domingo, 17 de novembro de 2019

Viação ParaTodos, Zona Sul de SP

https://omensageiro77.wordpress.com/2015/04/20/saia-blusa-onibus-paulistanos-1978-1991/


Imagem pertencente ao sítio Revista Portal do Ônibus. Créditos mantidos. Visite as fontes.
Local:
São Paulo-SP.
Data
Final dos anos 80.
Viação:
ParaTodos.
Carroceria:
Condor (ex-Ciferal Paulista).
Motor:


PADRONIZAÇÃO 'SAIA-&-BLUSA' (1978-1992): FAIXA 5, ZONA SUL


São Paulo, fim da década de 80. Condor da Viação ParaTodos em linha pro Metrô Jabaquara.

A cor da parte de baixo do veículo (a 'saia') era compulsória, e indicava qual região da cidade a linha percorria. A parte de cima (a 'blusa') a viação podia escolher livremente. A Zona Sul tinha três 'saias', a azul-escura, azul-clara e vermelha, respectivamente as faixas 4, 5 e 6 do sistema.

A padronzação 'Saia-&-Blusa' só valia pras empresas particulares. A viação estatal C.M.T.C. estava dispensada, podia decorar seus busões como quisesse.

A ParaTodos teve uma filial em Vitória, e alias na capital do Espírito Santo chegaram a operar alguns ônibus exatamente nessa pintura que veem na foto, pois eram oriundos de SP e partiram pro ES sem repintar.

O veículo tem 'capelinha', aquele letreiro menor no teto pra indicar o nº da linha – acessório quase onipresente no eixo Rio-SP nos anos 70 e 80, e que também existiu em Belém-PA, Porto Alegre-RS, Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, segundo algumas fontes também em Juiz de Fora-MG, além de outros casos esporádicos Brasil afora.

Sabemos que a foto é perto da virada dos anos 80 pra 90 porque atrás vem um Vitória da Caio da mesma viação, e o Vitória foi lançado em 1988.

A carroceria do busão em 1º plano é Condor. Havia, sediada no Rio, a encarroçadora Ciferal – Cia. Industrial de Ferro e Alumínio. No fim dos anos 70 ela abriu uma filial em São Paulo, por isso chamada 'Ciferal Paulista'.

Pois bem. A filial, a Ciferal Paulista, resolveu se separar da companhia que a fundou, adotando o nome 'Condor'. Mas num acordo de cavalheiros pôde continuar a produzir os mesmo modelos de ônibus da matriz Ciferal. Isso acelerou a queda da Ciferal, pois os produtos da Condor eram similares porém mais baratos.

Mas no fim não adiantou, a Condor faliu ainda na primeira metade dos anos 80. A sua empresa-mãe, a Ciferal, teria falido no meio da mesma década, se não fosse o governo do Estado do Rio fazer grande encomenda pra viação estatal que então existia, a CTC-RJ.

Só que mesmo com esse fôlego extra a Ciferal veio mesmo a pique, foi comprada parcialmente pelo Marcopolo em 1990. Uma década depois, no ano 2000, a Marcopolo assumiu o controle completo da Ciferal.

A marca 'Ciferal' foi mantida por mais uma década e pouco como nome-fantasia. No entanto, na década de 10 a Marcopolo descontinuou o uso do nome Ciferal. Agora as instalações da antiga Ciferal em Duque de Caxias, no Grande Rio, assinam sua produção como 'Marcopolo Rio'

EIS AS FAIXAS DA PADRONIZAÇÃO 'SAIA & BLUSA' (A série está completa, do 1 ao 9):

1-  ZONA NORTE, SAIA MARROM - POSTAGEM JÁ PUBLICADA;
2-  ZONA LESTE, SAIA AMARELA -
POSTAGEM JÁ PUBLICADA;
3- ZONA LESTE, SAIA ROSA - Digo, deveria ser rosa, e no princípio foi. Mas logo os empresários se recusaram a pintar os ônibus dessa cor, e mudaram por conta a padronização pra um vermelho-alaranjado, a mesma cor do 'Jacaré Scania'. Que coisa, né? Confira como tudo se deu, a POSTAGEM JÁ FOI PUBLICADA;
4- ZONA SUL, SAIA AZUL-ESCURA
- POSTAGEM JÁ PUBLICADA; 
5- ZONA SUL, SAIA AZUL-CLARA (ESSA POSTAGEM QUE ESTÃO LENDO);
6- ZONA SUL, SAIA VERMELHA - POSTAGEM JÁ PUBLICADA, UM ARTICULADO;
7- ZONA OESTE, SAIA LARANJA POSTAGEM JÁ PUBLICADA;
8- ZONA OESTE, SAIA VERDE-ESCURA
- POSTAGEM JÁ PUBLICADA;
9- ZONA NORTE, SAIA VERDE-CLARA - POSTAGEM JÁ PUBLICADA; 

Confira matérias sobre o transporte em São Paulo:

SP: A REVOLUÇÃO NO TRANSPORTE - Evidente que as coisas estão longe de serem perfeitas. Mas comparando ao que era até os anos 90 o transporte público em SP melhorou muito. Somando as redes de metrô e trem suburbano - e precisa somar, pois você acessa ambas pagando uma só passagem - a rede sobre trilhos na Grande SP já iguala o metrô de Nova Iorque/EUA. Os ônibus paulistanos igualmente mudaram da água pro vinho, mesmo que ainda haja espaço pra melhorar bem mais.

- 'SAIA-&-BLUSA': OS ÔNIBUS PAULISTANOS (1978-1991): Essa focando mais especificamente nos ônibus como o nome indica, abordando a pintura livre (até 1978) e as padronizações 'Saia-&-Blusa' (78-92, como dito), 'Municipalizado' (1992-2003) e 'Inter-Ligado' (2003-presente)

A FÊNIX TROVÃO AZUL: DE NORTE A SUL, ENERGIAJAMAIS SE PERDE, SE TRANSFORMA (abordando exatamente a CMTC e sua pintura mais famosa, a 'Trovão Azul'. Não fui só eu que gostei dela. Veja como ela foi copiada no Brasil inteiro, de Porto Alegre a Manaus/AM).


- "CAMALEÃO" 8000 DA CMTC: O 1º TRÓLEIBUS-ARTICULADO DO BRASIL TEVE 2 CARROCERIAS, 6 PROPRIETÁRIOS, 7 (OU 9?) PINTURAS E & NUMERAÇÕES - Fabricado em 1985, saiu de circulação em 2012. Começou Caio e foi re-encarroçado MarcopoloComprado estatal, foi privatizadoIniciou a operação na Zona Leste, foi pra Zona Sul, voltou pra Z/L, de novo pra Z/S, e como o bom filho a casa torna, retornou mais um vez pra Z/L. Ficou sem placa por 15 anos aproximadamente (até a virada do milênio tróleibus em SP e várias outras cidades não eram emplacados), começou na lona, ganhou letreiro eletrônico mas nos fim retornou a lona, ganhou ar-condicionado e portas elevadas a esquerda. Enfim, o bichão é um museu-vivo do transporte paulistano - alias hoje é exatamente isso que ele é, um ônibus-museu - alias hoje é exatamente isso que ele é, um ônibus-museu.

CAPELINHA: RIO, SP, B.H., BELÉM E POA; PLACA NO ALTO: ESTAMOS NO SUDESTE:

Mostra o Sudeste e mais Belém-PAPorto Alegre-RS e até Brasília-DF (onde houve capelinha).


CENAS PAULISTANAS: O CENTRO E A ZONA SUL DE SÃO PAULO EM IMAGENS - Matéria-portal sobre SP, onde estão ancoradas as outras reportagens que já fiz sobre a cidade; falo um pouco da modernização do transporte igualmente.

O melhor e o pior do Brasil, a poucas quadras de distância um do outro. O Centrãoque está com muitos moradores de rua e diversos outros problemas típicos de uma metrópole desse porte;

E ali do ladinho a “Cidade Verde”, os Jardins, a Paulista, Higienópolis, e o começo das Zonas Oeste e Sul, região que ao lado da Orla do Rio é onde mais concentra elite e alta burguesia no Brasil.

A modernização da rede de transportes é mais uma vez abordada no relato.

Reportagens sobre o interior e litoral de SP:

- BAIXADA MULTI-MODAL: BONDE MODERNÍSSIMO (VLT), BONDE ANTIGO, ÔNIBUSELÉTRICOS E A DÍSEL, MICROS BRANCOS E VANS QUE SOBEM OS MORROS  (O transporte em Santos e região)


- PRAIA, MORRO, CANAL & CASA DE MADEIRA: ISSO É SANTOS (Relato da viagem a Baixada Santista, abordando diversos aspectos da cidade, entre eles o transporte)

NAS MARGENS DA DUTRA: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/VALE DO PARAÍBA-SP (matéria sobre a cidade em geral, mas tem uma grande seção sobre os ônibus, contando a história desde a pintura livre nos anos 80 e as duas padronizações nessa última década

.........


De volta a capital:

– A CIDADE CINZA– fotografando a Zona Leste (fevereiro/18). 
Na verdade o foco se restringe a Vila Carrão (ao lado) e Imediações. Mas não deixa de ser a primeira matéria na Z/L.

-"PIXAI POR NÓIS" - A MARGINAL TIETÊ E A DUTRA (Grande SP, municípios da Capital e o vizinho Guarulhos) 

"Deus proverá"

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