segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Buso e bonde no fim-de-tarde no Gonzaga, Santos




Autoria própria. Imagem de livre circulação, desde que os créditos sejam mantidos.

Local:
Santos-SP.
Viação:
Piracicabana (esse era o nome antigo, depois passou a assinar BR Mobilidade/Baixada Santista).
Data:
11/2015.
Carroceria:
Marcopolo.
Motor:
???
Observação:
Foto na Beira-Mar, o Sol se pondo ao fundo

Santos, Litoral Paulista, novembro de 2015. Marcopolo da Viação Piracicabana em linha municipal na Beira-Mar da Praia do Gonzaga.

Ao fundo vemos o famoso Bondinho do Gonzaga. Esse não sai do lugar, é um posto de informações turísticas.

……….

Santos (por isso me refiro a Grande Santos, “Baixada Santista”, incluindo os vizinhos municípios de São Vicente, Guarujá, Praia Grande e Cubatão) é uma cidade peculiar em relação ao transporte coletivo. Eis os diversos modais que lá existem:

- VLT ('Veículo Leve sobre Trilhos'), o 'bonde moderno', também conhecido como 'metrô leve';

- Bonde antigo (só o Rio de Janeiro e Santos têm bondes antigos ainda circulando; no Rio de forma ininterrupta, em Santos os bondes foram extintos em 1971 e retomados na virada do milênio);


- Vans (e micro-ônibus) que sobem os morros e vão pros bairros da periferia (em Santos e Cubatão).

Dos anos 90 até 2019 São Vicente não tinha ônibus grandes, por isso me refiro aos de tamanho normal.

Sim, é isso. O município passou mais de 2 décadas só com vans e micro-ônibus. Mas no final de 2019 uma viação ganhou a licitação e passou a operar a concessão, algumas linhas com ônibus grandes e outras com micros. Os micros e vans de cooperativa encerraram as atividades.

Além disso, também de a partir de 2019 as linhas municipais do Guarujá passaram a contar com articulados - é a primeira vez que a Baixada tem articulados em larga escala e de forma permanente.

Antes disso, no fim do século 20 houveram alguns 'sanfonados' (um em testes pela extinta CSTC no municipal de Santos e pelo menos mais um, ex-Campinas, em linhas metropolitanas pela também extinta viação Marazul da Praia Grande). Mas sempre isolados, de forma esporádica. 
………….


Comentemos agora a imagem. O busão provavelmente é um Torino '5' – oficialmente chamado 'Torino 2007'.

Atrás vemos o bonde. No Centro de Santos há uma linha turística com bondes antigos, como dito e é notório.

Esse que fica na praia está parado. Nem tem como sair do lugar, pois não há rede de trilhos ali.

Funciona como posto de informações turísticas. Ainda assim, ele foi reformado pra ficar exatamente como era quando estava na ativa. Até a publicidade interna foi restaurada como a original.


Matérias sobre o tema (Baixada):  


- PRAIA, MORRO, CANAL & CASA DE MADEIRA: ISSO É SANTOS (Relato da viagem a Baixada Santista, abordando diversos aspectos da cidade, entre eles o transporte)


Agora o interior paulista:

NAS MARGENS DA DUTRA: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/VALE DO PARAÍBA-SP (matéria sobre a cidade em geral, mas tem uma grande seção sobre os ônibus, contando a história desde a pintura livre nos anos 80 e as duas padronizações nessa última década

Reportagens sobre São Paulo/Capital:

SP:A REVOLUÇÃO NO TRANSPORTE - Evidente que as coisas estão longe de serem perfeitas. Mas comparando ao que era até os anos 90 o transporte público em SP melhorou muito. Somando as redes de metrô e trem suburbano - e precisa somar, pois você acessa ambas pagando uma só passagem - a rede sobre trilhos na Grande SP já iguala o metrô de Nova Iorque/EUA. Os ônibus paulistanos igualmente mudaram da água pro vinho, mesmo que ainda haja espaço pra melhorar bem mais. 
'SAIA-&-BLUSA': OS ÔNIBUS PAULISTANOS (1978-1991): Essa focando mais especificamente nos ônibus como o nome indica, abordando a pintura livre (até 1978) e as padronizações 'Saia-&-Blusa' (78-92, como dito), 'Municipalizado' (1992-2003) e 'Inter-Ligado' (2003-presente)


- A FÊNIX TROVÃO AZUL: DE NORTE A SUL, ENERGIAJAMAIS SE PERDE, SE TRANSFORMA (abordando exatamente a CMTC e sua pintura mais famosa, a 'Trovão Azul'. Não fui só eu que gostei dela. Veja como ela foi copiada no Brasil inteiro, de Porto Alegre a Manaus/AM).

- "CAMALEÃO" 8000 DA CMTC: O 1º TRÓLEIBUS-ARTICULADO DO BRASIL TEVE 2 CARROCERIAS, 6 PROPRIETÁRIOS, 7 (OU 9?) PINTURAS E & NUMERAÇÕES Fabricado em 1985, saiu de circulação em 2012. Começou Caio e foi re-encarroçado MarcopoloComprado estatal, foi privatizadoIniciou a operação na Zona Leste, foi pra Zona Sul, voltou pra Z/L, de novo pra Z/S, e como o bom filho a casa torna, retornou mais um vez pra Z/L. Ficou sem placa por 15 anos aproximadamente (até a virada do milênio tróleibus em SP e várias outras cidades não eram emplacados), começou na lona, ganhou letreiro eletrônico mas nos fim retornou a lona, ganhou ar-condicionado e portas elevadas a esquerda. Enfim, o bichão é um museu-vivo do transporte paulistano - alias hoje é exatamente isso que ele é, um ônibus-museu - se houvesse espaço, ele estaria no 'Museu da CMTC' aqui retratado.

CENAS PAULISTANAS: O CENTRO E A ZONA SUL DE SÃO PAULO EM IMAGENS - Matéria-portal sobre SP, onde estão ancoradas as outras reportagens que já fiz sobre a cidade; falo um pouco da modernização do transporte igualmente.

Deus proverá

2 comentários:

  1. Achei muito boa sua pesquisa amei conhecer mais sobre o transporte de Santos .

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    1. Que bom que gostou do trabalho.

      Desculpe demorar publicar seu comentário e responder. Só agora, em março de 22, é que vi que haviam comentários aguardando moderação. Não tinha completo manejo sobre o painel de controle do 'blogspot', pois dedico mais tempo a minha outra página, onde além de publicar sobre ônibus escrevo sobre diversos assuntos.

      https://omensageiro77.wordpress.com/

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