sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

VLT de Santos: o trem se foi, mas voltou!

https://omensageiro77.wordpress.com/2015/11/24/baixada-multi-modal-bonde-modernissimo-vlt-bonde-antigo-onibus-eletricos-e-a-disel-micros-brancos-e-vans-que-sobem-os-morros/


Origem da imagem: internet.

Local:
Santos-SP.
Viação:
Construído pela EMTU (estatal estadual), operado pelo grupo Constantino (dono da cia. aérea Gol).
Data:
Entre 2017 e 2019.

Baixada Santista, Litoral Paulista, segunda metade da década de 10. VLT, o 'Veículo Leve sobre Trilhos', faz mais uma viagem ligando os municípios de Santos e São Vicente, que são umbilicalmente ligados.

Há precedentes: um trem de subúrbio da extinta estatal estadual Fepasa que ligava Santos a São Vicente, operou entre 1990 e 1999. Foi extinto.

Mas em 2015 começa a circular o VLT em testes. Em janeiro de 2017 incia-se a operação comercial em todo trajeto, da região de Barreiros em São Vicente até o Porto de Santos.

Além de Santos, há VLT’s no Brasil no Rio de Janeiro e 4 no Nordeste: 2 no Ceará, um na capital Fortaleza e outro no interior, no Recife-PE e em Maceió-AL.


O do Rio é uma espécie de 'Circular-Centro', faz um curto trajeto na área central. Não tenho informações se caiu no gosto da população. O de Fortaleza foi inaugurado recentemente, e igualmente não sei se já atingiu a meta de passageiros proposta. 

Os demais do Nordeste são sub-utilizados. O do interior do Ceará porque os municípios de Juazeiro do Norte e Crato, que são ligados pelo VTL, não têm uma demanda que necessite de trem.

E nas capitais de Alagoas e Pernambuco modernizaram as composições que eram operadas por velhas locomotivas a dísel. 

Mas não modernizaram a linha nem as estações. Os VLT's fazem trajetos periféricos e têm poucos horários. 
 
Estiveram em em obras mas não foram concluídos VLT's em Cuiabá-MT e Brasília-DF em Manaus-AM houve projeto mas nem saiu do papel.
………


O primeiro VLT do Brasil foi também no estado de SP: em Campinas, inaugurado também em 1990.

Só que o VLT campineiro teve vida ainda mais curta que o trem de subúrbio da Baixada: 
 
Em 1995, apenas 5 anos após sua inauguração, o VLT de Campinas fez sua última viagem.
 
Ou seja: num longo trajeto chegando a periferia e com viagens frequentes o dia todo, o VLT da Baixada Santista por enquanto é o único do Brasil – esperamos que outros se sigam, afinal até Medelím na Colômbia já conta com esse moderno e não-poluente modal.

Matérias sobre o tema (Baixada):  


- PRAIA, MORRO, CANAL & CASA DE MADEIRA: ISSO É SANTOS (Relato da viagem a Baixada Santista, abordando diversos aspectos da cidade, entre eles o transporte)

Reportagens sobre São Paulo/Capital:

SP:A REVOLUÇÃO NO TRANSPORTE - Evidente que as coisas estão longe de serem perfeitas. Mas comparando ao que era até os anos 90 o transporte público em SP melhorou muito. Somando as redes de metrô e trem suburbano - e precisa somar, pois você acessa ambas pagando uma só passagem - a rede sobre trilhos na Grande SP já iguala o metrô de Nova Iorque/EUA. Os ônibus paulistanos igualmente mudaram da água pro vinho, mesmo que ainda haja espaço pra melhorar bem mais. 
- 'SAIA-&-BLUSA': OS ÔNIBUS PAULISTANOS (1978-1991): Essa focando mais especificamente nos ônibus como o nome indica, abordando a pintura livre (até 1978) e as padronizações 'Saia-&-Blusa' (78-92, como dito), 'Municipalizado' (1992-2003) e 'Inter-Ligado' (2003-presente)


- A FÊNIX TROVÃO AZUL: DE NORTE A SUL, ENERGIA JAMAIS SE PERDE,APENASSE TRANSFORMA (abordando exatamente a CMTC e sua pintura mais famosa, a 'Trovão Azul'. Não fui só eu que gostei dela. Veja como ela foi copiada no Brasil inteiro, de Porto Alegre a Manaus/AM).

- "CAMALEÃO" 8000 DA CMTC: O 1º TRÓLEIBUS-ARTICULADO DO BRASIL TEVE 2 CARROCERIAS, 6 PROPRIETÁRIOS, 7 (OU 9?) PINTURAS E & NUMERAÇÕES - Fabricado em 1985, saiu de circulação em 2012. Começou Caio e foi re-encarroçado Marcopolo. Comprado estatal, foi privatizado. Iniciou a operação na Zona Leste, foi pra Zona Sul, voltou pra Z/L, de novo pra Z/S, e como o bom filho a casa torna, retornou mais um vez pra Z/L. Ficou sem placa por 15 anos aproximadamente (até a virada do milênio tróleibus em SP e várias outras cidades não eram emplacados), começou na lona, ganhou letreiro eletrônico mas nos fim retornou a lona, ganhou ar-condicionado e portas elevadas a esquerda. Enfim, o bichão é um museu-vivo do transporte paulistano - alias hoje é exatamente isso que ele é, um ônibus-museu - se houvesse espaço, ele estaria no 'Museu da CMTC' aqui retratado.

CENAS PAULISTANAS: O CENTRO E A ZONA SUL DE SÃO PAULO EM IMAGENS - Matéria-portal sobre SP, onde estão ancoradas as outras reportagens que já fiz sobre a cidade; falo um pouco da modernização do transporte igualmente.

Deus proverá
 

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