terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Ônibus - e bondes - de 2-andares pelo mundo



ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"

Origem das imagens: internet. Créditos mantidos.

Hong Kong ('H.K.'), China. Bonde de 2 andares (num dia de muita chuva). Herança britânica, afinal a cidade  foi colônia do Reino Unido até 1997. 

Produzi matéria completa mostrando o transporte com duplo pavimento pelo mundo, com centenas de fotos.

O foco principal é o modal sobre pneus (ou seja, os ônibus). 

Mas sobrou espaço pra dar uma pincelada no modal sobre trilhos (exatamente os bondes).

Bondes com dois pisos foram comuns na Inglaterra, onde existiram na capital Londres e em várias cidades do interior.

Nas antigas possessões do Império Britânico, além de HK também existe - ou existiu recentemente - esse curioso tipo de veículo em Alexandria, Egito.

Na tomada a esquerda dá pra ver bem o letreiro no alfabeto árabe.

Então vamos reproduzir aqui a parte da matéria sobre HK. 

Como todos sabem, Hong Kong foi colônia britânica até 1997, quando foi devolvida a China:

Ao lado vários bem antigos no terminal a beira-mar, em pintura vermelha.

Acima do mesmo modelo, provavelmente Routemaster, consagrados em Londres. 

A diferença é que na capital inglesa eles só tinham uma porta, na traseira. 

E em H. Kong eram duas na lateral, como veremos logo abaixo.

Os Routemaster foram produzidos na década de 50 do século 20, e sua característica indelével é essa cabine.

‘Pela metade’, se é que podemos usar o termo: só o espaço do motorista era avançado.

Na metade esquerda do veículo o capô do motor (dianteiro) ficava proeminente. 

Meio ‘cara-chata’ e meio bicudo? Tem que ser um Routemaster!

Independente do modelo, esses em azul e branco da “China Cia. Automotora” (China Motor Bus).

Antes do ar-condicionado era preciso abrir as janelas, obviamente. 

Parados no terminal estão 3 desses 'bicudos' (prov.) Routemaster.

 

Rodo-trem na Austrália.

A Saga da Transgenia Automobilística/Busófila vai Continuar!

Buso com 3-andares aposto que você nunca viu.

Existiu, em Berlim/Alemanha, um século atrás (publicado em 2022).

Mais um pouco teria elevador! Seria totalmente inviável atualmente.

Ônibus-Zepelim em Belém do Pará.

Hoje as cidades têm muito mais viadutos que no século passado.

Seguem as matérias, onde documento centenas de casos como os dessas fotos:

TRANSGENIA BUSÓFILA (E AUTOMOTIVA EM GERAL)

TEM QUE VER PRA CRER: SEGUE A ‘TRANSGENIA AUTOMOTORA’

BUSO-TREM, BUSO-BARCO BRASUCA, BONDE 2-ANDARES: MAIS TRANSGENIA MUNDO AFORA

RODO-TREM, MONOBLOCO ARTICULADO, PÉ-GIGANTESCO, MEIO-A-MEIO: É CADA GAMBIARRA (TRANSGENIA)!!

Ao lado uma Kombi-Avião! Não sei se voa de verdade, sendo sincero.

 

E já que falamos do Fusca:

 


Reportagens  sobre o tema:

Cid. do Cabo, África do Sul, 2017.

O CARRO DO POVO 

Vamos homenagear o carro mais vendido da história do planeta Terra.

Claro que só pode ser o nosso querido Fusca.

Foram nada menos que 21 milhões de unidades, de 1938 a 2003.

Oficialmente lidera a lista o Toyota Corolla, com 40 milhões – e contando, ainda está sendo feito.

Fusca/Rolls-Royce“???

Seguido do Golf, da própria Volks, com 25 milhões, igualmente permanece ativo na linha de montagem.

O Corolla começou em 1966 e é fabricado até hoje.

(Os dados são de 2018, quando escrevo.)

Porém, apenas o nome se manteve. 

O desenho do carro, sua carroceria, mudou muito.

Busque na internet um Corolla dos anos 60 e alinhe com um atual.

Etiópia/África: Fuscarroça!!

Ficará evidente que não se trata do mesmo carro, malgrado tenham idêntico nome. 

O mesmo ocorreu com o Golf, que se iniciou em 1974.

Já o Fuscão velho de guerra vendeu 21 milhões do mesmo carro, mesmo desenho.

Portanto até hoje o carro mais vendido da história.

Se serve de consolo, o velho Golf, o original, é o carro mais vendido da história da África do Sul.

Lá os Fuscas são populares até hoje como relíquia.

No entanto o carro do povo, o que transporta as multidões, é o clássico Golf.

O modelo antigo, que foi lançado em 1974.

Ao lado: vários táxi-Fuscas na mesma esquina em Acapulco/México.

Em 2012, 90% dos táxis de Acapulco ainda eram os bons e velhos Fuscas (*).

Continuando na mesma frequência:

Táxi/Fusca de Curitiba, anos 80.

MAIORIA DE TAXI-FUSCAS EM CURITIBA: EM 1980, CLARO

Fiz uma postagem mostrando fotos antigas da Rodoviária de Ctba. . Dali se desdobrou essa postagem.

Que originalmente mostrava apenas a fila de táxis no local, em 1980: são 7 Fuscas contra 1 Corcel1 da Ford.

A partir daí ampliei a postagem, pra mostrar Fuscas operando como táxis em diversas cidades do Brasil e América.

 

A Alemanha gosta de ônibus 2-andares, não é de hoje. Na capital da Alemanha no período entre-guerras (a "República de Weimar", quando a inflação era galopante) eram bastante comuns os busos 2-andares. Veja ao lado a festa pelo início da produção em série do Fusca, em 1938. A celebração incluiu um desfile no Portão de Brademburgo. Aparecem na imagem não apenas um mas dois ônibus de 2-andares.

Apesar das enormes dificuldades, foi um período de grande desenvolvimento da engenharia alemã. Além do ônibus com 3 andares e o carro que até hoje é o mais vendido da história da Terra eles criaram também o Zepelim, um balão que tinha motor, digamos uma espécie de antecessor do avião. Na foto ao lado sobre o Rio de Janeiro, evidente. A orla quase sem prédios. Infelizmente um Zepelim pegou fogo perto de Nova Iorque-EUA em 1937, matando 36 pessoas e pondo fim ao projeto.Já que falamos do Rio, a direita abaixo o famoso "Chope-Duplo".
 
Além de tudo os bichões são 'Tribus' (trucados, com 3 eixos).
 
Viram? Realmente não conseguimos igualar a Alemanha e seus busões com 3 andares!
 
Mas na mesma época que a Europa se orgulhava de seus 2-andares, o Brasil também contava com o mesmo modal.

“Deus proverá”

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