Origem das imagens: internet - créditos mantidos.
|
Local:
|
Londres,
Inglaterra.
|
Data:
|
2000.
|
Viação:
|
???
|
Carroceria:
|
Routemaster 2-Andares.
|
Motor
|
???
|
Observações:
|
Note
o moderno automóvel Mercedes-Benz a esquerda, mostrando que a
foto é recente, tirada já nesse milênio.
|
![]() |
Os Routemaster londrinos só tinham 1 porta, na traseira. |
![]() |
Seguem vermelhos e com 2-andares, mas agora com 2 portas. |
![]() |
Um pioneiro seguido de um mais novo. |
![]() |
De 2001 a 2011 a capital inglesa teve articulados. |
![]() |
Big Ben e 2-andares (e esse é Routemaster). |
– DO "CHOPE-DUPLO" AO "FOFÃO" A LINHA-TURISMO: ÔNIBUS 2-ANDARES NO BRASIL (E NO MUNDO) – Publicado em janeiro de 2023
Os ônibus 2-andares se popularizaram mesmo no imaginário mundial por conta de Londres, onde são inteiro vermelhos (ao lado) .
Pois bem. Em 1987 a CMTC paulistana resolveu encomendar 27 ônibus com piso duplo (abaixo) .
Inaugurando esse modal no transporte de massas em nosso país. E eles eram exatamente na mesma cor que os de Londres, que os inspiraram.
Além da capital paulista Osasco (também na Grande SP), Goiânia-GO, Recife-PE e Uberlândia-MG contaram com esse tipo de veículo no transporte urbano. Atualmente só rodam em nosso país nas chamadas ‘Linhas-Turismo‘.
Mostro também os 2-andares na Grã-Bretanha, Europa continental e em várias ex-colônias do império britânico.
SÉRIE "2-ANDARES NO BRASIL":
- SÃO PAULO, A GÊNESE EM NOSSA NAÇÃO
-
(vermelhos como na 'matriz' inglesa, e por 'gênese' me refiro a época contemporânea, os pioneiros cariocas já extintos há muito)
-
GOIÂNIA (igualmente vermelhos)
-
RECIFE (somente um exemplar, o 090 da CTU)
-
OSASCO, GRANDE SP
2-ANDARES PELO MUNDO:
-
LONDRES, INGLATERRA, A GÊNESE EM ESCALA GLOBAL (essa matéria que acabam de ler)
- JOANESBURGO, ÁFRICA DO SUL
- 3 ANDARES EM BERLIM, ALEMANHA
- BONDE DE 2 ANDARES EM HONG KONG, CHINA - como sabem, colônia britânica até 1997
![]() |
Rodo-trem na Austrália. |
A Saga da Transgenia Automobilística/Busófila vai Continuar!
Buso com 3-andares aposto que você nunca viu.
Existiu, em Berlim/Alemanha, um século atrás (publicado em 2022).
Mais um pouco teria elevador! Seria totalmente inviável atualmente.
![]() |
Hoje as cidades têm muito mais viadutos que no século passado.
Seguem as matérias, onde documento centenas de casos como os dessas fotos:
– TRANSGENIA BUSÓFILA (E AUTOMOTIVA EM GERAL)
– TEM QUE VER PRA CRER: SEGUE A ‘TRANSGENIA AUTOMOTORA’
– BUSO-TREM, BUSO-BARCO BRASUCA, BONDE 2-ANDARES: MAIS TRANSGENIA MUNDO AFORA
– RODO-TREM, MONOBLOCO ARTICULADO, PÉ-GIGANTESCO, MEIO-A-MEIO: É CADA GAMBIARRA (TRANSGENIA)!!
Ao lado uma Kombi-Avião! Não sei se voa de verdade, sendo sincero.
E já que falamos do Fusca:
![]() |
Vamos homenagear o carro mais vendido da história do planeta Terra.
Claro que só pode ser o nosso querido Fusca.
Foram nada menos que 21 milhões de unidades, de 1938 a 2003.
Oficialmente lidera a lista o Toyota Corolla, com 40 milhões – e contando, ainda está sendo feito.
![]() |
Seguido do Golf, da própria Volks, com 25 milhões, igualmente permanece ativo na linha de montagem.
O Corolla começou em 1966 e é fabricado até hoje.
(Os dados são de 2018, quando escrevo.)
Porém, apenas o nome se manteve.
O desenho do carro, sua carroceria, mudou muito.
Busque na internet um Corolla dos anos 60 e alinhe com um atual.
![]() |
Etiópia/África: Fuscarroça!! |
Ficará evidente que não se trata do mesmo carro, malgrado tenham idêntico nome.
O mesmo ocorreu com o Golf, que se iniciou em 1974.
Já o Fuscão velho de guerra vendeu 21 milhões do mesmo carro, mesmo desenho.
Portanto até hoje o carro mais vendido da história.
Se serve de consolo, o velho Golf, o original, é o carro mais vendido da história da África do Sul.
Lá os Fuscas são populares até hoje como relíquia.
No entanto o carro do povo, o que transporta as multidões, é o clássico Golf.
O modelo antigo, que foi lançado em 1974.
Ao lado: vários táxi-Fuscas na mesma esquina em Acapulco/México.
Em 2012, 90% dos táxis de Acapulco ainda eram os bons e velhos Fuscas (*).
Continuando na mesma frequência:
![]() |
– MAIORIA DE TAXI-FUSCAS EM CURITIBA: EM 1980, CLARO
Fiz uma postagem mostrando fotos antigas da Rodoviária de Ctba. . Dali se desdobrou essa postagem.
Que originalmente mostrava apenas a fila de táxis no local, em 1980: são 7 Fuscas contra 1 Corcel1 da Ford.
Assim como a Inglaterra, a Alemanha gosta de ônibus 2-andares, não é de hoje.
Na capital da Alemanha no período entre-guerras (a "República de Weimar", quando a inflação era galopante) eram bastante comuns os busos 2-andares.
Veja ao lado a festa pelo início da produção em série do Fusca, em 1938. A celebração incluiu um desfile no Portão de Brademburgo.
Aparecem na imagem não apenas um mas dois ônibus de 2-andares.
Apesar das enormes dificuldades, foi um período de grande desenvolvimento da engenharia alemã.
Além do ônibus com 3 andares e o carro que até hoje é o mais vendido da história da Terra eles criaram também o Zepelim, um balão que tinha motor, digamos uma espécie de antecessor do avião.
Na foto ao lado sobre o Rio de Janeiro, evidente. A orla quase sem prédios. Infelizmente um Zepelim pegou fogo perto de Nova Iorque-EUA em 1937, matando 36 pessoas e pondo fim ao projeto.
Já que falamos do Rio, abaixo o famoso "Chope-Duplo".
Além de tudo os bichões são 'Tribus' (trucados, com 3 eixos).
Viram? Realmente não conseguimos igualar a Alemanha e seus busões com 3 andares!
Mas na mesma época que a Europa se orgulhava de seus 2-andares, o Brasil também contava com o mesmo modal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário