Imagens
pertencentes ao portal EgonBus.
Créditos mantidos. Visite as fontes.
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Local:
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Criciúma-SC.
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Data:
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Começo do século 21.
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Viação:
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Critur.
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Carroceria:
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Marcopolo
“Torino” 5.
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Motor:
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???
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Observações:
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Oficialmente a Marcopolo assinou como 'Viale'. Mas esse modelo parece muito mais o
Torino 2007 (Torino '5') que o Viale que veio antes. Assim,
classifico como um Torino não-oficial.
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Façamos uma retrospectiva histórica: em setembro de 1996 são inaugurados em Criciúma 3 terminais de ônibus.
O Central e dois nos bairros Pinheirinho e Próspera. Dando nessa ocasião início ao seu sistema integrado - outros 2 terminais, no Rio Maina e Primeira Linha, foram planejados mas não saíram do papel.
Pra marcar a ocasião a pintura dos ônibus é padronizada (como ocorreu em Blumenau um ano antes).A Critur adotou então o verde pra parte de baixo da lataria (abaixo).
O nome das empresas, que era escrito em destaque, deu lugar a inscrição ‘Criciúma’ no meio do veículo.
A viação passou então a vir grafada bem menor, sob o número do ‘carro’.
Os troncais em amarelo (o articulado), e demais linhas em branco (logo a seguir).
O troncal é o equivalente ao ‘Expresso’ curitibano. Feito por veículos pesados, inclusive articulados.
O
veículos amarelos têm portas elevadas dos dois lados, pra embarque nas
plataformas próprias nos terminais e estações, enquanto que nos brancos
são portas normais, ao nível do solo.
Como nota nas imagens, no começo da 2ª padronização mais uma vez adicionaram na lataria o logotipo da cidade, que é o mesmo que o Criciúma E.C. adotou como escudo do clube.
Esse detalhe atualmente foi abandonado. A inscrição ‘Criciúma’ se mantém desde 1996 até hoje.
- "FEBRE AMARELA": O TRANSPORTE EM SANTA CATARINA:
Confira matéria completa com dezenas de fotos, contando a evolução dos ônibus na Grande Florianópolis, Joinville, Blumenau, Itajaí/Balneário Camboriú, Criciúma, Chapecó, Lages e as "cidades-gêmeas da divisa" (Rio-Mafra e 'Porto União da Vitória').
O título se deve a que das 24 maiores cidades catarinenses, nada menos que 16 têm (ou tiveram recentemente) ônibus inteiros nesse cor. 2/3. Fora mais algumas cidades menores.
Mais: a Busscar, o “ônibus-trem” (que também é Busscar), a influência curitibana, o ‘bondinho’ (‘papa-filas’), os aviões-restaurantes, a conquista campo-larguense (que também é curitibana e também é amarela).
Série sobre Santa Catarina:
- ILHA DA MAGIA - E CONTINENTE TAMBÉM: GRANDE FLORIANÓPOLIS, SC
(Relato geral sobre a cidade, abordando não apenas o transporte.
Ao lado a Avenida Beira-Mar Norte.
Falamos também sobre a volta da pintura livre pro padronizada nos busões, cliquei várias cenas mostrando a transição);
- BLUMENAU, A "ALEMANHA BRASILEIRA"(fevereiro de 2022)
A cidade mais alemã do Brasil (certamente entre as grandes e médias, que têm mais de 300 mil habitantes).
Se a avenida mais famosa da capital é a beira-mar, a mais famosa de Blumenau é a beira-rio, vista ao lado.
Agora, toda moeda tem duas faces.
O lado menos conhecido de Blumenau é que de seus 300 e poucos mil moradores cerca de 60 mil vivem em ocupações irregulares nos morros.
- JOINVILLE, TERRA AMADA & QUERIDA - Não é “a maior cidade de SC”, como muitos dizem. A Grande Florianópolis é quem ocupa esse posto, dizendo mais uma vez.Ainda assim, Joinville é a maior cidade do interior, município mais populoso de todo estado, seu pulmão industrial.
Por isso o maior PIB catarinense – o dobro da capital Fpolis.!
Seu cartão-postal mais famoso está logo na entrada da cidade, é obviamente o portal visto a esq. .
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Paraná e Santa Catarina dividem duas “cidades-gêmeas“:
Em ambos os casos um município em cada estado, mas formando uma única cidade.
Se preferir uma região metropolitana bi-estadual. Daí o título das matérias:
- ''RIO-MAFRA'': 1 CIDADE, 2 ESTADOS (Paraná/S. Catarina) - Rio Negro/PR + Mafra/SC
Publicado originalmente apenas com um desenho em dezembro de 2014.
Em julho de 2018 reformulado pra se tornar uma reportagem sobre a cidade.
Ao contrário de Rio-Mafra, em “Porto União da Vitória” não é o rio quem divide os municípios (e os estados).
Assim você pode pisar em SC e PR – simultaneamente (esq.).
- ''MAR A VISTA'': O LITORAL NORTE DE SC: Bombinhas e Barra Velha
Publicado em setembro de 2016, com o material sobre Bombinhas. Atualizado em novembro de 2017, mostrando Barra Velha.
Ao lado as famosas baleias num hotel na BR-101, em Barra Velha.
- '' ¡ BAMOS A LA PLAYA !”: Canasvieiras e Beira-Mar Norte, Florianópolis
Voltamos a capital. A matéria principal sobre Fpolis., chamada 'Ilha da Magia', havia sido feita no inverno, em junho de 2015.
Estava frio e não teve então jeito de ir ao mar, como era de se esperar pela época do ano.
Um ano e meio depois, voltei a Floripa em pleno verão. Estava quente, bem quente.
Vi uma Praia de Canasvieiras lotada, tanto de brasileiros quanto de argentinos, uruguaios e paraguaios.
Na foto acima note o camelô com a bandeira da Pátria Amada e do Uruguai no mesmo mastro - havia atambém a da Argentina, que não apareceu.
- O TRANSPORTE JOINVILLENSE - DOS MONOBLOCOS E AMÉLIAS A ERA 100% BUSSCAR, A ERA PÓS-BUSSCAR
Em azul e branco de costas Thamco da Transtusa na pintura livre em Joinville anos 80 (fonte da foto: portal SFS Ônibus).
Até que em 1987 a Busscar - ainda chamada Nielson' - começa a produzir veículos urbanos. Por duas décadas, a frota joinvillense foi 100% Busscar, valorizando a marca ‘da casa’. Todo amarelo, o articulado Busscar na pintura padronizada sai do Terminal (prov. o Central) em Jvlle. .
Como todos sabem, a Busscar foi um símbolo da indústria de Joinville, de Stª Catarina e do Brasil. Só que com a falência, as viações da cidade precisaram encontrar outras alternativas.
- A CIDADE DE FLORIANO NÃO ESTÁ MAIS DESTERRADA
Radiografia completa do transporte ‘manezinho‘, com dezenas de fotos:
Da pintura livre a padronizada, a volta a pintura livre, ao novo retorno a padronização.
Ao lado articulado da Canasvieras no ‘apagar das luzes’ da pintura livre, em 2015.
Outro detalhe é o contraste entre os prédios de classe média e a favela, e isso justo no Centro da cidade.
– 1988: SC ENTRA NA ERA DO ARTICULADO, GRAÇAS A CHAPECÓ
Inteiro de amarelo, o primeiro ônibus ‘sanfonado’ da história de Santa Catarina.
Um Torino Volvo, que rodou em Chapecó. Foi adquirido usado de Porto Alegre-RS.
Abaixo nos anos 80: Porto Alegre na padronização EBTU - como dito, também adotada em Florianópolis, Brasília, Campinas e Maceió (fonte da imagem: portal Memória Gaúcha).
Se não for o mesmo veículo é do mesmo lote.
(Nota: sim, eu sei, a Marcopolo diz que esse modelo é São Remo.
Só que ele é muito parecido com o Torino, que lhe sucedeu.
Não tem nada em comum nas linhas com o São Remo que o antecedeu. Então fica como ‘Torino’ mesmo.)
Abordo um pouco da história do transporte em Chapecó, no Oeste catarinense.
Ainda assim sobrou uma palhinha até pro vizinho Paraná.
Ao lado um ônibus antigo em Foz do Iguaçu, na ‘Tríplice Fronteira‘, Oeste do PR.
Da extinta viação Irmãos Rafagnin (imagem pertencente ao portal DBPBuss).
- PIONEIROS DA PADRONIZAÇÃO METROPOLITANA: BELO HORIZONTE, GOIÂNIA E FLORIANÓPOLIS
3 cidades foram as primeiras a padronizar a pintura dos ônibus metropolitanos:
Trata-se das capitais de Minas Gerais (inteiro azul), Goiás (esq.) e Santa Catarina (abaixo).
Na virada dos anos 70 pros 80 (ou logo no comecinho dos 80) elas padronizaram as linhas municipais.
E incluíram as linhas metropolitanas no mesmo pacote.
As padronizações adotadas foram: MetroBel em B.H. (buso unicolor conforme a categoria de linha, as duas faixinhas menores coloridas indicando a região da cidade);
Goiânia, essa que vemos acima, a mesma pintura pra toda a frota, sem variações;
E Florianópolis, padronização EBTU – Empr. Brasileira de Transp. Urbanos -, buso branco, faixa colorida indicando a região da cidade (também adotada em Brasília, Porto Alegre-RS, Maceió-AL e Campinas-SP).
(As fotos de B.H. e Goiânia pertencem a página Ônibus Brasil, enquanto que a de Fpolis. é pertencente ao portal EgonBus - detalhe que esse último além de tudo é um Fiat).
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