quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Trólei em BH: "Naquele Tempo" sim, uai!!!



Imagem pertencente ao sítio Tramz (especializado em transporte elétrico na América Latina). Créditos mantidos. Visite as fontes.

Local:
Belo Horizonte-MG.
Data:
Década de 1950 ou de 60 (séc. 20, evidente).
Viação:
???
Carroceria:
???
Motor:
Elétrico (Tróleibus).
Observações:
Repare no prédio a direita propaganda da Philco, anunciando 'Rádios, Televisores e Ar-Condicionado'


Belo Horizonte, anos 50 ou 60. 3 tróleibus na Praça da Estação, no Centro, aguardam o momento de puxar nova viagem. As janelas entregam que esses busões foram fabricados nos anos 50.

Nessa época, era o padrão, tanto pra ônibus elétricos quanto a dísel esse estilo partido, com a janela principal abaixo secundada por uma menor acima, sempre redondas.  

Na verdade, notamos que os 2 primeiros veículos descansam um pouco, a haste que puxa energia elétrica do fio está desconectada, logo não há como partir antes do motorista encaixá-las na rede. Apenas o último 'carro' está preparado pro arranque. 

A capital mineira teve tróleibus de 1953 até 1969. Tentaram fazer com que voltasse nos anos 80, mas não rolou. Hoje (2020) no Brasil só há tróleis na Grande São Paulo e em Santos, no Litoral do mesmo estado.


A Argentina ganha da gente nesse quesito, são 3 redes de tróleibus ativas: Córdoba, Rosário e Mendonça, as 3 maiores cidades do interior.

SÉRIE 'TRÓLEIBUS NA ARGENTINA':

CÓRDOBA;
ROSÁRIO;
MENDONÇA;


Confira matérias sobre o tema, começando pelas de transporte:


Agora reportagens sobre Belô, todas elas publicadas em dezembro de 2012:

"A VIDA NO MORRO": BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS - Abertura e mensagem-portal da série. Não uso o termo 'morro' com conotação negativa, ao contrário. Eu Amo BH, do fundo de minha Alma e Coração. 

SERRA E PAPAGAIO, DEBAIXO DE MUITA CHUVA. No mesmo dia eu fui nos 2 morros mais famosos da cidade. E a tarde no Estádio Independência, seguindo o ‘bonde’ da torcida organizada. Tudo a pé e sob um toró épico.

METRÔ CIDADE INDUSTRIAL, ZONA OESTE, OPERANDO: SÓ MESMO EM BH . Falo mais um pouco sobre o transporte; e também outros aspectos da cidade, por exemplo o ‘Mineirim’, o modo peculiar dos mineiros falarem, que já é quase um dialeto da língua portuguesa.

A referência é que o bairro mais populoso de Curitiba também se chama Cidade Industrial, e igualmente fica (quase todo) na Zona Oeste. Ali seria o ponto final e a garagem do metrô curitibano - só que não né! Toda a 'saga' do metrô curitibano foi imenso fiasco, que envolveu toda sociedade (mídia, campanhas políticas) no começo do século 21. Nunca saiu do papel. 

"Deus proverá"

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