ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"
Local:
| Europa.
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Viação:
| Hallo Internacional
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Data:
| Entre os anos 80 e o começo do novo milênio.
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Carroceria:
| Neoplan.
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Motor:
| ???
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Observação:
| Com ar-condicionado.
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Que achou dessa? Ônibus de viagem articulado, com 2 andares e trucado (com 3º eixo no vagão da frente). Pertence a viação alemã Hallo, sediada na cidade de Essen.
Andar inferior do vagão traseiro com salão diferenciado, talvez abrigue poltronas leito. Não sei em que país da Europa foi clicado, pois a empresa orgulhosamente proclama ser 'internacional'.
Seja como for, é muita "Transgenia Automobilística" junto.
Pra quem que não sabe o que é isso, é mais simples que parece: Trata-se de veículos adaptados pra um uso distinto do original que saiu da fábrica. Ou já saiu assim de fábrica, mas é uma variação interessante, curiosa, de um outro veículo de tipo mais comum.
No começo dos anos 80, quando os articulados começaram a ser fabricados no Brasil, chegou a existir ônibus de viagem ‘sanfonado’.
Ao lado um da viação Catarinense, que fazia a linha Blumenau/Baln. Camboriú.
No Brasil, entretanto, o modal não pegou. Por dois motivos: 1) Em viagens longas havia desconforto e instabilidade no vagão traseiro.
E
2) porque era difícil a logística nas rodoviárias, que no geral não
tinham plataformas apropriadas pra esses veículos compridos.
Tudo somado, ainda na década de 80 deixamos de contar com articulados-rodoviários. No entanto, veja esse bichão europeu: articulado, rodoviário e 2-andares. E ainda é Tribus.Tá bom pra ti?
Ônibus 2-andares é comum. Buso com 3-andares aposto que você nunca viu. Existiu, em Berlim/Alemanha, na década de 20 (do séc. 20). Mais um pouco teria elevador! Seria inviável atualmente, hoje as cidades têm muito mais viadutos que no século passado.
Matéria completa:

Inaugurando esse modal no transporte de massas em nosso país. E eles eram exatamente na mesma cor que os de Londres, que os inspiraram.
Além da capital paulista Osasco (também na Grande SP), Goiânia-GO, Recife-PE e Uberlândia-MG contaram com esse tipo de veículo no transporte urbano. Atualmente só rodam em nosso país nas chamadas ‘Linhas-Turismo‘.
Mostro também os 2-andares na Grã-Bretanha, Europa continental e em várias ex-colônias do império britânico.
SÉRIE "2-ANDARES NO BRASIL":
SÃO PAULO, A GÊNESE EM NOSSA NAÇÃO
(vermelhos como na 'matriz' inglesa, e por 'gênese' me refiro a época contemporânea, os pioneiros cariocas já extintos há muito)
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GOIÂNIA (igualmente vermelhos)
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RECIFE (somente um exemplar, o 090 da CTU)
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OSASCO, GRANDE SP
2-ANDARES PELO MUNDO:
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LONDRES, INGLATERRA, A GÊNESE EM ESCALA GLOBAL (não sei se foi a 1ª cidade a ter ODA, certamente é ali que o modal se tornou clássico)
- JOANESBURGO, ÁFRICA DO SUL
- 3 ANDARES EM BERLIM, ALEMANHA
- BONDE DE 2 ANDARES EM HONG KONG, CHINA (como sabem, colônia britânica até 1997)
A Saga da Transgenia Automobilística/Busófila vai Continuar!
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Rodo-trem na Austrália. |
Buso com 3-andares aposto que você nunca viu, digo de novo.
Existiu, em Berlim/Alemanha, um século atrás (publicado em 2022), como acabamos de comprovar.
Mais um pouco teria elevador! Seria totalmente inviável atualmente.
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Hoje as cidades têm muito mais viadutos que no século passado.
Seguem as matérias, onde documento centenas de casos como os dessas fotos:
– TRANSGENIA BUSÓFILA (E AUTOMOTIVA EM GERAL)
– TEM QUE VER PRA CRER: SEGUE A ‘TRANSGENIA AUTOMOTORA’
– BUSO-TREM, BUSO-BARCO BRASUCA, BONDE 2-ANDARES: MAIS TRANSGENIA MUNDO AFORA
– RODO-TREM, MONOBLOCO ARTICULADO, PÉ-GIGANTESCO, MEIO-A-MEIO: É CADA GAMBIARRA (TRANSGENIA)!!
Ao lado uma Kombi-Avião! Não sei se voa de verdade, sendo sincero.
E já que falamos do Fusca:
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Vamos homenagear o carro mais vendido da história do planeta Terra.
Claro que só pode ser o nosso querido Fusca.
Foram nada menos que 21 milhões de unidades, de 1938 a 2003.
Oficialmente lidera a lista o Toyota Corolla, com 40 milhões – e contando, ainda está sendo feito.
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Seguido do Golf, da própria Volks, com 25 milhões, igualmente permanece ativo na linha de montagem.
O Corolla começou em 1966 e é fabricado até hoje.
(Os dados são de 2018, quando escrevo.)
Porém, apenas o nome se manteve.
O desenho do carro, sua carroceria, mudou muito.
Busque na internet um Corolla dos anos 60 e alinhe com um atual.
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Etiópia/África: Fuscarroça!! |
Ficará evidente que não se trata do mesmo carro, malgrado tenham idêntico nome.
O mesmo ocorreu com o Golf, que se iniciou em 1974.
Já o Fuscão velho de guerra vendeu 21 milhões do mesmo carro, mesmo desenho.
Portanto até hoje o carro mais vendido da história.
Se serve de consolo, o velho Golf, o original, é o carro mais vendido da história da África do Sul.
Lá os Fuscas são populares até hoje como relíquia.
No entanto o carro do povo, o que transporta as multidões, é o clássico Golf.
O modelo antigo, que foi lançado em 1974.
Ao lado: vários táxi-Fuscas na mesma esquina em Acapulco/México.
Em 2012, 90% dos táxis de Acapulco ainda eram os bons e velhos Fuscas (*).
Continuando na mesma frequência:
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– MAIORIA DE TAXI-FUSCAS EM CURITIBA: EM 1980, CLARO
Fiz uma postagem mostrando fotos antigas da Rodoviária de Ctba. . Dali se desdobrou essa postagem.
Que originalmente mostrava apenas a fila de táxis no local, em 1980: são 7 Fuscas contra 1 Corcel1 da Ford.
A partir daí ampliei a postagem, pra mostrar Fuscas operando como táxis em diversas cidades do Brasil e América.


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