terça-feira, 28 de julho de 2020

1995: São Paulo entra na era do bi-articulado




 Imagem pertencente ao Revista Portal do Ônibus. Créditos mantidos. Visite as fontes.

Local:
São Paulo-SP.
Data
1995 (prov.).
Viação:
Campo Belo.
Carroceria:
Marcopolo Viale.
Motor:
Volvo.
Observações:
A viação Campo Belo é digamos a 'sucessora' da antiga viação São Luiz.

São Paulo, 1995. Bi-articulado Marcopolo Viale Volvo da Campo Belo sendo apresentado 0km, ainda sem emplacamento.

A maior metrópole brasileira passa a ser a 2ª cidade brasileira com bi-articulados

Curitiba foi a primeira cidade do mundo que contou com esse modal em escala industrial: já começou com 33 exemplares e hoje são mais de uma centena de unidades, operando em várias linhas. Na capital do Paraná os bi-articulados surgiram em 1992, sendo os primeiros em nossa nação.

São Paulo veio logo a seguir, ainda no meio dos anos 90 (prov. 1995). E hoje contabiliza acima de duas centenas de veículos desse tipo. Já no século 21, Goiânia-GOCampinas-SPManaus-AM e o Rio de Janeiro também passaram a contar com o modal. 

Na maior cidade do interior paulista e na capital goiana eles ainda rodam (escrevo em 2020). No Rio e Manaus, por outro lado, essa foi a realidade em momentos distintos da década de 10 que se encerrou. Não mais, todavia. Em ambas os bi-articulados foram extintos.

São Paulo, Curitiba, Campinas e Goiânia, além do Rio quando ali existiram, compram seus veículos 0km. Em Manaus eles chegaram usados, oriundos de Curitiba e São Paulo.

Na América, os bi-articulados existem na Colômbia, México, e mais recentemente foram implantados no Equador e Guatemala. Em Cuba um exemplar rodou em testes.

Apenas na América Latina, como observou. EUA e Canadá nunca contaram com esse modalNa Europa eles são comuns igualmente, sendo encontrados em vários países. Apenas Pequim na China conta com esses ônibus de 2 sanfonas em toda Ásia.

E por enquanto eles ainda não estrearam em solo africano, tampouco na OceaniaNa internet circulam notícias, datadas de 2015, que Luanda/Angola na África iria contar com esse modal.

É comprovado que bi-articulados foram exportados (do Brasil e da Europa) pra esse país, tanto 0km quanto usados. Entretanto, não consegui ter certeza se o sistema de fato entrou em operação (o que está publicado na rede mundial de computadores fala apenas que ‘Luanda terá bi-articulados’. Em lugar algum mostram os busos em ação).

Caso se confirme, é Luanda a 1º e até onde sei única cidade com bi-articulados em toda África.

Já falaremos de tudo isso com mais detalhes. Antes vamos a uma breve história dos ônibus bi-articuladosEles surgiram na Alemanha e na China, ainda na 1ª metade dos anos 80.

Em 1982, mais especificamente, surgiu o bi-articuladoAlemanha e China, como dito, fizeram protótipos mas na ocasião não houve produção em larga escala.

na segunda metade dos anos 80, a francesa Renaut lançou o primeiro bi-articulado que seria fabricado em escala industrialO modelo foi apelidado de ‘Mega-Bus‘, e rodou em testes por várias cidades da França e Suíça.

No entanto, apenas a cidade francesa de Bordô se interessou (Bordeaux’ no original, cujo nome batizou o vinho e também a tonalidade ótica homônimos). A prefeitura local e encomendou 10 unidades, que foram entregues em 1989

Dessa forma Bordô foi 1º lugar no mundo que o modal de bi-articulados se consolidou. Por isso me refiro a contar com várias unidade de forma permanente, e não somente um exemplar temporário em testes.

De lá pra cá eles tomaram a Europa, e hoje há bi-articulados em diversos países: França, Alemanha, Holanda, Suíça, Luxemburgo, República Checa, Espanha e Suécia, pelo menos. Mais um detalhe: na Suíça há tróleibus bi-articulados, combinação única em todo planeta até onde sei (digo, em Nancy, na França, também houve esse tipo de busão. Mas é bem perto da fronteira suíça).

Na Ásia apenas a capital chinesa Pequim dispõe de bi-articulados, não custa dizer ainda mais uma vez. E apenas bem recentemente, a partir do fim da década de 10 (de século 21 evidente) – tanto que não consegui achar fotos deles em ação.

Esse modal ainda não estreou na Oceania, África e nem na América do Norte. Por ‘América do Norte’ me refiro a EUA e Canadá, os países anglo-saxônicos. O México por ser latino tenho que classificar como América Central.
…………

Voltando a falar do busão da imagem, tinha pintura exclusiva, vinha escrito ‘Biarticulado’ na frente, e o letreiro eletrônico era o de primeira geração, aquele que as bolinhas amarelas formavam a palavra – era de difícil visualização, especialmente a noite.

A viação Campo Belo é digamos assim a 'sucessora' da antiga viação São Luiz.

No começo dos anos 90, o transporte paulistano passou por uma imensa re-estruturação. Dezenas de viações deixaram de existir, outras vieram pra ocupar seu lugar. Digo, em alguns casos apenas mudou o nome e CNPJ, a nova viação pertence ao mesmo dono da anterior, e continua operando as mesmas linhas, usando as mesmas garagens, a mesma frota e os mesmos funcionários.

Na extremidade da Zona Sul, a São Luiz foi sucedida pela Campo Belo, a Bola Branca pela Cidade Dutra, e a Jurema pela VIP – Viação Itaim Paulista, da Zona Leste, que abriu uma filial na Z/S.

Todas essas viações são do grupo Ruas, que detém mais da metade da frota da cidade de São Paulo (8 mil, de um total de 14 mil) e desde o meio dos anos 90 também é dono da encarroçadora Caio, e a partir de 2018 também da Busscar de Joinville-SC


rie "Bi-Articulados no Brasil"  – em Manaus e no Rio eles existiram mas já foram extintos; nas demais cidades ainda operando (escrevo em 2019):
MANAUS
GOIÂNIA 
CURITIBA 

Matérias sobre o tema: 

-  SP: A REVOLUÇÃO NO TRANSPORTE  - Nessa aqui falamos também de Campinas, e seus bi-articuladosEvidente que as coisas estão longe de serem perfeitas. Mas comparando ao que era até os anos 90 o transporte público em SP melhorou muitoSomando as redes de metrô e trem suburbano - e precisa somar, pois você acessa ambas pagando uma só passagem - a rede sobre trilhos na Grande SP já iguala o metrô de Nova Iorque/EUA. Os ônibus paulistanos igualmente mudaram da água pro vinho, mesmo que ainda haja espaço pra melhorar bem mais 

'SAIA-&-BLUSA': OS ÔNIBUS PAULISTANOS (1978-1991): Essa focando mais especificamente nos ônibus como o nome indica, abordando a pintura livre (até 1978) e as padronizações 'Saia-&-Blusa' (78-92, como dito), 'Municipalizado' (1992-2003) e 'Inter-Ligado' (2003-presente)




O melhor e o pior do Brasil, a poucas quadras de distância um do outro. O Centrãoque está com muitos moradores de rua e diversos outros problemas típicos de uma metrópole desse porte;


A FÊNIX TROVÃO AZUL: DE NORTE A SUL, ENERGIAJAMAIS SE PERDE, SE TRANSFORMA (abordando exatamente a CMTC e sua pintura mais famosa, a 'Trovão Azul'. Não fui só eu que gostei dela. Veja como ela foi copiada no Brasil inteiro, de Porto Alegre a Manaus/AM).

- "CAMALEÃO" 8000 DA CMTC: O 1º TRÓLEIBUS-ARTICULADO DO BRASIL TEVE 2 CARROCERIAS, 6 PROPRIETÁRIOS, 7 (OU 9?) PINTURAS E & NUMERAÇÕES Fabricado em 1985, saiu de circulação em 2012. Começou Caio e foi re-encarroçado MarcopoloComprado estatal, foi privatizadoIniciou a operação na Zona Leste, foi pra Zona Sul, voltou pra Z/L, de novo pra Z/S, e como o bom filho a casa torna, retornou mais um vez pra Z/L. Ficou sem placa por 15 anos aproximadamente (até a virada do milênio tróleibus em SP e várias outras cidades não eram emplacados), começou na lona, ganhou letreiro eletrônico mas nos fim retornou a lona, ganhou ar-condicionado e portas elevadas a esquerda. Enfim, o bichão é um museu-vivo do transporte paulistano - alias hoje é exatamente isso que ele é, um ônibus-museu - se houvesse espaço, ele estaria no 'Museu da CMTC' aqui retratado.

CENAS PAULISTANAS: O CENTRO E A ZONA SUL DE SÃO PAULO EM IMAGENS - Matéria-portal sobre SP, onde estão ancoradas as outras reportagens que já fiz sobre a cidade; falo um pouco da modernização do transporte igualmente.

Reportagens sobre o interior e litoral de SP:



- PRAIA, MORRO, CANAL & CASA DE MADEIRA: ISSO É SANTOS (Relato da viagem a Baixada Santista, abordando diversos aspectos da cidade, entre eles o transporte)
NAS MARGENS DA DUTRA: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/VALE DO PARAÍBA-SP (matéria sobre a cidade em geral, mas tem uma grande seção sobre os ônibus, contando a história desde a pintura livre nos anos 80 e as duas padronizações nessa última década


"Deus proverá"

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