ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"
Origem
da imagens: internet - créditos mantidos.
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Local:
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São
Paulo-SP.
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Data:
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2ª
metade dos anos 80.
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Viação:
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CMTC
(estatal municipal).
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Carroceria:
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Thamco
Fofão (ODA – Ônibus 2-Andares).
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Motor
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Scania.
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Observações:
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Atrás
um Caio Amélia da Tupi (Transp. Urbano Piratininga) e a frente um
Monobloco da Tânia; além, é claro, do Chevette.
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A mesma linha, no novo milênio. |
Leia o letreiro, o bichão puxa a linha 5111, na época Terminal Santo Amaro/Praça da Sé, via Brigadeiro Luís Antônio. Hoje a linha é a 5111-10, foi esticada até o Terminal Pq. Dom Pedro, e é feita por articulados de somente 1 andar (ao lado).
Em São Paulo existiram dezenas de 2-andares, 27 sendo mais exato. Em Osasco, também Grande SP como todos sabem, 4 exemplares circularam. Assim foi no Sudeste.
No Centro-Oeste, em Goiânia foram creio que 3 ônibus 2-andares. No Nordeste, o Recife teve apenas 1, um 'filho único'. Não houve O.D.A. em transporte regular nem no Sul tampouco no Norte Brasileiros (em compensação, se serve de consolo, o Sul e o Norte são quem concentram as casas de madeira em nossa Pátria Amada).
Mas essa é outra história, que já contei outro dia. Voltando a busologia, vamos falar um pouco da carroceria. Havia a fabricante Ciferal (Cia. Industrial de Ferro e Alumínio), do Rio de Janeiro – alias ela funcionava no mesmo barracão que um dia sediou a saudosa F.N.M. (Fábrica Nacional de Motores), em Duque de Caxias, no Grande Rio. Nos anos 70, a Ciferal abre uma filial em São Paulo, que se chamava 'Ciferal Paulista'.
O auge da Thamco, nos anos 90. |
Linha que liga o Aeroporto ao Centro de Santiago. |
Agora, por outro lado em 2015 pra ir do Centro ao Aeroporto de Santiago/Chile eu fui de 2-andares (esq.). Trata-se de uma linha diferenciada, prum público de maior poder aquisitivo. Aí sem problemas, o buso vai vazio, você sobe e desce com calma a escada, e circula no salão sem atropelar ninguém nem ser atropelado.
O veredito: pra Linha Turismo 2-andares é o ideal, um atrativo em si mesmo. Mas pra transporte urbano regular, nem pensar. Hoje, o Brasil entendeu isso, felizmente.
Matéria completa:
Inaugurando esse modal no transporte de massas em nosso país. E eles eram exatamente na mesma cor que os de Londres, que os inspiraram.
Além da capital paulista Osasco (também na Grande SP), Goiânia-GO, Recife-PE e Uberlândia-MG contaram com esse tipo de veículo no transporte urbano. Atualmente só rodam em nosso país nas chamadas ‘Linhas-Turismo‘.
Mostro também os 2-andares na Grã-Bretanha, Europa continental e em várias ex-colônias do império britânico.
SÉRIE "2-ANDARES NO BRASIL" (com exceção da 1ª matéria, as demais são nos anos 80 e 90. Assim, quando falo que SP é a 'gênese', me refiro a era contemporânea. O início de tudo foi no Rio, mas na década de 80 os pioneiros cariocas já estavam extintos há muito):
- SÃO PAULO, CAPITAL - A GÊNESE EM NOSSA NAÇÃO - mais uma vez vermelhos (essa matéria que acabam de ler)
GOIÂNIA (também vermelhos)
RECIFE (somente um exemplar, o 090 da CTU)
OSASCO, GRANDE SP
2-ANDARES PELO MUNDO:
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LONDRES, INGLATERRA, A GÊNESE EM ESCALA GLOBAL (não sei se foi a 1ª cidade a ter ODA, certamente é ali que o modal se tornou clássico)
-
JOANESBURGO, ÁFRICA DO SUL
- 3 ANDARES EM BERLIM, ALEMANHA (sim, ônibus com 3 andares, 2 lances de escada! Mais um pouco e teria até elevador . . .)
- BONDE DE 2 ANDARES EM HONG KONG, CHINA (como sabem, colônia britânica até 1997)
Rodo-trem na Austrália. |
A Saga da Transgenia Automobilística/Busófila vai Continuar!
Pra quem que não sabe o que é isso, é mais simples que parece:
Trata-se de veículos adaptados pra um uso distinto do original que saiu da fábrica.
Ou já saiu assim de fábrica, mas é uma variação interessante, curiosa, de um outro veículo de tipo mais comum. O exemplo são os busos com 2-andares.
Seguem as matérias, onde documento centenas de casos como os dessas fotos:
– TRANSGENIA BUSÓFILA (E AUTOMOTIVA EM GERAL)
– TEM QUE VER PRA CRER: SEGUE A ‘TRANSGENIA AUTOMOTORA’
– BUSO-TREM, BUSO-BARCO BRASUCA, BONDE 2-ANDARES: MAIS TRANSGENIA MUNDO AFORA
– RODO-TREM, MONOBLOCO ARTICULADO, PÉ-GIGANTESCO, MEIO-A-MEIO: É CADA GAMBIARRA (TRANSGENIA)!!
Ao lado uma Kombi-Avião! Não sei se voa de verdade, sendo sincero.
Mais matérias sobre São Paulo/Capital:
Pois ideias são atemporais, já que são Energia. Energia nunca morre.
– NO NINHO DAS COBRAS (janeiro/16) – É o Butantã, Zona Oeste, óbvio. Nomeia o famoso ‘Instituto Butantan’, aquele que produz soros anti-ofídicos e vacinas. Dessa vez não visitei o Instituto. O foco da matéria é retratar um pouco do bairro, a Vila Gomes e Jd. Bonfiglioli,
Segura essa: no Chile também teve capelinha! |
- CAPELINHA: RIO, SP, B.H., BELÉM E POA; PLACA NO ALTO: ESTAMOS NO SUDESTE
Quem perto de 40 (escrevo em 2021) vai lembrar quem em muitas cidades antigamente os busos tinham ‘capelinhas’ – letreiro menor no teto pro nº da linha.
Mostra o Sudeste e mais Belém-PA, Porto Alegre-RS e até Brasília-DF (onde houve esse apetrecho em maior escala), além de dar um panorama global.
Falo também de um costume, nos anos 70 e 80 típico do Sudeste Brasileiro e também presente no Chile e Argentina: pôr a chapa na grade de respiração do motor, e não no espaço próprio pra isso no para-choques.
- 'SAIA-&-BLUSA': OS ÔNIBUS PAULISTANOS (1978-1991): Essa focando mais especificamente nos ônibus como o nome indica, abordando a pintura livre (até 1978) e as padronizações 'Saia-&-Blusa' (78-92, como dito), 'Municipalizado' (1992-2003) e 'Inter-Ligado' (2003-presente).
Ao lado um antigo Caio Bela Vista da Bola Branca de 'saia' vermelha e 'blusa' bege (algumas imagens pertencem ao sítio Revista Portal do Ônibus).
1º tróleibus-articulado do Brasil nos anos 80. |
SP: a "Selva de Pedra". |
- "PIXAI POR NÓIS" - A MARGINAL TIETÊ E A DUTRA - Breve ensaio fotográfico na Marginal Tietê (ao lado) e comecinho da Dutra. Portanto pegando as Zonas Central e Norte – inclui algumas tomadas no subúrbio metropolitano de Guarulhos.
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