terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Bola Branca: 1ºs articulados particulares de SP


https://omensageiro77.wordpress.com/2015/11/16/capelinha-rio-sp-b-h-e-poa-placa-no-alto-estamos-no-sudeste/
Imagem pertencente ao sítio Revista Portal do Ônibus. Créditos mantidos. Visite as fontes.
Local:
São Paulo-SP.
Data:
2ª metade dos anos 80.
Viação:
Bola Branca.
Carroceria:
Condor/Ciferal Paulista articulado.
Motor:
Volvo.
Observações:
Autoria da foto de Douglas de Cézare.

PADRONIZAÇÃO 'SAIA-&-BLUSA' (1978-1992): FAIXA 6, ZONA SUL

São Paulo, final da década de 80. Articulado da Viação Bola Branca, que faz linha pro Jardim Eliana, na região do Grajaú, Zona Sul da capital.

Além desse modelo da Condor (a antiga 'Ciferal Paulista') a Bola Branca tinha também Caio Amélias articulados, igualmente com motor Volvo. Tratam-se dos primeiros, e na década de 80 somente eles, articulados particulares.

Portanto, essa imagem é histórica também por isso, os da Bola Branca foram os únicos articulados na pintura 'Saia-&-Blusa'.

Como é sabido, no começo dos anos 80 todos os 'sanfonados' paulistanos eram da estatal CMTC (Cia. Municipal de Transporte Coletivo).

Aí, mais ou menos no meio da década a Bola Branca iguala a façanha, adquirindo repetindo os Condor e Caio Amélia, sempre com motorização central Volvo.

Essa tomada foi batida já na segunda metade dos anos 80, porque já é a última fase da padronização 'Saia-&-Blusa' citada acima. Sabemos disso pelas 3 bolas brancas em faixas diagonais inseridas na 'blusa' (parte superior da lataria, logo abaixo da janela) do busão.

Essa padronização é de 78. Em seus primeiros anos, a 'blusa' era lisa, no máximo com uma pequena faixa da mesma cor da 'saia'. Em seu último ciclo, como vemos aqui, várias viações adicionaram detalhes extras, personalizando um pouco sua frota, mesmo na pintura padronizada. A Bola Branca inseriu, bem, algumas bolas brancas.

Ademais, a chapa está no alto, quase no vidro - característica típica do Sudeste Brasileiro (até os caminhões emplacados ali faziam o mesmo), no Rio tanto quanto em SP e em Belo Horizonte-MG já nem tanto mais ainda bem comum. Nas outras regiões do Brasil existia mas era mais raro. No Chile isso também era comum, e mesmo na Argentina em menor escala.
........... 

E sobre a carroceria, cito aqui algumas informações extraídas da enciclopédia Lexicar:

Em 1978, a Ciferal (Cia.Industrial de Ferro e Alumínio), fabricante de carrocerias sediada no Rio de Janeiro como sabem, abriu uma filial em São Paulo, chamada por isso 'Ciferal Paulista'.

A filial de SP produzia os mesmos modelos da matriz carioca, com pequenas alterações. No entanto, logo a Ciferal Paulista se desligou da sede no RJ, mas obteve o direito de continuar fabricando os mesmos modelos de sua antiga empresa-mãe.

Foi um erro fatal pra Ciferal. Sua antiga filial, agora concorrente, produzia ônibus quase idênticos, mas por um valor mais barato. Como na fábula de 'Franskstein', a criatura superou o criador. Logo a Condor era maior que a Ciferal, o que acelerou o processo de falência da matriz.

Houve diversos problemas nos anos 80 e 90, e a quebra só não ocorreu nessa época porque o governo do estado interveio. Mas após o fim do aporte do erário não teve jeito, em 2000 foi parcialmente comprada pela Marcopolo, e em 2010 a Marcopolo assumiu o controle total da Ciferal.

No entanto a própria Condor tampouco durou muito. Em 1983 pediu concordata, a falência veio em 1985. Foi comprada pela Thamco, mas em 1996 a própria Thamco também faliu.

A Thamco virou Neobus, que 3 anos depois, em 1999, transferiu as instalações pra Caxias do Sul-RS. E depois a Neobus vendeu 40% de seu capital pra Marcopolo.

Então veja. Existia a Ciferal, que faliu e virou Marcopolo. Bem antes disso, a Ciferal abriu uma filial, a Ciferal Paulista. Que virou Condor, que faliu e virou Thamco. Que faliu e virou Neobus. Que virou 40% Marcopolo.
......

EIS AS FAIXAS DA PADRONIZAÇÃO 'SAIA & BLUSA' (A série está completa, do 1 ao 9):

1-  ZONA NORTE, SAIA MARROM - POSTAGEM JÁ PUBLICADA;
2-  ZONA LESTE, SAIA AMARELA - POSTAGEM JÁ PUBLICADA;
3- ZONA LESTE, SAIA ROSA - Digo, deveria ser rosa, e no princípio foi. Mas logo os empresários se recusaram a pintar os ônibus dessa cor, e mudaram por conta a padronização pra um vermelho-alaranjado, a mesma cor do 'Jacaré Scania'. Que coisa, né? Confira como tudo se deu, a POSTAGEM JÁ FOI PUBLICADA;
4- ZONA SUL, SAIA AZUL-ESCURA  - POSTAGEM JÁ PUBLICADA;
5- ZONA SUL, SAIA AZUL-CLARA - POSTAGEM JÁ PUBLICADA;
6- ZONA SUL, SAIA VERMELHA (ESSA POSTAGEM QUE ESTÃO LENDO);
7- ZONA OESTE, SAIA LARANJA POSTAGEM JÁ PUBLICADA;
8- ZONA OESTE, SAIA VERDE-ESCURA - POSTAGEM JÁ PUBLICADA;
9- ZONA NORTE, SAIA VERDE-CLARA - POSTAGEM JÁ PUBLICADA;

Confira matérias sobre o transporte em São Paulo:

SP: A REVOLUÇÃO NO TRANSPORTE - Evidente que as coisas estão longe de serem perfeitas. Mas comparando ao que era até os anos 90 o transporte público em SP melhorou muito. Somando as redes de metrô e trem suburbano - e precisa somar, pois você acessa ambas pagando uma só passagem - a rede sobre trilhos na Grande SP já iguala o metrô de Nova Iorque/EUA. Os ônibus paulistanos igualmente mudaram da água pro vinho, mesmo que ainda haja espaço pra melhorar bem mais.

- 'SAIA-&-BLUSA': OS ÔNIBUS PAULISTANOS (1978-1991): Essa focando mais especificamente nos ônibus como o nome indica, abordando a pintura livre (até 1978) e as padronizações 'Saia-&-Blusa' (78-92, como dito), 'Municipalizado' (1992-2003) e 'Inter-Ligado' (2003-presente)

A FÊNIX TROVÃO AZUL: DE NORTE A SUL, ENERGIAJAMAIS SE PERDE, SE TRANSFORMA (abordando exatamente a CMTC e sua pintura mais famosa, a 'Trovão Azul'. Não fui só eu que gostei dela. Veja como ela foi copiada no Brasil inteiro, de Porto Alegre a Manaus/AM).


- "CAMALEÃO" 8000 DA CMTC: O 1º TRÓLEIBUS-ARTICULADO DO BRASIL TEVE 2 CARROCERIAS, 6 PROPRIETÁRIOS, 7 (OU 9?) PINTURAS E & NUMERAÇÕES - Fabricado em 1985, saiu de circulação em 2012. Começou Caio e foi re-encarroçado MarcopoloComprado estatal, foi privatizadoIniciou a operação na Zona Leste, foi pra Zona Sul, voltou pra Z/L, de novo pra Z/S, e como o bom filho a casa torna, retornou mais um vez pra Z/L. Ficou sem placa por 15 anos aproximadamente (até a virada do milênio tróleibus em SP e várias outras cidades não eram emplacados), começou na lona, ganhou letreiro eletrônico mas nos fim retornou a lona, ganhou ar-condicionado e portas elevadas a esquerda. Enfim, o bichão é um museu-vivo do transporte paulistano - alias hoje é exatamente isso que ele é, um ônibus-museu - alias hoje é exatamente isso que ele é, um ônibus-museu.

CAPELINHA: RIO, SP, B.H., BELÉM E POA; PLACA NO ALTO: ESTAMOS NO SUDESTE:

Mostra o Sudeste e mais Belém-PAPorto Alegre-RS e até Brasília-DF (onde houve capelinha).


CENAS PAULISTANAS: O CENTRO E A ZONA SUL DE SÃO PAULO EM IMAGENS - Matéria-portal sobre SP, onde estão ancoradas as outras reportagens que já fiz sobre a cidade; falo um pouco da modernização do transporte igualmente.

O melhor e o pior do Brasil, a poucas quadras de distância um do outro. O Centrãoque está com muitos moradores de rua e diversos outros problemas típicos de uma metrópole desse porte;

E ali do ladinho a “Cidade Verde”, os Jardins, a Paulista, Higienópolis, e o começo das Zonas Oeste e Sul, região que ao lado da Orla do Rio é onde mais concentra elite e alta burguesia no Brasil.

A modernização da rede de transportes é mais uma vez abordada no relato.

E também essa outra. Além dos Volvos nós usamos o espaço pra relembrar outras raridades 'daquele tempo'.

Reportagens sobre o interior e litoral de SP:

- BAIXADA MULTI-MODAL: BONDE MODERNÍSSIMO (VLT), BONDE ANTIGO, ÔNIBUSELÉTRICOS E A DÍSEL, MICROS BRANCOS E VANS QUE SOBEM OS MORROS  (O transporte em Santos e região)


- PRAIA, MORRO, CANAL & CASA DE MADEIRA: ISSO É SANTOS (Relato da viagem a Baixada Santista, abordando diversos aspectos da cidade, entre eles o transporte)

NAS MARGENS DA DUTRA: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/VALE DO PARAÍBA-SP (matéria sobre a cidade em geral, mas tem uma grande seção sobre os ônibus, contando a história desde a pintura livre nos anos 80 e as duas padronizações nessa última década

.........


De volta a capital:

– A CIDADE CINZA– fotografando a Zona Leste (fevereiro/18). 
Na verdade o foco se restringe a Vila Carrão (ao lado) e Imediações. Mas não deixa de ser a primeira matéria na Z/L.

-"PIXAI POR NÓIS" - A MARGINAL TIETÊ E A DUTRA (Grande SP, municípios da Capital e o vizinho Guarulhos) 

"Deus proverá''

Nenhum comentário:

Postar um comentário