quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Monobloco da Campo Largo, pintura livre

https://omensageiro77.wordpress.com/2015/02/26/abriu-o-bau-os-onibus-metropolitanos-de-curitiba-antes-da-padronizacao/


Imagem pertencente ao portal Memória Gaúcha. Créditos mantidos. Visite as fontes.
Local:
Curitiba-PR.
Data
Virada dos anos 80 pros 90 (ou começo da década de 90).
Viação:
Campo Largo.
Carroceria:
Mercedes-Benz Monobloco '1' (oficialmente 0-362).
Motor:
Mercedes-Benz, traseiro.
Observações:
Parado no ponto final no fim da 'Rua do Rio', a Fernando Moreira, no local onde ela desemboca na Visconde de Nacar, a rua da Rua 24 Horas.

Curitiba, virada da década de 80 pra 90. Monobloco '1' da Campo Largo esperando pra partir pro município que nomeia a viação, na Zona Oeste da Grande Curitiba.


Ainda vigorava pintura livre, como notam. Essa foi a última pintura livre da Campo Largo. Anteriormente, no começo e meio dos anos 80, o busão era amarelo com um arco em verde-escuro.

Na época a C. Largo pertencia a Auto Viação Curitiba, que fazia transporte municipal da capital, também na Z/O. Veja como são as coisas. A Curitiba faliu, na 'licitação' de 2010 foi incorporada por outras viações, como Araucária e Redentor.  

Já a Campo Largo se tornou uma gigante. O grupo inclui as viações Antonina e Tamandaré (ambas do município homônimo, na Zona Norte metropolitana, a Tamandaré também puxa linhas municipais de Ctba.) e Piedade, que faz o transporte municipal de Campo Largo. .

Isso só na Grande Curitiba. Além disso, o grupo Campo Largo hoje opera o transporte urbano também nas 2 'Cidades-Gêmeas' da divisa PR/SC: 'Rio-Mafra',que engloba Rio Negro-PR e Mafra-SC, e 'Porto União da Vitória', que abrange Porto União-SC e União da Vitória-PR. Além disso, a partir de 2017 o grupo Campo Largo assumiu também a cidade de Itajái-SC (nesse caso não sei se ainda permanece).



Desde o fim dos anos 90, e muito mais a partir da virada do milênio, todas as viações padronizaram suas frotas em bege, todas as linhas, pois assim fica mais fácil remanejar os busos tanto entre diferentes linhas da mesma viação como entre as viações.

Digo, todas menos a Viação São José dos Pinhais. Essa manteve o vermelho que recebeu na padronização Requião.
..

De volta ao Mono em pintura livre que é nosso tema de hoje. Antigamente haviam pelo menos 2 linhas que ligavam o Centro dos municípios da capital e de Campo Largo: um pela BR (a 'Estrada Nova'), e outra pela Rua Eduardo Sprada (a 'Estrada Velha').


Na foto acima mesmo, o ponto final dos ônibus pra Campo Largo e Campo Magro (esse último até 1996 era distrito de Almirante Tamandaré) era na canaleta do Expresso que vem da Zona Oeste, terminais Campina do Siqueira e Campo Comprido. Havia um recuo a direita pros ônibus metropolitanos não atrapalharem os Expressos municipais. Hoje o ponto foi mudado pra pista lateral, onde passam os carros (o recuo na pista central permanece lá mas está sem uso).

O sistema metropolitano não era integrado. As linhas eram convencionais, ou seja iam dos municípios vizinhos ao Centro da capital sem integração, terminais ou corredores exclusivos.

Assim, no caso específico de Campo Largo, a linha principal ia pelo Via Rápida, e dali pela BR-277 (passando em frente ao Parque Barigüi) pro subúrbio metropolitano. Essa ainda existe. 

E havia um ramal, que ia num trajeto diferente dentro do município de Ctba., seguia pra região metropolitana via Rua Eduardo Sprada (cortando os bairros CIC e Augusta), cuja continuação em Campo Largo se chama Avenida Mato Grosso.

Com o tempo, boa parte das linhas metropolitanas foi integrada ao sistema municipal da capital. Assim ainda existe, dizendo novamente, a linha que vai do Centro de Campo Largo ao Centro de Ctba. via 'Rodovia do Café' (a BR-277).

Mas a linha pela Eduardo Sprada foi seccionada no Terminal do Campo Comprido. Agora não vai mais até o Centro de Campo Largo, na verdade são várias linhas pra região da Ferraria. Ficou mais inteligente, dali quem quiser vir pro Centro usa Expresso ou Ligeirinho, e ainda tem acesso a integração total com Curitiba.

SÉRIE 'PINTURA LIVRE' NOS METROPOLITANOS DE CURITIBA (até os anos 90):
 Matérias sobre o transporte metropolitano em Curitiba:

Reportagens sobre os Monoblocos Mercedes-Benz:

- PRA MATAR (DE) SAUDADES: O MONOBLOCO EM AÇÃO – NO PERU NÃO HÁ SAUDADES, AINDA ESTÁ EM AÇÃO

 

- NEOBUS: O "ESPÍRITO MONOBLOCO" ESTÁ VIVO (Nesse caso ressaltando a semelhança de um modelo posterior e de outra fábrica com o Mono)

- "TEMPO BOM": DE FORTALEZA A PORTO ALEGRE, EIS O MONOBLOCO EM AÇÃO

Anexo também as sobre o transporte municipal:


CHEGOU O LIGEIRÃO NORTE - DEPOIS DE 5 ANOS...UFA!!! (Conto a história do sistema Expresso) 

- 'LESTE', 'NORTE', 'OESTE', 'SUL' E 'BOQUEIRÃO': ÔNIBUS DE CURITIBA, ANOS 80.

- OS "CURITIBOCAS" - Desenhos de Curitiba, inclusive Maurílio pegando um ônibus - já com pintura padronizada - da Viação Campo Largo.
 
"Deus proverá"

Nenhum comentário:

Postar um comentário