ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"
Origem da imagem: internet.
Local:
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Santos-SP.
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Viação:
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Construído
pela EMTU (estatal estadual), operado pelo grupo Constantino (dono
da cia. aérea Gol).
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Data:
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Entre
2017 e 2019.
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Baixada
Santista, Litoral Paulista, segunda metade da década de 10. VLT, o
'Veículo Leve sobre Trilhos', faz mais uma viagem ligando os
municípios de Santos e São Vicente, que são umbilicalmente
ligados.
Há
precedentes: um
trem
de subúrbio da extinta estatal estadual Fepasa que ligava
Santos a São Vicente, operou entre 1990 e 1999.
Foi
extinto.
Mas
em 2015 começa a circular o VLT em testes. Em janeiro de 2017
incia-se a operação comercial em todo trajeto, da região de
Barreiros em São Vicente até o Porto de Santos.
Além
de Santos, há
VLT’s no Brasil no Rio de Janeiro e 4 no Nordeste: 2 no Ceará, um na capital Fortaleza e outro no interior, no Recife-PE e em Maceió-AL.
O
do Rio é uma espécie de 'Circular-Centro', faz um curto trajeto na área central. Não tenho informações
se caiu no gosto da população. O de Fortaleza foi inaugurado recentemente, e igualmente não sei se já atingiu a meta de passageiros proposta.
Os demais do Nordeste são sub-utilizados. O do interior do Ceará porque os
municípios de Juazeiro do Norte e Crato, que são ligados pelo VTL,
não têm uma demanda que necessite de trem.
E
nas capitais de Alagoas e Pernambuco modernizaram as composições
que eram operadas por velhas locomotivas a dísel.
Mas
não modernizaram a linha nem as estações. Os VLT's fazem trajetos
periféricos e têm poucos horários.
Estiveram
em
em obras mas
não foram concluídos VLT's em
Cuiabá-MT e
Brasília-DF
–
em Manaus-AM houve projeto mas nem saiu do papel.
………
O
primeiro VLT do Brasil foi também no estado de SP: em Campinas,
inaugurado também em 1990.
Só
que o VLT campineiro teve vida ainda mais curta que o trem de
subúrbio da Baixada:
Em
1995, apenas 5 anos após sua inauguração, o VLT de Campinas fez
sua última viagem.
Ou
seja: num longo trajeto chegando a periferia e com viagens frequentes
o dia todo, o VLT da Baixada Santista por enquanto é o único do
Brasil – esperamos que outros se sigam, afinal até Medelím na Colômbia já conta com esse moderno e não-poluente modal.
Matérias sobre o tema (Baixada):
-
BAIXADA
MULTI-MODAL: BONDE MODERNÍSSIMO (VLT), BONDE ANTIGO, ÔNIBUS
ELÉTRICOS E A DÍSEL, MICROS BRANCOS E VANS QUE SOBEM OS MORROS
(O
transporte em Santos e região)
-
PRAIA, MORRO, CANAL & CASA DE MADEIRA: ISSO É SANTOS (Relato
da viagem a Baixada Santista, abordando diversos aspectos da cidade,
entre eles o transporte)
Reportagens
sobre São Paulo/Capital:
- SP:A REVOLUÇÃO NO TRANSPORTE - Evidente que as coisas estão longe de serem perfeitas. Mas comparando ao que era até os anos 90 o transporte público em SP melhorou muito. Somando as redes de metrô e trem suburbano - e precisa somar, pois você acessa ambas pagando uma só passagem - a rede sobre trilhos na Grande SP já iguala o metrô de Nova Iorque/EUA. Os ônibus paulistanos igualmente mudaram da água pro vinho, mesmo que ainda haja espaço pra melhorar bem mais.
- SP:A REVOLUÇÃO NO TRANSPORTE - Evidente que as coisas estão longe de serem perfeitas. Mas comparando ao que era até os anos 90 o transporte público em SP melhorou muito. Somando as redes de metrô e trem suburbano - e precisa somar, pois você acessa ambas pagando uma só passagem - a rede sobre trilhos na Grande SP já iguala o metrô de Nova Iorque/EUA. Os ônibus paulistanos igualmente mudaram da água pro vinho, mesmo que ainda haja espaço pra melhorar bem mais.
-
'SAIA-&-BLUSA':
OS ÔNIBUS PAULISTANOS (1978-1991):
Essa focando mais especificamente nos ônibus como o nome indica,
abordando
a pintura livre (até 1978) e as padronizações 'Saia-&-Blusa'
(78-92, como dito), 'Municipalizado' (1992-2003) e 'Inter-Ligado'
(2003-presente).
-
A FÊNIX TROVÃO AZUL: DE NORTE A SUL, ENERGIA JAMAIS SE PERDE,APENASSE TRANSFORMA
(abordando
exatamente a CMTC e sua pintura mais famosa, a 'Trovão Azul'. Não
fui só eu que gostei dela. Veja como ela foi copiada no Brasil
inteiro, de Porto Alegre a Manaus/AM).
-
"CAMALEÃO"
8000 DA CMTC: O 1º TRÓLEIBUS-ARTICULADO DO BRASIL TEVE 2
CARROCERIAS, 6 PROPRIETÁRIOS, 7 (OU 9?) PINTURAS E & NUMERAÇÕES
- Fabricado
em 1985, saiu de circulação em 2012. Começou Caio e foi
re-encarroçado Marcopolo.
Comprado
estatal, foi privatizado.
Iniciou
a operação na Zona Leste, foi pra Zona Sul, voltou pra Z/L, de novo
pra Z/S, e como o bom filho a casa torna, retornou mais um vez pra
Z/L. Ficou sem placa por 15 anos
aproximadamente
(até
a virada do milênio tróleibus em SP e várias outras cidades não
eram emplacados),
começou
na lona, ganhou letreiro eletrônico mas nos fim retornou a lona,
ganhou ar-condicionado e portas elevadas a esquerda. Enfim, o bichão
é um museu-vivo
do
transporte paulistano - alias hoje é exatamente isso que ele é, um
ônibus-museu - se houvesse espaço, ele estaria no 'Museu da CMTC'
aqui retratado.
-
CENAS
PAULISTANAS: O CENTRO E A ZONA SUL DE SÃO PAULO EM IMAGENS
-
Matéria-portal sobre SP, onde estão ancoradas as outras reportagens
que já fiz sobre a cidade; falo um pouco da modernização do
transporte igualmente.
Deus proverá
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