quarta-feira, 10 de abril de 2019

R.U.'s de Porto Alegre - Padronização EBTU (esse depois foi pra Chapecó)


https://omensageiro77.wordpress.com/2015/02/18/1988-sc-entra-na-era-do-articulado-gracas-a-chapeco/

Imagens pertencentes aos portais Memória Gaúcha (acima) e EgonBus (abaixo). Créditos mantidos. Visite as fontes.

Local:
Porto Alegre-RS (acima) e Chapecó-SC (abaixo).

Data:
Acima – década de 80; abaixo – virada dos anos 80 pros 90.

Viação:
Sudeste (acima) e Auto Viação Chapecó (abaixo).
Carroceria:
Marcopolo “Torino” articulado (vide explicação abaixo).

Motor
Volvo.
Observações:
Oficialmente ainda é Marcopolo San Remo. Mas esse modelo parece muito mais o Torino, que veio depois, que o San Remo que veio antes. Assim, classifico como um Torino não-oficial.


Porto Alegre, anos 80. Primeira leva de articulados da capital gaúcha (depois um bichão dessa mesma safra foi o 1º articulado de Santa Catarina, veja abaixo).

Pertenceu a Viação Sudeste que opera na Zona Leste da capital gaúcha. A espinha dorsal de suas linhas é a Avenida Bento Gonçalves, pra quem conhece Porto.

Com uma faixa colorida maior em cima (no caso esse bege escuro) e uma preta menor embaixo. Trata-se da padronização de pintura da EBTU - Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (órgão do governo federal que deu impulso a modernização dos transportes no Brasil no fim dos anos 70 e em toda década de 80).

Com pequenas variações, essa mesma pintura foi adotada na época também em Florianópolis-SC, Brasília-DF, Campinas-SP e Maceió-AL. A cor de cima indica que região da cidade a linha serve.

Alias na capital de Santa Catarina era exatamente igual: faixa colorida maior em cima, faixinha preta auxiliar por baixo. Nas demais cidades era só faixa colorida.

Voltando a Porto Alegre, ali o sistema foi chamado de R.U., que é a sigla pras 'Radiais Urbanas'. Cada radial tinha um número, e as cores também indicavam a parte da cidade que a linha ia. Essa cor era, como dito, da Zona Leste.

O buso deveria conter um espacinho em branco no meio da faixa pro nome e nº da R.U., e a numeração do 'carro' também deveria conter um prefixo indicando a R.U. - mas a Sudeste se recusou a incluir esses detalhes. Ao menos ela pintou os busos de branco e com a faixa bege como a padronização EBTU requeria.



Voltando ao buso da imagem, depois em 1988 ele - ou outro idêntico da mesma leva - foi vendido pra Chapecó, no Oeste Catarinense. 

E foi portanto o primeiro articulado de toda história de Santa Catarina.

Mas essa história já contei com mais detalhes outro dia, por isso essa postagem aqui na página tem as fotos invertidas, SC no topo e RS no pé da página.


……….

Série "padronização E.B.T.U."  - buso branco com faixa colorida indicando a região da cidade, além de Porto Alegre implantada na virada dos anos 70 pra 80 em:

Outra foto do buso em Chapecó:

https://omensageiro77.wordpress.com/2015/02/18/1988-sc-entra-na-era-do-articulado-gracas-a-chapeco/

Matéria completa sobre o 1º articulado a rodar em S. Catarina

  • 1988: SC ENTRA NA ERA DO ARTICULADO, GRAÇAS A CHAPECÓ

    No topo da página vimos Porto Alegre nos anos 80 na padronização EBTU - como dito, também adotada em Florianópolis, Brasília, Campinas e Maceió.

    E a seguir duas tomadas daquele que, inteiro de amarelo, foi o primeiro ônibus ‘sanfonado’ da história de Santa Catarina.

    Um Torino Volvo, que rodou em Chapecó. Adquirido usado de Porto Alegre-RS. Se não for o mesmo veículo é do mesmo lote.

    (Nota: sim, eu sei, a Marcopolo diz que esse modelo é São Remo. Só que ele é muito parecido com o Torino, que lhe sucedeu. Não tem nada em comum nas linhas com o São Remo que o antecedeu. Então fica como ‘Torino’ mesmo.)

    Abordo um pouco da história do transporte em Chapecó, no Oeste catarinense.

    Ainda assim sobrou uma palhinha até pro vizinho Paraná.

    Ao lado um ônibus antigo em Foz do Iguaçu, na ‘Tríplice Fronteira, Oeste do PR. Da extinta viação Irmãos Rafagnin (imagem pertencente ao portal DBPBuss).

Mais postagens sobre o tema, começamos pela capital Floripa:

  • (Radiografia completa do transporte 'manezinho', com dezenas de fotos: da pintura livre a padronizada, a volta a pintura livre, ao novo retorno a padronização)

     

    Sobre Joinville, maior cidade do interior:

     - O TRANSPORTE JOINVILLENSE - DOS MONOBLOCOS E AMÉLIAS A ERA 100% BUSSCAR, A ERA PÓS-BUSSCAR

    Em azul e branco de costas Thamco da Transtusa na pintura livre em Joinville anos 80 (fonte da foto: portal SFS Ônibus).

    Até que em 1987 a Busscar - ainda chamada Nielson' - começa a produzir veículos urbanos. 

    Por duas décadas, a frota joinvillense foi 100% Busscar, valorizando a marca ‘da casa’. 

    Todo amarelo, o articulado Busscar na pintura padronizada sai do Terminal (prov. o Central) em Jvlle.  .

    Como todos sabem, a Busscar foi um símbolo da indústria de Joinville, de Stª Catarina e do Brasil

    Só que com a falência, as viações da cidade precisaram encontrar outras alternativas.

    .............

    Agora os textos sobre as cidades de forma geral, abordando além dos ônibus: 

    - BLUMENAU, A "ALEMANHA BRASILEIRA:

    A cidade mais alemã do Brasil (certamente entre as grandes e médias, que têm mais de 300 mil habitantes).

    Acima: casas em ‘enxaimel (modelo de construção típico alemão) na Beira-Rio: isso é Blumenau.

    Agora, toda moeda tem duas faces. O lado menos conhecido de Blumenau é que de seus 300 e poucos mil moradores cerca de 60 mil vivem em ocupações irregulares nos morros.

    Na foto a seguir o morro da Rua Araranguá, no bairro Garcia próximo ao Centro: isso também é Blumenau.

  • ILHA DA MAGIA - E CONTINENTE TAMBÉM: GRANDE FLORIANÓPOLIS, SC 

    Relato geral sobre a cidade, abordando não apenas o transporte, mas falamos também sobre isso, da volta do livre pro padronizado, cliquei várias cenas mostrando a transição.

     

    - “¡ BAMOS A LA PLAYA !” - CANASVIEIRAS E BEIRA-MAR NORTE, FLORIANÓPOLIS

    Voltamos a capital. A matéria principal sobre Fpolis., chamada 'Ilha da Magia', havia sido feita no inverno, em junho de 2015.

    Estava frio e não teve então jeito de ir ao mar. Como era de se esperar pela época do ano.

    Um ano e meio depois, voltei a Floripa em pleno verão. Estava quente, bem quente.

    Vi uma Praia de Canasvieiras lotada, tanto de brasileiros quanto de argentinos, uruguaios e paraguaios

    Na foto acima note o camelô com a bandeira da Pátria Amada e do Uruguai no mesmo mastro - havia atambém a da Argentina, que não apareceu.

- JOINVILLE, TERRA AMADA & QUERIDA - Não é “a maior cidade de SC”, como muitos dizem. 

A Grande Florianópolis é quem ocupa esse posto, dizendo mais uma vez.

Ainda assim, Joinville é a maior cidade do interior, município mais populoso de todo estado, seu pulmão industrial. Por isso o maior PIB catarinense – o dobro da capital Fpolis.!

Seu cartão-postal mais famoso está logo na entrada da cidade, é obviamente o portal visto acima.
 

 ''MAR A VISTA'': O LITORAL NORTE DE SC: Bombinhas e Barra Velha

Publicado em setembro de 2016, com o material sobre Bombinhas. Atualizado em novembro de 2017, mostrando Barra Velha.

Ainda na estrada já vemos as famosas baleias, num hotel na BR-101 em Barra Velha.

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Paraná e Santa Catarina dividem duas “cidades-gêmeas“:  

Em ambos os casos um município em cada estado, mas formando uma única cidade. 

Se preferir uma região metropolitana bi-estadual. Daí o título das matérias:

- ''RIO-MAFRA'': 1 CIDADE, 2 ESTADOS (Paraná/S. Catarina) - Rio Negro/PR + Mafra/SC

Na foto acima vemos a placa da auto-escola 'Rio-Mafra':
Esse anúncio no Centro de Mafra mostra como a cidade é conhecida. E ao lado a ponte velha que liga Mafra e Rio Negro.
 

Publicado originalmente apenas com um desenho em dezembro de 2014.

Em julho de 2018 reformulado pra se tornar uma reportagem sobre a cidade.

Ao contrário de Rio-Mafra, em “Porto União da Vitória” não é o rio quem divide os municípios (e os estados).

Assim você pode pisar em SC e PR – simultaneamente (esq.).

Deus proverá

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