ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"
Local:
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São Paulo-SP.
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Data
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1995 (prov.).
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Viação:
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Campo Belo.
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Carroceria:
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Marcopolo Viale.
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Motor:
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Volvo.
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Observações:
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A viação Campo Belo é digamos a 'sucessora' da antiga viação São Luiz.
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São
Paulo, 1995. Bi-articulado Marcopolo Viale Volvo da Campo Belo sendo
apresentado 0km, ainda sem emplacamento.
A maior
metrópole brasileira passa a ser a 2ª cidade brasileira
com bi-articulados.
Curitiba
foi
a primeira
cidade do mundo que contou com esse modal em escala industrial: já
começou com 33 exemplares
e hoje são mais de uma centena de unidades,
operando em várias linhas. Na
capital do Paraná os bi-articulados surgiram em
1992, sendo os primeiros em nossa nação.
São
Paulo veio logo a seguir, ainda no meio dos anos 90 (prov.
1995). E hoje
contabiliza acima de duas centenas de
veículos desse
tipo. Já
no século 21, Goiânia-GO, Campinas-SP, Manaus-AM e o
Rio de Janeiro também passaram a contar com o modal.
Na
maior cidade do interior paulista e na capital goiana eles ainda
rodam
(escrevo
em 2020). No
Rio e Manaus, por outro lado, essa foi a realidade em momentos
distintos da década de 10 que se encerrou. Não
mais, todavia. Em ambas os bi-articulados foram extintos.
São
Paulo, Curitiba, Campinas e Goiânia, além do Rio quando ali
existiram, compram seus veículos 0km. Em
Manaus eles chegaram usados, oriundos de Curitiba e São Paulo.
Na
América, os bi-articulados existem na Colômbia,
México,
e mais recentemente foram implantados no Equador
e Guatemala.
Em Cuba um exemplar rodou em testes.
Apenas
na América Latina, como observou. EUA
e Canadá nunca contaram com esse modal. Na
Europa eles são comuns igualmente,
sendo encontrados em vários países. Apenas
Pequim
na China conta com esses ônibus de 2 sanfonas em
toda Ásia.
E
por enquanto eles ainda não estrearam em
solo africano, tampouco na
Oceania. Na
internet circulam notícias, datadas de 2015, que Luanda/Angola na
África iria contar com esse modal.
É
comprovado que bi-articulados foram exportados
(do Brasil e da Europa) pra
esse país,
tanto 0km quanto usados. Entretanto,
não
consegui ter certeza se o sistema de fato entrou em operação (o
que está publicado na rede mundial de computadores fala apenas que
‘Luanda terá bi-articulados’. Em lugar algum mostram os busos em
ação).
Caso
se confirme, é Luanda a 1º e até onde sei única cidade com
bi-articulados em toda África.
Já
falaremos de tudo isso com mais detalhes. Antes vamos a uma breve
história dos ônibus bi-articulados. Eles
surgiram
na Alemanha e na China, ainda na 1ª metade dos anos 80.
Em
1982, mais
especificamente,
surgiu o bi-articulado. Alemanha
e China, como dito, fizeram protótipos
mas na ocasião não houve produção em larga escala.
Já
na
segunda metade dos anos 80, a francesa Renaut lançou o primeiro
bi-articulado que seria fabricado em escala industrial. O
modelo foi apelidado
de ‘Mega-Bus‘,
e rodou
em testes por várias cidades da França
e Suíça.
No
entanto, apenas a
cidade francesa de Bordô
se interessou (‘Bordeaux’
no original, cujo nome batizou o vinho e também a tonalidade
ótica homônimos). A
prefeitura local e
encomendou 10 unidades, que foram entregues em 1989.
Dessa
forma Bordô foi 1º lugar no mundo que o modal de bi-articulados se
consolidou. Por
isso me refiro a contar com várias unidade de forma permanente, e
não somente um exemplar temporário em testes.
De
lá pra cá eles tomaram a Europa, e hoje há
bi-articulados em diversos países: França, Alemanha, Holanda,
Suíça, Luxemburgo, República Checa, Espanha e Suécia,
pelo menos. Mais
um detalhe: na
Suíça há tróleibus bi-articulados, combinação única em
todo planeta até onde sei (digo, em Nancy, na França, também houve
esse tipo de busão. Mas é bem perto da fronteira suíça).
Na
Ásia apenas a capital chinesa Pequim dispõe de bi-articulados,
não custa dizer ainda mais uma vez. E
apenas
bem recentemente, a partir do fim da década de 10 (de século 21
evidente) – tanto que não consegui achar fotos deles em ação.
Esse
modal ainda não estreou na Oceania, África e nem na América do
Norte. Por
‘América do Norte’ me refiro a EUA e Canadá, os países
anglo-saxônicos. O
México por ser latino tenho que classificar como América Central.
…………
Voltando
a falar do busão da imagem, tinha
pintura exclusiva, vinha escrito ‘Biarticulado’ na frente, e o
letreiro eletrônico era o de primeira geração,
aquele que as bolinhas amarelas formavam a palavra – era de difícil
visualização, especialmente a noite.
A
viação Campo Belo é digamos assim a 'sucessora' da antiga viação
São Luiz.
No
começo dos anos 90, o transporte paulistano passou por uma imensa
re-estruturação. Dezenas de viações deixaram de existir, outras
vieram pra ocupar seu lugar.
Digo, em alguns casos apenas mudou o nome e CNPJ, a nova viação
pertence ao mesmo dono da anterior, e continua operando as mesmas
linhas, usando as mesmas garagens, a mesma frota e os mesmos
funcionários.
Na
extremidade da Zona Sul, a
São Luiz foi sucedida pela Campo Belo, a Bola Branca pela Cidade
Dutra, e a Jurema pela VIP
– Viação Itaim Paulista, da Zona Leste, que abriu uma filial na
Z/S.
Todas essas viações são do grupo Ruas, que detém mais da metade da frota da cidade de São Paulo (8 mil, de um total de 14 mil) e desde o meio dos anos 90 também é dono da encarroçadora Caio, e a partir de 2018 também da Busscar de Joinville-SC.
Série "Bi-Articulados no Brasil" – em Manaus e no Rio eles existiram mas já foram extintos; nas demais cidades ainda operando (escrevo em 2019):
- CAMPINAS
- MANAUS
- GOIÂNIA
- CURITIBA
Matérias sobre o tema:
- SP: A REVOLUÇÃO NO TRANSPORTE - Nessa aqui falamos também de Campinas, e seus bi-articulados. Evidente que as coisas estão longe de serem perfeitas. Mas comparando ao que era até os anos 90 o transporte público em SP melhorou muito. Somando as redes de metrô e trem suburbano - e precisa somar, pois você acessa ambas pagando uma só passagem - a rede sobre trilhos na Grande SP já iguala o metrô de Nova Iorque/EUA. Os ônibus paulistanos igualmente mudaram da água pro vinho, mesmo que ainda haja espaço pra melhorar bem mais.
- 'SAIA-&-BLUSA': OS ÔNIBUS PAULISTANOS (1978-1991): Essa focando mais especificamente nos ônibus como o nome indica, abordando a pintura livre (até 1978) e as padronizações 'Saia-&-Blusa' (78-92, como dito), 'Municipalizado' (1992-2003) e 'Inter-Ligado' (2003-presente).
O melhor e o pior do Brasil, a poucas quadras de distância um do outro. O Centrão, que está com muitos moradores de rua e diversos outros problemas típicos de uma metrópole desse porte;
- A
FÊNIX TROVÃO AZUL: DE NORTE A SUL, ENERGIAJAMAIS SE PERDE, SE
TRANSFORMA (abordando
exatamente a CMTC e sua pintura mais famosa, a 'Trovão Azul'. Não
fui só eu que gostei dela. Veja como ela foi copiada no Brasil
inteiro, de Porto Alegre a Manaus/AM).
- "CAMALEÃO"
8000 DA CMTC: O 1º TRÓLEIBUS-ARTICULADO DO BRASIL TEVE 2
CARROCERIAS, 6 PROPRIETÁRIOS, 7 (OU 9?) PINTURAS E &
NUMERAÇÕES - Fabricado
em 1985, saiu de circulação em 2012. Começou Caio e foi
re-encarroçado Marcopolo. Comprado
estatal, foi privatizado. Iniciou
a operação na Zona Leste, foi pra Zona Sul, voltou pra Z/L, de
novo pra Z/S, e como o bom filho a casa torna, retornou mais um vez
pra Z/L. Ficou sem placa por 15 anos aproximadamente
(até
a virada do milênio tróleibus em SP e várias outras cidades não
eram emplacados), começou
na lona, ganhou letreiro eletrônico mas nos fim retornou a lona,
ganhou ar-condicionado e portas elevadas a esquerda. Enfim, o bichão
é um museu-vivo do
transporte paulistano - alias hoje é exatamente isso que ele é, um
ônibus-museu - se houvesse espaço, ele estaria no 'Museu da CMTC'
aqui retratado.
- CENAS
PAULISTANAS: O CENTRO E A ZONA SUL DE SÃO PAULO EM IMAGENS -
Matéria-portal sobre SP, onde estão ancoradas as outras
reportagens que já fiz sobre a cidade; falo um pouco da
modernização do transporte igualmente.
Reportagens
sobre o interior e litoral de SP:
- BAIXADA
MULTI-MODAL: BONDE MODERNÍSSIMO (VLT), BONDE ANTIGO,
ÔNIBUSELÉTRICOS E A DÍSEL, MICROS BRANCOS E VANS QUE SOBEM OS
MORROS (O
transporte em Santos e região)
-
PRAIA, MORRO, CANAL & CASA DE MADEIRA: ISSO É SANTOS (Relato
da viagem a Baixada Santista, abordando diversos aspectos da cidade,
entre eles o transporte)
- - NAS
MARGENS DA DUTRA: SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/VALE DO PARAÍBA-SP (matéria
sobre a cidade em geral, mas tem uma grande seção sobre os ônibus,
contando a história desde a pintura livre nos anos 80 e as duas
padronizações nessa última década)
"Deus
proverá"
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