ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"
Local:
|
Museu
do Transporte (“Museu da CMTC”) em São Paulo-SP.
|
Viação:
|
Cia.
Municipal de Transportes Coletivos, C.M.T.C. estatal da prefeitura
extinta em 1994.
|
Logomarcas
usadas pela CMTC ao longo de sua história.
A
foto foi tomada no antigo 'Museu da CMTC', que fica na Av. Cruzeiro
do Sul, entre o Centro e a Marginal Tietê (alias, antes da Marginal está o bairro
do Canindé, Zona Central, onde está o estádio da Portuguesa que
tem justamente o nome do bairro; logo após o Rio Tietê e a avenida que o margeia está a Rodoviária do Tietê. A estação de metrô que serve a ambos antigamente se chamava só 'Tietê', agora renomeada 'Portuguesa/Tietê').
O
'Museu da CMTC' foi fundado em 1985, e após a extinção da viação
estatal uma década depois, atualmente é chamado 'Museu dos
Transportes Gaetano Ferrolla'. Fica próximo a antiga sede da CMTC, que era na Rua Santa Rita, vizinho bairro do Pari, também na Zona Central de Sampa.
A
viação foi fundada em 1946. De
1947 a 1961 os busos eram vermelhos com o logo clássico, ‘CMTC’
dentro de um retângulo e 2 meia-luas de cada lado, como usado
nos
tróleis importados usados dos EUA.
De
1961 a 1973 os busos (por
ex. mais
um vez
os tróleis
antigos
que na época não eram tão antigos assim)
eram azuis e o CMTC escrito sem logo, por extenso, com a fonte tipo
‘Times New Roman’
– se não sabe o que é isso, vá no editor de textos de seu
computador .
1973
a 1976:
logotipo mais estranho da história, juntaram
as letras ‘M’ e ‘T’, parecia ‘CMC‘,
como vemos nos Veneza
que chegaram 0km na ocasião da troca
–
Em
1976 foi readotado o logo pioneiro, foi usado em toda frota até
1978,
inclusive
certamente nos tróleibus
veteranos,
fabricados
nos anos 50 mas ainda na ativa nos anos 80.
Fim
dos anos 70: vem a pintura ‘Trovão Azul‘
(usado
nos Amélias
Volvo
que
iam pra
Z/L, e
nos Torinos Scania das Zonas Leste e Sul),
de
novo o ‘CMTC’ por extenso
mas dessa vez na fonte ‘Arial’, adotado
até 1986
– os
tróleis ‘amarelinhos’ do padrão EBTU e mesmo alguns a dísel
continuaram usando o logo clássico.
1986:
volta logotipo clássico e cor unicolor rubra.
A
CMTC teve mais 2 pinturas
(1º
saia branca e blusa vermelha; 2º
a ‘Municipalizada’) com
o logo clássico, ficou até o fim da viação em 1995.
Matérias sobre o tema:
- SP: A REVOLUÇÃO NO TRANSPORTE - Evidente que as coisas estão longe de serem perfeitas. Mas comparando ao que era até os anos 90 o transporte público em SP melhorou muito. Somando as redes de metrô e trem suburbano - e precisa somar, pois você acessa ambas pagando uma só passagem - a rede sobre trilhos na Grande SP já iguala o metrô de Nova Iorque/EUA. Os ônibus paulistanos igualmente mudaram da água pro vinho, mesmo que ainda haja espaço pra melhorar bem mais.
- 'SAIA-&-BLUSA': OS ÔNIBUS PAULISTANOS (1978-1991): Essa focando mais especificamente nos ônibus como o nome indica, abordando a pintura livre (até 1978) e as padronizações
'Saia-&-Blusa' (78-92, como dito), 'Municipalizado' (1992-2003) e
'Inter-Ligado' (2003-presente).
-
A
FÊNIX TROVÃO AZUL: DE NORTE A SUL, ENERGIA JAMAIS SE PERDE,APENAS
SE TRANSFORMA
(abordando
exatamente a CMTC e sua pintura mais famosa, a 'Trovão Azul'. Não
fui só eu que gostei dela. Veja como ela foi copiada no Brasil
inteiro, de Porto Alegre a Manaus/AM).
- "CAMALEÃO" 8000 DA CMTC: O 1º TRÓLEIBUS-ARTICULADO DO BRASIL TEVE 2 CARROCERIAS, 6 PROPRIETÁRIOS, 7 (OU 9?) PINTURAS E & NUMERAÇÕES - Fabricado
em 1985, saiu de circulação em 2012. Começou Caio e foi
re-encarroçado Marcopolo.
Comprado
estatal, foi privatizado.
Iniciou
a operação na Zona Leste, foi pra Zona Sul, voltou pra Z/L, de novo
pra Z/S, e como o bom filho a casa torna, retornou mais um vez pra
Z/L. Ficou sem placa por 15 anos
aproximadamente
(até a virada do milênio tróleibus em SP e várias outras cidades não eram emplacados),
começou
na lona, ganhou letreiro eletrônico mas nos fim retornou a lona,
ganhou ar-condicionado e portas elevadas a esquerda. Enfim, o bichão
é um museu-vivo
do
transporte paulistano - alias hoje é exatamente isso que ele é, um
ônibus-museu - se houvesse espaço, ele estaria no 'Museu da CMTC'
aqui retratado.
-
CENAS PAULISTANAS: O CENTRO E A ZONA SUL DE SÃO PAULO EM IMAGENS
- Matéria-portal sobre SP, onde estão ancoradas as outras
reportagens que já fiz sobre a cidade; falo um pouco da modernização
do transporte igualmente.
"Deus
proverá"
Nenhum comentário:
Postar um comentário