segunda-feira, 30 de setembro de 2019

CMTC operando em Campinas!


https://omensageiro77.wordpress.com/2019/09/16/sp-a-revolucao-no-transporte/


Imagens pertencentes ao portal Ônibus Brasil. Créditos mantidos. Visite as fontes.

Local:
Campinas-SP.
Data:
1989.
Viação:
CMTC (estatal municipal paulistana).
Carroceria:
Monobloco '2' (oficialmente 0-364 ou 0-365).
Motor:
Mercedes-Benz, traseiro.
Observações:
No letreiro diz 'Estádio'. Nos anos 80 e 90 haviam linhas gratuitas do Centro pro Pacaembu, Morumbi e talvez também pro Parque Antárctica em dias de jogos de futebol, cheguei a utilizar algumas vezes.

Rodovia Anhangüera, chegada de Campinas, 1989. Frota de CMTC's Monoblocos '2' se dirigem a maior cidade do interior paulista pra ajudar numa emergência.

Com exceção de uma, as viações campineiras fazem 'locaute', que é a 'greve dos patrões'. Ou seja, se recusam a pôr sua frota pra rodar. A prefeitura desloca emergencialmente os funcionários públicos de outras funções pra dirigirem os ônibus, mas ao chegar nas garagens constatam-nas vazias.

Como medida de urgência, a CMTC paulistana envia 100 Monoblocos pra ajudar, e a EMTU do governo estadual espelha a iniciativa, mandando mais 100 busões pra Campinas.

A história do transporte campineiro é bastante conturbada. Foram constantes os conflitos de perueiros contra viações oficiais, e de ambos contra o poder público. 

Em diversas oportunidades a prefeitura precisou tomar medidas drásticas pra garantir que os ônibus circulassem em segurança.

Muitas e muitas vezes viaturas da PM precisaram escoltar os busões pelas ruas. Em 1986 a prefeitura teve que encampar algumas viações. 3 anos depois, em 1989, nova confusão. Com exceção de uma como dito, as demais viações oficiais de Campinas decretam locaute, e se negam a pôr os busões pra circular
 
A cidade pede socorro. A prefeitura da capital então envia 100 veículos da CMTC. 
 
O governo do estado faz o mesmo e manda mais uma centena da frota da EMTU. Por isso vemos os Monos vermelhinhos da CMTC rasgando a Anhangüera rumo a Campinas.

Hoje tanto a CMTC quanto a EMTU foram privatizadas. Sejamos mais específicos: a CMTC acabou, sua sucessora SPTrans apenas gerencia o sistema; Enquanto que a EMTU ainda existe mas é a ‘SPTrans metropolitana’. Ou seja, a EMTU gerencia o transporte metropolitano mas não mais operando nele. 
 
Assim, a EMTU não tem mais frota própria. Então esse mega-Paese ('Paese' é a 'Tabela Trocada' em SP) não será mais possível. Esperamos pro bem de todos que a era dos locautes tenha se encerrado.

Matérias sobre o tema (abaixo das ligações há mais uma imagem, a legenda da foto acima):
 

"Deus proverá"
https://omensageiro77.wordpress.com/2019/09/16/sp-a-revolucao-no-transporte/

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