quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Logotipos da CMTC

https://omensageiro77.wordpress.com/2019/09/16/sp-a-revolucao-no-transporte/


Local:
Museu do Transporte (“Museu da CMTC”) em São Paulo-SP.
Viação:
Cia. Municipal de Transportes Coletivos, C.M.T.C. estatal da prefeitura extinta em 1994.

Logomarcas usadas pela CMTC ao longo de sua história.

A foto foi tomada no antigo 'Museu da CMTC', que fica na Av. Cruzeiro do Sul, entre o Centro e a Marginal Tietê (alias, antes da Marginal está o bairro do Canindé, Zona Central, onde está o estádio da Portuguesa que tem justamente o nome do bairro; logo após o Rio Tietê e a avenida que o margeia está a Rodoviária do Tietê. A estação de metrô que serve a ambos antigamente se chamava só 'Tietê', agora renomeada 'Portuguesa/Tietê').

O 'Museu da CMTC' foi fundado em 1985, e após a extinção da viação estatal uma década depois, atualmente é chamado 'Museu dos Transportes Gaetano Ferrolla'. Fica próximo a antiga sede da CMTC, que era na Rua Santa Rita, vizinho bairro do Pari, também na Zona Central de Sampa.



A viação foi fundada em 1946. De 1947 a 1961 os busos eram vermelhos com o logo clássico, ‘CMTC’ dentro de um retângulo e 2 meia-luas de cada lado, como usado nos tróleis importados usados dos EUA.

De 1961 a 1973 os busos (por ex. mais um vez os tróleis antigos que na época não eram tão antigos assim) eram azuis e o CMTC escrito sem logo, por extenso, com a fonte tipo ‘Times New Roman’ – se não sabe o que é isso, vá no editor de textos de seu computador .

1973 a 1976: logotipo mais estranho da história, juntaram as letras ‘M’ e ‘T’, parecia ‘CMC‘, como vemos nos Veneza que chegaram 0km na ocasião da troca

 
Em 1976 foi readotado o logo pioneiro, foi usado em toda frota até 1978, inclusive certamente nos tróleibus veteranos, fabricados nos anos 50 mas ainda na ativa nos anos 80.

Fim dos anos 70: vem a pintura ‘Trovão Azul (usado nos Amélias Volvo que iam pra Z/L, e nos Torinos Scania das Zonas Leste e Sul), de novo o ‘CMTC’ por extenso mas dessa vez na fonte ‘Arial’, adotado até 1986os tróleis ‘amarelinhos’ do padrão EBTU e mesmo alguns a dísel continuaram usando o logo clássico.

1986: volta logotipo clássico e cor unicolor rubra. A CMTC teve mais 2 pinturas (1º saia branca e blusa vermelha; 2º a ‘Municipalizada’) com o logo clássico, ficou até o fim da viação em 1995.

Matérias sobre o tema:

- SP: A REVOLUÇÃO NO TRANSPORTE - Evidente que as coisas estão longe de serem perfeitas. Mas comparando ao que era até os anos 90 o transporte público em SP melhorou muito. Somando as redes de metrô e trem suburbano - e precisa somar, pois você acessa ambas pagando uma só passagem - a rede sobre trilhos na Grande SP já iguala o metrô de Nova Iorque/EUA. Os ônibus paulistanos igualmente mudaram da água pro vinho, mesmo que ainda haja espaço pra melhorar bem mais. 

- 'SAIA-&-BLUSA': OS ÔNIBUS PAULISTANOS (1978-1991): Essa focando mais especificamente nos ônibus como o nome indica, abordando a pintura livre (até 1978) e as padronizações 'Saia-&-Blusa' (78-92, como dito), 'Municipalizado' (1992-2003) e 'Inter-Ligado' (2003-presente)


- A FÊNIX TROVÃO AZUL: DE NORTE A SUL, ENERGIA JAMAIS SE PERDE,APENAS SE TRANSFORMA (abordando exatamente a CMTC e sua pintura mais famosa, a 'Trovão Azul'. Não fui só eu que gostei dela. Veja como ela foi copiada no Brasil inteiro, de Porto Alegre a Manaus/AM).

- "CAMALEÃO" 8000 DA CMTC: O 1º TRÓLEIBUS-ARTICULADO DO BRASIL TEVE 2 CARROCERIAS, 6 PROPRIETÁRIOS, 7 (OU 9?) PINTURAS E & NUMERAÇÕES - Fabricado em 1985, saiu de circulação em 2012. Começou Caio e foi re-encarroçado Marcopolo. Comprado estatal, foi privatizado. Iniciou a operação na Zona Leste, foi pra Zona Sul, voltou pra Z/L, de novo pra Z/S, e como o bom filho a casa torna, retornou mais um vez pra Z/L. Ficou sem placa por 15 anos aproximadamente (até a virada do milênio tróleibus em SP e várias outras cidades não eram emplacados), começou na lona, ganhou letreiro eletrônico mas nos fim retornou a lona, ganhou ar-condicionado e portas elevadas a esquerda. Enfim, o bichão é um museu-vivo do transporte paulistano - alias hoje é exatamente isso que ele é, um ônibus-museu - se houvesse espaço, ele estaria no 'Museu da CMTC' aqui retratado.

CENAS PAULISTANAS: O CENTRO E A ZONA SUL DE SÃO PAULO EM IMAGENS - Matéria-portal sobre SP, onde estão ancoradas as outras reportagens que já fiz sobre a cidade; falo um pouco da modernização do transporte igualmente.

"Deus proverá" 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário