PADRONIZAÇÃO 'SAIA-&-BLUSA': FAIXA 2, ZONA LESTE
Local:
|
São
Paulo-SP.
|
Data:
|
Virada
dos anos 80 pra 90.
|
Viação:
|
Penha-São
Miguel.
|
Carroceria:
|
Caio
Vitória.
|
Motor:
|
Mercedes-Benz.
|
Observações:
|
Imagem
provavelmente no Parque Dom Pedro.
|
O amarelo obrigatório embaixo, o verde acima a Penha-S. Miguel que escolheu.
Isso porque a divisão da cidade por faixas começava e terminava na Zona Norte (no sistema atual, o 'Inter-Ligado', isso foi corrigido, agora a Zona Norte tem as faixas 1 e 2 da nova padronização).
-
Nome da viação sobre a janela (ou sobre a porta, do outro lado). Isso foi muito popular em São Paulo naqueles tempos, e em menor escala aconteceu também e Porto Alegre-RS.
-
A chapa está mais alta, não no para-choques onde seria o correto, mas na grade de ventilação do motor. Isso foi típico do Sudeste Brasileiro nos anos 70 e 80, e também ocorria no Chile e Argentina – no México existe até hoje, e lá eles põe a placa praticamente no teto!!!
-
Além do mapa, há outro detalhe na 'blusa' verde:3 faixinhas menores diagonais que depois viram 2 horizontais. Na última fase do 'Saia-&-Blusa' (final dos anos 80 e virada pros 90) algumas viações personalizaram um pouco a pintura, sem quebrar a padronização, adicionando esse tipo de detalhe a blusa.
3-ZONA LESTE, SAIA ROSA - Digo, deveria ser rosa, e no princípio foi. Mas logo os empresários se recusaram a pintar os ônibus dessa cor, e mudaram por conta a padronização pra um vermelho-alaranjado, a mesma cor do 'Jacaré Scania'. Que coisa, né? Confira como tudo se deu, a POSTAGEM JÁ FOI PUBLICADA;
6-ZONA SUL, 'SAIA' VERMELHA - POSTAGEM JÁ PUBLICADA, UM ARTICULADO;
- A FÊNIX TROVÃO AZUL: DE NORTE A SUL, ENERGIAJAMAIS SE PERDE, SE TRANSFORMA (abordando exatamente a CMTC e sua pintura mais famosa, a 'Trovão Azul'. Não fui só eu que gostei dela. Veja como ela foi copiada no Brasil inteiro, de Porto Alegre a Manaus/AM).
- "CAMALEÃO" 8000 DA CMTC: O 1º TRÓLEIBUS-ARTICULADO DO BRASIL TEVE 2 CARROCERIAS, 6 PROPRIETÁRIOS, 7 (OU 9?) PINTURAS E & NUMERAÇÕES - Fabricado em 1985, saiu de circulação em 2012. Começou Caio e foi re-encarroçado Marcopolo. Comprado estatal, foi privatizado. Iniciou a operação na Zona Leste, foi pra Zona Sul, voltou pra Z/L, de novo pra Z/S, e como o bom filho a casa torna, retornou mais um vez pra Z/L. Ficou sem placa por 15 anos aproximadamente (até a virada do milênio tróleibus em SP e várias outras cidades não eram emplacados), começou na lona, ganhou letreiro eletrônico mas nos fim retornou a lona, ganhou ar-condicionado e portas elevadas a esquerda. Enfim, o bichão é um museu-vivo do transporte paulistano - alias hoje é exatamente isso que ele é, um ônibus-museu - alias hoje é exatamente isso que ele é, um ônibus-museu.
- CAPELINHA: RIO, SP, B.H., BELÉM E POA; PLACA NO ALTO: ESTAMOS NO SUDESTE:
Mostra o Sudeste e mais Belém-PA, Porto Alegre-RS e até Brasília-DF (onde houve capelinha).
- CENAS PAULISTANAS: O CENTRO E A ZONA SUL DE SÃO PAULO EM IMAGENS - Matéria-portal sobre SP, onde estão ancoradas as outras reportagens que já fiz sobre a cidade; falo um pouco da modernização do transporte igualmente.
O melhor e o pior do Brasil, a poucas quadras de distância um do outro. O Centrão, que está com muitos moradores de rua e diversos outros problemas típicos de uma metrópole desse porte;
E ali do ladinho a “Cidade Verde”, os Jardins, a Paulista, Higienópolis, e o começo das Zonas Oeste e Sul, região que ao lado da Orla do Rio é onde mais concentra elite e alta burguesia no Brasil.
A modernização da rede de transportes é mais uma vez abordada no relato.
Reportagens sobre o interior e litoral de SP:
- BAIXADA MULTI-MODAL: BONDE MODERNÍSSIMO (VLT), BONDE ANTIGO, ÔNIBUSELÉTRICOS E A DÍSEL, MICROS BRANCOS E VANS QUE SOBEM OS MORROS (O transporte em Santos e região)
- PRAIA, MORRO, CANAL & CASA DE MADEIRA: ISSO É SANTOS (Relato da viagem a Baixada Santista, abordando diversos aspectos da cidade, entre eles o transporte)
- - NAS MARGENS DA DUTRA: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/VALE DO PARAÍBA-SP (matéria sobre a cidade em geral, mas tem uma grande seção sobre os ônibus, contando a história desde a pintura livre nos anos 80 e as duas padronizações nessa última década)
.........
De volta a capital:
Nenhum comentário:
Postar um comentário