ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"
Origem das imagens: internet. Créditos mantidos. |
Hong Kong ('H.K.'), China. Bonde de 2 andares (num dia de muita chuva). Herança britânica, afinal a cidade foi colônia do Reino Unido até 1997.
Produzi matéria completa mostrando o transporte com duplo pavimento pelo mundo, com centenas de fotos.
O foco principal é o modal sobre pneus (ou seja, os ônibus).
Mas sobrou espaço pra dar uma pincelada no modal sobre trilhos (exatamente os bondes).
Bondes com dois pisos foram comuns na Inglaterra, onde existiram na capital Londres e em várias cidades do interior.
Nas antigas possessões do Império Britânico, além de HK também existe - ou existiu recentemente - esse curioso tipo de veículo em Alexandria, Egito.
Na tomada a esquerda dá pra ver bem o letreiro no alfabeto árabe.
Então vamos reproduzir aqui a parte da matéria sobre HK.
Como todos sabem, Hong Kong foi colônia britânica até 1997, quando foi devolvida a China:
Ao lado vários bem antigos no terminal a beira-mar, em pintura vermelha.
Acima do mesmo modelo, provavelmente Routemaster, consagrados em Londres.
A diferença é que na capital inglesa eles só tinham uma porta, na traseira.
E em H. Kong eram duas na lateral, como veremos logo abaixo.
Os Routemaster foram produzidos na década de 50 do século 20, e sua característica indelével é essa cabine.
‘Pela metade’, se é que podemos usar o termo: só o espaço do motorista era avançado.
Na metade esquerda do veículo o capô do motor (dianteiro) ficava proeminente.
Meio ‘cara-chata’ e meio bicudo? Tem que ser um Routemaster!
Independente do modelo, esses em azul e branco da “China Cia. Automotora” (China Motor Bus).
Antes do ar-condicionado era preciso abrir as janelas, obviamente.
Parados no terminal estão 3 desses 'bicudos' (prov.) Routemaster.
- Esses são da viação KMB, que permanece na ativa até hoje.
- Notamos, além do já citado fato que cada busão tem 2 portas, outro detalhe muito interessante:
- No século 21 a frota da empresa ficou nesse tom bege (ou seria ‘castanho’?).
- Com contorno negro ao redor dos vidros, como nos veículos de viagem. Trucado (com 3º eixo), letreiro eletrônico e ar-condicionado.
- Toda essa evolução não apenas nessa como nas demais viações também, evidente.
- Todo vermelho um da leva mais moderna, que ainda cheira a fábrica quando publico essas linhas (23).
- Como também é feito na Inglaterra e Alemanha, os mais novos destacam a escada.
- Em laranja e branco a “Viação Primeira” (‘First Bus’).
- A linha vai pra balsa pra Macau, em foto de 2009 (como sabem, essa era uma possessão portuguesa até 1999, quando foi devolvida a China).
- A balsa ainda está ativa. Porém é bem menos utilizada.
- Já que em 2018 a China inaugurou moderníssima ponte unindo HK a Macau, que encurtou a viagem de 3 horas pra 40 minutos.
- Agora que as duas cidades são chinesas novamente o governo central as conectou com uma moderna auto-pista sobre o mar.
Em amarelo a viação “Ônibus da Cidade” (‘CityBus’):
- Dizendo mais uma vez, os mais novos com ar-condicionado, pode chover a vontade.
- A esquerda um busão (da mesma viação) e vários bondes, tudo com 2 andares! É Hong Kong, pombas.Matéria completa:
– DO "CHOPE-DUPLO" AO "FOFÃO" A LINHA-TURISMO: ÔNIBUS 2-ANDARES NO BRASIL (E NO MUNDO) – Publicado em janeiro de 2023
Os ônibus 2-andares se popularizaram mesmo no imaginário mundial por conta de Londres, onde são inteiro vermelhos (ao lado) . Pois bem. Em 1987 a CMTC paulistana resolveu encomendar 27 ônibus com piso duplo (abaixo) .Inaugurando esse modal no transporte de massas em nosso país. E eles eram exatamente na mesma cor que os de Londres, que os inspiraram.
Além da capital paulista Osasco (também na Grande SP), Goiânia-GO, Recife-PE e Uberlândia-MG contaram com esse tipo de veículo no transporte urbano. Atualmente só rodam em nosso país nas chamadas ‘Linhas-Turismo‘.
Mostro também os 2-andares na Grã-Bretanha, Europa continental e em várias ex-colônias do império britânico.
SÉRIE "2-ANDARES NO BRASIL":
SÃO PAULO, A GÊNESE EM NOSSA NAÇÃO
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(vermelhos como na 'matriz' inglesa, e por 'gênese' me refiro a época contemporânea, os pioneiros cariocas já extintos há muito)
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GOIÂNIA (igualmente vermelhos)
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RECIFE (somente um exemplar, o 090 da CTU)
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OSASCO, GRANDE SP
2-ANDARES PELO MUNDO:
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LONDRES, INGLATERRA, A GÊNESE EM ESCALA GLOBAL (não sei se foi a 1ª cidade a ter ODA, certamente é ali que o modal se tornou clássico)
- JOANESBURGO, ÁFRICA DO SUL
- 3 ANDARES EM BERLIM, ALEMANHA
- BONDE DE 2 ANDARES EM HONG KONG, CHINA - como sabem, colônia britânica até 1997 (essa matéria que acabam de ler)
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Rodo-trem na Austrália. |
A Saga da Transgenia Automobilística/Busófila vai Continuar!
Buso com 3-andares aposto que você nunca viu.
Existiu, em Berlim/Alemanha, um século atrás (publicado em 2022).
Mais um pouco teria elevador! Seria totalmente inviável atualmente.
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Hoje as cidades têm muito mais viadutos que no século passado.
Seguem as matérias, onde documento centenas de casos como os dessas fotos:
– TRANSGENIA BUSÓFILA (E AUTOMOTIVA EM GERAL)
– TEM QUE VER PRA CRER: SEGUE A ‘TRANSGENIA AUTOMOTORA’
– BUSO-TREM, BUSO-BARCO BRASUCA, BONDE 2-ANDARES: MAIS TRANSGENIA MUNDO AFORA
– RODO-TREM, MONOBLOCO ARTICULADO, PÉ-GIGANTESCO, MEIO-A-MEIO: É CADA GAMBIARRA (TRANSGENIA)!!
Ao lado uma Kombi-Avião! Não sei se voa de verdade, sendo sincero.
E já que falamos do Fusca:
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Vamos homenagear o carro mais vendido da história do planeta Terra.
Claro que só pode ser o nosso querido Fusca.
Foram nada menos que 21 milhões de unidades, de 1938 a 2003.
Oficialmente lidera a lista o Toyota Corolla, com 40 milhões – e contando, ainda está sendo feito.
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Seguido do Golf, da própria Volks, com 25 milhões, igualmente permanece ativo na linha de montagem.
O Corolla começou em 1966 e é fabricado até hoje.
(Os dados são de 2018, quando escrevo.)
Porém, apenas o nome se manteve.
O desenho do carro, sua carroceria, mudou muito.
Busque na internet um Corolla dos anos 60 e alinhe com um atual.
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Etiópia/África: Fuscarroça!! |
Ficará evidente que não se trata do mesmo carro, malgrado tenham idêntico nome.
O mesmo ocorreu com o Golf, que se iniciou em 1974.
Já o Fuscão velho de guerra vendeu 21 milhões do mesmo carro, mesmo desenho.
Portanto até hoje o carro mais vendido da história.
Se serve de consolo, o velho Golf, o original, é o carro mais vendido da história da África do Sul.
Lá os Fuscas são populares até hoje como relíquia.
No entanto o carro do povo, o que transporta as multidões, é o clássico Golf.
O modelo antigo, que foi lançado em 1974.
Ao lado: vários táxi-Fuscas na mesma esquina em Acapulco/México.
Em 2012, 90% dos táxis de Acapulco ainda eram os bons e velhos Fuscas (*).
Continuando na mesma frequência:
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– MAIORIA DE TAXI-FUSCAS EM CURITIBA: EM 1980, CLARO
Fiz uma postagem mostrando fotos antigas da Rodoviária de Ctba. . Dali se desdobrou essa postagem.
Que originalmente mostrava apenas a fila de táxis no local, em 1980: são 7 Fuscas contra 1 Corcel1 da Ford.
A partir daí ampliei a postagem, pra mostrar Fuscas operando como táxis em diversas cidades do Brasil e América.A Alemanha gosta de ônibus 2-andares, não é de hoje. Na capital da Alemanha no período entre-guerras (a "República de Weimar", quando a inflação era galopante) eram bastante comuns os busos 2-andares. Veja ao lado a festa pelo início da produção em série do Fusca, em 1938. A celebração incluiu um desfile no Portão de Brademburgo. Aparecem na imagem não apenas um mas dois ônibus de 2-andares.


“Deus proverá”
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