Origem das imagens: internet - créditos mantidos.
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Local:
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Londres,
Inglaterra.
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Data:
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2000.
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Viação:
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???
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Carroceria:
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Routemaster 2-Andares.
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Motor
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???
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Observações:
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Note
o moderno automóvel Mercedes-Benz a esquerda, mostrando que a
foto é recente, tirada já nesse milênio.
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Os Routemaster londrinos só tinham 1 porta, na traseira. |
Seguem vermelhos e com 2-andares, mas agora com 2 portas. |
Um pioneiro seguido de um mais novo. |
De 2001 a 2011 a capital inglesa teve articulados. |
Big Ben e 2-andares (e esse é Routemaster). |
Inaugurando esse modal no transporte de massas em nosso país. E eles eram exatamente na mesma cor que os de Londres, que os inspiraram.
Além da capital paulista Osasco (também na Grande SP), Goiânia-GO, Recife-PE e Uberlândia-MG contaram com esse tipo de veículo no transporte urbano. Atualmente só rodam em nosso país nas chamadas ‘Linhas-Turismo‘.
Mostro também os 2-andares na Grã-Bretanha, Europa continental e em várias ex-colônias do império britânico.
SÉRIE "2-ANDARES NO BRASIL":
- SÃO PAULO, A GÊNESE EM NOSSA NAÇÃO
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(vermelhos como na 'matriz' inglesa, e por 'gênese' me refiro a época contemporânea, os pioneiros cariocas já extintos há muito)
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GOIÂNIA (igualmente vermelhos)
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RECIFE (somente um exemplar, o 090 da CTU)
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OSASCO, GRANDE SP
2-ANDARES PELO MUNDO:
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LONDRES, INGLATERRA, A GÊNESE EM ESCALA GLOBAL (essa matéria que acabam de ler)
- JOANESBURGO, ÁFRICA DO SUL
- 3 ANDARES EM BERLIM, ALEMANHA
- BONDE DE 2 ANDARES EM HONG KONG, CHINA - como sabem, colônia britânica até 1997
Rodo-trem na Austrália. |
A Saga da Transgenia Automobilística/Busófila vai Continuar!
Buso com 3-andares aposto que você nunca viu.
Existiu, em Berlim/Alemanha, um século atrás (publicado em 2022).
Mais um pouco teria elevador! Seria totalmente inviável atualmente.
Hoje as cidades têm muito mais viadutos que no século passado.
Seguem as matérias, onde documento centenas de casos como os dessas fotos:
– TRANSGENIA BUSÓFILA (E AUTOMOTIVA EM GERAL)
– TEM QUE VER PRA CRER: SEGUE A ‘TRANSGENIA AUTOMOTORA’
– BUSO-TREM, BUSO-BARCO BRASUCA, BONDE 2-ANDARES: MAIS TRANSGENIA MUNDO AFORA
– RODO-TREM, MONOBLOCO ARTICULADO, PÉ-GIGANTESCO, MEIO-A-MEIO: É CADA GAMBIARRA (TRANSGENIA)!!
Ao lado uma Kombi-Avião! Não sei se voa de verdade, sendo sincero.
E já que falamos do Fusca:
Vamos homenagear o carro mais vendido da história do planeta Terra.
Claro que só pode ser o nosso querido Fusca.
Foram nada menos que 21 milhões de unidades, de 1938 a 2003.
Oficialmente lidera a lista o Toyota Corolla, com 40 milhões – e contando, ainda está sendo feito.
Seguido do Golf, da própria Volks, com 25 milhões, igualmente permanece ativo na linha de montagem.
O Corolla começou em 1966 e é fabricado até hoje.
(Os dados são de 2018, quando escrevo.)
Porém, apenas o nome se manteve.
O desenho do carro, sua carroceria, mudou muito.
Busque na internet um Corolla dos anos 60 e alinhe com um atual.
Etiópia/África: Fuscarroça!! |
Ficará evidente que não se trata do mesmo carro, malgrado tenham idêntico nome.
O mesmo ocorreu com o Golf, que se iniciou em 1974.
Já o Fuscão velho de guerra vendeu 21 milhões do mesmo carro, mesmo desenho.
Portanto até hoje o carro mais vendido da história.
Se serve de consolo, o velho Golf, o original, é o carro mais vendido da história da África do Sul.
Lá os Fuscas são populares até hoje como relíquia.
No entanto o carro do povo, o que transporta as multidões, é o clássico Golf.
O modelo antigo, que foi lançado em 1974.
Ao lado: vários táxi-Fuscas na mesma esquina em Acapulco/México.
Em 2012, 90% dos táxis de Acapulco ainda eram os bons e velhos Fuscas (*).
Continuando na mesma frequência:
– MAIORIA DE TAXI-FUSCAS EM CURITIBA: EM 1980, CLARO
Fiz uma postagem mostrando fotos antigas da Rodoviária de Ctba. . Dali se desdobrou essa postagem.
Que originalmente mostrava apenas a fila de táxis no local, em 1980: são 7 Fuscas contra 1 Corcel1 da Ford.
A partir daí ampliei a postagem, pra mostrar Fuscas operando como táxis em diversas cidades do Brasil e América.Assim como a Inglaterra, a Alemanha gosta de ônibus 2-andares, não é de hoje.
Na capital da Alemanha no período entre-guerras (a "República de Weimar", quando a inflação era galopante) eram bastante comuns os busos 2-andares.
Veja ao lado a festa pelo início da produção em série do Fusca, em 1938. A celebração incluiu um desfile no Portão de Brademburgo.
Aparecem na imagem não apenas um mas dois ônibus de 2-andares.
Apesar das enormes dificuldades, foi um período de grande desenvolvimento da engenharia alemã.
Além do ônibus com 3 andares e o carro que até hoje é o mais vendido da história da Terra eles criaram também o Zepelim, um balão que tinha motor, digamos uma espécie de antecessor do avião.
Na foto ao lado sobre o Rio de Janeiro, evidente. A orla quase sem prédios. Infelizmente um Zepelim pegou fogo perto de Nova Iorque-EUA em 1937, matando 36 pessoas e pondo fim ao projeto.
Já que falamos do Rio, abaixo o famoso "Chope-Duplo".
Além de tudo os bichões são 'Tribus' (trucados, com 3 eixos).
Viram? Realmente não conseguimos igualar a Alemanha e seus busões com 3 andares!
Mas na mesma época que a Europa se orgulhava de seus 2-andares, o Brasil também contava com o mesmo modal.
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