terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Blumenau: a "Alemanha Brasileira" também tem morros

 
Autoria própria. Imagens de livre circulação, desde que os créditos sejam mantidos.

Local:

Blumenau-SC.

Data:

12/2021.

Viação:

BluMob

Carroceria:

Torino 6 'padrão' (alongado).

Motor:

Scania - traseiro

Observações:

A viação BluMob pertence ao grupo Constantino, dono da empresa aérea Gol.

 
Blumenau, Santa Catarina, último dia de 2021 (31/12/21). Tribus Torino 2014 (Torino '6') no bairro Alameda, um dos mais caros da cidade, e também um dos poucos que são planos.
 

Breve farei grande postagem sobre o transporte em Santa Catarina, onde contaremos a história dos ônibus blumenauenses, com muitas fotos. Pra irmos aquecendo, falemos da cidade e seus contrastes.

Blumenau é a cidade mais alemã do Brasil (certamente entre as grandes e médias, que têm mais de 300 mil habitantes). Esse fato é bastante conhecido, mesmo quem nunca foi até ali geralmente sabe disso, pois muito bem propagandeado.

Ao lado as casas em ‘enxaimel‘ (modelo de construção típico alemão) na Beira-Rio: isso é Blumenau.

Agora, toda moeda tem duas faces. O lado menos conhecido de Blumenau é que de seus 300 e poucos mil moradores cerca de 60 mil vivem em ocupações irregulares nos morros.

Bem, a tragédia de 2008 (quando alguns desses morros desabaram) mostrou ao Brasil todo essa característica de Blumenau, a de que uma porção significativa de sua gente mora nas encostas. 

Na foto a esquerda o morro da Rua Araranguá, no bairro Garcia próximo ao Centro: isso também é Blumenau.

Essa é alias é a terceira maior cidade de Santa Catarina.

A maior cidade do estado é a capital Florianópolis, onde moram perto de 850 mil pessoas. Depois vem Joinville, com 581 mil, e na sequência Blumenau com 483 mil. (Em todos os casos os dados incluem a região metropolitana e são do censo de 2010, até o momento que escrevo o último realizado no Brasil.)

Contando somente os municípios-sede, Joinville é o mais populoso com 515 mil, seguido da capital Floripa com 421 mil, e Blumenau da mesma forma é o 3º com 309 mil.

beira-mar norteConfira a matéria completa:

- BLUMENAU, A "ALEMANHA BRASILEIRA"

Série sobre Santa Catarina:

- ILHA DA MAGIA - E CONTINENTE TAMBÉM: GRANDE FLORIANÓPOLIS, SC (Relato geral sobre a cidade, abordando não apenas o transporte. Ao lado a Avenida Beira-Mar Norte. Falamos também sobre a volta da pintura livre pro padronizada nos busões, cliquei várias cenas mostrando a transição);

- JOINVILLE, TERRA AMADA & QUERIDA - Não é “a maior cidade de SC”, como muitos dizem. A Grande Florianópolis é quem ocupa esse posto, dizendo mais uma vez.

Ainda assim, Joinville é a maior cidade do interior, município mais populoso de todo estado, seu pulmão industrial.  Por isso o maior PIB catarinense – o dobro da capital Fpolis.!

Seu cartão-postal mais famoso está logo na entrada da cidade, é obviamente o portal visto a esq. .

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Paraná e Santa Catarina dividem duas “cidades-gêmeas“:  

Em ambos os casos um município em cada estado, mas formando uma única cidade. 

Se preferir uma região metropolitana bi-estadual. Daí o título das matérias:

- ''RIO-MAFRA'': 1 CIDADE, 2 ESTADOS (Paraná/S. Catarina) - Rio Negro/PR + Mafra/SC

Na foto acima vemos a placa da auto-escola 'Rio-Mafra': esse anúncio no Centro de Mafra mostra como a cidade é conhecida. E ao lado a ponte velha que liga Mafra e Rio Negro.
 

Publicado originalmente apenas com um desenho em dezembro de 2014.

Em julho de 2018 reformulado pra se tornar uma reportagem sobre a cidade.

Ao contrário de Rio-Mafra, em “Porto União da Vitória” não é o rio quem divide os municípios (e os estados).

Assim você pode pisar em SC e PR – simultaneamente (esq.).

 ''MAR A VISTA'': O LITORAL NORTE DE SC: Bombinhas e Barra Velha

Publicado em setembro de 2016, com o material sobre Bombinhas. Atualizado em novembro de 2017, mostrando Barra Velha.

Ao lado as famosas baleias num hotel na BR-101, em Barra Velha.

- '' ¡ BAMOS A LA PLAYA !”: Canasvieiras e Beira-Mar Norte, Florianópolis

Voltamos a capital. A matéria principal sobre Fpolis., chamada 'Ilha da Magia', havia sido feita no inverno, em junho de 2015.

Estava frio e não teve então jeito de ir ao mar, como era de se esperar pela época do ano.

Um ano e meio depois, voltei a Floripa em pleno verão. Estava quente, bem quente.

Vi uma Praia de Canasvieiras lotada, tanto de brasileiros quanto de argentinos, uruguaios e paraguaios.

Na foto acima note o camelô com a bandeira da Pátria Amada e do Uruguai no mesmo mastro - havia atambém a da Argentina, que não apareceu.

 - O TRANSPORTE JOINVILLENSE - DOS MONOBLOCOS E AMÉLIAS A ERA 100% BUSSCAR, A ERA PÓS-BUSSCAR

Em azul e branco de costas Thamco da Transtusa na pintura livre em Joinville anos 80 (fonte da foto: portal SFS Ônibus).

Até que em 1987 a Busscar - ainda chamada Nielson' - começa a produzir veículos urbanos. Por duas décadas, a frota joinvillense foi 100% Busscar, valorizando a marca ‘da casa’. Todo amarelo, o articulado Busscar na pintura padronizada sai do Terminal (prov. o Central) em Jvlle.  .

Como todos sabem, a Busscar foi um símbolo da indústria de Joinville, de Stª Catarina e do Brasil. Só que com a falência, as viações da cidade precisaram encontrar outras alternativas. 

artic canas ainda livre favela centro- A CIDADE DE FLORIANO NÃO ESTÁ MAIS DESTERRADA

Radiografia completa do transporte ‘manezinho‘, com dezenas de fotos: 

Da pintura livre a padronizada, a volta a pintura livre, ao novo retorno a padronização.

Ao lado articulado da Canasvieras no ‘apagar das luzes’ da pintura livre, em 2015.  

Outro detalhe é o contraste entre os prédios de classe média e a favela, e isso justo no Centro da cidade.  

1988: SC ENTRA NA ERA DO ARTICULADO, GRAÇAS A CHAPECÓ

Inteiro de amarelo, o primeiro ônibus ‘sanfonado’ da história de Santa Catarina.

Um Torino Volvo, que rodou em Chapecó. Foi adquirido usado de Porto Alegre-RS.

Abaixo nos anos 80: Porto Alegre na padronização EBTU - como dito, também adotada em Florianópolis, Brasília, Campinas e Maceió (fonte da imagem: portal Memória Gaúcha).

Se não for o mesmo veículo é do mesmo lote.

(Nota: sim, eu sei, a Marcopolo diz que esse modelo é São Remo.

Só que ele é muito parecido com o Torino, que lhe sucedeu.

Não tem nada em comum nas linhas com o São Remo que o antecedeu. Então fica como ‘Torino’ mesmo.)

Abordo um pouco da história do transporte em Chapecó, no Oeste catarinense.

Ainda assim sobrou uma palhinha até pro vizinho Paraná.

Ao lado um ônibus antigo em Foz do Iguaçu, na ‘Tríplice Fronteira, Oeste do PR.

Da extinta viação Irmãos Rafagnin (imagem pertencente ao portal DBPBuss). 

 “Deus proverá”

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