terça-feira, 3 de março de 2020

Penha/São Miguel no Parque Dom Pedro 2º



PADRONIZAÇÃO 'SAIA-&-BLUSA': FAIXA 2, ZONA LESTE

Imagem pertencente ao sítio Revista Portal do Ônibus. Créditos mantidos. Visite as fontes.
Local:
São Paulo-SP.
Data:
Virada dos anos 80 pra 90.
Viação:
Penha-São Miguel.
Carroceria:
Caio Vitória.
Motor:
Mercedes-Benz.
Observações:
Imagem provavelmente no Parque Dom Pedro.

São Paulo, fim da década de 80 - ou comecinho da de 90. Thamco da viação Penha-São Miguel na faixa 2 da padronização 'Saia-&-Blusa', a primeira dos ônibus municipais, implantada em 1978, e que vigorou até 1992.

Como marca registrada, seus busos tinham o mapa do Brasil, por causa da cor verde-&-amarela.  
O amarelo obrigatório embaixo, o verde acima a Penha-S. Miguel que escolheu.

Na época da pintura livre, quando as viações podiam escolher não apenas as cores mas o desenho que decorava sua frota, era a Jurema da Zona Sul quem ostentava o mapa da Pátria Amada, pois era ela quem usava o verde & amarelo.

Na padronização 'Saia-&-Blusa' a Jurema (que era do mesmo grupo) teve que pintar a parte de baixo de sua frota de vermelho. Aí o mapa pulou fora, pois não haviam mais as cores da bandeira brasileira. Na parte superior a Jurema optou pelo azul-claro.

Pra quem é mais novo e não presenciou, explicamos: a cor da parte de baixo do veículo (a 'saia') era compulsória, e indicava qual região da cidade a linha percorriaA parte de cima (a 'blusa') a viação podia escolher livremente, repetindo. A Zona Norte tinha duas 'saias', a marrom e a verde-clara, respectivamente as faixas 1 e 9 do sistema.

Isso porque a divisão da cidade por faixas começava e terminava na Zona Norte (no sistema atual, o 'Inter-Ligado', isso foi corrigido, agora a Zona Norte tem as faixas 1 e 2 da nova padronização).

A padronzação 'Saia-&-Blusa' só valia pras empresas particulares. A viação estatal C.M.T.C. estava dispensada, podia decorar seus busões como quisesse.

Por isso vemos esse Thamco (montadora que tinha sede na Grande São Paulo, em Guarulhos, e que faliu nos anos 90) Mercedes se preparando pra seguir pra Zona Leste de Sampa - o nome 'Penha-São Miguel' já entre o eixo de atuação da empresa, que eram os bairros da Penha, S. Miguel Paulista e Itaim Paulista. Detalhes:
  • Nome da viação sobre a janela (ou sobre a porta, do outro lado). Isso foi muito popular em São Paulo naqueles tempos, e em menor escala aconteceu também e Porto Alegre-RS.
  • A chapa está mais alta, não no para-choques onde seria o correto, mas na grade de ventilação do motor. Isso foi típico do Sudeste Brasileiro nos anos 70 e 80, e também ocorria no Chile e Argentina – no México existe até hoje, e lá eles põe a placa praticamente no teto!!!
  • Além do mapa, há outro detalhe na 'blusa' verde:3 faixinhas menores diagonais que depois viram 2 horizontais. Na última fase do 'Saia-&-Blusa' (final dos anos 80 e virada pros 90) algumas viações personalizaram um pouco a pintura, sem quebrar a padronização, adicionando esse tipo de detalhe a blusa.
A decoração da Penha-São Miguel era idêntica a da Jurema da Z/S, que como é notório era do mesmo dono.

Agora falando melhor do detalhe do nome da viação vir sobre a janela. Houve um tempo em que as empresas de ônibus, tanto rodoviárias quanto urbanas, punham seu nome no teto do veículo. Pudemos presenciar isso nesse milênio graças a Viação Cometa.

Explico. Meio século atrás (escrevo em 20) esse era o padrão, usado repito tanto na estrada quanto na cidade. A Cometa dançava conforme a música então dominante, e fazia o mesmo. Entretanto o tempo passa e tudo muda, e esse costume foi abandonado. Como a Cometa manteve a pintura 'Flecha Azul' por muitas décadas, pudemos presenciar em pleno século 21 uma manifestação que teve seu auge na década de 60 do século 20.

Só que antigamente o nome da viação vinha no teto mesmo, acima das janelas no meio do veículo, pois este era curvo. Nos anos 70 e 80, várias viações de SP (em menor medida também Porto Alegre, e houve até um caso isolado aqui em Curitiba) adotaram o que vê na imagem, o nome menor apenas sobre a janela do motorista, que é recuada, então na verdade a viação não está escrita de fato no teto, mas próximo dele. Não deixa de ser uma homenagem.

EIS AS FAIXAS DA PADRONIZAÇÃO 'SAIA & BLUSA' (A série está completa, do 1 ao 9):

1-ZONA NORTE, 'SAIA' MARROM POSTAGEM JÁ PUBLICADA;

2-ZONA LESTE, 'SAIA' AMARELA (ESSA POSTAGEM QUE ESTÃO LENDO)

3-ZONA LESTE, SAIA ROSA - Digo, deveria ser rosa, e no princípio foi. Mas logo os empresários se recusaram a pintar os ônibus dessa cor, e mudaram por conta a padronização pra um vermelho-alaranjado, a mesma cor do 'Jacaré Scania'. Que coisa, né? Confira como tudo se deu, a POSTAGEM JÁ FOI PUBLICADA;


4-ZONA SUL, 'SAIA' AZUL-ESCURA - POSTAGEM JÁ PUBLICADA;

5-ZONA SUL, 'SAIA' AZUL-CLARA - POSTAGEM JÁ PUBLICADA;

6-ZONA SUL, 'SAIA' VERMELHA POSTAGEM JÁ PUBLICADA, UM ARTICULADO;

7-ZONA OESTE, 'SAIA' LARANJA  
POSTAGEM JÁ PUBLICADA;

8-ZONA OESTE, 'SAIA' VERDE-ESCURA POSTAGEM JÁ PUBLICADA;

9-ZONA NORTE, 'SAIA' VERDE-CLARA - POSTAGEM JÁ PUBLICADA;


Nessa mesma faixa 2 da Zona Leste já publiquei um Caio Vitória da própria Penha/São Miguel, clicado igualmente no Parque Dom Pedro 2º.

Confira matérias sobre o transporte em São Paulo:

SP: A REVOLUÇÃO NO TRANSPORTE - Evidente que as coisas estão longe de serem perfeitas. Mas comparando ao que era até os anos 90 o transporte público em SP melhorou muito. Somando as redes de metrô e trem suburbano - e precisa somar, pois você acessa ambas pagando uma só passagem - a rede sobre trilhos na Grande SP já iguala o metrô de Nova Iorque/EUA. Os ônibus paulistanos igualmente mudaram da água pro vinho, mesmo que ainda haja espaço pra melhorar bem mais.

- 'SAIA-&-BLUSA': OS ÔNIBUS PAULISTANOS (1978-1991): Essa focando mais especificamente nos ônibus como o nome indica, abordando a pintura livre (até 1978) e as padronizações 'Saia-&-Blusa' (78-92, como dito), 'Municipalizado' (1992-2003) e 'Inter-Ligado' (2003-presente)

A FÊNIX TROVÃO AZUL: DE NORTE A SUL, ENERGIAJAMAIS SE PERDE, SE TRANSFORMA (abordando exatamente a CMTC e sua pintura mais famosa, a 'Trovão Azul'. Não fui só eu que gostei dela. Veja como ela foi copiada no Brasil inteiro, de Porto Alegre a Manaus/AM).


- "CAMALEÃO" 8000 DA CMTC: O 1º TRÓLEIBUS-ARTICULADO DO BRASIL TEVE 2 CARROCERIAS, 6 PROPRIETÁRIOS, 7 (OU 9?) PINTURAS E & NUMERAÇÕES - Fabricado em 1985, saiu de circulação em 2012. Começou Caio e foi re-encarroçado MarcopoloComprado estatal, foi privatizadoIniciou a operação na Zona Leste, foi pra Zona Sul, voltou pra Z/L, de novo pra Z/S, e como o bom filho a casa torna, retornou mais um vez pra Z/L. Ficou sem placa por 15 anos aproximadamente (até a virada do milênio tróleibus em SP e várias outras cidades não eram emplacados), começou na lona, ganhou letreiro eletrônico mas nos fim retornou a lona, ganhou ar-condicionado e portas elevadas a esquerda. Enfim, o bichão é um museu-vivo do transporte paulistano - alias hoje é exatamente isso que ele é, um ônibus-museu - alias hoje é exatamente isso que ele é, um ônibus-museu.

CAPELINHA: RIO, SP, B.H., BELÉM E POA; PLACA NO ALTO: ESTAMOS NO SUDESTE:

Mostra o Sudeste e mais Belém-PAPorto Alegre-RS e até Brasília-DF (onde houve capelinha).


CENAS PAULISTANAS: O CENTRO E A ZONA SUL DE SÃO PAULO EM IMAGENS - Matéria-portal sobre SP, onde estão ancoradas as outras reportagens que já fiz sobre a cidade; falo um pouco da modernização do transporte igualmente.

O melhor e o pior do Brasil, a poucas quadras de distância um do outro. O Centrãoque está com muitos moradores de rua e diversos outros problemas típicos de uma metrópole desse porte;

E ali do ladinho a “Cidade Verde”, os Jardins, a Paulista, Higienópolis, e o começo das Zonas Oeste e Sul, região que ao lado da Orla do Rio é onde mais concentra elite e alta burguesia no Brasil.

A modernização da rede de transportes é mais uma vez abordada no relato.

Reportagens sobre o interior e litoral de SP:

- BAIXADA MULTI-MODAL: BONDE MODERNÍSSIMO (VLT), BONDE ANTIGO, ÔNIBUSELÉTRICOS E A DÍSEL, MICROS BRANCOS E VANS QUE SOBEM OS MORROS  (O transporte em Santos e região)


- PRAIA, MORRO, CANAL & CASA DE MADEIRA: ISSO É SANTOS (Relato da viagem a Baixada Santista, abordando diversos aspectos da cidade, entre eles o transporte)

NAS MARGENS DA DUTRA: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/VALE DO PARAÍBA-SP (matéria sobre a cidade em geral, mas tem uma grande seção sobre os ônibus, contando a história desde a pintura livre nos anos 80 e as duas padronizações nessa última década

.........


De volta a capital:

– A CIDADE CINZA– fotografando a Zona Leste (fevereiro/18). 
Na verdade o foco se restringe a Vila Carrão (ao lado) e Imediações. Mas não deixa de ser a primeira matéria na Z/L.

-"PIXAI POR NÓIS" - A MARGINAL TIETÊ E A DUTRA (Grande SP, municípios da Capital e o vizinho Guarulhos) 

    "Deus proverá''

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