

Alias, enfatizando novamente, esse bichão que veem na imagem circulou no Rio entre 2014 e 18; foi vendido pra Rio Branco, onde só ficou alguns meses na ativa; e a partir de 2021 passou pra rodar em Manaus - onde recebeu a mesma pintura que havia tido no RJ !!!

No começo desse milênio o transporte carioca se modernizou muito. Foram inaugurados os modernos corredores do sistema Trans-Carioca, então agora a Cidade Maravilhosa tem articulados, corredores exclusivos, e estações modernas com embarque em nível pré-pago. Os articulados fazem as linhas-tronco, mais longas, e ônibus curtos ou micros os alimentadores locais, com integração tarifária. O metrô também passou por ampliação.

Atualização: no final da década, após a Olimpíada de 2016 que lá foi sediada, o Rio de Janeiro passou a enfrentar sérias dificuldades, e isso repercutiu também no transporte coletivo, tanto que a cidade deixou de contar com bi-articulados.
 
Rio Branco-AC, pintado na padronização local.

Os ônibus bi-articulados são a marca registrada de Curitiba, seu cartão-postal. De fato essa foi a primeira cidade do mundo que contou com esse modal em escala industrial: já começou com 33 exemplares e hoje são mais de uma centena de unidades, operando em várias linhas. Na capital do Paraná os bi-articulados surgiram em 1992, sendo os primeiros em nossa nação.

São Paulo veio logo a seguir, ainda no meio dos anos 90 (prov. 1995). E hoje contabiliza acima de duas centenas de veículos desse tipo.

Já no século 21, Goiânia-GO (2005), Campinas-SP (2010), Manaus-AM e o Rio de Janeiro (2014) também passaram a contar com o modal.

Manaus, repintado como era no RJ.

Na maior cidade do interior paulista e na capital goiana eles ainda rodam (em 2020). No Rio e Manaus, por outro lado, essa foi a realidade em momentos distintos da década de 10 que se encerrou. Não mais, todavia. Em ambas os bi-articulados foram extintos, dizia o texto original.

Porém em 2021 depois de 10 anos de ausência Manaus voltou a ter um bi-articulado, alias ex-RJ, repetindo. Boa Vista-RR também tem 2 desses ‘bichões’, que chegaram entre 2017 e 2018 mas passaram a ativa plenamente igualmente em 2021. Por alguns meses Rio Branco-AC contou com esse serviço, o mesmo ‘carro’ oriundo do Rio. Mas logo esse busão foi pra Manaus.

São Paulo, Curitiba, Campinas e Goiânia, além do Rio quando ali existiram, compram seus veículos 0km. Na Amazônia eles chegaram usados, oriundos de Curitiba, São Paulo e Rio (foi assim em Manaus em seus 2 ciclos – logo após a virada do milênio e de novo em 21; Boa Vista desde 2017/18; e Rio Branco por uns meses em 2020.)

 

Série "Bi-Articulados no Brasil"
- MANAUS
- RIO BRANCO-AC (essa matéria que acabam de ler)
- BOA VISTA-RR (breve)

Moderno VLT no Centro do Rio de Janeiro, 2020.

Publiquei matéria específica sobre esse tema. Além dessa radiografia do presente, traço uma perspectiva histórica do século 20, com ênfase especial dos anos 70 pra cá:

- O TRANSPORTE NO RIO: BONDE ANTIGO, BONDE MODERNO (VLT), AMPLA REDE DE TRENS DE SUBÚRBIO, METRÔ, BARCAS, POUCOS ARTICULADOS E CORREDORES:

TELEFÉRICOS, BI-ARTICULADOS E PADRONIZAÇÃO DE PINTURA VIERAM MAS DURARAM POUCO (outubro de 2021) –

CONFIRA A SÉRIE SOBRE O RIO DE JANEIRO:

021: A CIDADE É MARAVILHOSA MAS . . .  SE LIGA MEU IRMÃO!!!

Que a situação está complicada e de forma multi-dimensional não é segredo pra ninguém. Não o menor dos problemas é a violência urbana, evidente. Faço uma breve retrospectiva histórica mostrando as origens dessa triste situação.

 
Uma cidade ocupada militarmente, foi o que vi em setembro/2020. A impressão é que havia desembarcado em Bagdá/Iraque ou Cabul/Afeganistão. Relato com muitas fotos de uma realidade impressionante.


Outras postagens sobre o mesmo tema:

- CAPELINHA: RIO, SP, B.H., BELÉM E POA; PLACA NO ALTO: ESTAMOS NO SUDESTE

Quem tem perto de 40 (escrevo em 2021) vai lembrar quem em muitas cidades antigamente os busos tinham ‘capelinhas’ – letreiro menor no teto pro nº da linha. Muito comum no Rio e SP, sendo que no rio quase oni-presente até os anos 80 e começo dos 90.

rj-ctc-metro
CTC-RJ, anos 80 - com capelinha.

Mostra o Sudeste e mais Belém-PA, Porto Alegre-RS e até Brasília-DF (onde houve esse apetrecho em maior escala), além de dar um panorama global.

Falo também de um costume, nos anos 70 e 80 típico do Sudeste Brasileiro e também presente no Chile e Argentina: pôr a chapa na grade de respiração do motor, e não no espaço próprio pra isso no para-choques.

- DEUS É UM CARA GOZADOR E ADORA BRINCADEIRAS (mostro situações irônicas nos ônibus, e no caso do Rio abordo o sistema de Expressos e alimentadores do Trans-Carioca; também flagrei e relato curiosidades em Atibaia-SP, na Argentina e na Paraíba)
  

- DO 'FAIXA AZUL' AO FAIXA PRETA': OS VOVOS DO SÉCULO 20 (Centrado mais nos caminhões, mas falamos também dos ônibus, um pouco do Brasil - ali está postada a foto que viram no topo da página - e especialmente do Peru)


- "SÉCULO 20: 'AZULÃO EM CURITIBA SÓ NO METROPOLITANO; E "VOLVO ERA VOLVO..." 
Aqui o foco é o transporte coletivo; abordo também o fato que Curitiba só foi ter ônibus azuis municipais em 2011, antes não.
E os azuis são bi-articulados  - o que nos leva as seguintes matérias:


Aqui retrato a história do modal ‘Expresso’, desde sua criação em 1974Você sabe quantas cores o Expresso já teve em CuritibaForam 4, começou vermelho, já tentaram fazer Expressos laranjascinzas e azuismas sempre voltam a ser vermelhos.

(Radiografia completa, desde a implantação dos 'Expressos' nos anos 70, o começo dos articulados em 1981, massificação dos articulados em 1987/88, e chegada dos bi-articulados nos anos 90)

ANTES & DEPOIS: FROTA PÚBLICA DE CURITIBA: Antes dos bi-articulados. Mas retrata o momento que Curitiba passou de alguns poucos articulados, perto de ou mesmo menos de 10 (com uma só sanfona) pra várias dezenas deles. Entre 1987 e 88, a prefeitura encomendou 88 articulados, que vieram pintados de laranja. O busólogo curitibano Osvaldo Teodoro Born fez um excelente trabalho de mostrar cada um deles, em sua página ‘A Folha do Omnibus‘. Usei seu trabalho como base pra fazer uma matéria em minha página, acrescentando mais fotos e informações. 

Sobre São Paulo:

-  SP: A REVOLUÇÃO NO TRANSPORTE  - Nessa aqui falamos também de Campinas, e seus bi-articuladosEvidente que as coisas estão longe de serem perfeitas. Mas comparando ao que era até os anos 90 o transporte público em SP melhorou muitoSomando as redes de metrô e trem suburbano - e precisa somar, pois você acessa ambas pagando uma só passagem - a rede sobre trilhos na Grande SP já iguala o metrô de Nova Iorque/EUA. Os ônibus paulistanos igualmente mudaram da água pro vinho, mesmo que ainda haja espaço pra melhorar bem mais 

Bi-articulado Caio no Brooklin, SP, 2014.
 
Essa focando mais especificamente nos ônibus como o nome indica.
 
Abordando a pintura livre (até 1978).
 
E também as padronizações do transporte paulistano:
 
'Saia-&-Blusa' (78-92, como dito), 'Municipalizado' (1992-2003) e 'Inter-Ligado' (2003-presente)




O melhor e o pior do Brasil, a poucas quadras de distância um do outro. O Centrãoque está com muitos moradores de rua e diversos outros problemas típicos de uma metrópole desse porte;

E ali do ladinho a “Cidade Verde”, os Jardins, a Paulista, Higienópolis, e o começo das Zonas Oeste e Sul, região que ao lado da Orla do Rio é onde mais concentra elite e alta burguesia no Brasil. Além disso, um dos pontos positivos é exatamente a melhora do transporte, fotografei vários bi-articulados paulistanos em ação.


DE CURITIBA PRO MUNDO (busos que começaram sua vida útil aqui a capital do PR e depois foram vendidos a outras cidades por toda a América – alguns foram pra Manaus)


Série sobre Belém, que também é na Amazônia. 

- A "FILHA DAS ÁGUAS": BELÉM DO PARÁ (Abertura da série sobre minha viagem ao Pará)

"VAMOS A PRAIA": É DIA DE DOMINGO EM BELÉM DO PARÁNo fim-de-semana, a galera se espreme nos busos pra ir se banhar nas praias de rio do Outeiro e Mosqueiro. Eu fiz o mesmo.

Feliz Lusitânia”: a Amazônia é brasileira graças a Belém Abordamos a história da cidade, como Belém foi fundamental duas vezes pra que a Pátria Amada tivesse seu quinhão da Grande Floresta:

1º na fundação e depois na vitória brasileira na Insurreição da Cabanagem, apoiada pela França que pretendia abocanhar nosso território. Nessa mensagem faço também um apanhado do futebol no Pará, e mostramos que esse é, até hoje, o estado mais português do Brasil.

Falo da periferia da cidade, da sua rede de transportes e da pichação de muros em Belém, entre outros temas.


"Deus proverá".

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