ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"
Imagens
pertencentes ao portal DF
Memória Transportes.
Créditos mantidos. Visite as fontes.
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Local:
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Brasília-DF.
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Data:
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Início da década de 1980.
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Viação:
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TCB
– Transportes Coletivos de Brasília (estatal distrital - o equivalente a 'estadual' no D.F.).
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Carroceria:
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Mercedes-Benz Monobloco. |
Motor
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Mercedes (traseiro). |
Observações:
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Brasília, começo dos anos 80. Em frente a Rodoviária P.P. vemos vários Monoblocos da TCB.
Os mais antigos (mais redondos, o Mono '1') na pintura 'Normalista': buso branco, o logotipo com a parte de cima em azul-claro, a metade de baixo azul-escuro, e faixas na mesma disposição.
Buso branco, o logotipo com a parte de cima em azul-claro, a metade de baixo azul-escuro, e faixas na mesma disposição (confira os articulados Veneza da TCB pintados dessa forma).
Já os mais novos ('Mono 2') são inteiros alvos, a faixa se foi, há apenas o logo bem grande no centro do veículo ainda em azul, mas agora mono-tom, só azul escuro.
Seja no Sudeste, Centro-Oeste ou Nordeste, muitas viações estatais se consagraram no tom celeste.
Nos anos 90 quase todas as empresas públicas de ônibus do Brasil foram privatizadas (CMTC-SP, CTC's RJ e CE, CSTC de Santos-SP, CTU-Recife, Setusa-Paraíba, fora muitas outras). Entre as capitais, creio que só sobreviveram a Carris de Porto Alegre-RS e a TCB.
A
TCB não foi privatizada. Mas foi sucateada. Algumas gestões não
investiram na companhia, ela ficou mais de 8 anos sem receber um
ônibus novo sequer na década de 90.
Assim,
ela, que já foi um modelo nacional fazendo linhas pra várias partes
do DF (inclusive
com articulados, nosso tema aqui),
hoje só cumpre uma
linha regular de tarifa normal:
A
108, que liga a Rodoviária a Praça dos 3 Poderes via Esplanada dos
Ministérios pelo Eixo Monumental (há
um ramal dela que percorre todo o Eixo Monumental, passando pelo
Palácio Buriti e terminando na antiga Rodo-Ferroviária).
Além
disso, a TCB puxa também a linha 113 – Executivo Aeroporto.
Podemos
ver o copo meio cheio, ou meio vazio. Claro que só 2 linhas é pouco
pra potência que um dia foi a TCB. Mas pelo menos ela ainda existe.
A maioria das viações estatais no Brasil não tiveram a mesma
sorte.
Matéria
sobre o tema (o título é porque apenas em 2011 Ctba. passou a ter
'azulões' no sistema municipal, aí falo dos ônibus celestes no
Brasil. E a TCB era azul).
……….
Agora
quanto aos Monoblocos. Peraí,
o que é Monobloco
'1’
ou
'2'?
Explico
como classifico os modelos da Mercedes-Benz. Os que vieram antes do
0-362 chamo de Monoblocos ‘Jurássicos’, porque esses não
cheguei a ver em linhas normais.
Por
“Monobloco 1”, me refiro a esse modelo mais arredondado e antigo,
fabricado nos anos 60 e 70, o 0-362 na classificação da Mercedes. O que tinha 2 faróis redondos de cada lado.
“Mono
2” é o “Monobloco 2”, que é minha forma de chamar esse que só
tinha 1 farol redondo de cada lado.
O
que foi produzido
no fim dos anos 70 e anos 80, também arredondado mas nem tanto.
A
Mercedes geralmente o numerou como
0-364
e 0-365.
Depois,
o último modelo é o Monobloco3, fabricado na virada dos 80 pros 90,
e 1ª metade dos anos 90. Chamado 0-371, com dois faróis
quadradinhos de cada lado.
Também
era redondo, pois essa era a marca registrada dos Monos mas, como o
‘Mono2’, um pouco menos que o modelo pioneiro ‘Mono1’.
No
apagar das luzes ainda circulou o 0-400, que também é Monobloco3. O
desenho da carroceria era o mesmo do 0-371, por isso é o mesmo
modelo.
Mas
o
0-400 – e alguns ainda assinados como ‘0-371’ – tinha apenas
1 farol redondo de cada lado.
Os
Monoblocos 1 e 2 nunca tiveram versões articuladas,
pois foram fabricados dos anos 60 aos 80.
Os
articulados começaram na virada dos anos 70 pra 80 mas só se
popularizaram mesmo uma década depois, na virada dos 80 pros 90.
Além disso, os Monos 1 e 2 só saíram de fábrica com 2 portas.
As
versões que existiram com 3 portas foram
‘transgenia automotiva’, isso é, foram adaptadas.
Já
o Monobloco 3 já saía de fábrica com 3 portas, pois é dos anos
90.
[Exceto
se o comprador especificasse que queria só com 2, o que também
acontecia.
Em Curitiba todos os Monoblocos '3' tinham 3 portas, ao menos no sistema municipal. Já os que operaram no sistema metropolitano só 3.
Muitos
dos Monos3 que operaram em SP, inclusive no municipal,
só tinham 2 portas mas
houveram também exemplares com 3].
E
houve inclusive uma versão articulada do Monobloco3. Rodou em testes, mas não chegou a ser produzida em série.
……….
Matérias
mostrando Monoblocos, dessa vez por diversas partes do Brasil e dando
um pega até no Peru:
-
PRA MATAR (DE) SAUDADES: O MONOBLOCO EM AÇÃO – NO PERU NÃO HÁ SAUDADES, AINDA ESTÁ EM AÇÃO
-
"TEMPO BOM": DE FORTALEZA A PORTO ALEGRE, EIS O MONOBLOCO EM AÇÃO
-
NEOBUS: O “ESPÍRITO MONOBLOCO” ESTÁ VIVO
(Nesse caso ressaltando a semelhança de um modelo posterior e de outra fábrica com o Mono).
Outras matérias sobre o tema;
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