sábado, 21 de setembro de 2019

Bonde da CMTC, vermelho e com o logotipo clássico

https://omensageiro77.wordpress.com/2019/09/16/sp-a-revolucao-no-transporte/

ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"


Imagem pertencente ao portal São Paulo Antiga. Créditos mantidos. Visite as fontes.
Local:
São Paulo-SP.
Data:
Anos 50 (ou final dos 40).
Viação:
CMTC.
Observações:
Repare na Kombi, outro ícone da indústria automobilística brasileira por décadas, ainda hoje (19) presença marcante em nossas ruas.

São Paulo, década de 50. Bonde da CMTC, vermelho e com o logotipo clássico, que foi usado na maior parte da história da saudosa viação estatal municipal paulistana.

Digo, a imagem pode ser também do finzinho dos anos 40, afinal a “Companhia Municipal de Transporte Coletivo” foi fundada em 1946.

Os bondes circularam na cidade até 1968.

Esse foi o primeiro logotipo da CMTC, usado em 3 períodos na história:

- 1947 – 1961;
- 1976 – 1978;
- 1986 – 1995, ano que a companhia foi extinta.

Algumas notas: em 1961 e em 78 também extinguiram esse logo clássico (onde o 'CMTC' vinha num retângulo protegido por 2 meia-luas) e passaram a escrever o nome da viação por extenso, sem figuras geométricas em torno.

Mas em 1978 a mudança valeu pra todos os ônibus a dísel e pra alguns tróleibus. Uma parte dos busões elétricos (justamente os tróleis, evidente) seguiram usando o logo clássico.

Explico. Como já escrevi algumas vezes, no fim do regime militar a EBTU – Empresa Brasileira de Transportes Urbanosdeu grande impulso a modernização das redes de transportes em nossas cidades:

Ajudou a coordenar a padronização de pinturas, implantação de corredores de 'Expressos', compra de ônibus articulados e 'padrão' alongados. E financiou a reforma e aquisição de mais tróleibus.

No caso dos tróleibus, criou uma pintura própria, específica pra isso, amarela com duas listras bege-escuro e marrom. Esse decoração foi usada nos tróleibus de 4 cidades: São Paulo Capital, Ribeirão Preto e Santos no Estado de SP, e Recife-PE.


Mas alguns tróleis paulistanos adotaram a pintura 'Amarelinha' da EBTU. E nesses o logotipo foi mantido, no período 1978-1986.

Até que em 1986 Jânio Quadros re-adotou o logo pra toda frota, dísel e elétricos. Mais que isso: volta além do logotipo clássico também a cor rubra.

Tudo vai e volta, não é mesmo? Nos anos 80, em seus últimos de vida, a CMTC voltou a ficar com a mesma cor e logotipo que usava em sua primeira década.

A CMTC ainda teria mais 2 pinturas, (1º saia branca e blusa vermelha; 2º a ‘Municipalizada’) com o logo clássico, ficou até o fim da viação em 1995.

Ou seja, ela deixaria de ser inteira vermelha, em ambas as pinturas adotadas por Luiza Erundina, sucessora de Jânio, misturava-se branco e vermelho, primeiro meio-a-meio, depois buso branco com faixa vermelha.

Mas o logotipo primogênito da CMTC acompanhou a viação até o fim, até o dia que ela foi privatizada. E olhe, ainda hoje ele está registrado em tampas de bueiro nas avenidas de SP, conforme fotografei um caso em 2018.
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Matérias sobre o tema (nota: não quero dizer que tudo está perfeito, longe disso Agora, que melhorou muito em relação a realidade do século 20 é inegável. Entre outras coisas, São Paulo tem uma rede de transporte sobre trilhos (metrô + trem) do mesmo tamanho do metro de Nova Iorque/EUA. Além disso, os ônibus de São Paulo hoje são referência nacional e mesmo internacional de qualidade):





"Deus proverá"

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