quarta-feira, 8 de junho de 2022

2-andares, rodoviário, articulado, e tribus? É muita transgenia junto!

 


 ACESSE A "ENCICLOPÉDIA DO TRANSPORTE URBANO BRASILEIRO"

 
Origem das imagens: internet - créditos mantidos. 
 
Local:
Europa.
Viação:
Hallo Internacional
Data:
Entre os anos 80 e o começo do novo milênio.
Carroceria:
Neoplan.
Motor:
???
Observação:
Com ar-condicionado.

Que achou dessa? Ônibus de viagem articulado, com 2 andares e trucado (com 3º eixo no vagão da frente). Pertence a viação alemã Hallo, sediada na cidade de Essen.

Andar inferior do vagão traseiro com salão diferenciado, talvez abrigue poltronas leito. Não  sei em que país da Europa foi clicado,  pois a empresa orgulhosamente proclama ser 'internacional'. 

Seja como for, é muita "Transgenia Automobilística" junto.
Pra quem que não sabe o que é isso, é mais simples que parece: Trata-se de veículos adaptados pra um uso distinto do original que saiu da fábrica. Ou já saiu assim de fábrica, mas é uma variação interessante, curiosa, de um outro veículo de tipo mais comum.

No começo dos anos 80, quando os articulados começaram a ser fabricados no Brasil, chegou a existir ônibus de viagem ‘sanfonado’.

Ao lado um da viação Catarinense, que fazia a linha Blumenau/Baln. Camboriú.

No Brasil, entretanto, o modal não pegou. Por dois motivos: 1) Em viagens longas havia desconforto e instabilidade no vagão traseiro. 

E 2) porque era difícil a logística nas rodoviárias, que no geral não tinham plataformas apropriadas pra esses veículos compridos.

Tudo somado, ainda na década de 80 deixamos de contar com articulados-rodoviários. No entanto, veja esse bichão europeu: articulado, rodoviário e 2-andares. E ainda é Tribus.Tá bom pra ti? 

Ônibus 2-andares é comum. Buso com 3-andares aposto que você nunca viu. Existiu, em Berlim/Alemanha, na década de 20 (do séc. 20). Mais um pouco teria elevador! Seria inviável atualmente, hoje as cidades têm muito mais viadutos que no século passado.

Matéria completa:

Inaugurando esse modal no transporte de massas em nosso país. E eles eram exatamente na mesma cor que os de Londres, que os inspiraram.

Além da capital paulista Osasco (também na Grande SP), Goiânia-GO, Recife-PE e Uberlândia-MG contaram com esse tipo de veículo no transporte urbano. Atualmente só rodam em nosso país nas chamadas ‘Linhas-Turismo‘.

Mostro também os 2-andares na Grã-Bretanha, Europa continental e em várias ex-colônias do império britânico.

SÉRIE "2-ANDARES NO BRASIL":

2-ANDARES PELO MUNDO:

- JOANESBURGO, ÁFRICA DO SUL

 

3 ANDARES EM BERLIM, ALEMANHA

 

- BONDE DE 2 ANDARES EM HONG KONG, CHINA (como sabem, colônia britânica até 1997)

A Saga da Transgenia Automobilística/Busófila vai Continuar!

Rodo-trem na Austrália.

Buso com 3-andares aposto que você nunca viu, digo de novo.

Existiu, em Berlim/Alemanha, um século atrás (publicado em 2022), como acabamos de comprovar.

Mais um pouco teria elevador! Seria totalmente inviável atualmente.

Ônibus-Zepelim em Belém do Pará.

Hoje as cidades têm muito mais viadutos que no século passado.

Seguem as matérias, onde documento centenas de casos como os dessas fotos:

TRANSGENIA BUSÓFILA (E AUTOMOTIVA EM GERAL)

TEM QUE VER PRA CRER: SEGUE A ‘TRANSGENIA AUTOMOTORA’

BUSO-TREM, BUSO-BARCO BRASUCA, BONDE 2-ANDARES: MAIS TRANSGENIA MUNDO AFORA

RODO-TREM, MONOBLOCO ARTICULADO, PÉ-GIGANTESCO, MEIO-A-MEIO: É CADA GAMBIARRA (TRANSGENIA)!!

 Ao lado uma Kombi-Avião! Não sei se voa de verdade, sendo sincero.

 

E já que falamos do Fusca:

 


Reportagens  sobre o tema:

Cid. do Cabo, África do Sul, 2017.

O CARRO DO POVO 

Vamos homenagear o carro mais vendido da história do planeta Terra.

Claro que só pode ser o nosso querido Fusca.

Foram nada menos que 21 milhões de unidades, de 1938 a 2003.

Oficialmente lidera a lista o Toyota Corolla, com 40 milhões – e contando, ainda está sendo feito.

Fusca/Rolls-Royce“???

Seguido do Golf, da própria Volks, com 25 milhões, igualmente permanece ativo na linha de montagem.

O Corolla começou em 1966 e é fabricado até hoje.

(Os dados são de 2018, quando escrevo.)

Porém, apenas o nome se manteve. 

O desenho do carro, sua carroceria, mudou muito.

Busque na internet um Corolla dos anos 60 e alinhe com um atual.

Etiópia/África: Fuscarroça!!

Ficará evidente que não se trata do mesmo carro, malgrado tenham idêntico nome. 

O mesmo ocorreu com o Golf, que se iniciou em 1974.

Já o Fuscão velho de guerra vendeu 21 milhões do mesmo carro, mesmo desenho.

Portanto até hoje o carro mais vendido da história.

Se serve de consolo, o velho Golf, o original, é o carro mais vendido da história da África do Sul.

Lá os Fuscas são populares até hoje como relíquia.

No entanto o carro do povo, o que transporta as multidões, é o clássico Golf.

O modelo antigo, que foi lançado em 1974.

Ao lado: vários táxi-Fuscas na mesma esquina em Acapulco/México.

Em 2012, 90% dos táxis de Acapulco ainda eram os bons e velhos Fuscas (*).

Continuando na mesma frequência:

Táxi/Fusca de Curitiba, anos 80.

MAIORIA DE TAXI-FUSCAS EM CURITIBA: EM 1980, CLARO

Fiz uma postagem mostrando fotos antigas da Rodoviária de Ctba. . Dali se desdobrou essa postagem.

Que originalmente mostrava apenas a fila de táxis no local, em 1980: são 7 Fuscas contra 1 Corcel1 da Ford.

A partir daí ampliei a postagem, pra mostrar Fuscas operando como táxis em diversas cidades do Brasil e América.

 

A Alemanha gosta de ônibus 2-andares, não é de hoje. Na capital da Alemanha no período entre-guerras (a "República de Weimar", quando a inflação era galopante) eram bastante comuns os busos 2-andares. Veja ao lado a festa pelo início da produção em série do Fusca, em 1938. A celebração incluiu um desfile no Portão de Brademburgo. Aparecem na imagem não apenas um mas dois ônibus de 2-andares.

Apesar das enormes dificuldades, foi um período de grande desenvolvimento da engenharia alemã. Além do ônibus com 3 andares e o carro que até hoje é o mais vendido da história da Terra eles criaram também o Zepelim, um balão que tinha motor, digamos uma espécie de antecessor do avião. Na foto ao lado sobre o Rio de Janeiro, evidente. A orla quase sem prédios. Infelizmente um Zepelim pegou fogo perto de Nova Iorque-EUA em 1937, matando 36 pessoas e pondo fim ao projeto.Já que falamos do Rio, a direita abaixo o famoso "Chope-Duplo".
 
Além de tudo os bichões são 'Tribus' (trucados, com 3 eixos).
 
Viram? Realmente não conseguimos igualar a Alemanha e seus busões com 3 andares!
 
Mas na mesma época que a Europa se orgulhava de seus 2-andares, o Brasil também contava com o mesmo modal.
 
"Deus proverá"

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