sexta-feira, 29 de março de 2019

Tudo Azul na Zona Sul


ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"


Autoria própria. Imagens de livre circulação, desde que os créditos sejam mantidos.
Local:
Santiago do Chile.
Data:
Março de 2015.
Viação:
???
Carroceria:
Caio Mondego.
Motor
???
Observações:
Tirei a foto em 29 de março de 2015. Publico a matéria em 29 de março de 2019, exatamente 4 anos depois.

Santiago do Chile, março de 2015. Em corredor exclusivo, articulado Caio Mondego brasileiro vai pra Alameda. Quando estive no Chile (2015, repetindo) 100% dos ônibus urbanos eram de fabricação brasileira.

A capital (executiva) do país conta com um moderníssimo sistema de transporte. Na época já eram 5 linhas de metrô, mais 2 em construção – não sei se desde então parte do que estava em obras já começou a operar.   

A rede de ônibus, no sistema chamado TranSantiago, não fica atrás. Implantado em 2006, dividiu a cidade em 9 faixas (10 com o Centro). Todos os ônibus são na cor da região que operam, com essa faixa diagonal branca no meio.

Os ônibus azul-escuros servem a faixa G, que pega a extremidade da Zona Sul. E a Zona Sul, como em São Paulo, Curitiba e Goiânia-GO (entre outras cidades, claro), é a mais povoada e pobre de Santiago, logo onde as pessoas usam mais transporte coletivo.

Hoje, como acabo de dizer, todos os ônibus são coloridos com uma faixa branca. Antigamente, quando o sistema TranSantiago foi criado, havia um pintura invertida, ônibus brancos com faixa diagonal verde-claro:

Eram os 'Troncais', ou seja, que ligavam duas regiões diferentes. Assim eles eram neutros, não tinham a cor de nenhuma região particular. Mas isso encarecia o sistema. Assim, a pintura 'troncal' foi eliminada. 
 
Não existem mais ônibus brancos, todos agora são coloridos com faixas brancas. Quando uma linha serve duas regiões, o busão é da cor da faixa na qual a viação está baseada
 
Por exemplo, na faixa I na Zona Oeste os busos são verde-escuros. Mas eu fotografei busos laranjas ali. Porque a linha liga as Zonas Leste e Oeste, mas é cumprida por uma viação sediada na Z/L.


Em Santiago com uma passagem você pode usar 3 ônibus, ou 2 ônibus e metrô ilimitado. Tudo isso com o cartão, claro. Quando você passa ele no validador ele desconta a passagem, aí você tem mais algum empo (2 horas, eu creio) pra passar em mais 2 validadores sem nova cobrança).
……..


Como pontos negativos, os ônibus são mal-conservados. Muitos são sujos e alguns circulam batidos. Assim, dão a impressão de serem muito mais velhos que são de fato. 
 
Além disso, a taxa de evasão é muito alta. Pois os busos quase todos não têm catraca – apenas alguns que vão pras partes maios afastadas do subúrbio contam com esse equipamento, e nesse caso a evasão é quase insignificante. 
 
Mas nas demais linhas não há roleta, e muita gente anda de ônibus e simplesmente não paga. Estão fazendo campanhas pra mudar esse quadro, até agora sem muitos resultados.


O articulado da foto se dirige a 'Alameda'. Calma que as aparências enganam. Em Santiago, Alameda não é uma rua de bairro, calma e cheia de árvores. Ao contrário, é o nome carinhoso da Avenida Libertador Bernardo O'Higgins, a principal da cidade.
……..


Disse no começo do texto que 100% dos ônibus de Santiago são de fabricação brasileira, e de fato assim é – ao menos era em 2015. Mas isso se refere a veículos de tamanho normal e articulados. Entre os micros, os brasileiros ainda dominam boa parte do mercado, mas nesse caso montadoras chilenas ainda marcam sua presença.



Tudo Azul na Zona Sul.
  
 
Série sobre o Chile:

1valparaiso e assim

- “A VIDA NO MORRO”, PARTE 2: VALPARAÍSO É AMÉRICA DE CORPO E ALMA

Uma imagem vale por milhares de palavras. A periferia de 'Valpo' é assim.

 
Matérias sobre o transporte no Chile
 – BUSSCAR, AQUI JAZ; UMA HOMENAGEM PÓSTUMA

A história da montadora, que no auge foi uma potência no Brasil. E mesmo no mundo – na Colômbia por exemplo ela é um íconeSua queda, e a luta pra se re-erguer, agora ficada somente no modal rodoviário.

Esse branco com faixas azuis e verdes é de Teresina-PI: pintura meio livre/meio padronizada; faixa vertical já indica padronização (imagem do portal Ônibus Brasil).

Deus proverá

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