ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"
Imagens pertencentes ao portal Memória Gaúcha. Créditos mantidos. Visite as fontes.
Local:
|
Grande Porto
Alegre-RS.
|
Data:
|
Começo
da década de 1980.
|
Viação:
|
SOUL
- Soc. de Ônibus União Ltda. (acima) e Vicasa -
Viação Canoense S/A (abaixo).
|
Carroceria:
|
Nos 2 casos Marcopolo, acima São Remo ('San Remo') e abaixo Veneza.
|
Motor:
|
Na
foto colorida não sei, na imagem em P&B é Mercedes-Benz
|
Observações:
|
“Romeu-&-Julieta”,
o 'pai' do articulado. Note
como no vagão de trás, o não-motorizado, a roda dianteira é bem
menor que as outras.
|
Porto
Alegre, início dos anos 80. Vemos dois “Romeu-&-Julieta”: o
bichão tem um reboque, é o “pai” do articulado.
Ambos
fazendo linhas metropolitanas.
A
vantagem é que o reboque só é engatado no horário de pico, se for
o caso. A desvantagem é que precisa ter 2 cobradores, um em cada
vagão.
O
“Romeu-&-Julieta” foi muito comum em Porto Alegre e no Rio de Janeiro.
Existiu também em Florianópolis-SC, Belém-PA e, segundo dizem,
também em Brasília-DF.
........…
Notamos
alguns pontos típicos do transporte porto-alegrense e gaucho.
Primeiro, o uso de siglas pra nomear as viações:
Como
já observado na ficha técnica, Soul é a Sociedade
de Ônibus União
Ltda., que serve Alvorada,
na Zona Leste da Região Metropolitana (alias o nome do município
'Alvorada' é justamente porque ele é mais a Leste que a capital
Porto Alegre, portanto ali a alvorada do Sol ocorre antes).
Enquanto
que a Vicasa é a Viação
Canoense S/A,
que atende os municípios de Canoas e Cachoeirinha, que ficam no que
poderíamos chamar de Zona Norte da Grande Porto Alegre.
Citamos também a Sogal (Sociedade de Ônibus Gaúcha Ltda.), Sogil
(Soc. de Ônibus Gigante Ltda.), as duas igualmente metropolitanas, e a
Sopal (Soc. Porto-Alegrense de Ônibus Ltda.), essa municipal, e
talvez hajam outros exemplos.
…….
Na
imagem colorida, o eixo dianteiro está a frente da porta, portanto
sob o motorista. Era muito
comum a época (anos 70 e 80) em todo Brasil. Depois, nos anos 90,
ficou um traço mais típico do Rio Grande do Sul, as vezes presente
nos outros estados mas aí já mais raro.
Na
tomada colorida, o veículo da Soul, reparamos também
(embora a definição não seja das melhores) que há um
número dentro de um polígono amarelo acima da janela.
É
uma característica das viações inter-municipais (metropolitanas e
creio que de viagem também) do Rio Grande do Sul, talvez o registro
da empresa no órgão responsável do governo estadual.
Outra
coisa: há bolinhas pintadas nos pneus, pra empresa
saber se o motorista dá uma barbeiragem e raspa a guia da calçada
nas manobras. Isso também
era usado em Curitiba a época (é até hoje), bem como em outras
cidades.
Os
busões estão em pintura livre, óbvio. O Rio Grande do Sul só foi
padronizar a pintura de linhas metropolitanas já perto ou depois da
virada do milênio.
Hoje
há padronização, o azul-clarinho da Metroplan (embora algumas viações mantenham uma faixa vertical pra lembrar sua pintura livre, como uma transição).
.......
Matérias sobre o tema (abaixo das ligações há mais uma foto de outro 'Romeu-&-Julieta' gaúcho).
ÉGUA!!! ROMEU-&-JULIETA COM CAPELINHA! (Belém do Pará, abrindo a série sobre os 'Romeus-&-Julietas')
TRANSGENIA BUSÓFILA (E AUTOMOTIVA EM GERAL) - Dezenas de curiosidades como essa, veículos - de todos os modais - adaptados prum uso distinto do planejado originalmente
TRANSIÇÃO ENTRE LIVRE E PADRONIZADO: UNINDO O RIO GRANDE DO SUL AO PIAUÍ (Reportagem que fala justamente sobre a padronização de pintura dos busos metropolitanos gaúchos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário