terça-feira, 30 de abril de 2019

Tudo Azul no Planalto Central

https://omensageiro77.wordpress.com/2015/03/07/pra-matar-de-saudades-o-monobloco-em-acao-no-peru-nao-ha-saudades-ainda-esta-em-acao/


ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"


Imagens pertencentes ao portal DF Memória Transportes. Créditos mantidos. Visite as fontes.
Local:
Brasília-DF.
Data:
Início da década de 1980.

Viação:
TCB – Transportes Coletivos de Brasília (estatal distrital - o equivalente a 'estadual' no D.F.).

Carroceria:

Mercedes-Benz Monobloco.

Motor

Mercedes (traseiro).

Observações:

Sobre a pista do viaduto vários Fuscas, o "Carro do Povo".


Brasília, começo dos anos 80. Em frente a Rodoviária P.P. vemos vários Monoblocos da TCB.

Os mais antigos (mais redondos, o Mono '1') na pintura 'Normalista':  buso branco, o logotipo com a parte de cima em azul-claro, a metade de baixo azul-escuro, e faixas na mesma disposição.

Buso branco, o logotipo com a parte de cima em azul-claro, a metade de baixo azul-escuro, e faixas na mesma disposição (confira os articulados Veneza da TCB pintados dessa forma).

Já os mais novos ('Mono 2') são inteiros alvos, a faixa se foi, há apenas o logo bem grande no centro do veículo ainda em azul, mas agora mono-tom, só azul escuro.


Seja no Sudeste, Centro-Oeste ou Nordeste, muitas viações estatais se consagraram no tom celeste.

Nos anos 90 quase todas as empresas públicas de ônibus do Brasil foram privatizadas (CMTC-SP, CTC's RJ e CE, CSTC de Santos-SP, CTU-Recife, Setusa-Paraíba, fora muitas outras). Entre as capitais, creio que só sobreviveram a Carris de Porto Alegre-RS e a TCB.

A TCB não foi privatizada. Mas foi sucateada. Algumas gestões não investiram na companhia, ela ficou mais de 8 anos sem receber um ônibus novo sequer na década de 90.

Assim, ela, que já foi um modelo nacional fazendo linhas pra várias partes do DF (inclusive com articulados, nosso tema aqui), hoje só cumpre uma linha regular de tarifa normal:

A 108, que liga a Rodoviária a Praça dos 3 Poderes via Esplanada dos Ministérios pelo Eixo Monumental (há um ramal dela que percorre todo o Eixo Monumental, passando pelo Palácio Buriti e terminando na antiga Rodo-Ferroviária).

Além disso, a TCB puxa também a linha 113 – Executivo Aeroporto.

Podemos ver o copo meio cheio, ou meio vazio. Claro que só 2 linhas é pouco pra potência que um dia foi a TCB. Mas pelo menos ela ainda existe. A maioria das viações estatais no Brasil não tiveram a mesma sorte.

Matéria sobre o tema (o título é porque apenas em 2011 Ctba. passou a ter 'azulões' no sistema municipal, aí falo dos ônibus celestes no Brasil. E a TCB era azul).
……….

Agora quanto aos Monoblocos.  Peraí, o que é Monobloco '1’ ou '2'?

Explico como classifico os modelos da Mercedes-Benz. Os que vieram antes do 0-362 chamo de Monoblocos ‘Jurássicos’, porque esses não cheguei a ver em linhas normais.

Por “Monobloco 1”, me refiro a esse modelo mais arredondado e antigo, fabricado nos anos 60 e 70, o 0-362 na classificação da Mercedes. O que tinha 2 faróis redondos de cada lado.

Mono 2” é o “Monobloco 2”, que é minha forma de chamar esse que só tinha 1 farol redondo de cada lado

O que foi produzido no fim dos anos 70 e anos 80, também arredondado mas nem tanto.
A Mercedes geralmente o numerou como 0-364 e 0-365.

Depois, o último modelo é o Monobloco3, fabricado na virada dos 80 pros 90, e 1ª metade dos anos 90. Chamado 0-371, com dois faróis quadradinhos de cada lado.

Também era redondo, pois essa era a marca registrada dos Monos mas, como o ‘Mono2’, um pouco menos que o modelo pioneiro ‘Mono1’. 
 
No apagar das luzes ainda circulou o 0-400, que também é Monobloco3. O desenho da carroceria era o mesmo do 0-371, por isso é o mesmo modelo.

Mas o 0-400 – e alguns ainda assinados como ‘0-371’ – tinha apenas 1 farol redondo de cada lado.

Os Monoblocos 1 e 2 nunca tiveram versões articuladas, pois foram fabricados dos anos 60 aos 80.

Os articulados começaram na virada dos anos 70 pra 80 mas só se popularizaram mesmo uma década depois, na virada dos 80 pros 90. 

Além disso, os Monos 1 e 2 só saíram de fábrica com 2 portas
 
As versões que existiram com 3 portas foram ‘transgenia automotiva’, isso é, foram adaptadas.

Já o Monobloco 3 já saía de fábrica com 3 portas, pois é dos anos 90.

[Exceto se o comprador especificasse que queria só com 2, o que também acontecia.

Em Curitiba todos os Monoblocos '3' tinham 3 portas, ao menos no sistema municipal. Já os que operaram no sistema metropolitano só 3. 
 

Muitos dos Monos3 que operaram em SP, inclusive no municipal, só tinham 2 portas mas houveram também exemplares com 3].

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Matérias mostrando Monoblocos, dessa vez por diversas partes do Brasil e dando um pega até no Peru:
Outras matérias sobre o tema;

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