quinta-feira, 8 de abril de 2021

Capelinha, caixa-baixa e nome da viação no teto: Bristol, Zona Sul de SP

 


Imagem pertencente ao sítio Revista Portal do Ônibus. Créditos mantidos. Visite as fontes.
Local:
São Paulo-SP.
Data:
Julho de 1983.
Viação:
Bristol (extinta).
Carroceria:
Marcopolo Veneza 2..
Motor
Mercedes-Benz.
Observações:
Foto de autoria de Donald Hudson, busólogo inglês que em 1983 passou férias no Brasil e registrou dezenas, senão centenas, de fotos dos ônibus das 3 maiores cidades do Sudeste (São Paulo, Rio e BH-MG). Quando seu arquivo foi levantado pra rede mais de 2 décadas depois se tornou valiosa fonte pra apreciarmos como era o transporte brasileiro no início dos anos 80.

PADRONIZAÇÃO 'SAIA-&-BLUSA': FAIXA 4, ZONA SUL

São Paulo, 1983 (imagem clicada provavelmente no ponto final do Centro). Padronização 'Saia-&-Blusa', a primeira dos ônibus municipais, implantada em 1978, e que vigorou até 1992. 
 
A cor da parte de baixo do veículo (a 'saia') era compulsória, e indicava qual região da cidade a linha percorria. A parte de cima (a 'blusa') a viação podia escolher livremente. A Zona Sul tinha três 'saias', a azul-escura, azul-clara e vermelha, respectivamente as faixas 4, 5 e 6 do sistema.

A padronzação 'Saia-&-Blusa' só valia pras empresas particulares. A viação estatal C.M.T.C. estava dispensada, podia decorar seus busões como quisesse.

Veneza "2" da viação Bristol se prepara pra seguir pra corta a Z/S da cidade. Detalhes:

Em  Santos-SP circularam alguns busos com capelinha, mas eles vieram usados do Rio, no Litoral Paulista a capelinha ficou desativada (ao menos as fotos mostram isso). Houveram mais alguns casos esporádicos Brasil afora, por exemplo na Grande Maringá-PR.

Além do Brasil, Grécia (principalmente) e -em menor escala - Holanda e França na Europa, Egito na África e nosso vizinho Uruguai também tiveram capelinha. A Tailândia, que fica na Ásia obviamente, tem capelinha até hoje, sendo atualmente o único país que usa esse adereço, pelo menos até onde sei.

Em Florianópolis-SC em maior escala e também no Rio havia uma 'capelinha invertida', ao invés de sobre o teto ficava sob o mesmo, ou seja, dentro do para-brisas. Mas essa é uma história que contaremos outro dia.
  • A linha vinha escrita em 'caixa baixa'. Isso quer dizer em letras minúsculas exceto a inicial. Foi um traço típico paulistano nos anos 70 e 80, também usado em outras cidades.
  • Nome da viação sobre a janela (ou sobre a porta, do outro lado). 
    Isso foi muito popular em São Paulo naqueles tempos, e em menor escala aconteceu também em Porto Alegre.
Houve um tempo em que as viações, tanto rodoviárias quanto urbanas, punham seu nome no teto do veículo. Pudemos presenciar isso nesse milênio graças a Viação Cometa
 
Explico. Meio século atrás (escrevo em 19) esse era o padrão, usado repito tanto na estrada quanto na cidade. A Cometa dançava conforme a música então dominante, e fazia o mesmo. Entretanto o tempo passa e tudo muda, e esse costume foi abandonado. Como a Cometa manteve a pintura 'Flecha Azul' por muitas décadas, pudemos presenciar em pleno século 21 uma manifestação que teve seu auge na década de 60 do século 20.
 
Só que antigamente o nome da viação vinha no teto mesmo, acima das janelas no meio do veículo, pois este era curvo. Nos anos 70 e 80, várias viações de SP (em menor medida também Porto Alegre, e houve até um caso isolado aqui em Curitiba) adotaram o que vê na imagem, o nome menor apenas sobre a janela do motorista, que é recuada, então na verdade a viação não está escrita de fato no teto, mas próximo dele. Não deixa de ser uma homenagem.

EIS AS FAIXAS DA PADRONIZAÇÃO 'SAIA & BLUSA' (A série está completa, do 1 ao 9):

1-ZONA NORTE, 'SAIA' MARROM POSTAGEM JÁ PUBLICADA;

2-ZONA LESTE, 'SAIA' AMARELA - POSTAGEM JÁ PUBLICADA;
 
3-ZONA LESTE, SAIA ROSA - Digo, deveria ser rosa, e no princípio foi. Mas logo os empresários se recusaram a pintar os ônibus dessa cor, e mudaram por conta a padronização pra um vermelho-alaranjado, a mesma cor do 'Jacaré Scania'. Que coisa, né? Confira como tudo se deu, a POSTAGEM JÁ FOI PUBLICADA;

4-ZONA SUL, 'SAIA' AZUL-ESCURA (ESSA POSTAGEM QUE ESTÃO LENDO);

5-ZONA SUL, 'SAIA' AZUL-CLARA - POSTAGEM JÁ PUBLICADA;

6-ZONA SUL, 'SAIA' VERMELHA - POSTAGEM JÁ PUBLICADA, UM ARTICULADO;
7-ZONA OESTE, 'SAIA' LARANJA  POSTAGEM JÁ PUBLICADA;

8-ZONA OESTE, 'SAIA' VERDE-ESCURA - POSTAGEM JÁ PUBLICADA;

9-ZONA NORTE, 'SAIA' VERDE-CLARA - POSTAGEM JÁ PUBLICADA;


Confira matérias sobre o transporte em São Paulo:

SP: A REVOLUÇÃO NO TRANSPORTE - Evidente que as coisas estão longe de serem perfeitas. Mas comparando ao que era até os anos 90 o transporte público em SP melhorou muito. Somando as redes de metrô e trem suburbano - e precisa somar, pois você acessa ambas pagando uma só passagem - a rede sobre trilhos na Grande SP já iguala o metrô de Nova Iorque/EUA. Os ônibus paulistanos igualmente mudaram da água pro vinho, mesmo que ainda haja espaço pra melhorar bem mais.

- 'SAIA-&-BLUSA': OS ÔNIBUS PAULISTANOS (1978-1991): Essa focando mais especificamente nos ônibus como o nome indica, abordando a pintura livre (até 1978) e as padronizações 'Saia-&-Blusa' (78-92, como dito), 'Municipalizado' (1992-2003) e 'Inter-Ligado' (2003-presente)

A FÊNIX TROVÃO AZUL: DE NORTE A SUL, ENERGIAJAMAIS SE PERDE, SE TRANSFORMA (abordando exatamente a CMTC e sua pintura mais famosa, a 'Trovão Azul'. Não fui só eu que gostei dela. Veja como ela foi copiada no Brasil inteiro, de Porto Alegre a Manaus/AM).


- "CAMALEÃO" 8000 DA CMTC: O 1º TRÓLEIBUS-ARTICULADO DO BRASIL TEVE 2 CARROCERIAS, 6 PROPRIETÁRIOS, 7 (OU 9?) PINTURAS E & NUMERAÇÕES - Fabricado em 1985, saiu de circulação em 2012. Começou Caio e foi re-encarroçado MarcopoloComprado estatal, foi privatizadoIniciou a operação na Zona Leste, foi pra Zona Sul, voltou pra Z/L, de novo pra Z/S, e como o bom filho a casa torna, retornou mais um vez pra Z/L. Ficou sem placa por 15 anos aproximadamente (até a virada do milênio tróleibus em SP e várias outras cidades não eram emplacados), começou na lona, ganhou letreiro eletrônico mas nos fim retornou a lona, ganhou ar-condicionado e portas elevadas a esquerda. Enfim, o bichão é um museu-vivo do transporte paulistano - alias hoje é exatamente isso que ele é, um ônibus-museu - alias hoje é exatamente isso que ele é, um ônibus-museu.

CAPELINHA: RIO, SP, B.H., BELÉM E POA; PLACA NO ALTO: ESTAMOS NO SUDESTE:

Mostra o Sudeste e mais Belém-PAPorto Alegre-RS e até Brasília-DF (onde houve capelinha).


CENAS PAULISTANAS: O CENTRO E A ZONA SUL DE SÃO PAULO EM IMAGENS - Matéria-portal sobre SP, onde estão ancoradas as outras reportagens que já fiz sobre a cidade; falo um pouco da modernização do transporte igualmente.

O melhor e o pior do Brasil, a poucas quadras de distância um do outro. O Centrãoque está com muitos moradores de rua e diversos outros problemas típicos de uma metrópole desse porte;

E ali do ladinho a “Cidade Verde”, os Jardins, a Paulista, Higienópolis, e o começo das Zonas Oeste e Sul, região que ao lado da Orla do Rio é onde mais concentra elite e alta burguesia no Brasil.

A modernização da rede de transportes é mais uma vez abordada no relato.

Reportagens sobre o interior e litoral de SP:

- BAIXADA MULTI-MODAL: BONDE MODERNÍSSIMO (VLT), BONDE ANTIGO, ÔNIBUSELÉTRICOS E A DÍSEL, MICROS BRANCOS E VANS QUE SOBEM OS MORROS  (O transporte em Santos e região)


- PRAIA, MORRO, CANAL & CASA DE MADEIRA: ISSO É SANTOS (Relato da viagem a Baixada Santista, abordando diversos aspectos da cidade, entre eles o transporte)

NAS MARGENS DA DUTRA: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/VALE DO PARAÍBA-SP (matéria sobre a cidade em geral, mas tem uma grande seção sobre os ônibus, contando a história desde a pintura livre nos anos 80 e as duas padronizações nessa última década

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De volta a capital:

– A CIDADE CINZA– fotografando a Zona Leste (fevereiro/18). 
Na verdade o foco se restringe a Vila Carrão (ao lado) e Imediações. Mas não deixa de ser a primeira matéria na Z/L.

-"PIXAI POR NÓIS" - A MARGINAL TIETÊ E A DUTRA (Grande SP, municípios da Capital e o vizinho Guarulhos) 

    "Deus proverá''

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