sábado, 29 de fevereiro de 2020

a "Enciclopédia do Transporte Brasileiro"




"O 'Cara Gozador' - Deus Pai e Mãe - quis que esse Filho seu (minha humilde pessoa no caso) fosse busólogo ”.  
Por conta disso sou estudioso do transporte urbano, especialmente em nosso país mas na medida do possível em escala global.


Então já produzi algumas matérias falando sobre a evolução das redes de ônibus e (onde for o caso) também do modal sobre trilhos em diversas cidades.



Fiz uma postagem que funcionará como um portal.


Isso significa o seguinte:

Ela serve como uma grande índice, ancorando as reportagens que já fiz que envolvam a área de transportes.


Sempre que nova mensagem for produzida ou reformulada, a atualizarei. Vamos nessa mostrar alguma coisa do que já está publicado.


Começando pela maior cidade do Brasil, São Paulo evidente. Uma grande reportagem, que se divide em 2 partes:

SAIA-&-BLUSA”: OS ÔNIBUS PAULISTANOS (1978-1991) – da pintura livre as padronizações ‘Saia-&-Blusa’, ‘Municipalizado’ e ‘Interligado’, com dezenas de fotos.
Na verdade, apesar do título ser ’78/91′, retratamos de 1970 a atualidade, abordando todos os modais, pneus e trilhos.

– SP: A REVOLUÇÃO NO TRANSPORTE - Evidente que as coisas estão longe de serem perfeitas. Mas comparando ao que era até os anos 90 o transporte público em SP melhorou  muito.


Somando as redes de metrô e trem suburbano a rede sobre trilhos na Grande SP já iguala o metrô de Nova Iorque/EUAE precisa somar, pois você acessa ambas pagando uma só passagem.

Os ônibus paulistanos igualmente mudaram da água pro vinho, mesmo que ainda haja espaço pra melhorar bem mais (de quebra na mesma matéria falo um pouco sobre Campinas-SP).
……….
Agora Curitiba, que é a cidade que vivo desde 1980, e que já foi modelo pro Brasil e mundo em termos de transporte coletivo.

Houve duas décadas de grandes investimentos (do começo pro meio dos anos 70 ao começo dos 90). Depois disso se seguiu um período de estagnação, que cobrou um alto preço: o número de usuários de ônibus desabou na década de 10.

Perto da virada pra década de 20 a cidade desperta e começa a haver um renascimento.
Vamos as matérias, elas contam em detalhes toda essa história:


Até o começo da década de 90 as linhas inter-municipais tinham pintura livre. Confira como era cada uma das viações.


Aí veio a padronização, em unicolor num estilo que lembra muito a pintura dos municipais, porém as cores eram conforme a região da cidade, e não por categoria da linha.

Só que posteriormente todas as viações abandonaram a cor da padronização e uniformizaram no bege, exceto a São José dos Pinhais.


CHEGOU O LIGEIRÃO NORTE – DEPOIS DE 5 ANOS…UFA (aqui retrato a história do modal ‘Expresso’, desde sua criação em 1974. Você sabe quantas cores o Expresso já teve em Curitiba? Foram 4, começou vermelho, já tentaram fazer Expressos laranjas, cinzas e azuis, mas sempre voltam a ser vermelhos – nesse caso não concerne o Pilarzinho, essa parte da cidade não tem Expressos).


Voltando ao Sudeste, Belo Horizonte, Minas Gerais (quando digo ‘cidade-modelo’ não quer dizer que as coisas seja perfeitas, apenas que estão havendo investimentos na melhora da rede.)



E de novo pro Sul, pra capital de Santa Catarina:

A CIDADE DE FLORIANO NÃO ESTÁ MAIS DESTERRADA (Radiografia completa do transporte ‘manezinho‘, com dezenas de fotos: da pintura livre a padronizada, a volta a pintura livre, ao novo retorno a padronização)


ILHA DA MAGIA – E CONTINENTE TAMBÉM: GRANDE FLORIANÓPOLIS, SC (Relato geral sobre a cidade, abordando não apenas o transporte. Falamos também sobre isso, da volta do livre pro padronizado, cliquei várias cenas mostrando a transição)
……….


Outras reportagens também abordando temas do transporte/automotivos, embora não necessariamente restritos ao foco dos ônibus  urbanos brasileiros:

- BR-116, BR-381, ETC: COMO AS RODOVIAS SÃO NUMERADAS
Qual o critério dos prefixos das estradas federais brasileiras? Numa das matérias mais lidas da página eu explico – com muitos mapas, um deles da BR-101, a ‘Rodovia Beira-Mar’ brasileira.

Dezenas de fotos raras tiradas no começo da década de 80 (algumas na de 90). Mas tem muito mais.

De brinde: a antiga rodoviária da Luz (na Pça. Júlio Prestes), em SP, na década de 70. Além disso, uma cena da Rodoviária de Curitiba em 1957, quando ela era no atual terminal metropolitano do Guadalupe.

Tomadas modernas acompanhando a evolução da Viação Cometa alguns ônibus urbanos dos anos 80, e mais.

“BOCA-LOCA”, “TROVÃO AZUL” E OUTROS: OS TRÓLEIBUS NO BRASIL
A história dos ônibus elétricos no Brasil. Hoje só há tróleibus na Grande São Paulo (2 redes, uma municipal e outra metropolitana) e Santos, no Litoral do mesmo estado.

- OS TRÓLEIBUS AMERICANOS, DE VALPARAÍSO A VANCUVER
Radiografia continental agora. A Argentina lidera na América LatinaAli são 3 cidades com o modal: Córdoba, Mendonça e Rosário.

No Brasil existem tróleis (2020) nas 2 do estado de SP como dito acima, enquanto no México  também em 2, a capital e Guadalajara. Chile, Equador e Canadá contam com tróleis em uma cidade em cada umE nos EUA ainda restam 5 sistemas de ônibus elétricos: Boston, São Francisco, Filadélfia, Seattle e Dayton (Ohio).

Até recentemente havia também na Venezuela, na cidade de Mérida. Entretanto, devido a crise que esse país enfrentou na década de 10 a rede elétrica foi desmantelada.
…….

Quem perto de 40 (escrevo em 2020) vai lembrar quem em muitas cidades antigamente os busos tinham ‘capelinhas’ – letreiro menor no teto pro nº da linha.

Mostra o Sudeste e mais Belém-PAPorto Alegre-RS e até Brasília-DF (em todas esass partes é onde houve esse apetrecho em maior escala), além de dar um panorama global. Falo também de um costume, nos anos 70 e 80 típico do Sudeste Brasileiro e também presente no Chile e ArgentinaPôr a chapa na grade de respiração do motor, e não no espaço próprio pra isso no para-choques.

Já que tocamos no ponto, em todos os países que a Vida me dá o oportunidade de visitar eu faço uma matéria sobre o transporte (o mesmo em todas as cidades dentro da Pátria Amada).

NÃO HÁ METRÔ, TREM, CORREDOR OU ARTICULADO; MAS HÁ 'JARDINEIRAS': O TRANSPORTE NO PARAGUAI
Devo adicionar que na segunda metade da década de 10 o Paraguai e demais países como Colômbia e Panamá na Am. Central também aderiram a onda de modernização. Os veículos novos que estão chegando não são mais jardineiras, e sim busos como conhecemos no Brasil.

Assim, em algum momento da década de 20 haverá a conclusão da mudança de vibração:
Esses desconfortáveis mas simpáticos ônibus com motor de caminhão a frente só serão vistos em museus (sejam museus tridimensionais ou virtuais como as páginas de busologia).

Então está feito o registro. Em 2013, quando visitei Assunção, eram a cena mais comum das ruas paraguaias.

"Deus proverá"

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